Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sexta-feira, 8 de abril de 2016

CUIABÁ 297 ANOS - UM MARCO HISTÓRICO NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO

Por : Bentinho

Ao aportarmos em Cuiabá há 33 anos atrás,  uma imagem nos chamava a atenção pelo fato de que o comércio do centro da cidade fechava suas portas  ao meio dia para retornar a abrir às 15:00 horas, numa cidade em que o centro comercial tinha na Galeria GG, um ponto importante para a classe empresarial, dos anos 80.

Os escritórios dominavam naquele prédio e foi ali que o Jornal Diário da Manhã, com  sua sede em Goiânia, mas que mantinha aqui uma sucursal e que tinha entre outras funções a entrega de 452 assinaturas do jornal a Goianos aqui residentes , além da divulgação dos acontecimentos econômicos, políticos e sociais e que circulavam em Mato Grosso, Goiás e Brasília, locais de circulção do Diário da Manhã.  .
Com estes apontamentos queremos falar do setor de comunicação que teve uma grande evolução em Cuiabá, nestes últimos anos, fazendo com que a informação se transformasse. Na época tinhamos aqui os jornais - Diário de Cuiabá, do grupo Praeiro, Jornal do Dia da família Ferraz, Jornal do Estado de Mato Grosso, da família Campos, Revistas, Impacto, Contato, entre outras e rádios - Difusora, rádio Cultura, Canais de TV - Centro Oeste, TV Brasil Oeste, TV - Centro América. Desta forma a noticia chegava aos lares cuiabanos de uma forma bastante importante.
E foi com muita alegria que começamos uma vida nova numa cidade hospitaleira, onde deveríamos permanecer por 6 meses, mas fomos ficando e agora estamos com mais de 33 anos, na condição de um  cidadão verdadeiro apaixonado pela Cuiabá 40 graus.

Assim, Cuiabá de um passado tão recente, que tinha oito prédios, quando aqui chegamos e que ostenta um conglomerado de prédios residenciais e comerciais, e que também é marcada como o Centro Geodésico da América do Sul, marcha firme neste dia 08 de abril, e caminhando para os 300 anos de sua criação, como um dos marcos mais importante do Centro Oeste Brasileiro. Com os avanços normais de uma grande cidade em desenvolvimento.
PARABÉNS CUIABÁ, PARABÉNS A ESTE POVO CUIABANO TÃO HOSPITALEIRO, NESTE 08 DE ABRIL DE 2016.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail - fd.bentinho@uol.com.br)
 .

quarta-feira, 6 de abril de 2016

PREVIDÊNCIA Antonio Joaquim é eleito vice-presidente do MTPrev



O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Antonio Joaquim, foi aclamado vice-presidente do Conselho de previdência do Estado, o MTPrev. A designação unânime à autarquia se deu durante a 2ª reunião ordinária do Conselho realizada no Palácio Paiaguás, presidida pelo governado Pedro Taques. O nome do conselheiro havia sido proposto pelo Ministério Público do Estado, representado pelo procurador Paulo Prado, na última reunião do colegiado realizada no dia 17 de fevereiro.

Segundo definiu Antonio Joaquim, a responsabilidade em assumir um cargo de tal envergadura consiste no fato de que a questão previdenciária no Estado e no país mostrou ser um problema de proporções gigantescas, mas que a consolidação do Conselho e suas posteriores discussões são o início para que se chegue a uma solução. “Nós estamos tratando do futuro de milhares de pessoas e é um assunto grave sobre o qual todos nós líderes devemos nos debruçar. Há um déficit na previdência que precisa ser encarado de forma definitiva”, pontuou o agora vice-presidente do Conselho do MTPrev.

Antonio Joaquim afirmou ainda, que contará com o apoio do conselheiro Valter Albano, que em 2014 participou dos estudos para aprovação da lei do MTPrev. “A contribuição do conselheiro Valter Albano, que tem vasta experiência no assunto, será indispensável para que obtenhamos bons resultados”, afirmou o presidente do TCE-MT.

Albano atualmente preside um grupo de trabalho sobre a reforma de previdência, com discussões sobre a legislação que rege o regime previdenciário do país e quanto à liquidação do déficit atuarial. Segundo o conselheiro, a aclamação de Antonio Joaquim à vice-presidência do MTPrev tem uma representação pedagógica, extremamente importante e simbólica à Administração Pública. “Antonio Joaquim é um gestor experiente, com uma visão estratégica extraordinária e representa um órgão de controle que tem uma perspectiva a longo prazo e não se envolve em políticas partidárias. Assim, vai ajudar muito o presidente nos interesses específicos da previdência no Estado”, contribuiu.

Na solenidade, também foi eleito para o comitê de Investimento do Conselho do MTPrev o auditor público externo, Edicarlos Lima Silva, que assume o cargo ao lado de representantes da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e do Tribunal de Justiça (TJ-MT). O conselheiro substituto ligado à presidência, Ronaldo Ribeiro, foi indicado pelo presidente Antonio Joaquim a ocupar um dos cargos no grupo de estudos do regimento interno e reestruturação do MTPrev, nomeação que deve ser deliberada nas próximas reuniões do Conselho.

Segundo o suplente do procurador Paulo Prado, Arnaldo Justino, o Ministério Público (MP-MT) reconhece a solidez do Tribunal de Contas de Mato Grosso e de seus servidores para liderar a pauta das discussões previdenciárias no Estado. “Nós acreditamos que o Tribunal do Estado tem uma visão mais adiantada e detalhada da previdência do que outras Instituições. Sabendo dessa competência e responsabilidade é que o procurador Paulo Prado fez a indicação que hoje se concretiza com a aclamação do Antonio Joaquim”, finalizou o procurador

Assessoria TCE/MT


Visite