Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 14 de setembro de 2013

ASSIM É BEM CUIABÁ...COMO ANDA A POLÍTICA...



Por : Bentinho

Na disputa do Poder, os embates vão acontecendo em todas as áreas da politica, que seja na área municipal, ou mesmo na área estadual, com partidários brigando pelo espaço e se preparando para as eleições de 2014.
Na área municipal, a disputa entre a CÂMARA MUNICIPAL e a PREFEITURA, está tendo lances que mais parecem uma disputa futebolística, onde jogadores não se entendem e tem que partir para a busca de resultados tendo como mediador o juiz da partida.
Não podemos chamar por ganhador, ainda, mas acontecem intervalos, como no futebol, e no primeiro tempo o afastamento do presidente da Câmara vereador João Emanuel, pelo voto de 16 vereadores, que são da base aliada do Poder Executivo Municipal, e ligados ao grupo comandado pelo prefeito Mauro Mendes.
Segundo Fontes da Câmara Municipal, tudo tem a ver com a condição econômica de cada um, com o rebaixamento da verba de gabinete, que passou a ser de R$ 1.500,00, inviabilizando os trabalhos dos próprios edis. Consta que o grupo dos 16, não passa por dificuldades, pois acertos podem está tirando a situação, com investimentos extras, segundo a mesma fonte.
Afasta, retorna, retorna, afasta, assim vem acontecendo e o que podemos constatar é que na última sexta feira, mais uma canetada fez retornar o vereador João Emanuel, para o cargo de presidente. 
Muitos embates ainda podem acontecer nesta esfera.
Já na área estadual, o mesmo grupo, que integra o PSB, está as turras com o presidente do Diretório Regional, que é provisório e tem na direção o Deputado Federal Valtenir Pereira. Durante a semana um grupo formado por filiados, esteve em Brasilia, e reunido com a Direção Nacional do partido apresentaram um pedido para que haja eleição para definir o Diretório Regional, e com a saída do Presidente Valtenir.
O grupo que esteve em Brasília foi completo com Mauro Mendes, prefeito de Cuiabá, deputada Luciene Bezerra, Oscar Bezerra (esposo da deputada) e que tem pretensão de ser candidato a deputado federal e e Antero Paes de Barros, que se filiou recentemente ao partido e que hoje faz parte do grupo do prefeito, inclusive com infiltrações nas contendas da Câmara Municipal.
Neste aspecto, a frigideira está com todos os ingredientes para a fritura do deputado federal Valtenir, que terá dificuldades para enfrentar este grupo, principalmente pelos métodos utilizados e que tem como cabeça Antero Paes de Barros que é conhecido como o mentalizador do COMITÊ DA MALDADE, sempre ativo nas campanhas eleitorais.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br) 

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

OS ENTRAVES DOS PODERES...



Bentinho

O que estamos assistindo, através dos acontecimentos políticos na Câmara Municipal de Cuiabá é uma demonstração de que a campanha eleitoral de 2014 está começando com muitas lutas e muitas encrencas entre os participantes do bloco de possíveis candidatos a cargos eletivos, no próximo ano.
Os lados opostos se empenham numa verdadeira batalha campal, para mostrar força, delimitar terreno, acoplar novos adeptos, e principalmente arregimentar o maior número de simpatizantes, que irão ajudar a definir metas na busca de espaços políticos.
A frase de que: "QUEM PODE MAIS CHORA MENOS", pode ser a máxima que será levada a cabo, por correligionários num campo em que a política faz a sua parte, com o poderio daqueles que estão, ou poderão estar lá, desde que suas idéias sejam a combinação perfeita que o eleitorado busca, neste campo tão minado.
Na política o campo vem sendo minado a cada momento, em que os cidadãos, eleitores em potencial começam a cobrar mais competência, maior desempenho nas atividades e principalmente a não corrupção que faz parte do cotidiano de muitos políticos brasileiros.
Os casos de corrupção são tantos e em todos os setores de atividades administrativas, que o povo se cansou de pagar tanto as contas, que foi às ruas para cobrar posições e transparências.
Na Câmara Municipal de Cuiabá, a demonstração de força de poderes e com tantos rounds, poderá causar estragos não só para o grupo de oposição ao Poder Executivo, como também ao grupo da situação.
Assim podemos concluir que nestes entraves de poderes, em que o povo sempre terá que pagar a conta, poderá acontecer a tomada de posição deste mesmo povo, usando o poder do voto para arrancar aqueles que vem colocando a política como trincheira de batalha na demonstração de força e poder a todo custo.  
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

Visite