Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 9 de novembro de 2013

ANDANDO NOS TRILHOS

Depois de assistir o desfile dos primeiros vagões do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Cuiabá, sentimos a firmeza de que a nossa querida capital Mato-grossense verdadeiramente passa por uma transformação capaz de nos colocar em condições de igualdade com qualquer cidade que busca a evolução.
Parabenizar os administradores que lutaram e que vem fazendo um grande esforço para levar tantos benefícios à nossa população, é o mínimo que podemos fazer neste momento.
Temos passado por momentos de grandes entraves no trânsito, com mudanças de tráfego em ruas e avenidas, muitas vezes deixando um pouco de raiva e tristeza pelos transtornos dos engarrafamentos, ou mesmo dos desvios que aumentam a rota a ser percorrida, mas a certeza já vem acontecendo a cada novo dia, e com as inaugurações que já vem melhorando um pouco a vida de cada um.
Um exemplo do que estamos falando, pode ser sentido, por estudantes que saem do bairro  Coxipó para as faculdades da Avenida Beira Rio, que antes da inauguração da ponte sobre o Rio Coxipó, levavam até uma hora, entre a Avenida Fernando Correia da Costa, para chegar ao seu destino, e com o desviu, utilizando a nova ponte, este prazo está ficando com 30 minutos menor.
Muitos ainda reclamam pelo alto investimento que é necessário para tantas obras de mobilidade, e que tais investimentos poderiam ser em outras áreas, para beneficiar a população, no entanto, os gastos são feitos com verbas pre-determinadas para esta finalidade.
Podemos dizer que Cuiabá, estará sendo adiantada em seu espaço e tempo, e que a grande beneficiária de tantos quantos investimentos será sem sombra de dúvidas a população com menor poder aquisitivo.
Lembramos também, que assim como Juscelino foi o presidente que fez a mudança da capital do Brasil, do Rio de Janeiro para o Planalto Central Brasileiro, fazendo com isto um avanço muito importante para o País, assim também, Cuiabá, com o advento da Copa da Pantanal, vem recebendo tantos benefícios, os quais ficarão marcados na memória de tantos quanto participam deste eventos, que trarão benefícios em todos os campos de atividades aqui desenvolvidas.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail - fd.bentinho@uol.com.br)

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MÁRCIO MARTINS E UMA TONELADA DE OURO



Na última entrevista com Márcio Martins, no presídio do Carumbé, perguntamos o que é que lhe garantia a vida, depois de tantos acontecimentos em sua vida, principalmente depois de ter fugido do Quartel do Comando da Policia Militar, na rua XV de Novembro no Porto, quando causou muitos contratempos para a Secretaria de Justiça, comanda por Oscar Travassos e para a Policia Militar.
A sua resposta foi de que havia um quê, que lhe garantia que não seria morto enquanto tivesse consigo uma tonelada de ouro e que somente ele sabia onde estava este precioso tesouro.
Foi justamente o secretário Oscar Travassos, quem autorizou a nossa ida ao presídio do Carumbé, para podermos dar continuidade ao nosso trabalho jornalístico.
Este era apenas um dado da fortuna, já que haviam muitos outros bens, como fazenda, gado, imóveis, aviões, caminhões tanques, camionetes, postos de combustível.
Esta sua fortuna, foi fruto de sua permanência na região do garimpo, quando aportou, na cidade de Peixoto de Azevedo, depois Guarantã do Norte e por último no, hoje Distrito de Castelo do Sonho, que pertence ao município de Altamira, e fica distante mais de oitocentos quilômetros, um do outro.
Nesta sua resposta sentimos também que por trás de toda sua atividade, havia a esperança de que tudo fosse resolvido de uma maneira que não fosse a sua morte, talvez por que acreditasse que haveria importantes figuras da política da época que o pudesse proteger, confiando na sua riqueza.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

MÁRCIO MARTINS - O RAMBO DO PARÁ



Revendo os meus arquivos de matérias escritas e publicadas encontrei vasto material das reportagens que fizemos com Márcio Martins, tanto em Peixoto de Azevedo, quando de sua prisão, naquela Comarca onde foi gerado o processo, que levou a assinatura do Juiz de Direito Dr. Francisco Marques da Silva, que hoje está aposentado, e em Cuiabá, em sua última entrevista concedida, nas dependências do presídio do Carumbé.
Nesta sua entrevista, no Carumbé, no sábado, antes da sua fuga, que aconteceu, nos primeiros dias da semana seguinte, fomos acompanhado pelo fotógrafo Edson Rodrigues, que fez as fotos, no momento da entrevista e acreditamos serem as últimas fotos tiradas do Márcio Martins, ainda em vida.
Destas matérias que foram publicadas no jornal Vale do Peixoto, cujo arquivo foi destruído, restam apenas as fotos, e duas fitas gravadas na época.
Foi um dos momentos de muitas informações, pois o ouro era a mola que movia as cidades do Nortão de Mato Grosso, quando o município de Peixoto de Azevedo era considerado como a Nova Serra Pelado do Norte de nosso estado.
Um fato interessante, e que publicamos na época foi o questionamento ao Juiz se ele havia dado o perdão no processo de Márcio Martins, pois com a morte cessam os efeitos legais sobre o "de cujus", e sua resposta foi de que ainda não havia dado o perdão, pelas dúvidas sobre se seria mesmo Márcio Martins  que havia morrido.
Pensamos até em editar um livro, baseado nas riquezas da região, incluindo aí os fatos corriqueiros, e que tiveram repercussão, como foi também o caso dos "Queimados Vivos de Matupá", cuja cena foi filmada e bastante divulgada na época, chamando a atenção de muitos.
Hoje, no entanto, reina paz e uma sociedade ordeira e laboriosa vive tranquila, tendo como instrumento de desenvolvimento, o trabalho em várias frentes de atividades.
(francisco Delmondes Bentinho - e-mail:fd.bentinho@uol.com.br

Visite