Artigo


DA IMPRENSA MT, ALGUNS QUE JÁ SE FORAM...

(Francisco Delmondes Bentinho)

A partir de agora vamos relembrar de alguns personagens que permearam esta seara da imprensa mato-grossense e deixaram um legado histórico, para a comunidade local, do nosso estado e deste imenso torrão brasileiro.
Começamos por B.CUNHA.
Benedito Cunha fundou e dirigiu um dos grandes jornais deste nosso interior tendo como base a cidade de Rondonópolis na região Sul de Mato Grosso. Com gráfica própria, o B. Cunha editava o jornal Folh de Rondonópolis, um semanário que trazia além das noticias, o lado social de uma sociedade pujante, como até hoje é a constituição daquela comunidade.
Com acertos no governo do estado, quando governador Júlio José de Campos, o B. Cunha se deslocava para Cuiabá para os recebimentos na Secretaria de Comunicação e sempre vinha de taxi fretado de Rondonópolis a Cuiabá, com corrida contratada de ida e volta. O interessante é que O B. Cunha vinha sem qualquer dinheiro, mesmo pelas dificuldades e aqui chegando ia para a SECOM, onde se explicava para o secretário, que tinha vindo receber, não tinha dinheiro para se alimentar e  nem para com o motorista do taxi e que só poderia voltar com o recebimento em mãos. E também já dizia que ia para o restaurante ou hotel, para aguardar o recebimento, e tudo por conta da secretaria. Esta situação fazia com que o secretário providenciasse o pagamento o mais rápido possível.
Um fato interessante, durante a criação da Associação dos Jornais do Interior de Mato Grosso, ADJORI/MT, evento que aconteceu em Barra dos Garças, no dia 10 de agosto de 1996, quando exercia o governo do Estado Vilmar Peres de Farias e secretário de Comunicação do Estado Epaminondas Lins, um dos incentivadores da criação da entidade, dois aviões foram colocados à disposição dos proprietários de jornais para se deslocarem de Cuiabá / Barra e Barra / Cuiabá e também com hotel à disposição.
Na volta da Barra, já no avião o B. Cunha disse ter uma noticia para dar., disse ele: "Sabe daquelas bebidas todas do frigobar do apartamento em que fiquei, trouxe todas na minha mala, é uma excelente lembrança da viagem e dos momentos da criação da ADJORI/MT. e de graça tudo é bem vindo", completou o mesmo. Nisto ele recebeu a resposta de que todas as bebidas foram anotadas e pagas pela comissão que coordenara o evento.
O saudoso B. Cunha foi assassinado em Rondonópolis, por um membro da imprensa rondonopolitana.
Na próxima semana estaremos falando de um outro membro da imprensa, Oliveira Santos, da Barra do Garças. (Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite