Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

domingo, 22 de dezembro de 2013

NA POLÍTICA DE MATO GROSSO - JOSÉ GERALDO RIVA, UM CASO À PARTE...








Odiado por uns, amado por outros e perseguido por alguns, assim é o contexto deste político, Riva que se tornou um ícone da política mato-grossense, citado em todas as rodas onde haja comentário sobre governador, deputados e senadores. e com uma história capaz de causar inveja em tantos quantos, permeiam o campo da política.
Com um curriculum capaz de sobressair sobre todas as esferas de atividades, onde se atreve a capacidade humana de atuar, Riva pode ser visto em muitos lugares num mesmo dia, e onde as fronteiras da distância não fazem barreiras para que não sejam transponíveis por este cidadão, respeitadíssimo entre todos os municípios de Mato Grosso, e criticado pelos seus adversários, que para ser confirmado, basta contar os votos recebidos, por este imenso torrão, das terras de RONDON, nas últimas eleições em participou.
Depois deste preâmbulo, venho dizer, que a política mato-grossense, quer queiram ou não os seus adversários, passa pelo Riva, que se for possível sair candidato, é uma fortaleza em se contando a experiência e o carinho que muitos interioranos tem por este cidadão, e que são capazes de transformá-lo num exponencial no campo eleitoral.
Aos que irão fazer críticas a este comentário, a resposta são as vitórias, em várias oportunidades e em vários setores que se enquadram no nosso cotidiano.
Porque este título em que situamos José Geraldo Riva como um caso à parte: Todas as decisões e resultados vão mostrar que o Baixinho, tem carisma, tem percepção das coisas e sabe como ninguém atuar nos bastidores para levar resultados com êxito em suas empreitadas, senão vejamos: nos últimos anos, ou melhor, nas últimas eleições, onde participou como candidato a deputado estadual, sempre foi o campeão de votos e que apareceram em todos os municípios do Estado. Conseguiu eleger o maior número de prefeitos, num partido récem-criado, e também de vereadores, sem contar que na AMM-Associação Mato-grossense  dos Municpios, elegeu o seu ndicado, como também na Associação que integra os vereadores do nosso estado, sem contar outras façanhas dignas de observação de críticos, analistas políticos, ou mesmo os seus rivais.
Concluindo: Podemos dizer, sem sombras de dúvidas que a eleição majoritária em Mato Grosso passa automaticamente por José Geraldo Riva, caso não aconteçam acidentes de percusso.

(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail:fd.bentinho@uol.com.br)  

A POLITICA EM MATO GROSSO - VAMOS ANALISAR...

O quadro politico para o cargo majoritário em nosso estado passa por indefinições, que somente a partir de março/14, é que vamos estar sabendo quem é quem na postulação e consequentemente, quem verdadeiramente vai para o campo de batalha em busca dos tão necessários votos para a conquista definitiva.
Se apresentam ou são apresentados alguns nomes que merecem ser citados e que por conseguinte podem vir a ser, talvez as bolas que estarão em campo, sem a definição da BOLA DA VEZ.
Em primeiro plano, aparece o nome do senador Blairo Borges Maggi, que aglutina um verdadeiro esquadrão ao seu redor e que tem no poderio econômico a força da persuasão, capaz de suplantar possíveis adversários. Sem contar a estratégia de colocação de ex-assessores em outros partidos, que não o PR, do qual Maggi é a estrela maior. Assim, podemos ver o Trator (assim considerado na política) o Luiz Antônio Pagot, que se enfileira nos quadros de um partido que apoia Pedro Taques, assim já se expressou Mauro Mendes, em alguns momentos, e que tem o potencial de alavancar apoios importantes na política, pelo seu poder de fogo.
Em segundo plano, vem o também senador Pedro Taques, que já foi lançado, lá atrás, como pré-candidato a governo de Mato Grosso. Este tem uma história de vida política, pautada na mudança da classe, por uma determinação de combate à corrupção e aos desmandos políticos tão comentados e discutidos e combatidos pela sociedade. A sua base, tem como um dos focos, a juventude, principalmente entre estudantes, que o tem como modelo de arregimentar forças e trazer novas esperanças, na atual situação política. Em terceiro plano e como via alternativa vem o José Marcondes (MUVUCA), que de certa forma vem ganhando forças e até causando uma boa performance, pelo fato de ser jornalista combativo e destemido, mesmo enfrentando poderosos, e com contra o mesmo, entraram com processos na justiça, para tentar amordaçá-lo, ou mesmo calar a sua voz, o que não está sendo de bons resultados, pois a coragem e destemor vem fazendo deste jovem, uma trincheira de luta e de verdades que são publicadas. Outros nomes são meras especulações, no momento... Decisões só no ano que vem, e venha 2014, assim se expressão figuras exponenciais da politica mato-grossense. (francisco Delmondes Bentinho - e-mail:fd.bentinho@uol.com.br)

CAMÂRAS DE CUIABÁ E VG SÃO CHAMADAS DE POÇO DOS ESCÂNDALOS


 As Câmaras Municipal de Cuiabá e Várzea Grande são conhecidas como Poço dos Escândalos. Vereadores, boicotados pelo presidente da Casa, estariam dispostos a pôr a boca no trombone. O problema é que o trombone é muito grande e o pepinoduto pode sobrar para quase todos os vereadores.Se investigar um pouco mais, o Ministério Público vai encontrar um poço de dinamite. 
E tem gente querendo falar, basta ser convocada”. Ninguém (nem os vereadores) entende por qual motivo a Câmara tem 200 funcionários.
Caldeirãopolitico.com.br




Por: Redação

MPF PEDE AFASTAMENTO DO JUIZ FEDERAL JULIER SEBASTIÃO








 O Ministério Público Federal solicitou o afastamento preventivo do juiz titular da Primeira Vara Federal em Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, por ser um dos investigados na “Operação Ararath”, que teve início em 12 de novembro e já cumpriu 29 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso. Além do afastamento, o procurador federal José Elaeres Marques Teixeira solicita a abertura de procedimento administrativo disciplinar contra o magistrado.

Julier é suspeito, de acordo com relatório de escutas telefônicas feitas pela Polícia Federal, de ter concedido liminares para beneficiar supostamente em processos tributários a empresa Encomind Construção, Indústria e Comércio Ltda, que foi vendida há cerca de um ano e meio para a empresa Guaxe, de Tangará da Serra. “Conclui- se que há elementos suficientes de que o juiz atendeu a interesses do grupo em processos sob sua presidência, o que é gravíssimo, pois com isso teria desvirtuado intrinsecamente a função jurisdicional”, diz a representação obtida com exclusividade por O Documento, ao ainda considerar que “há elementos no sentido de que não apenas o juiz é próximo dos investigados franqueando sua residência para encontros do grupo, mas também orientou a empresa”.

O MPF cita que os dados da investigação configuram ligações entre Julier e o empresário Rodolfo de Campos, ex-sócio da construtora. “Os elementos até então colhidos apontam no sentido de que o juiz federal atende aos interesses da empresa em meio aos processos movidos por esta contra o fisco federal”, considera o MPF ao citar que o magistrado deveria ter se declarado como suspeito em demandas judiciais da empreiteira que fossem distribuídas para análise dele.

Para José Elaeres Marques Teixeira, o juiz federal quebrou o artigo 35 da Lei Orgânica da Magistratura, que determina que os magistrados devem “cumprir e fazer cumprir, com independência, serenidade e exatidão, as disposições legais e os atos de oficio e manter conduta irrepreensível na vida pública e particular". Além disto, o MPF solicita uma profunda análise em todos processos da Encomind que tramitam na Justiça Federal em Mato Grosso.

O procurador também solicita que os empresários Rodolfo de Campos, o corretor de imóveis Mário Mansur, bacharel de Direito, Tiago Dorileo e ainda advogada Maria Luíza Cardoso de Campos, sejam ouvidos em "momento oportuno". José Elaeres Marques Teixeira ainda afirma ser possível a conexão de provas entre os processos administrativo e penal, que corre em três esferas jurídicas - Justiça Federal, Tribunal Regional e Superior Tribunal de Justiça.


O pedido feito pelo MPF de afastamento de Julier Sebastião da Silva será analisado pelo desembargador do Tribunal Regional Federal, Carlos Olavo, que é o atual corregedor. Todas as investigações da “Operação Ararath” tramitam em segredo de Justiça.

A operação teve início no mês passado inicialmente para investigar um esquema de lavagem de R$ 375 milhões através de empresas de factoring e postos de combustíveis. Em seguida, as investigações evoluíram para os negócios feitos pela empresa Encomind/Guaxe.

Por: Cláudio Moraes
Fonte: O Documento

Visite