Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 5 de maio de 2012

SECRETARIA FARÁ MOSTRA TURÍSTICA DE MT PARA EMPRESÁRIOS ESCANDINAVOS


Com objetivo de divulgar os destinos turísticos de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) promove no período de 6 a 8 deste mês um famtour com um grupo de empresários e jornalistas da Escandinávia, região geográfica e histórica do norte da Europa e que abrange, a Dinamarca, a Suécia e a Noruega.
O grupo vem ao Brasil participar da 21ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM) que será realizada de 9 a 13 de maio, em São Luiz do Maranhão. No período que antecede o evento, o grupo participará de famtour em várias regiões do país.
A BNTM é realizada desde 1992 e promove o encontro e intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico. Ela é destaque por atrair empresas para a realização de negócios e promoção de destinos turísticos do Brasil no mundo. Durante os três dias que ficarão em Mato Grosso, os escandinavos vão conhecer as belezas naturais de Chapada dos Guimarães, Nobres e Pantanal.
O grupo chega a Cuiabá neste domingo (06.05). Na segunda-feira (07) o destino é o Pantanal. Eles farão um safári diurno e noturno na transpantaneira, passeio a cavalo e de barco. Já na terça-feira (8) pela manhã, os operados e jornalistas vão conhecer a Chapada dos Guimarães e no período da tarde eles irão para Nobres, onde farão flutuação no Rio Salobra e visita a lagoa das araras.
Ainda no dia 8, às 20h30 os escandinavos farão um city tour em Cuiabá e em seguida participam de um jantar com empresários e jornalistas, quando será apresentado dos principais destinos turísticos de Mato Grosso que estão divididos nos polos do Pantanal, Amazônia, Cerrado e Araguaia.
Divulgar o nosso potencial turístico para o mercado internacional é uma das metas do Governo do Estado, declarou a secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra. Para a secretária, ações como este famtour tem um impacto positivo na comercialização e divulgação de nosso Estado.
"No ano passado realizamos um famtour com operadores e jornalistas da Europa. O evento contribuiu significativamente para aumentar o número de operadores europeus que comercializam os nossos destinos fora do país como também na divulgação da mídia especializada em toda a Europa. Agora temos a oportunidade de mostrar o nosso potencial para empresários e jornalistas da Dinamarca, Suécia e Noruega, mercado este que representa uma parcela significativa dos turistas europeus que visitam Mato Grosso todos os anos", comentou Teté Bezerra.
Famtour (Familiarization tours) é uma ferramenta usada pela indústria do turismo e consiste em uma viagem gratuita ou com taxas reduzidas oferecida para os operadores familiarizar com o destino ou conjunto de atrações que estão sendo ofertados.
assessoria

JUSTIÇA ELEITORAL TERÁ PLANTÃO HOJE E AMANHÃ



Eleitores comprometidos com a participação na vida política de suas cidades terão, neste sábado e domingo (5 e 6), a última oportunidade para regularizar ou emitir o título sem enfrentar as enormes filas que formam nos últimos dias do fechamento do cadastro eleitoral.
Para facilitar a vida de quem não pode comparecer aos cartórios eleitorais durante esta semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso publicou uma portaria determinando que todas as Centrais de Atendimento e cartórios eleitorais funcionem em regime de plantão, oferecendo atendimento das 13 às 18 horas no próximo final de semana. A medida visa possibilitar que os interessados se antecipem e evitem os tradicionais tumultos provocados por aqueles que preferem comparecer nos últimos dias de atendimento.
Os eleitores que tiveram o título cancelado por algum motivo, aqueles que ainda não emitiram o título eleitoral ou o eleitor que pretende mudar o local onde vota deve comparecer a um dos postos de atendimento para assim garantir o direito de ir às urnas nas próximas eleições municipais, que acontecem em outubro.
Aqueles que por algum motivo deixaram de votar em uma ou duas eleições e queiram apenas regularizar a situação com o pagamento da multa, poderão procurar os cartórios após a data final, em 9 de maio. O mesmo alerta serve para aqueles que pretendem apenas emitir a segunda via do documento, que deve estar em situação regular.
Antes de enfrentar as filas, o eleitor que tem dúvida sobre a situação do título eleitoral (se está regular ou cancelado) pode consultar o site do TRE e verificar a situação através do link oferecido na opção serviços ao eleitor (consulta tÍtulo pelo nome ou número), na página oficial do órgão (www.tre-mt.jus.br).
Caso o sistema na internet retorne a informação de que o título mantém o status diferente de "regular", o eleitor deverá ir até um dos cartórios eleitorais do estado para regularizar sua situação e garantir direto ao voto em 7 de outubro.
Os cartórios de todo o Estado estarão funcionando no sábado e domingo, das 13 às 18 horas, com exceção do Cartório Eleitoral da 4ª Zona, em Poconé, de funcionará no sábado (5) no período matutino, das 9 às 13 horas, voltando a atender de 13 às 18 horas no domingo.
assessoria

MENINOS-BANDIDOS ROUBAM CARRO E MATAM 2 MULHERES E UMA CRIANÇA DE 3 ANOSA



Diante de uma violência sem fim, a sociedade de Cuiabá, principalmente, se sente cada vez mais acuada, em pânico e sem saber o que fazer e para quem apelar
A violência de Capital mata mais três pessoas de uma mesma família: avó, tia e sobrina. Uma das vítimas, uma criança de apenas três anos foi parar em cima de uma casa depois de ser arremessada. Os autores da violência foram dois adolescentes de 16 e 17 anos respectivamente.
O carro, uma camionete L-200, foi tomada de assalto pelos dois garotos-bandidos identificados como K.S.O., o “Kalvinho”, e T.P.A.G, ambos com a mesma idade  no bairro Shangri-lá, em Cuiabá,  por volta das 21h30 deste sexta-feira (04).
Logo em seguida a Polícia Militar iniciou uma perseguição que acabou em tragédia. Os dois bandidos bateram, violentamente contra buma moto Biz que transitiva pela Rua Santa Tereza, no bairro Dom Aquino, área central da Capital.
Morreram na hora, segundo a Polícia Militar, Rosimeire Maria Luz, de 44 anos, Andréia Patrícia Luz, de 25 anos e a pequena  Anie Proença Luz de Arruda, de apenas três anos.
Perseguidos, o carro dirigidos por um dos meninos-bandidos bateu contra uma motocicleta onde estavam as três mulheres três mulheres morreram no local.
 O choque entre a moto e o carro foi tão forte, que a pequena Anie  a foi arremessada, indo parar sobre o telhado de uma casa. As mortes geraram muita entra e comunidade do bairro Dom Aquino, onde os dois meninos-bandidos morram e tem reduto criminal.
Os dois meninos bandidos foram presos no local e transferidos para a Central de Flagrantes, onde foram autuados em crimes de roubo, resistência à prisão e triplo homicídio. Os dois assassinos já estão na Delegacia Especializada do Adolescente (DEA).


José Ribamar Trindade
Redação 24 Horas News

sexta-feira, 4 de maio de 2012

CACHOEIRA MANTÉM NEGÓCIOS EM MT HÁ DEZ ANOS; PF MAPEIA PASSOS


A Polícia Federal está investigando em Mato Grosso as irregularidades na Construtora Delta - , a “mina de ouro” do contraventor bilionário Carlinhos “Cacheiera”.  A meta é descobrir o grau de envolvimento de políticos, empresários e funcionários públicos do Estado com o contraventor. Está comprovado, por exemplo, que o bilionário bicheiro, já tinha negócios com o Governo há pelo menos dez anos. “Cachoeira”, inclusive, teria realizado diversas viagens para Cuiabá, onde se encontrou  com as mais diversas autoridades do Estado e do município.
As investigações estariam interligadas com a PF de Brasília e de alguns estados brasileiros para apurar, principalmente crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, ameaças de morte, fraudes em licitações, suborno, pagamento de propina, extorsão, sonegação fiscal e fraudes em obras irregulares.
“Cachoeira” vinha sempre na Capital. Uma investigação da Delegacia de Crimes Financeiros (Delefim) nasceu depois de um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que apontava irregularidades nas obras de construção de trechos das BRs-163 e 364 na Serra de São Vicente, no Sul do Estado.
Esse negócio, inclusive, acabou numa trama que “derrubou” o economista Luiz Antônio Pagot da direção-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Por meio de esquemas políticos, que envolve o nome do deputado federal Welinton Fagundes, do Partido da República, classificado como um dos líderes do chamado “baixo clero” da Câmara dos Deputados, a empresa teria fugido das especificações técnicas da obra como forma de baratear os custos.
Outro nome que apareceu nos grampos telefônicos foi do senador Blairo Maggi, do PR. Escutas telefônicas da Polícia Federal ouviram o bicheiro e principal investigado na Operação Monte Carlo,  teria pedido ao senador de Mato Grosso  para acalmar os aminos de Luís Antônio Pagot. Demóstenes Torres  temia que o ex-diretor executivo do DNIT, revelasse o esquema da Construtora Delta dentro do órgão, durante seu depoimento no Senado Federal. Blairo evitou falar sobre o assunto e,  em nota, manifestou que que não tinha recebido nenhum pedido com este teor e que estaria aberto a qualquer esclarecimento.
Preocupado com a possível extensão do caso, o governador Silval Barbosa determinou que a Auditoria Geral do Estado realizasse uma auditoria em todos os negócios envolvendo a Delta. O Tribunal de Contas do Estado também montou uma “força tarefa” para investigar os negócios da empresa com o Governo e prefeituras.
Há mais coisas. Interceptações feitas pela PF revelam que o grupo de Carlinhos Cachoeira, planejava assumir o controle da  Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat), sobretudo após a reeleição do governador Silval Barbosa. “Agora vamos implantar a loteria em Mato Grosso. Em Santa Catarina também foi bom com [o governador Raimundo] Colombo porque o presidente da loteria era o chefe da campanha de Colombo”, escreveu argentino Roberto Coppola, apontado como sendo consultor do bicheiro em e-mail a Adriano Aprígio de Souza, cunhado de Carlinhos Cachoeira. Silval, no entanto, publicamente, tratou o dialogo como “conversa de boteco”, mas mandou a Secretaria de Segurança Pública investigar se houve interferência do bicheiro.
Além de “Cachoeira”, a PF já mapeou também os passos do  “homem de ouro” do contraventor – responsável por realizar negócios em Mato Grosso. Apontado como o “arquivo vivo” do esquema de pagamentos de propinas, Geovani Pereira da Silva está escondido em Miami, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos. O “mestre” das trapaças envolvendo alguns bilhões de reais nos últimos ano esteve em Cuiabá, em pelo menos quatro vezes em companhia do chefe.
Geovani estaria pronto para colaborar com a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para investigar, no Congresso, segundo o advogado  Calisto Abdala Neto, que tenta garantir a liberdade do cliente. Para a Justiça Federal e para a PF, o homem apontado como tesoureiro de Cachoeira é considerado foragido há quase dois meses. "Ele tem de responder por aquilo que ele fez” – disse o advogado.
A idéia da defesa de Geovani é mantê-lo "resguardado" até que a Justiça revogue a ordem de prisão contra ele. Para isso, o advogado impetrou habeas corpus no Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, em Brasília, para anular a ordem de prisão, e deve entrar também com outro pedido de liberdade ao juiz federal Paulo Augusto Moreira Lima, responsável por deflagrar a operação.
 O tesoureiro tem muito a esclarecer. Um relatório do Instituto Nacional de Criminalística (INC) da PF revelou que Geovani fez saques de R$ 15,4 milhões nos últimos dois anos das contas de empresas apontadas pelos investigadores como sendo de fachada.O  contador fez mais de uma centena de retiradas das contas de cinco empresas, das quais tinha procuração para realizar tais movimentações.
Acusado de comandar a exploração do jogo ilegal em Goiás, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, em 29 de fevereiro de 2012, oito anos após a divulgação de um vídeo em que Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil, José Dirceu, lhe pedia propina.
O escândalo culminou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos e na revelação do suposto esquema de pagamento de parlamentares que ficou conhecido como mensalão
José Ribamar Trindade e Edilson Almeida
Redação 24 Horas News

RESPEITO AO IDOSO É TEMADE FORMAÇÃO PARA OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS




Preocupada em inserir nas escolas da rede municipal de ensino um trabalho referente às pessoas idosas, e em cumprimento à Lei nº 8.842, a equipe da coordenadoria de formação da Secretaria Municipal de Educação (SME) implanta, a partir deste mês, a formação voltada à Política Nacional do Idoso.
Nesta sexta-feira, foi realizado o primeiro encontro deste trabalho, nas Faculdades Evangélicas Cantares de Salomão (FEICS), que contou com a presença da secretária adjunta de Educação, Cilene Antunes Maciel; e da diretora de ensino, Elenir Honório do Amaral; além do coordenador de formação, José Ferraz. A principal atração da reunião foi a palestra “Política Nacional do Idoso”, ministrada pelo professor Márcio Tadeu Magalhães, que foi presidente do Conselho Estadual do Idoso por 12 anos.
 
Esta iniciativa tem como público alvo os coordenadores pedagógicos das creches e escolas municipais, que serão os responsáveis, junto aos docentes e às Técnicas de Desenvolvimento Infantil (TDIs), pelo desenvolvimento de atividades no meio pedagógico, destinadas ao entendimento e aceitação do que é envelhecer, além de sensibilizar as crianças sobre a importância do respeito aos mais velhos, ensinando também os direitos cabíveis àqueles que têm acima de 65 anos.
 
“Eu entendo que para se ter cidadania você tem que trabalhar e conviver no coletivo. E o idoso faz parte desse coletivo, faz parte da nossa família, está dentro de todos os lugares que transitamos. Esse trabalho, eu acredito que é um resgate à educação, à cultura e à cidadania”, destaca a secretária adjunta.
 
Esta capacitação realizada com os coordenadores acontecerá ao longo do ano em cinco encontros, para que eles estejam em constante atualização, aprimorando as técnicas e o conhecimento acerca do tema e, com isso, melhorar cada vez mais o trabalho com as crianças. Ferraz explica que “a intenção é fazer com que as crianças possam, desde cedo, serem instruídas a respeitar o idoso.”
 
Mesmo que o trabalho de formação sobre esta questão tenha tomado forma neste ano, a idéia e a preocupação com o respeito pelo próximo, incluindo o idoso, já era colocada em prática em algumas escolas.
 
“Na nossa escola, este trabalho já faz parte do nosso currículo, dentro do Projeto Político Pedagógico (PPP). Uma das vertentes deste projeto é o ‘conviver com as diferenças’. Se o aluno aprende a conviver com as diferenças, os idosos e a velhice também se incluem nessa convivência. Na nossa escola, no início do ano, os idosos são convidados a fazer pequenos relatos de como era sua infância na escola. Assim, nós construímos, ao longo do ano letivo, um estudo do que mudou dos tempos antigos para os tempos atuais dentro do meio pedagógico. As crianças aprendem a valorizar o que os idosos têm a dizer, o que fazem e o que são”, conta a coordenadora pedagógica, Antônia Corsina, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Quintino Pereira de Freitas.
 
Magalhães explicou aos educadores que as pessoas se recusam a assumir o envelhecimento, mesmo biológico, fomentando o fato de que essa visão pode ser mudada se isso começar a ser trabalhado desde cedo; ressaltando, ainda, a necessidade da auto-análise, ou seja, cada um observar como enxerga o processo do envelhecimento, fazendo os seguintes questionamentos: “Como eu encaro a velhice?”, “Tenho medo de envelhecer?”. A partir do momento em que o adulto aprende a lidar com esta questão com naturalidade, ficará mais fácil trabalhar o assunto com as crianças. “Em menos de 10 anos, 20% da população será idosa. As crianças que estão conosco, hoje, irão conviver com muitas pessoas velhas. É preciso que as crianças entendam que envelhecer é um privilégio”.
 
Este encontro também serviu para que as coordenadoras pedagógicas se atentem para a importância de alertar as crianças no sentido de que nem todo idoso é confiável. “É preciso que vocês expliquem às crianças não só a importância de se respeitar os mais velhos, mas chamar a atenção delas para o fato de que não é aconselhável se aproximar de pessoas desconhecidas, mesmo que esta seja um idoso e mereça respeito. É preciso estabelecer esta diferença entre respeito e confiança.”, ressalta Elenir.
 
A abertura do evento contou também com a apresentação cultural da professora de Artes da EMEB Liberdade, Érika de Souza Luz, que encantou o público com sua voz, cantando duas canções.
 24 Horas News

QUADRILHA DE ASSALTANTES DE BANCO É PRESA EM CUIABÁ




O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), está cumprindo  21 mandados de prisão preventiva e 22 mandados de busca e apreensão em residencias nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. A operação 'Livramento` foi deflagrada para combater uma organização criminosa especializada na prática de crimes de explosão, roubos e furtos a bancos, ocorridos nos municípios de Nossa Senhora do Livramento, São Pedro da Cipa, Barra do Bugres, Denise, Alto Paraguai, Nortelândia, Nobres e Nova Santa Helena.
As prisões preventivas e as buscas e apreensões foram decretadas pelo juízo da Vara do Crime organizado de Cuiabá, que atendeu na íntegra os pedidos feitos pelos promotores de Justiça do Gaeco.
Até o momento, foram contabilizadas 12 prisões, um dos presos, Geovane Santos da Silva , ao tentar fugir escalando muros e telhados das casas vizinhas sofreu mal súbito, e mesmo recebendo atendimento imediato veio a falecer no box de emergência do Pronto Socorro de Várzea Grande. Durante a tentativa de captura do assaltante, os agentes prenderam em flagrante Paulo Henrique Santiago Ferreira, 23, que estava com uma pistola ponto 40 escondida no porta-luvas de um Ford Fiesta. Apesar de não não ser um dos alvos da operação, ele chegou para buscar Geovane e acabou detido pelos agentes por porte ilegal de arma de fogo.
As buscas continuam em relação aos foragidos: Paulo Donizeti Cardinalli, Julyender Batista Borges, Jeferson da Silva Moraes, Vantuir Carmo de Santana, Jom Petsom Figueiredo, Airton Rosa de Oliveira, Amadeu Amâncio Ferreira, João Bosco de Campos, Baltazar Leandro Pereira Neto, Jonatan Venicio Lemes Silva.
Os acusados responderão pelos crimes de formação de quadrilha armada, roubos qualificados, furtos qualificados e explosões com dinamite.
Veja abaixo os antecedentes criminais dos denunciados:
01 - Jonas Souza Gonçalves Junior - responde a um processo criminal por receptação e já foi condenado por tráfico de drogas.
02 - Paulo Donizeti Cardinalli - não ostenta antecedentes.
03 - Joel José da Silva - responde processo por disparo de arma de fogo.
04 - Jeniffer Lemes da Silva - não ostenta antecedentes.
05 - Israel Ferreira Almeida - responde a processo por porto de arma de fogo de uso permitido.
06 - Gerenil do Carmo almeida - não ostenta antecedentes.
07 - Geovane Santos da Silva - responde a processos por uso de documento falso, bem como já foi condenado três vezes por tráfico de drogas e uma vez por porte de arma de fogo de uso permitido, cujo processo de execução penal soma 13 anos.
08 - Edimar Ormeneze - responde a um processo por latrocínio consumado, ou seja, roubo seguido de morte, responde a um processo por uso de documento falso e outro por formação de quadrilha e roubo a mão armada, além de já ter sido condenado quatro vezes pela prática de roubo a mão armada, cuja pena total soma 26 anos e 10 meses.
09 - Julyender Batista Borges - responde a dois processos, um por roubo a mão armada e outro por posse de arma de fogo de uso permitido, além de ser indiciado em outros dois inquéritos policiais, sendo um deles por posse de arma de fogo de uso restrito e uso de documento falso.
10 - Jefferson da Silva Moraes - responde a um processo de execução de pena num total de 29 anos de reclusão pela prática dos delitos de roubo a mão armada, receptação e latrocínio consumado, ou seja, roubo seguido de morte.
11 - Carlos Lemes de Almeida - não ostenta antecedentes.
12 - Vantuir Carmo de Santana - foi condenado a 2 anos de reclusão por porte de arma de fogo de uso permitido.
13 - Jom Petsom Figueiredo, alcunhas “jone louco” - foi condenado a 5 anos e 10 meses pela prática de associação para o tráfico de drogas.
14 - Airton Rosa de oliveira - não ostenta antecedentes.
15 - Bruno Sérgio medeiros - não ostenta antecedentes.
16 - Amadeu Amâncio Ferreira - responde a processo por roubo a mão armada.
17 - João Bosco de Campos - não ostenta antecedentes.
18 - Wenderson do Espirito Santo Cunha - responde a processos por roubo a mão armada e porte ilegal de arma de fogo.
19 - Baltazar Leandro Pereira Neto foi condenado por roubo a mão armada a 7 anos e 4 meses de reclusão, e responde ainda a processos por receptação e posse irregular de arma de fogo de uso permitido, bem como termo circunstanciado por portar droga para consumo.
20 - Alex Aguiar dos Santos - responde a um processo por formação de quadrilha, furto qualificado, explosão, corrupção de menores, porte de arma de fogo de uso permitido e porte de arma de fogo de uso restrito, além de já ter sido condenado a 12 anos e 4 meses de reclusão por práticas de roubos a mão armada.-
21 - Jonatan Venício Lemes Silva - responde ama ação penal por posse de arma de fogo de uso permitido e tráfico de drogas, praticados ainda quando era menor de idade.
24 Horas News


SUDECO E BB LANÇAM CARTÃO DE CRÉDITO DO FCO DURANTE REUNIÃO DO CONDEL



Foto: Reprodução
A Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e o Banco do Brasil apresentaram nesta quinta-feira (03), em Brasília, mais um produto para facilitar o acesso de micro e pequenos produtores a recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO). O lançamento do Cartão FCO Giro ocorreu durante reunião do Conselho Deliberativo do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (Condel FCO).

Utilizando o cartão, os clientes que contratarem a linha de crédito poderão realizar o pagamento no momento da compra nos estabelecimentos comerciais afiliados à Cielo e conveniados ao Banco do Brasil. O cartão pode ser usado para aquisição de insumos, matéria-prima e formação de estoques para vendas junto aos estabelecimentos comerciais conveniados.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Sudeco, os encargos financeiros serão os mesmos verificados para as linhas do FCO empresarial. O prazo de pagamento para as empresas de micro, pequeno e pequeno-médio porte será de até 24 meses, incluídos até seis meses de carência.

Para os empresários de médio e grande porte, o prazo de pagamento é de até 18 meses, incluídos até seis meses de carência. As empresas que já possuem o Ourocard Empresarial e FCO Capital de Giro contratados já poderão utilizar o cartão para realizar seus pagamentos.



De Brasília - Vinícius Tavares


POLÍCIA PROCURA 23 POR DESVIOS DA CONTA ÚNICA; DOMÉSTICAS FORAM USADAS



A Operação “Vespeiro”, deflagrada nesta quinta-feira, 3, prendeu 15 pessoas envolvidas em um esquema de desvios de recursos públicos da conta única do Estado, em  transações ocorridas por meio do Sistema BBPAG. O “rombo” pode chegar a R$ 18 milhões – mas há informações de que pode ser ainda maior o desfalque. Entre as pessoas presas estão três domésticas, usadas como “laranja” no esquema. Ainda faltam prender 23– que também tiveram decretada prisão temporária pela Justiça. “O Governo de Mato Grosso fecha definitivamente um mecanismo por meio do qual eram desviados recursos dos cofres estaduais”, frisou  o auditor-geral do Estado, Jose Pereira Filho, durante coletiva de imprensa.
Na lista dos que estão foragidos, divulgada pela Polícia, aparecem os nomes de Edilza Maria de Freitas Curvo, Silvan Curvo, Magda Mara Curvo Muniz, Edson Rodrigo Ferreira Gomes, Glaucyo Fabian Oliveira Nascimento Ota, Girlayne Oliveira Nascimento Ota, Vicente Ferreira Gomes, Albina Maria Auxiliadora Gomes, Thais Gonçalves Mariano, Dijalma Moura da Silva, Elizabeth Alves da Guia, Helder da Silva Luzardo e Luca da Silva Luzardo. Os mandados foram expedidos pelo juiz José de Arimateia, titular da Vara Especializada de Crime Organizado, Ordem Tributária e Econômica e Administração Pública da Comarca de Cuiabá.
As invest~igações revelaram a ligação de 5 servidores públicos e três terceirizados no esquema. Conforme o delegado titular da Delegacia Fazendária, Rogério Modeli, a chefe do esquema era a servidora da Secretaria de Estado de Fazenda, Magda Mara Curvo Muniz, coordenadora da Conta Única. A servidora montou uma lista de supostos credores do Estado e passou a efetuar pagamentos nas contas bancárias dessas pessoas por meio de transferência da conta única. As pessoas eram cooptadas pelo esquema sob promessas, inclusive de casas do programa habitacional.
As investigações da Polícia Civil iniciaram em fevereiro de 2011 com requisição do Ministério Público Estadual que relatava que uma servidora da Sefaz tinha patrimônio incompatível com seus rendimentos e depois o serviço de Inteligência da Polícia Civil encaminhou documento confidencial que uma pessoa empregada doméstica identificada por Tânia Regina Lopes, que está foragida, recebia créditos em sua conta corrente sem vínculo algum com o Estado.
O delegado frisa que o relatório da Auditoria identificou um rombo de 12, 9 milhões, mas pode chegar a R$ 18 milhões, de recursos desviados no período de 2007 a 2011.
No levantamento da Auditoria Geral do Estado foram identificadas 32 pessoas que estavam recebendo recursos públicos sem nenhuma relação com o Estado, referente ao período de 2010 a 2011. No entanto, a Auditoria verificou que a fraude ocorria desde 2007. “Encontrou várias pendências de pagamentos não feitos à conciliação. Tudo que é pago tem que conciliar na contabilidade e isso ia gerando pendências”, explicou a delegada Cleibe Aparecida de Paula.
“Investigamos cada um deles, para saber sua ligação com os servidores que operavam o esquema, quem manipulavam e quem era beneficiário. Agora as investigações continuam com a análise do material apreendido e os interrogatórios”, complementou o delegado Rogério.
O delegado geral da Polícia Civil, Anderson Garcia, também ressaltou a importância da ação do Estado que cessou um ciclo de desvios de dinheiro público e frisou a atuação da Polícia Civil frente a demais crimes que afetam a sociedade mato-grossense. “A Polícia Civil vem trabalhando de forma eficaz e integrada com os demais órgãos do Estado e da Justiça”, declarou.
Conforme o auditor geral do Estado, José Alves Pereira Filho, tão logo foi identificado os problemas nas transações ocorridas por meio do Sistema BBPAG, o governador Silval Barbosa proibiu a utilização da ferramenta para a realização de pagamentos pelos órgãos e entidades da administração estadual. Com a edição do decreto 958, de janeiro de 2012, posteriormente alterado pelo decreto 1.047, todas as transações do Governo do Estado passaram a ocorrer obrigatoriamente por meio do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças do Governo do Estado (Fiplan), inclusive a folha de pagamento dos servidores públicos, que será totalmente incorporada ao sistema neste mês de maio.
 24 Horas News

quinta-feira, 3 de maio de 2012

EMPRESAS DE ENERGIA TERÃO QUE DEVOLVER R$ 14 BI AOS CONSUMIDORES




O Tribunal de Contas da União (TCU) vai recomendar, através de parecer técnico, que as distribuidoras de energia elétrica de todo o país devolvam aos consumidores o que foi cobrado indevidamente nas contas de luz, entre os anos de 2002 e 2009. Em valores atualizados, estima-se que os consumidores tenham direito a receber de volta cerca de R$ 14 bilhões. Na próxima semana, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) deverá se reunir com o relator do processo, ministro Valmir Campelo, e com os outros ministros do TCU para tratar do tema. Nas próximas semanas, o TCU deverá se reunir para dar a decisão final sobre o assunto.
O erro na cobrança foi descoberto em 2009, durante a realização da CPI da Conta de Luz, presidida pelo deputado Eduardo da Fonte. “Pedimos auditoria nas contas da Celpe (distribuidora de energia em Pernambuco) e descobrimos que o cálculo de reajuste de todas as contas estava errado, prejudicando os consumidores em R$ 1 bilhão por ano, durante sete anos”, afirmou o deputado.
Eduardo da Fonte é autor do projeto de decreto legislativo (PDC 10/11), em tramitação na Câmara dos Deputados, que obriga as distribuidoras de energia a devolverem tudo o que foi cobrado irregularmente nas contas dos consumidores de energia. Na semana passada, a Frente de Defesa dos Consumidores de Energia Elétrica, organização que reúne o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Fundação Procon de São Paulo, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), a Associação ProTeste e outras entidades que apoiam o projeto, iniciaram uma campanha no Twitter e no Facebook em prol da devolução do dinheiro cobrado indevidamente pelas empresas de energia elétrica.
Da Redação

OPERAÇÃO PRENDE QUADRILHA QUE LESOU COFRES DO ESTADO




A Delegacia Fazendária cumpre 38 mandados 

de prisão temporária em Cuiabá e Cáceres


A Delegacia Fazendária deflagrou, na madrugada de hoje (3), uma operação contra o bando que desviou R$ 12,7 milhões dos cofres públicos, através de um esquema de contratação de funcionários fantasmas.
Pelo menos sessenta policiais estão envolvidos na operação, que está sendo comandada pelo delegado Rogério Modeli. A delegada Cleibe Aparecida de Paula é a responsável pelas investigações.
Segundo a Polícia Civil, foram 38 mandados de prisão temporária e mais 38 de busca e apreensão. Desse total, apenas um está sendo cumprido em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá)- o restante se refere à Capital. 
O grupo criminoso lesou a Conta Única do Estado durante, pelo menos, quatro anos: de 2007 a 2010. 
Segundo informações, a ex-coordenadora da Conta Única do Estado, Magda Mara Curvo Diniz, já está presa. 
Segundo o Governo do Estado, cinco servidores fizeram parte do esquema, que beneficiou, pelo menos, 32 pessoas.
Apuração
O auditor-geral do Estado, José Alves Pereira Filho, disse os "fantasmas" recebiam cerca de R$ 9 mil por mês.
Mesmo o Governo do Estado tendo efetuado os pagamentos por quatro anos, os auditores nunca identificaram o esquema. 
Somente após uma denúncia, o governador Silval Barbosa (PMDB) requereu que a Corregedoria Fazendária, a Auditoria Geral e Ministério Público Estadual investigassem o caso.
Pereira Filho disse que era impossível detectar o rombo de R$ 12,9 milhões facilmente e que, a princípio, os dados davam conta de que os valores eram usados para cobrir despesas de concurso público da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Depois, foram constatadas disparidade dos valores.
"Não havia possibilidades de descobrirmos facilmente. Estamos falando de um universo de 90 mil funcionários, onde apenas 32 nomes estavam envolvidos na fraude”, disse o auditor.
Assessoria

SUSPEITO DE EXECUTAR PREFEITO DE NOVA CANAÃ DO NORTE É OUVIDO PELO PJC




Deverá ser ouvido na tarde desta quinta-feira (03.05), pela Polícia Judiciária Civil (PJC), Wanderlei Teixeira de Almeida, de 43 anos, suspeito de ser o autor do assassinato do prefeito de Nova Canaã do Norte (distante 699 quilômetros de Cuiabá), Antônio Luiz Cesar de Castro, de 43 anos, conhecido como ‘Luizão’. 
 
Conforme um dos delegados encarregados do inquérito que apura o homicídio, Rogério Malacarne da Costa, todos os indícios, até então, levantados pela PJC, apontam que os tiros que atingiram o prefeito partiram de arma manuseada por Wanderlei. "O primeiro motivo seria por ele ter tido algumas rusgas com o prefeito, segundo por ele estar minutos antes na cena do crime”, argumentou o delegado. 
 
As investigações feitas pela PJC tiveram início a partir do dia do crime, ocorrido em 05 de agosto de 2011. Segundo o delegado Rogério, após a realização de algumas oitivas, de ouvir relatos de testemunhas e da realização de levantamentos de dados, a PJC conseguiu identificar os dois suspeitos de envolvimento no homicídio. 
 
O primeiro a ser detido foi Vanildo dos Santos, de 37 anos. Ele foi preso na última segunda-feira (01.05), ainda em Nova Canaã do Norte. Ele é suspeito de dar apoio a Wanderlei no momento da fuga. 
 
As investigações apontaram que Wandelei estaria na casa de um parente em Diadema, interior do Estado de São Paulo. “Confirmadas as informações, conseguimos autorização da juíza para seguir até São Paulo e efetivar a prisão dele”, explicou o Rogério. 
 
Apontado como autor dos disparos do assassinato do prefeito 'Luizão', Wanderlei foi preso por volta das 14 horas da mesma segunda-feira (01.05), na casa de um parente, no bairro Jardim Eldorado, periferia da cidade de Diadema (SP). 
 
A prisão temporária de Wanderlei e de Vanildo foram decretadas pela juíza Ana Paula Gomes de Freitas, da Vara Única da Comarca de Nova Canaã do Norte. Segundo o delegado, a PJC pretende concluir o inquérito em no máximo 30 dias. 
 
“Queremos cumprir esse prazo para aproveitar a prisão temporária deles (Wanderlei). Caso contrário, temos amparo legal para pedir a prorrogação desse período por mais 30 dias ou pedir a prisão preventiva de ambos”, argumentou. 
 
PRISÃO 
 
Policiais civis conduziram Wanderlei preso, de São Paulo até Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (03.05). Ele veio algemado, em voo comercial, que chegou ao Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, por volta das 10h30. 
 
O CRIME 
 
De acordo com as investigações, dois homens chegaram em um Gol branco ao clube, onde o prefeito estava. Um deles, encapuzado, entrou e foi até o prefeito. Ele teria se certificado que a vítima era realmente seu alvo, perguntando se era o “Luizão". Após ter confirmado, efetuou os disparos com uma pistola 380. Os tiros foram disparados a curta distância, cerca de um metro, e atingiram na região do tórax e nas costas do prefeito. No local foram coletados projeteis de calibre 380. O suspeito deixou o clube a pé
24 Horas News
 

SAI LISTA DE APROVADOS NO EXAME DA OAB EM SINOP, CUIABÁ E DEMAIS CIDADES



O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou, hoje, o resultado final do 6º Exame de Ordem Unificado, após analisar os recursos ao resultado preliminar da segunda fase, prova prático profissional, aplicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O número final de aprovados em todo o país foi para 25.912  dos 101.936 inscritos.
Em Mato Grosso, a OAB informa que são os seguintes os aprovados:
Sinop
Adriano Augusto Da Silva
Adriano Heck
Alekxandre Ricardo Candido De Faria 
Alexandre Lopes Jardim 
Aline Aparecida Arena Coelho
Aline Dal Molin
Alisleyne Santina Alberghini Goncalves
Alvaro Antunes Da Silva
Ana Paula Oliari
Andre Muniz Ribeiro
Andreia De Freitas Colli
Andreia Milano Jordano
Andressa Pereira Mendes 
Anny Caroline Menezes Sloboda
Benedito Cecinio Correa Filho
Bruno Eduardo Hintz 
Carlos Ricardo Bossa
Caroline Barbon Zanzarini
Cibele Parreira Reis De Lima Miranda
Claudirene Cristina Carvalho
Daiane Cristina Dresch Machado
Daivid Rafael Dos Santos Silva 
Danielly Ferlin
Danilo Bandelow De Lima
Darlan Orsato
Darli Luciano Da Silva 
Dayanne Bizerra Maccarini 
Diego Ferreira Dos Santos 
Edenilson Coelho Silva
Eliani Alves Chagas Do Pinheiro 
Emerson Do Amaral Goncalves
Enéas Bonifácio De Almeida
Everton Aprigio Da Silva Sales
Fábia Cristina Walter
Fabiana Soares 
Fabio Do Nascimento Silva
Fernanda Claudia Martins Pires
Fernanda Gaspari
Fernando De Maio Galvão
Fernando Parma Timidati
Francinaldo De Sousa Miranda
Gilberto Cristofolini
Grazielli Lopes De Alencar
Isaias Ramos França
Ismaili De Oliveira Donassan
Ivania Benedit Souza 
Jayme Eburneo Queiroz
Jeferson Lima Da Silva
Jocelaine Da Silva
John Lincoln Santos Teixeira
Jonathan Portela
Josemir Martins Dos Santos 
Jovenina Carmosa De Souza Moraes
Juliana Barbosa Crepaldi 
Juliane Giacomin Da Cruz 
Juliano Ricardo Schavaren
Juliano Sguizardi 
Karina Negri
Karla Cristina Watanabe Archer 
Kassia Marratman Vacario Santos
Kelly Piccini 
Kleyton Wellington Dos Santos 
Laicia Any Ryzik Campos 
Luciane Gomes De Medeiros 
Magda Casavechia
Manoel Rodrigues Reis De Oliveira Neto
Marcela Santana Miranda 
Marcelo Balastrelli 
Marcia Silva Soares
Marcos Rogerio Mendes 
Maria Cecilia Da Rui 
Maria Da Penha Ferreira Nunes
Marluce Lemes Da Silva 
Matheus Tavares 
Mirceia Maria Ely
Naiara Rossa Morello
Nathielle Tescaro De Oliveira 
Paulo Josino Do Amaral Ribeiro Junior 
Rafael Mattana Testa
Raminton Puhl Petrazzini 
Renato Zenaro
Robson Rogério De Jesus Rodrigues 
Rodrigo De Freitas Sartori
Roselucia Rodrigues De Souza
Sandra Mortelaro Lopes Lourenço
Sharlon Vilian Schmidt
Silvia Ryba De Oliveira
Soniamar Fritsch 
Tálata Daiane Limberger Battirola 
Thuany Priscila Zuanazzi 
Vilson Paulo Vargas 
Wender Rodrigues Da Cruz
Willion Matheus Poltronieri
Wilton Machado.
Cuiabá
Adalberto Teixeira Da Silva
Adriana Aires De Melo
Aglair Franzoni Suzuki 
Alessandro Rosa Da Silva
Alexandre Bossa Perotto
Alexsander Manoel De Siqueira Godoy 
Aline Evellyn Pedroso De Arruda 
Alisson Goncalves De Oliveira 
Allysson Feitosa Torquato Scorsafava
Amália Cadoná
Amanda Laura De Almeida Ribeiro 
Ana Carolina Ribeiro Da Cunha Ferreira
Ana Cecilia Bicudo Salomão 
Ana Cláudia Ferreira
Ana Lídia Do Carmo Ribeiro
Ana Olivia De Almeida Cerqueira
Anahí Acosta Rosa
Anderson Ramos Dos Santos 
André Luis Rufino
Andre Pereira Ferarz
Andrea Alfaro
Angela Da Cruz
Anna Paula Pelizer Lemos De Menezes
Annelize Elize Gomes
Antonio Joao Dos Santos Junior
Ariádne Leite Morbeck
Arihadiney Tavares Eugenio
Augusto Mário Vieira Neto
Barbara Iolanda Da Rosa 
Bísnea Cristina Silva 
Bruna Maronesi
Bruna Marques Vasconcelos 
Bruna Moschini Antunes Maciel 
Bruno Nadaf Gusmao
Camila Maria Serra Viégas 
Carla Regina Stumpp 
Carlos Vinicius Cantizani Miranda
Caroline Benedita Bulhões Da Conceicao Teixeira 
Carolynna Carvalho De Castro Cunha 
Cassio Queiroz Coelho Da Cruz 
Celso Anselmo Bicudo Paula Souza Junior 
Christiane Dandara Siqueira E Silva 
Christianne De Oliveira Santos 
Cícero Augusto Milan 
Claiton Luiz Panazzolo
Claudete Varela Vieira De Gois 
Claudinei Fortunato Do Prado 
Cleice Maíra Da Silva Dalberto
Cleydilene Taciana Da Silva Costa Marques 
Crisálida Dos Santos Alves Feitosa
Cristiano Krindges Santos 
Cristina Minami 
Cyntia Rogeria Souza Candido Cargnelutti
Dafini De Paula Saga Gomes
Daniel Pires De Mello
Daniele Galvão De Sousa Santos
Danielle Silva Morandi
arlene Melo De Figueiredo 
Dayane Paniago Velasco
Débora Rodrigues Marcantonio 
Dhiego Garcez Leite
Diandro Ramos Lacerda
Diego Fabrinny Pimenta Braga
Diego Luiz Da Silva 
Diego Poquiviqui De Oliveira 
Dilma Luiza Boaventura
Edinei Ronque
Edineth Da Silva Almeida
Edivaldo Figueiredo Junior 
Edmaions Da Silva Carvalho 
Eduardo Augusto Braga 
Eduardo Castrillon Mendes Teixeira
Eduardo Henrique Fonseca Zeferino Da Silva
Eduardo Stéfano Mazzutti 
Elaine Brandão Silvério Da Silva 
Emanouelly De Souza Moraes Costa
Emerson Da Silva Marques 
Emilly Gomes Da Costa
Emmanuelle Ladislau Da Silva
Erick Henrique Dias Prado
Erlon Sales 
Eron Da Silva Lemes Júnior 
Esdra Silva Dos Santos 
Esther Salomão De Moraes
Eunice Elisia Silva Oliveira
Eveline De Magalhães Werner 
Evelyne Segatto Mendes
Ézio Roberto Santos Ojeda
Fabia De Paula E Carmo
Fabian Feguri
Fabiana De Arruda Gomes Queiroz
Fábio José De Pinho Gomes
Fabiola Laura Costa
Fabrício Geraldo Dos Santos Rodrigues
Felipe Eduardo De Amorim Xavier
Felipe Ernandes Barbosa Correa 
Fernanda Arantes Guimarães 
Fernanda Caroline Buss
Fernanda Cristina Brandão Silva Camargo
Fernanda Cristina Perin Camara
Fernanda Faustino Pereira
Fernanda Isabela Figueiredo
Fernanda Maria Fava Yonezawa
Fernanda May 
Fernando Goncalves Ponce Correa Da Costa 
Flávio Dourado Gabaldo 
Gabriel Fernando Morari Bárrios
Gabriela Cristina Tortola Da Silva
Gabriela Soares Pommot Maia
Gabrielle Paro Lopes
Giderson Gomes Dos Santos
Gilmar Dias
Giovana Mari Vieira Da Silva Ternovoi De Moraes 
Gislaine Crispim De Faria Cruz 
Gislene Aparecida Da Silva Stoelben 
Giulianne Crepaldi Silva 
Glaucio De Abreu Castanon
Glayton Jose Rezende
Guilherme Santana Canhetti 
Gustavo Farias Saber 
Gustavo Lima Parreira 
Hailton Magio
Heitor Rodrigues
Hélio Bruno Caldeira
Henrique Cristovao De Assis
Hevelin Ferreira Dos Reis
Hudyane Marques De Oliveira
Iandra Santos Morais
Iná Rodrigues
Isabela Faria Brandão
Isabella Zanchet Degaspery 
Itaiana Apio
Jabes Alberto Dias
Jair Demetrio
Jairo Souza Da Silva
Janaina Palhano Lugo 
Jaqueline Lima De Souza 
Jean Peterson De Camargo 
Jeonathãn Suel Dias 
Joana Darque Couto De Castro
João Carlos Petrucci Junior 
João Lima Da Motta
João Vinicius Leventi De Mendonca 
Joice Fialho Do Nascimento
Jose Fernandes Correia De Goes 
José Maria De Souza
José Nunes Da Silva
José Renato De Franca 
Josedy Mariana Goncalves Faria
Joselaine Duarte Gonzaga
Juliana Ferreira Quinteiro De Almeida 
Juliana Moreira De Lima Bortolini 
Juliana Scarselli Moraes De Oliveira 
Juliano Albert Schmidt
Jussania Anselmo De Oliveira 
Jussara Cristina Borges Leão 
Kamila Michiko Teischmann 
Karla Karolina Aparecida Dias Pompermayer 
Karla Maria Lima De Oliveira 
Karolina Cargnelutti Botelho
Karynn Kat Da Penha Ribeiro 
Kassia Rabelo Silva
Kátia Cilene De Arruda Moura Carvalho
Katya Regina Novak De Moura 
Kellen Frange Correa 
Kelluby De Oliveira Silva 
Kelvin Breno Rowe Rodrigues 
Kewri Rebeschini De Lima
Laís Calixto Silva
Larissa Angela Maggioni
Larissa De Figueiredo Rocha E Silva 
Larissa Marques De Arruda E Silva 
Laura De Oliveira Lacerda
Layane Aparecida Martins Rech
Leandro Ferreira Da Cruz 
Leni Ramos De Almeida
Leonardo Tadeu De Almeida Oliveira 
Leonardo Vinicius De Freitas Souza 
Letícia Nascimento Santos
Letícia Silva Souza 
Lidia Silvério 
Lidiane Silva Pereira
Lineia Fatima Da Silva Pinho
Lorena Caroline Dionisio Costa 
Lourival Lino De Lima Filho 
Luana Dos Santos Martins 
Luana Souza De Oliveira
Lucas Almeida Coutinho
Lucas Wender Curvo Rondon 
Luciana Fernandes Martins 
Luciano Pessoa Gardiano 
Lucielena Mello 
Lucivalda Rodrigues Silva 
Ludmilla Rondon Soares
Luhan Marcos Roman Bergamim
Luis Augusto Loureiro De Carvalho
Luiz Augusto Ferreira Da Silva
Luiz Augusto Leite 
Macgveyver Santos Rocha 
Maisa Camargo Madruga 
Manuella Cardozo Torres 
Manuelle Freitas De Almeida 
Marcela Aragonez De Vasconcellos Monteiro Da Silva Marcello Andrade Santos 
Marcelo Pereira De Souza
Marcelo Zaina De Oliveira
Marcia Regina Da Rosa
Márcio César Leal Pacheco 
Marcos Alves Barbosa
Marcos Da Silva Rodrigues 
Maria Jose Barobosa Ferreira 
Mariana Almeida Giraldelli 
Mariana Kunz Granado
Mariana Magrinelli Goncalves 
Mariana Marques De Mendonca
Mariana Ropelato Toscano De Britto 
Mariana Sasso
Mariana Vilela Dos Santos
Marienir Fatima De Oliveira Souza
Marilson Mendes Ribeiro
Marina Ignotti Faiad 
Marina Leiko Higa 
Marina Lima Rassi
Mário Márcio Borges Modesto
Marlene Ferreira De Aguiar César
Marlon Carvalho De Sousa Rocha
Mateus Araújo Molina
Mateus Eduardo De Siqueira Paese
Maxiel Vetorello
Mayara Cristine Silva 
Maycon Tadeu Lamim
Michele Cristina Girardi
Milton Jones Amorim Vieira 
Mirian Andre Ferreira 
Mírian Araújo Gaudencio
Monica Albernaz Hortensi
Nahyene Fortunato Flores
Natália Mantovanni Beato 
Natalye Nazare Dantas Pereira
Nathalia Fernandes De Almeida
Nayara Vieira De Moura 
Odacir Antonio Lorenzoni Ferraz 
Pamela Nússya De Barros Ferreti 
Patricia Elena Carvalho
Patryck Fernando De Paiva 
Paula Galbiatti Silveira
Paulo Henrique Medeiros
Paulo Roberto Breunig /
Pheterson Calazans Do Prado Duarte
Priscila Aversani
Priscila Maria Ferreira Couto 
Rafaela Pardins Valeriano 
Rafaela Vargas Candido Rodrigues
Rafaella Alt De Oliveira
Rejane Padilha Dos Santos 
Renan Severo De Souza 
Renata Auxiliadora Glerian
Renata Borges Batista
Renata Do Carmo Viana 
Rheanni Fátima Sempio De Souza /
Roberto Locatelli Neto 
Rodolfo Ruiz Peixoto
Rodrigo Brandao Correa 
Rodrigo Ramos Franco
Rogério Conceicao Paulo
Ronny Clair Silva
Rosana Dias Souza Oliveira
Rosimar Caetano Marino Moretti
Rubia Emanuella Soares Ribeiro 
Rubismara Rodrigues De Sales
Sergio Antonio Garcia Pereira 
Sibele Taveira De Carvalho 
Silbene De Santana
Sonia Regina De Lima Vilela
Taili Tuni Almeida Arima 
Talita Leite Cecconello 
Taphirell Brinner Correa Piton 
Tarcisio Da Silva Felix 
Tarcizo Arcanjo Da Silva Filho 
Thais Fernanda Bittencourt E Souza 
Thiago Araão Da Silva Oliveira 
Thiago Cunha Brescovici 
Thiago Della Pasqua
Tiago André Vivas Da Silva 
Tiago Dutra Morais
Treysce Aparecida Rodrigues Vieira
Tulio Acacio De Souza Oliveira Junior 
Ubenís Pereira Jara
Uilzania Sobrinho Castanon Salustiano
Valdeson Pereira Da Silva 
Vanessa Cristine Caetano Da Rosa 
Veridiana Rotta Marino 
Vinícius Freitas Franca
Vitor De Melo Pereira
Vítor Lima De Arruda
Volmir Carlos Debona Junior
Wagner Luiz Ribeiro Rocha
Wanderson Marcel Vaz Pereira 
Wender Luiz Dos Santos 
Yanomani Cardoso Da Rosa 
Zamiah De Oliveira Almeida.
Rondonópolis
Adriana De Jesus Carvalho 
Aline De Oliveira Teles 
Angelo Bernardino De Mendonca Junior
Ariosvaldez Rodrigues De Lima 
Celso Leopoldo Nunes Junior 
Cristina Da Silva Assuncao Cadide 
Débora Larissa Dias De Souza
Éderson Umbelino Nery 
Edvaldo De Almeida Filho
Eliane Aires Couto
Everly Soares Rosiak 
Fabiana Avelar Canhizares 
Flavio Cleber Lino Da Silva
Franciele Franca Miron Froder 
Gabriella Rodrigues Costa
Gilberto De Moraes Viana
Gilson Mendes Ferreira Junior
Gláucia Da Cruz Soares Valadão
Glenia Dos Santos Pereira
Guilherme Henrique Pestana
Hallem Alves Sprocati
Jacqueline Barbosa Vasconcelos
Jaerson Cesar Da Anunciacao
Jeysson Ferreira Almeida
Jose Bruno Magalhaes
Jose Francisco Rampeloto De Moraes
Jullyemerson Rodrigues Rosa De Moraes Aguiar
Karina Oliveira Alves
Lucimara De Oliveira Paiva
Maria Teresa Maranha Pastana
Mariza Resplandes
Mivaldo Matias Soares
Monica Laisa Silva Itacarambi
Naldecy Silva Da Silveira
Nalva Milta De Souza Barros Melo
Olavo Claudio Luvian De Souza 
Rafael César Do Nascimento
Reginaldo Gomes Dos Reis
Rinaldo Do Amaral Leal
Rosalvo Dos Santos Salles
Rosane Santos Da Silva
Rosangela Aparecida Da Silva
Sheila De Oliveira
Sidney Feltrin Filho
Suely Rodrigues 
Valdis Castilho Soares Junior
Vinicius Emidio Cezar
Welber Marcos Sousa Dos Santos.

Barra Do Garças
Adriana Buozi 
Aline Fernanda Haas
Allessandra Blosfeld Aguiar
Aureliana Carvalho Ferreira Vitória 
Blainy Danilo Matos Barbosa 
Cristiano Alves Valim Brito Costa
Cristiano De Almeida Costa 
Daienny Pires Da Silva Lima 
Debora Suzana Ramos De Moraes
Diego Oliveira Rosa
Diego Santiago Freitas Diniz 
Edilzete Gomes Morais De Abreu
Elisa Miranda Silva De Sá
Fernando Castro E Silva 
Izavany Duques Dos Santos 
Jairo Gehm 
Laricia Luz Carmo 
Luciana Severino Nunes Parreira 
Luciana Sott
Ludmilla Bento Santana
Luis Fernando Da Silva Carneiro
Marceli Fernanda Carelli 
Maxsuel Valadao Andrade 
Mayra Priscila Nocera 
Peter Joy Sousa Das Dores 
Priscianne Freitas Banzoni
Valquiria Pereira Dias Rodrigues
Vanessa Manzano Deluci 
Wendy Cibilla Garcia Campos
Wilma Alves Da Silva.
Cáceres
Alianna Caroline Sousa Cardoso 
Ana Paula Bisinoto Rojas
Anne Hellen Cardozo De Assunção 
Charles Kleber Rodrigues
Cheila Mara Bertoglio
Custódio Inácio Dos Santos
Douglas Pinto Duarte 
Elsino De Freitas Primo 
Eraldo Vieira De Azevedo Junior 
Erica De Assis Velozo Braga
Felipe Ricardo Lucas Rosa 
Jaiane Fernanda Da Silva
Joder Bessa E Silva 
Joice Jeronimo Silva 
José Nivaldo De Lima
July Valesca Campos Silva
Kandysse Paola Freddi Possavats
Lorena Larranhagas Mamedes 
Luana Silva Lima
Marcio José Da Silva 
Maria José Dantas Souza 
Mônica De Almeida Silva
Nilson Soratto 
Pitter Johnson Da Silva Campos
Raeline Moreira Dos Santos
Roberto Peixoto Cordeiro 
Rosineia De Carvalho Neves 
Rozineide Moreira Schuenck 
Sabrina Ortega Da Silva 
Sarah Caroline Mendes Pinheiro Silvio Araujo Pereira
Tamara Marques De Melo 
Viviana De Jesus Hidalgo.
Tangará da Serra
Alexander Fabiano Ribeiro Santos
Alexandre Pereira De Andrade
Aline Simony Stella
Aritanna Da Silva Kuyumtzief 
Bárbara Thais Vieira De Freitas
Cássia Matos Amaral
Darley Aparecido Carrijo
Delvair Pinto Magalhães
Eric Rodrigo Pettenan
Felipe Pelegrini
Jair Klasner
Jean Michel Sanches Piccoli 
Joviniano Macedo Santos
uliana De Fátima Lani
Julio Cezar Brum De Mattos 
Kamilla Palú Sassaki
Kleiton Da Costa Merlo
Laressa Esteves Leite
Lucans Nogueira
Lucas Bosi Cassol 
Mariana Rosa Golberto Menezes
Maycon Gleison Furlan Picinin 
Mizael De Souza
Ozéias Correa De Brito 
Rafael Antonio Dos Santos
Renan Marinello
Rodrigo Simao Do Nascimento 
Wallyton Matias Monteiro
Wolney Fischmann De Alkmim Neto.
SONOTICIAS



Visite