Cultura


Porque existe essa ala
Porque a ala das baianas é a mais importante ala das escolas de samba,composta preferencialmente por senhoras vestidas com roupas que lembram as antigas "tias baianas" dos primeiros grupos de samba,no inicio do século xx.
A ala das baianas é obrigatória para qualquer escola de samba mesmo não sendo quesito de julgamento,a escola de samba que não apresentar e não vier com o mínimo de 100 baianas agrupadas vai ser penalizada e perdera pontos.
Origem das baianas
 Representam a tradição, a própria alma feminina da escola. As baianas tiveram origem nas "tias" do início do século, negras baianas vindas para o Rio de Janeiro especialmente na última década do século passado e na primeira deste século para morar na região da Cidade Nova, do Catumbi, Gamboa, Santo Cristo e arredores. Era na casa dessas "tias" que se reuniam os compositores e malandros, como Donga e João da Baiana, para saraus musicais regados a muita bebida e tira-gostos. As baianas eram, portanto, aquelas que nutriam os compositores e forneciam a base, a casa, para o desenvolvimento do samba. Faziam o papel de mãezonas, mas sem o aspecto repressivo (daí, talvez, a expressão tia seja mais adequada).
O signo que melhor define as baianas é Câncer, sem dúvida. É o signo da mãe, do apego ao passado, da segurança emocional. A passagem da ala das baianas desperta um sentimento de retomada do vínculo com o passado (Câncer, casa 4). Quando algum carnavalesco mais ousado resolve vesti-las em estilo ultramoderno, a reação do público é de frustrada reprovação. Ninguém quer vê-las descaracterizadas, da mesma forma que ninguém gostaria de voltar ao lar de origem e encontrar a mãe de cabelos verdes e tocando uma guitarra heavy metal.

0 comentários:

Postar um comentário

Visite