Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

90 ANOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E DIA NACIONAL DO APOSENTADO

Num trabalho intenso e que reuniu grande número de pessoas na Praça Alencastro, em frente à prefeitura municipal de Cuiabá, é comemorada nesta data 24/01/2013,  90 anos de criação da Previdência Social no Brasil e o dia nacional do aposentado.
A promoção da Gerência Executiva de Mato Grosso do INSS, contou com a participação de várias entidades que prestigiam e são parceiras do órgão de seguridade social, entre elas o SINDAPI/MT, Policia Militar, OAB, Caixa Econômica Federal, Chamagás, Droga CHIK, prefeitura municipal de Cuiabá, imprensa, entre outras.
A abertura dos trabalhos aconteceu com a apresentação da Banda Musical da Policia Militar e com os discursos Francisco Delmondes Bentinho, presidente  do SINDAPI/MT,  que enalteceu a promoção deste evento, parabenizando a Previdência Social, pelos 90 anos de existência e parabenizou  também os aposentados pela comemoração do seu dia nacional. Fez ainda um relato estatístico sobre as condições dos idosos, aposentados e pensionistas do estado, quando da importância dos fatores que representa esta classe na economia, pela importância de mais de R$ 2,5 bilhões e meio de reais lançados anualmente na economia, e socialmente por representar em torno de 16,3 % (dezesseis virgula três por cento) da população do estado e por ser um número elevado de eleitores aptos a votar e ser votado, democraticamente.
Em seguida falou o senhor Bolanger José de  Almeida, presidente do PrevCuiabá, que no ato representou o prefeito municipal Mauro Mendes e que apresentou os parabéns aos aposentados e à previdência social, discorrendo sobre a sua função de trabalhar projetos que venham melhorar a qualidade de vida dos aposentados e pensionistas do município, que é uma das metas da atual administração municipal. Terminou trazendo um abraço do prefeito Mauro Mendes aos aposentados, pensionistas e idosos, neste momento tão importante por que passa a cidade  de Cuiabá, com as obras que envolvem a Copa do Mundo em 2014.
Por último falou o gerente executivo do INSS em Mato Grosso Lucindo Ribeiro da Silva, que ressaltou a importância desta data para o Instituto, que passou a ter mais credibilidade e com os projetos de ampliação de mais agências, num total de 8 (oito), neste primeiro plano e das quais 6 (seis) já foram implantadas e duas estão programadas para serem instaladas logo após o carnaval.
Disse ainda, que é importante hoje o trabalho de parcerias com outras entidades, o que vem cada vez mais fortalecer e aumentar o vínculo entre o INSS e a sociedade que passa a ter maior confiabilidade nos trabalhos que o órgão oferece ao longo dos 90 anos de existência.
O encerramento da solenidade de abertura se fez sobre os acordes do Hino Nacional, executado pela Banda Musical da Policia Militar do Estado de Mato Grosso.
Durante todo o dias, representantes do órgão e dos parceiros  prestam serviços de informações e atendimentos aos que necessitam deste trabalho.
(Francisco Delmondes Bentinho - e-meil: fd.bentinho@uol.com.br)

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

EMPRESÁRIO DO AGRONEGÓCIO JOGA MERCEDES EM CIMA DE VIATURA POLICIAL



Bêbado  e na companhia de quatro menores de idade, um empresário do setor do agronegócio foi preso na madrugada deste domingo (20) em Rondonópolis (212 km de Cuiabá).
O empresário, que não teve seu nome divulgado pela polícia, jogou um veículo de passeio da marca Mercedes Benz em cima da viatura policial logo que avistou a blitz. 
Antes, segundo informações da Polícia Militar, andava em zigue-zague por rodovia estadual (MT-270) momentos antes de cruzar a blitz. Algumas das garotas estavam com parte do corpo para fora, pelo teto solar do carro.
O homem, que também não teve a idade informada, estava na companhia de quatro meninas com idade entre 15 e 17 anos. No interior do carro foram encontradas garrafas de bebida alcoólica, quantias em dinheiro – dólar e quase mil reais em notas.
Boletim de Ocorrência 
Consta do Boletim de Ocorrência (BO) confeccionado pelo Centro Integrado de Segurança e Cidadania – Cisc, que o empresário pagou fiança de R$ 3.394,60 e vai responder em liberdade.


Olhardireto da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DE 90 ANOS DO INSS EM MATO GROSSO

Hoje, às 9:00 horas, deu-se início em Cuiabá, o período das comemorações do aniversário de 90 anos de atividades do INSS, na sede do Instituto, na Avenida Getúlio Vargas, com a presença de funcionários, dirigentes e parceiros 
                                                Foto: assessoria de imprensa INSS-Cuiabá
Os trabalhos de abertura contaram com a coordenação do chefe do setor de comunicação social, na pessoa do senhor Eduardo Luis Gabriel da Silva, que também já exerceu o cargo de gerente executivo e que agradeceu aos parceiros da instituição, citando entre outros, a Caixa Econômica Federal, GEAP - Fundação de Seguridade Social, e também, entre os quais se encontrava o presidente do SINDAPI/MT - Sindicato Estadual de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Mato Grosso, na pessoa do presidente jornalista Francisco Delmondes Bentinho.
O hasteamento da bandeira aconteceu sobre os acordes do Hino Nacional Brasileiro, numa reverência aos sentimentos pátrios, num momento de relevância para toda a sociedade brasileira, quando uma entidade atinge a casa dos 90 anos de atividades, atendendo em todos os quadrantes deste imenso País.
O gerente executivo, Lucindo Ribeiro da Silva, ao fazer o uso da palavra para dar por aberta a semana de comemorações desta importante data, para o Instituto de Nacional de Seguridade Social, agradeceu aos parceiros, que tanto tem apoiado as iniciativas de crescimento da previdência a nível nacional.
A festividade continua, com vídeos-conferências, oficinas de trabalho, reuniões e a grande concentração na praça da República, no próximo dia 24, para fechar com chave de ouro este grande evento da Previdência Social em Cuiabá / Mato Grosso.
Falando para a nossa reportagem sobre conquistas do INSS, disse o gerente executivo, Lucindo que a maior conquista do Instituto for o aumento da credibilidade que tornou o órgão mais competente e viável no contexto das entidades governamentais a nível federal.  
(Francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

Visite