sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

É BEM CUIABÁ. . . O LADO BOM DE NOSSA CIDADE


Por : Francisco Delmondes Bentinho
Cuiabá da nossa fé, onde as igrejas vem completar o quadro bonito dos nossos logradouros, e como exemplo: o Templo da Assembléia de Deus, na Avenida do CPA, que se destaca como um dos maiores templos da América Latina; as igrejas católicas de São Benedito, do Seminário e de São Gonçalo, entre tantas outras, vem corroborar a religiosidade de um povo cristão e hospitaleiro.

               foto:Bentinho

Foto: Bentinho

Cuiabá do marco geodésico da América do Sul, onde se fincam os parâmetros de latitude e longitude de um importante mapa que define este rincão sul americano. Este marco tem o seu símbolo na rua Barão de Melgaço, onde outrora se localizava o Campo D'Orico.
Cuiabá das tradições da dança do CURURU e do SIRIRI, que enaltece o folclore brasileiro e determina parte da nossa cultura e da nossa gente.
Cuiabá da viola de cocho, que define os acordes musicais e se perpetua na tradição de que em nossa cidade o homem se torna o criador de suas potencialidades.


Cuiabá do peixe com maxixe, que é tão divulgado aos quatro cantos desta imensa nação brasileira.
Cuiabá do Coxipó da Ponte, onde o marco inicial (a ponte), desta comunidade veio da França e até hoje serve de ligação entre a Capital e o Distrito do Coxipó.
Cuiabá do Porto, onde a cidade teve um papel preponderante, com a chegada das novidades, vindas de barco e pequenos navios, que das grandes cidades aqui aportavam, numa parcela de crescimento que aconteceu nesta cidade.
Cuiabá dos progressistas, como exemplo, um dos maiores desbravadores do Centro-Oeste brasileiro, na figura impoluta de Cândido Rondon e tantos outros, que se tornaram personalidades que fazem parte dos anais da história mato-grossense e barsileirra.
Enfim, são tão boas lembranças que marcam a historia de Cuiabá, que enumerá-las levariam muito tempo e espaço...
(francisco Delmondes Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

0 comentários:

Postar um comentário

Visite