Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Em Cuiabá, Emanuel tem 51% e Wilson 32%, diz pesquisa Ibope

ELEIÇÕES 2016 / SEGUNDO TURNO


TV Centro América divulgou, na noite desta sexta-feira, primeira rodada de levantamento do 2º turno

Marcus Mesquita/MidiaNews


Os candidatos a prefeito Emanuel Pinheiro e Wilson Santos
DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO
A TV Centro América divulgou, na noite desta sexta-feira (14), a primeira rodada da pesquisa Ibope do segundo turno das eleições em Cuiabá.

Conforme os números, na modalidade estimulada, quando são apresentados aos entrevistados os nomes dos candidatos, Emanuel Pinheiro (PMDB) aparece com 51% das intenções de voto.  O candidato Wilson Santos (PSDB) tem 32%.

Brancos e nulos somaram 12%. Cinco por cento dos eleitores abordados não quiseram ou não souberam responder.

Ao todo foram entrevistadas 602 pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. Isso significa dizer que, se a mesma pesquisa for feita 100 vezes, em 95 delas o resultado será o mesmo, com variações apenas dentro da margem de erro.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número MT-01494/2016

Votos válidos

O Ibope também calculou os votos válidos. O resultado foi o seguinte: Emanuel Pinheiro tem 61% e Wilson 39%.

Votos válidos são calculados sem levar em consideração os brancos, nulos e indecisos.

DOUGLAS TRIELLI 
DA REDAÇÃO
- midianews.com

Prefeitura de Peixoto de Azevedo deve melhorar índices na saúde e educação


JOSÉ CARLOS NOVELLI
CONSELHEIRO RELATOR



O Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso recomendou à Câmara de Peixoto de Azevedo que cobre do Executivo municipal mais atenção às taxas de mortalidade neonatal precoce, mortalidade infantil e detecção de hanseníase. A gestão também deve se atentar às escolas que estão com notas de Matemática na Prova Brasil abaixo da média nacional.
A decisão tomada durante sessão ordinária do dia 11 de outubro ocorreu junto à emissão de parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Peixoto de Azevedo, referente ao exercício de 2015. Foi analisada a conduta do gestor Sinvaldo Santos Brito quanto ao exercício das funções de planejamento, organização, direção e controle das políticas públicas.
De acordo com o voto do relator, conselheiro José Carlos Novelli, apesar das recomendações verificadas, o prefeito respeitou os limites constitucionais relacionados aos investimentos nas áreas de saúde, Fundeb, repasses ao Legislativo, bem como os gastos com pessoal. "Isto de fato contribui para o julgamento favorável das contas, ora analisadas", pontuou em sua decisão. Assim, votou pela emissão de parecer favorável e foi acompanhado pelos demais membros do Pleno por unanimidade.

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Contas de Gestão de 2015 do GCOM são declaradas regulares pelo TCE-MT


WALDIR TEIS
CONSELHEIRO RELATOR



As contas anuais de gestão do Gabinete de Comunicação de Mato Grosso - Gcom/MT, referentes ao exercício de 2015, sob a responsabilidade do jornalista Jean Marcel da Silva Campos, foram julgadas regulares com recomendações pelo Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O processo foi analisado durante sessão ordinária desta terça-feira (11.10). O relator foi o conselheiro Waldir Júlio Teis.
O relatório técnico preliminar foi realizado por auditores da Secretaria de Controle Externo da 3ª Relatoria do TCE-MT. Com base no documento, o conselheiro relator acolheu parcialmente o parecer do Ministério Público de Contas e votou no sentido de julgar as contas de gestão do chefe do Gcom como regulares, com recomendações.
Em seu voto, o relator afastou a suposta irregularidade que trata de pagamento de comissão de agência pela intermediação na concessão de patrocínios de órgão público, uma vez que houve a veiculação obrigatória da marca do governo nas peças publicitárias desenvolvidas pela agência, bem como foi realizado o acompanhamento e comprovada a regularidade da veiculação.
O Pleno do TCE determinou ainda ao gestor que mantenha atualizados os links do portal de transparência do Gcom, conforme estabelece a Lei nº 12.527/2011 -Lei de Acesso à Informação (LAI). No mesmo voto, o relator recomendou também ao Governo do Estado que providencie a regulamentação das ações de patrocínio dos orgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
O voto do relator, conselheiro Waldir Teis, foi seguido pela unanimidade dos membros do Pleno.

(Assessoria TCE/MT)

Mídia regional sai fortalecida de reunião com Secom, em Brasília


Presidente da Adjori Brasil, Miguel Ângelo Gobbi, foi um dos participantes do encontro, que contou com dirigentes de entidades representativas do setor
Andréa Leonora/Especial ADI-BR
mr2.jpg
Representantes de entidades representativas de Jornais do Interior de todo o Brasil se reuniram, na última terça-feira (11), com o secretário especial de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), Márcio de Freitas, em Brasília. A mudança no tratamento dispensado à mídia regional foi o que mais chamou a atenção no encontro. Na reunião foi apresentada proposta pela Secom que estabelece que as entidades representativas da mídia regional serão ouvidas nas decisões de destinação dos recursos da verba publicitária do governo federal entre seus associados, e mesmo entre não associados, desde que tenham sede fora das capitais.
O presidente da Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori-BR), Miguel Ângelo Gobbi, admitiu ter ficado surpreso com a proposta da Secom, mas positivamente. “Estamos à disposição da Secom e dos veículos que representamos, para avaliar e avalizar os jornais de forma a aplicar corretamente as verbas publicitárias. Já atuamos assim com muita responsabilidade, como já viemos fazendo ao longo destes 11 anos de história”, destacou Gobbi.
Freitas classificou o encontro como “excelente”, mesma impressão de Duílio Malfatti Júnior, secretário de Comunicação Integrada do governo federal.
mr3.jpg
A reunião foi definida na semana passada, depois de um encontro com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. veículos do interior, já líderes de audiência em suas regiões. O presidente da Frente Parlamentar da Mídia Regional, Alex Canziani (PTB-PR), disse que a conversa com direção e equipe técnica da Secom mostrou a nova visão do governo federal, que é de fazer propaganda eficaz. “Muda a metodologia. Agora ficou boa para a sociedade, o governo e a mídia regional”, resumiu. Canziani comemorou o fato de a Frente ter cumprido o seu papel, ou seja, articular e abrir portas para que o grupo da mídia regional fosse atendido pelo governo.
O secretário da Frente, deputado Jones Martins (PMDB-RS), considerou a reunião muito positiva. “Inauguramos um novo momento na relação da Câmara dos Deputados, entidades, Casa Civil e Secom.” Segundo explicou, a Frente Parlamentar da Mídia Regional defende a tese de que as entidades devem ter protagonismo na definição de verbas publicitárias. “Os critérios aplicados anteriormente levavam a injustiças. Este é o pensamento da Frente, das entidades e agora também do governo. Estamos todos alinhados. Precisamos focar na construção de uma agenda de trabalho.”
“Foi uma das melhores reuniões já realizadas para tratar desse assunto.” A manifestação foi do presidente da Associação de Diários do Interior do Brasil (ADI-BR), Jedaias Belga. Ele contou que “o governo mostrou sensibilidade” e quer investir na mídia do interior por entender que, com valores adequados, pode atingir um maior número de pessoas. “O que se quer no governo agora é o que nós empresários pretendemos sempre: eficiência. O relacionamento será pautado por seriedade e transparência.” Belga lembrou que a distribuição de recursos entre veículos era aleatória. “Com a mudança, vamos prestar um serviço ao governo e essa destinação de verbas será conforme a importância do veículo, sua eficiência ao comunicar o que o governo deseja levar à população.” O entendimento do presidente da ADI-BR é que a nova proposta ajudará a consolidar ainda mais as associações representativas e os próprios.
mr1.jpg
Oscar Osawa, diretor Comercial da Associação Paulista dos Jornais (APJ) também comemorou a postura do secretário Márcio de Freitas de colocar as entidades como determinantes na distribuição de verbas. “Vamos ter uma relação mais técnica e também com mais foco no resultado. O interesse do governo agora é atingir mais gente na sua comunicação. O resultado que interessa não é tão mercadológico.” O diretor da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), Oscar Piconez, disse que tem grande preocupação com as rádios do interior, segmento que agora não será mais tratado como de “segunda linha”. “Antes havia um favorecimento para as emissoras das grandes cidades. Agora estamos sendo considerados com a devida importância e o meio rádio sai fortalecido.”
Também representando o meio rádio, Ivan Feitosa destacou que não haverá, necessariamente, um aumento das verbas publicitárias destinadas pelo governo federal à mídia regional. “A diferença é que não vai mais pulverizar essa verba sem critérios, mas concentrar nos veículos que têm mais a oferecer. Os critérios terão base na meritocracia.” O vice-presidente do Conselho da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Roberto Cervo Melão, saiu da reunião animado por entender que o segmento não só foi ouvido, mas atendido em suas demandas. “Somos nós que entendemos do nosso negócio. E, portanto, somos nós que melhor podemos indicar uma distribuição eficiente dos recursos publicitários. Seremos de grande ajuda para o governo federal na missão de bem comunicar.”
(Andréa Leonora/Especial ADI-BR)

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Polícia mata seis suspeitos de assaltar Sicredi em Rondonópolis


Roubo aconteceu na manhã de hoje; um dos acusados foi levado ao hospital em estado grave

Divulgação
Clique para ampliar
Os corpos de três dos mortos pela polícia em Rondonópolis
JAD LARANJEIRA
DA REDAÇÃO
Policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil mataram seis suspeitos de roubo em um confronto na tarde desta segunda-feira (10) em Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá). Eles teriam participado do assalto a uma unidade da cooperativa de crédito Sicredi da cidade.

De acordo com informações da Polícia Civil, o confronto aconteceu por volta das 15h, no bairro Jardim Nilmara.

Segundo uma fonte do GOE, a localização do paradeiro dos assaltantes foi feita através de denúncia anônima.

Ao chegar na residência, os policiais teriam sido recebidos a tiros. Um dos supostos assaltantes chegou a ser socorrido e deu entrada em estado grave no hospital. Nenhum policial ficou ferido na ação.

Além do GOE, os policiais da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e da Delegacia de Roubos e Furtos estão na cidade dando apoio à captura dos envolvidos na morte do padre João Paulo Noli, no final de semana. Todos participaram do confronto.

“Eles gritavam de dentro da casa ‘atira, vem pra cima'. Foram apreendidas várias armas, inclusive a do vigia do banco”, disse um policial.

O assalto

mortes3
Corpo de mais três suspeitos de roubo na caçamba de viatura do GOE
O assalto aconteceu no final da manhã de hoje. As imagens do circuito interno de segurança registraram o momento em que os bandidos entram na agência, que estava lotada.

O vídeo mostra um homem com boné, camisa branca e mochila preta passando pela porta giratória. Ele se dirige até o porta-objeto localizado ao lado da porta, pega a arma que havia deixado no recipiente e dá início ao assalto.

Em seguida, outro comparsa entra na cooperativa. Os clientes começam a correr e são obrigados a se deitar no chão.

Os criminosos renderam o vigia e foram direto para os caixas. Posteriormente eles fugiram com o dinheiro e a arma do segurança. A quantia levada não foi informada.

Visite