Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 16 de junho de 2012

BAIANO LANÇA CLUBE DOS IDOSOS E ANUNCIA ASFALTO PARA JARDIM DAS PALMEIRAS


O deputado Estadual Baiano Filho (PMDB), participou neste sábado, 16.06, do lançamento das obras de construção do novo Clube dos Idosos São Francisco de Assis, em Sinop. O prefeito Juarez Costa assinou a ordem de serviço para o início das obras que terão 90 dias para conclusão. O Clube de Idosos terá uma estrutura de 646,38m², na obra serão aplicados R$ 310.327,44 de recursos próprios da prefeitura. O novo prédio será erguido na rua das Paineiras, esquina com Violetas, no Jardim das Palmeiras.

 
Baiano Filho destacou a importância da obra e garantiu emenda parlamentar para a pavimentação de um trecho da rua das Paineiras, próximo ao futuro Clube dos Idosos. “Este é um dia muito especial para os nossos idosos, a luta da dona Janete, presidente da Associação dos Moradores do Jardim das Palmeiras, do seu Momba, presidente do grupo dos idosos São Francisco valeu a pena, o prefeito Juarez atendeu este apelo, e atendendo ao pedido do prefeito Juarez, do bairro, da dona Janete e do seu José Momba, vamos sim concluir este trecho [asfalto] do bairro”, concluiu Baiano.
 
Juarez Costa agradeceu o apoio do deputado Baiano através de suas emendas parlamentares em obras importantes para Sinop em vários segmentos, mas principalmente na área de pavimentação urbana.
 
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, a construção irá beneficiar mais de 630 pessoas da terceira idade, que atualmente são sócios do Clube São Francisco de Assis. Atualmente os encontros semanais, às sextas-feiras, são realizados no espaço cedido pela Igreja da Comunidade desde a fundação do Clube em 12 de abril de 2007.
 
“A notícia da construção do nosso próprio espaço foi a melhor notícia que eu recebi hoje. Estamos todos felizes demais, porque nosso grupo é abençoado porque começamos há pouco tempo e já somos mais de 600 e nunca tivemos problemas, só nos faltava o espaço próprio mesmo. Quero agradecer o prefeito Juarez Costa, o deputado Baiano Filho pelo apoio”, pontuou o presidente do grupo, Álvaro José Momba.
Redação 24 Horas News

NICO BARACAT, ASSESSOR DO GOVERNO E MOTORISTA MORREM EM GRAVE ACIDENTE NA BR-163


Foto: Montagem: Jota Gonçalves/ Ednilson Aguiar:Secom-MT
Nico Baracat, assessor do Governo e motorista morrem em grave acidente na BR 163
O secretário de Cidades de Mato Grosso, Nico Baracat, morreu no final da tarde deste sábado (16) em um grave acidente ocorrido na BR 163, entre Nova Mutum (250 km de Cuiabá) e o Posto Gil. Além dele, também faleceu no local o assessor da pasta Reginaldo Aparecido e o soldado da Polícia Militar Juvelino Carvalho Garcia, que dirigia a caminhonete S-10 na qual o trio viajava.

As informações inciais são de que o acidente ocorreu a cerca de 30 quilômetros do Posto Gil, próximo a um local conhecido como "Parada do Abacaxi", nas proximidades da entrada da Fazenda São João. O acidente teve o envolvimento de dois caminhões bitrens. A pista precisou ser interditada.

Chovia no momento do acidente. Uma das carretas transportava combustível e com a batida ela saiu da pista. A caminhonete em que Nico e os outros dois servidores estavam sofreu grande avaria por causa do impacto. Uma das vítimas chegou a ficar caída sobre a pista até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

O corpo do motorista já foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Os corpos de Nico e Reginaldo ficaram presos as ferragens e equipes do Corpo de Bombeiros de Nova Mutum estão no local para auxiliar na retirada.

O acidente fatal aconteceu por volta das 17h20. Os três retornavam da região Norte do Estado, onde cumpriram agenda ontem à noite e hoje de manhã. Eles almoçaram em Lucas do Rio Verde e a tarde pegaram a estrada rumo a Cuiabá.

De família tradicional, Nico Baracat era militante histórico do PMDB. Foi vereador por Várzea Grande e deputado estadual por dois mandatos, ele também chegou a disputar a prefeitura da Cidade Industrial, mas foi derrotado por Murilo Domingos (PR).

Reginaldo Aparecido, além de assessor da Secretaria era ex-funcionário da extinta Cohab de Várzea Grande.
Olhardireto da Redação - Julia Munhoz/Da Editoria - Marcos Coutinho/ De Sinop - Alexandre Alves

ESTADO APOIA PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES INDÍGENAS NA RIO+20


A Rio+ 20 vai contar com participação efetiva de representantes indígenas de Mato Grosso. Cinco delegados indígenas desembarcam segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, para participar da entrega do Pacto da Amazônia Legal para o Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá durante a Conferência Nacional das Nações Unidas. Além deles, o Governo do Estado disponibilizou quatro ônibus para levar representantes indígenas das 42 etnias existentes no Estado para o evento.

Para a superintendente de Assuntos Indígenas de Mato Grosso, Janaína de Oliveira, a construção do pacto é algo inédito no Brasil, pois conseguiu reunir nove Estado da Amazônia, cada um representado por delegados de nove segmentos diferentes, entre eles indígenas, Governo, sindicatos, ONGs, grandes agricultores e outros. "Foi um feito inédito, nunca aconteceu de nove segmentos diferentes, de nove Estados, conversarem com um objetivo comum", avaliou Janaína, destacando que o resultado do pacto foi consenso entre todas as partes e que Mato Grosso foi o Estado com maior participação.

Cada delegado indígena foi escolhido de forma participativa, contemplando as cinco regiões de terras indígenas de Mato Grosso. O grupo participou da construção do pacto desde o diagnóstico, um total de três oficinas - duas em Cuiabá e uma em Manaus. Para os representantes indígenas, as preocupações maiores giram em torno de três pilares: demarcação e manutenção do territorial, segurança alimentar e manutenção da cultura - estando os dois últimos inteiramente interligados ao primeiro. "Os cinco delegados contribuíram muito. Esses três pilares foram contemplados no pacto", explicou a superintendente.

Janaína lembra que, além de entregar a o pacto, a equipe da superintendência, juntamente com demais representantes do Governo e dos povos indígenas esperam deixar a conferência com idéias, propostas e parcerias. "Reservamos verbas para ter como contrapartida em interlocuções com agências de fomento e bancos financiadores do BNDES. Estamos levando trabalho para conseguir incentivos e apoio", ressaltou Janaína. Uma das intenções do movimento indígena é conseguir junto ao BNDES a criação de fundo de apoio aos povos indígenas, dentro do Fundo da Amazônia Legal.
assessoria

ENEM TEM MAIS DE 6,4 MILHÕES DE INSCRITOS


O número de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 chegou a 6.497.466. Segundo balanço publicado no site do Ministério da Educação, foram registradas 275.769 inscrições a mais que a edição do ano passado. O processo foi encerrado às 23h59 desta sexta-feira (15).
Os estados que tiveram maior número de candidatos foram São Paulo (1.068.517), Minas Gerais (723.644), Rio de Janeiro (474.046), Bahia (458.101) e Rio Grande do Sul (394.641).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a confirmação da inscrição só ocorre após o pagamento da taxa de R$ 35, que pode ser feito até 20 de junho. Alunos que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em escola pública são isentos do pagamento.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, a partir de 13h (horário de Brasília). No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração.
No ano passado, cerca de 6 milhões de estudantes se inscreveram no Enem, mas pouco mais de 5 milhões pagaram a taxa e se habilitaram para fazer a prova. Desde 2009, o exame ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais.
A participação no exame também é pré-requisito para quem quer participar de programas de financiamento e de acesso ao ensino superior, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras. O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. A divulgação do gabarito está prevista para 7 de novembro, e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.
Agência Brasil

CÂNCER MATA JORNALISTA DORA LEMES, ASSESSORA DO TCE/MT

Profissional, que tinha 54 anos, atuou em vários veículos de Comunicação

Morreu na madrugada deste sábado (16), em Cuiabá, a jornalista Doracina
Barbosa da Silva Lemes, a Dora Lemos, de 54 anos, 
vítima de um câncer no pâncreas. 
A jornalista nasceu em Uruana, no Estado de Goiás,
e vivia em Cuiabá há muitos anos. 
Atualmente, Dora era assessora de imprensa no Tribunal de 
Contas de Mato Grosso (TCE). 
Ela também trabalhou no jornal A Gazeta e foi dirigente do 
Sindicato dos Jornalistas do Estado por 2 mandatos.
A amiga de longa data, jornalista Regina Deliberai, conheceu 
Dora através de um veículo de comunicação dirigido por
Regina e, desde então, se tornaram companheiras. 
Muito emocionada, Regina disse que todos que 
conheceram Dora perderam uma grande amiga, 
e aqueles que não a conheciam, perderam a oportunidade de aprender. 
“Devemos muito à Dora, ela fará muita falta”, afirmou. 
Regina disse também que Dora só se afastou da 
função no TCE nos últimos meses de tratamento.
Dora era casada e deixa 2 filhos, Mariana e Luiz Henrique. 
O corpo da jornalista está sendo velado na capela Santa Rita, em Cuiabá.
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) 
encaminhou a seguinte nota de pesar pelo falecimento de Dora:
NOTA DE FALECIMENTO
Faleceu na manhã de hoje (16/06), em casa, 
a jornalista Doracina Lemes, a Dora, de câncer,
aos 54 anos. Dora deixa marido e dois filhos
além de muitas saudades junto aos 
outros familiares e colegas de profissão, 
principalmente aos que trabalharam e conviveram 
com ela mais de perto. O velório já está sendo 
realizado na capela Santa Rita, próxima ao 
Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá. 
O local e horário do sepultamento ainda não foram divulgados.
O Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) 
lamenta muito essa perda humana, já que perde 
também uma importante sindicalista, que foi 
nossa secretária geral na década de 90, 
tendo participado de várias rodadas de negociação
com o patronato e organizado eventos de suma 
importância para o jornalismo mato-grossense. 
Dora ajudou a construir o Sindjor/MT.
No final da vida, era assessora de imprensa 
do Tribunal de Contas do Estado (TCE),
mas trabalhou nas principais redações 
de Cuiabá, tendo sido repórter e editora, 
eminentemente de cadernos de Cidades.
Um abraço afetuoso aos familiares 
nesse momento de dor.
Sindjor/MT
GAZETA DIGITAL



sexta-feira, 15 de junho de 2012

DESEMBARGADOR MANDA LIBERTAR BICHEIRO CARLINHOS CACHOEIRA



83 comentários
O desembargador Tourinho Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, concedeu nesta sexta-feira habeas corpus para a soltura do bicheiro Carlinhos Cachoeira, preso no complexo penitenciário da Papuda, em  Brasília.
Cachoeira foi preso em fevereiro durante a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, apontado como chefe de uma quadrilha que explorava o jogo ilegal em Goiás.
Apesar da decisão do desembargador, Cachoeira não deverá ser solto imediatamente, segundo informou o advogado Augusto Botelho, que trabalha no escritorio contratado para a defesa de Cachoeira
Isso porque, também nesta sexta (15), uma juíza da 5ª Vara da Justiça do Distrito Federal indeferiu nesta sexta pedido da defesa de revogação da prisão de Cachoeira referente à Operação Saint-Michel.
A operação Saint-Michel, da Polícia Civil do DF e do Ministério Público do DF, foi um desdobramento da Monte Carlo. Investigou as relações do grupo de Cachoeira com empresas e agentes públicos no Distrito Federal e levou à prisão de Cláudio Abreu, ex-diretor da empresa Delta.
O contraventor foi favorecido por uma decisão de Tourinho Neto, que concedeu um pedido de habeas corpus impetrado pela defesa de José Olímpio de Queiroga Neto, do grupo de Cachoeira, libertado na última quarta. Os advogados de Cachoeira pediram a extensão do benefício para o bicheiro, e o desembargador concedeu.
O advogado Augusto Botelho informou que a defesa de Cachoeira pretende ingressar com novo pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça do Distrito Federal
Fabiano CostaDo G1, em Brasília

FALSO SARGENTO APLICA GOLPE DE RECARGA E CAUSA PREJUÍZO NO COMÉRCIO



Três pessoas caíram no golpe de um estelionatário que se passava por um policial militar de codinome “Sargento Oliveira”. Segundo a denúncia o falso militar  ligou em três locais onde são feitas recargas de celulares, e pediu para que efetuasse o serviço e garantia que a despesa seria paga pelo quartel da Polícia Militar.  Os prejuízos passam de R$ 1.560,00.
 
Um dos comerciantes que caíram no golpe informou que levou um prejuízo superior a R$ 800,00 com o esquema da recarga. O golpe foi descoberto após chegarem ao quartel da PM para receber a quantia das recargas. Os comerciantes foram informados que não havia nenhum Sargento Oliveira e que a situação se tratava de um golpe. 
 
O  número do telefone que foi realizado a recarga é 66-9209-7473 da operadora Claro. Depois do golpe foram feitas várias ligações para esse número sem sucesso, pois o telefone não é atendido.
 
O caso foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil onde o caso já é investigado, a Polícia não se pronunciou sobre o assunto.
Agência da Noticia
 

DILMA ANUNCIARÁ LINHA DE CRÉDITO DE R$ 15 BI AOS ESTADOS PARA SUPERAR ESTAGNAÇÃO


O governador Silval Barbosa (PMDB) participa neste momento de reunião com a presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e com os demais 26 governadores. Na ocasião, a presidente anunciará a liberação de uma linha de crédito do BNDES aos Estados para financiar investimentos e projetos em geral que estimulem a reativação da economia.

Na terceira fase do Programa Emergencial de Financiamento (PEF) – inaugurado na crise de 2008 – o BNDES disponibilizará mais de R$ 10 bilhões em financiamentos de até 20 anos.

Paralelamente, o Banco do Brasil (BB) decidiu entrar no filão de empréstimos aos governadores, tendo assinado ontem seu primeiro contrato, com o Rio de Janeiro, no valor de R$ 3,6 bilhões.

Não está descartada a possibilidade de os Estados serem autorizados a tomar novos empréstimos, segundo indicou ontem o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin. Segundo apurou o Olhar Direto, a ajuda poderia chegar a R$ 15 bilhões.
Olhardireto de Brasília - Vinícius Tavares 

CÔNSUL DA BOLÍVIA APRESENTA PROJETO DE INTEGRAÇÃO NA FAIXA DA FRONTEIRA, NA REUNIÃO DO GGI-F


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), realiza no município do Cáceres a 3ª Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) e 88ª Reunião Ordinária do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI –E) que irão discutir a segurança pública na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. 

 
O encontro será na próxima segunda-feira (18.06), às 9h30, no Sesi Clube, localizado na rua Maravilha, nº 1595 B, bairro Cavalhada, em Cáceres. 
 
Durante o encontro será apresentado pelo comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, tenente-coronel PM Wilson Batista, o projeto do Grupamento Tático Rodoviário na Fronteira, e pelo coordenador do Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) do Ministério da Justiça, Alex Jorge das Neves, o programa Enafron. 
 
Também será apresentado pela cônsul da Bolívia, Patrícia Valdez, o projeto de integração na faixa de fronteira. 
 
GGI 
 
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem. O GGI funciona como uma força-tarefa permanente, discutindo, debatendo e apresentando propostas. O objetivo principal é buscar a integração entre todos os órgãos da segurança pública, visando a redução da criminalidade. 
24 Horas News  

MPE PROPÕE AÇÃO PARA GARANTIR QUALIDADE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA



O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Porto Alegre do Norte, propôs ação civil pública com antecipação de tutela, para obrigar o Município a adquirir, no prazo de 60 dias, equipamentos que garantam o correto processo de tratamento da água. Requer ainda que seja encaminhada proposta legislativa à Câmara de Vereadores solicitando autorização para concessão do serviço de captação, tratamento e distribuição de água, por meio de procedimento licitatório.
Na ação,o promotor de Justiça Leonardo Moraes Gonçalves,destaca que o Poder Executivo de Porto Alegre do Norte, que hoje presta o serviço de forma direta, não tem capacidade financeira e logística para construção de uma nova estação que custaria aos cofres públicos a quantia de R$ 3 milhões. Segundo ele, a estação de captação, tratamento e distribuição de água existe desde a década de 80 , e com o passar dos anos a estrutura existente se tornou insuficiente para atender a demanda. 
 
Na época da construção da estação, a cidade contava com pouco mais de 400 residências e estabelecimentos empresariais, hoje esse número chega a 3500, o que torna impossível garantir a mesma qualidade na prestação do serviço. “A água distribuída atualmente encontra-se muito aquém dos níveis de qualidade exigidos, provas coletadas mostram que diversos equipamentos, reagentes químicos e aparelhos medidores da qualidade de água simplesmente não existem na Estação de Tratamento, não há aparelho responsável por medir a quantidade de coliformes fecais, bem como carvão e areia, componentes imprescindíveis para a devida filtragem”, destacou o promotor de Justiça. 
 
Segundo ele,tornou-se imprescindível a realização de reformas e aquisição de vários equipamentos e produtos a serem adicionados à água. “Não é nada razoável aguardar a construção de uma nova Estação de Tratamento para garantir o referido direito fundamental à saúde à população de Porto Alegre do Norte, dai a urgência em adquirir esses novos equipamentos”. 
 24 Horas News

quinta-feira, 14 de junho de 2012

SILVAL E JAYME COBRAM DE MINISTRO QUE ÁREA INDÍGENA NO NORTÃO NÃO AUMENTE


 O governador Silval Barbosa esteve reunido, esta tarde, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para discutir a demarcação da área da Terra Indígena Kayabi, em Apiacás, no Nortão, cuja medida foi suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça, ontem. Silval fez algumas ponderações sobre a reserva junto ao ministro, que se demonstrou bastante sensível à posição do governo estadual.  Ele ponderou que não se pode aumentar um território que já foi demarcado. "O Estado sai satisfeito dessa reunião porque o ministro foi sensível às nossas colocações", disse.
Segundo o procurador-geral de Mato Grosso, Jenz Prochnow Júnior, o Estado deverá entrar com uma representação contra uma portaria da Fundação Nacional do Índio (Funai) que aumenta os limites do território por entender que a mesma possuí alguns erros processuais. O procurador disse também que todas às vezes que terras indígenas são demarcadas é concedido um prazo legal para que os estados e municípios afetados possam se manifestar a respeito.
"O Estado não se manifestou contra a criação dessa portaria, simplesmente porque ele não tomou ciência dela", disse Jenz Prochnow. Ele explicou que o território foi criado em 1968, que em 1974 foi demarcado com 47 mil hectares e em 1987 ele foi aumentado para 117 mil hectares. A nova portaria aumentaria essa área para 1 milhão e 400 mil hectares.
O senador Jayme Campos também esteve na audiência e disse que a decisão de evitar a demarcação "é muito pequena essa vitória. Temos que avançar mais ainda nessa questão. Os conflitos não podem mais acontecer. Temos garantir segurança jurídica no campo. Portanto, enquanto não houver decisão firme sobre a posse dessas áreas a paz no campo lamentavelmente estará ameaçada. E o governo precisa agir com a devida vênia", afirmou o senador.
Jayme lembrou que no julgamento do processo sobre a Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, o STF vedou a ampliação das áreas já demarcadas. "Queremos que o governo federal adote em todas as regiões brasileiras a mesma decisão tomada em 2009 pelo STF. Tal decisão nos parece a mais sensata e lógica", afirmou
Só Notícias com Guilherme Blatt

PARLAMENTARES INSATISFEITOS COGITAM CONVOCAR PAGOT EXTRAOFICIALMENTE


Um grupo de parlamentares, integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, articula realizar uma "sessão paralela" para colher o depoimento do mato-grossense Luiz Antônio Pagot, ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). De acordo com o jornalista Josias de Souza, a articulação partiu do deputado federal Miro Teixeira (PDT-RJ) após a CPMI derrubar por 17 votos a 13 o requerimento oficial convocando Pagot. Na mesma sessão também foi reprovada a convocação de Fernando Cavendish, da Delta Construções.

"Vamos fazer a sessão. Agora só depende do senhor Pagot. Se ele disser que vem, será ouvido. Se não vier, então que vá para o inferno. Comunicaremos aqui que ele não quis vir", disse Miro, ao blog do jornalista. Segundo explicações do deputado federal, esta sessão para ouvir Pagot seria aberta para todos os parlamentares e não apenas ao grupo de insatisfeitos que compõem a CPI. 

"Conforme o que ele disser, fazemos uma notícia-crime e remetemos à Polícia, pedindo que ele seja ouvido formalmente. Aqui, numa dependência do Congresso, com a presença de um delegado e a assistência dos parlamentares", complementou Teixeira.
Fonte: Só Notícias/Alex Fama

NA REDE - INTERNET SUPERA JORNAL E JÁ É A SEGUNDA MIDIA

De acordo com o estudo "Indicadores de Mercado", elaborado pelo Interactive Advertising Bureau(IAB Brasil), a Internet superou os jornais e já é a segunda mídia no Brasil (atrás apenas da TV aberta), alcançando 12% do total (display+search). Os dados são referentes aos três primeiros meses de 2012 e mostram que a Internet faturou mais de R$ 840 milhões, sendo R$  512 milhões em search (sites de busca) e R$ 330 milhões em display (banners em site). Em 2011, esses números foram, respectivamente, de 1,88 bilhão de reais e 1,45 bilhão.
Segundo Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, a Internet já é o meio mais utilizado pelos anunciantes, ficando atrás somente da TV aberta. “A mídia digital está mostrando seu potencial e se consolidando como uma das alternativas mais lucrativas para as empresas anunciarem seus produtos e serviços. O IAB estimou que o mercado brasileiro fechará o ano com participação de 13,7% e este desempenho no primeiro trimestre só confirma a nossa projeção”, completa. De acordo com a pesquisa, a Internet tem 60% de penetração nas regiões metropolitanas do Brasil. O IAB diz que, em todos os países onde esse índice superou os 40%, os anunciantes migraram para a mídia digital. 
A informação é do site UOL.

DENÚNCIAS EM BLOG MOTIVARAM EXECUÇÃO DO JORNALISTA DÉCIO SÁ

As denúncias do jornalista Décio Sá sobre crimes de agiotagem, desvio de recursos públicos e extorsões foram as causas que levaram à sua execução na noite de 23 de abril, em um bar da Avenida Litorânea, em São Luís.
Esta foi a conclusão apresentada pela polícia durante entrevista coletiva realizada na tarde desta quarta-feira (13), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
De acordo com o titular da SSP, Aluísio Mendes, “devido a suas publicações no blog, o jornalista incomodava há muito tempo essa quadrilha e por isso foi tramada a sua morte”.
‘Consórcio’
Momentos antes da entrevista foram apresentados os empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho (34), seu pai, José de Alencar Miranda Carvalho (72), José Raimundo Sales Charles Jr. (38), Fábio Aurélio do Lago e Silva (32), Airton Martins Monroe (24) e Jonathan de Souza Silva, 24.
Segundo a polícia, eles teriam formado um ‘consórcio’ que tramou a morte do jornalista. Gláucio e Miranda teriam encomendado o crime por R$ 100 mil, enquanto que Charles, Fábio Aurélio e Airton, contratado Jonathan para cometer o assassinato.
Além deles, o subcomandante da Polícia Militar Fábio Aurélio Saraiva também foi preso porque teria fornecido a arma com a qual Jonathan praticou o crime. Uma outra pessoa está sendo procurada pela polícia. Ela também teria ajudado a tramar a morte e na fuga de Jonathan.
Segundo Aluísio Mendes, os presos são suspeitos de integrar uma quadrilha interestadual, que praticava diversos crimes como agiotagem e extorsão.
Por: G1MA:

STF CASSA LIMINARES E APOSENTA DESEMBARGADORES E JUÍZES POR DESVIOS EM MT


O Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, cassou liminares concedidas a dez magistrados do de Mato Grosso que haviam sido punidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a aposentadoria compulsória. As liminares foram concedidas pelo ministro Celso de Mello em 2010 para que esses magistrados retornassem aos seus cargos e, no julgamento de hoje, o próprio ministro Celso reajustou seu posicionamento e cassou as liminares, reconhecendo a competência originária do CNJ para investigar e punir magistrados.
 
Os magistrados foram punidos pelo CNJ em razão de suposto envolvimento em esquema de desvio de verbas públicas, no montante de mais de R$ 1,4 milhão, com o objetivo de socorrer a Loja Maçônica Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. De acordo com o então corregedor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Orlando Perri,  os magistrados teriam recebido em torno de R$ 250 mil cada um e teriam emprestado à entidade por meio de contrato escrito, o que, na opinião do corregedor, seria ilícito e caracterizaria um possível esquema de favorecimento com utilização de dinheiro público.
 
Os juízes e desembargadores a serem afastados de seus respectivos cargos são: José Ferreira Leite, ex-presidente do TJ e etão presidente da Loja Maçonica; José Tadeu Cury, Mariano Alonso Ribeiro Travassos, que também foi presidente do TJ, e os juízes, Marcelo Souza de Barros, Antonio Horácio da Silva Neto,  Irênio Lima Fernandes,  Juanita Cruz da Silva Clait Duarte,  Marcos Aurélio Reis Ferreira Maria Cristina Oliveira Simões e  Graciema Ribeiro de Caravellas
 
Na ocasião das decisões liminares, o relator destacou que, ao enviar o caso diretamente ao CNJ, sem antes submetê-lo ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), o então corregedor-geral da Corte estadual “teria provocado indevida supressão da competência primária do Tribunal de Justiça para agir, em caráter prioritário, no plano administrativo-disciplinar, em ordem a apurar (e eventualmente punir), de modo regular e adequado, alegadas transgressões funcionais supostamente cometidas por seus membros e juízes de direito”.
 
Ainda naquela ocasião, o ministro Celso de Mello afirmou que a análise do caso por parte do CNJ representaria uma “prematura intervenção” que não observava a cláusula de subsidiariedade. Em outras palavras, o ministro destacou que o CNJ deveria ter um papel subsidiário e complementar em relação aos tribunais, atuando somente quando constatada a ineficácia dos mecanismos ordinários de administração e repressão do Poder Judiciário local.
 
Mas, diante da decisão do Plenário do STF no sentido de que o CNJ tem competência originária (primária) e concorrente com os tribunais, na sua incumbência de zelar pela autonomia e pelo bom funcionamento do Poder Judiciário, o ministro ajustou seu posicionamento sobre o tema para aplicar o entendimento firmado pela Corte. De acordo com esse entendimento, a própria Constituição Federal garantiu tais competências ao CNJ (artigo 103-B, parágrafo 4º, da CF).
 
“Tendo em vista que o único fundamento que me levou a conceder o provimento cautelar foi o princípio da subsidiariedade, eu digo que, não obstante a minha pessoal convicção em sentido contrário, devo ajustar meu entendimento à diretriz jurisprudencial prevalecente nesta Corte em respeito e em atenção ao princípio da colegialidade”, afirmou Celso de Mello.
 
O ministro Cezar Peluso, que na ocasião do julgamento da ADI 4638 votou contra a competência originária do CNJ, também acolheu o que decidido pela maioria e aderiu ao voto do ministro Celso para cassar as liminares. A decisão foi tomada em recursos (agravos regimentais) interpostos pela União contra as liminares concedidas pelo ministro Celso, que levou o caso para a apreciação do Plenário na sessão desta quarta.

Com informações do STF
Edilson Almeida | Redação 24 Horas News

PESQUISA ACUSA PRESENÇA DE CONTAMINANTES EMERGENTES NA ÁGUA EM CUIABA



Pesquisa desenvolvida pelo Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas, daUnicamp, em colaboração com outras instituições, constatou que a água potável fornecida em Cuiabá está contaminada. O trabalho envolveu, ao todo, 16 capitais brasileiras, onde vivem aproximadamente 40 milhões de pessoas. O levantamento apresenta contaminação por substâncias ainda não legisladas, mas que podem ser nocivas à saúde humana. 
 
De acordo com o estudo, foi identificada a presença de cafeína nas 49 amostras coletadas em residências de Norte a Sul do país. Além de Cuiabá, as cidades pesquisadas foram Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Natal, Palmas, Porto Alegre,
Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória
 
Os maiores níveis de contaminação foram encontrados em Porto Alegre e São Paulo. “Onde a cafeína está presente há grande probabilidade dapresença de outros contaminantes”, disse o professor Wilson de Figueiredo Jardim, coordenador do estudo e do Laboratório de Química Ambiental do Instituto de Química.
 
Os pesquisadores afirmam que a cafeína na água acusa contaminação dos mananciais por esgoto e que as estações de tratamento não estão dando conta de remover este e outros compostos. "É a prova inequívoca de que estamos praticando o reúso de água há muito tempo”, afirmou Jardim.
 
Segundo o pesquisador, esses contaminantes, cada vez mais presentes no ambiente, não são monitorados com frequência por não serem legislados. E a ciência ainda não sabe que males podem causar ao organismo humano, mas já são conhecidos os danos aos organismos aquáticos. "Está comprovado que podem provocar a feminização de peixes, alteração de desenvolvimento de moluscos e anfíbios e decréscimo de fertilidade de aves”, detalhou.
 
Em homens e mulheres há indícios de que especialmente hormônios naturais e sintéticos, como o estrógeno, podem alterar o sistema endócrino. Uma hipótese seria a antecipação da primeira menstruação. “Com o tempo, os contaminantes emergentes também terão de ser legislados. Nosso trabalho tem o objetivo de subsidiar políticas públicas que assegurem à população água potável de maior qualidade”, disse.
Para Jardim, o melhor caminho a seguir, num primeiro momento, é continuar as pesquisas para se estabelecer normas que permitam preservar o ambiente. Ele afirmou que Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) deverá formular uma proposta de limiares de proteção da vida aquática. "O passo seguinte, acredito, deverá estender esses parâmetros para o ser humano.” 
 
Um dado interessante do estudo, segundo o professor, é que as capitais costeiras, como Florianópolis, Vitória e Rio de Janeiro, apresentaram níveis de contaminação inferiores, devido, talvez, ao fato de lançarem parte do esgoto diretamente no mar. “Desse modo, os rios de onde a água é captada apresentam concentrações inferiores de poluentes.”
 
A alternativa de curto prazo é estabelecer novos valores de referência para a potabilidade da água, de acordo com jardim. Ele disse que já existem tecnologias capazes de remover os contaminantes não legislados. A própria lei brasileira estabelece que as concessionárias de água devem adotar métodos de polimento mais sofisticados contra substâncias potencialmente nocivas, mesmo que elas não estejam legisladas. “Um investimento desse pode encarecer o custo de produção da água potável, mas temos de considerar que determinados compostos acarretam custos sociais ainda maiores, visto que podem trazer sérias sequelas não apenas ao ser humano exposto, com também aos seus descendentes.”
 
Jardim disse que até mesmo os países que tratam a totalidade do seu esgoto enfrentam problemas de contaminação da água potável, que decorre, entre outros fatores, do crescimento e adensamento populacional e a chegada ao mercado de novas substâncias. “Estudos indicam que 1.500 substâncias são lançadas anualmente no mundo. São moléculas novas, que não estamos tendo tempo de estudar. Além disso, o padrão de consumoda sociedade tem crescido freneticamente. Antes, uma pessoa usava, em média, três produtos de higiene pessoal antes de sair de casa. Hoje, usa dez. Há alguns anos, as pessoas passavam filtro solar apenas para ir à praia e à piscina. Agora, muita gente passa diariamente para ir trabalhar, inclusive por recomendação médica”, disse.
 
O trabalho de análise da água potável fornecida nas 16 capitais contou com a participação de 25 pesquisadores das seguintes instituições, além da Unicamp: Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).´
Redação 24 Horas News e Jornal da Unicamp

TRADICIONAL FESTA DE NOSSA SENHORA DO PANTANAL ACONTECE NO DOMINGO



A já tradicional Festa de Nossa Senhora do Pantanal acontece neste domingo (17) na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Capela Nossa Senhora do Pantanal, em Jangada. 

As festividades começam com a alvorada, às 06h. O chá com bolo, na sequência, começa às 08h e, às 09h30, acontece a Missa Campal com coroação de Nossa Senhora do Pantanal.

O almoço será servido às 12h e, das 13 às 18h30, a animação ficará por conta do Rasqueado, Lambadão e os Feras do Bailão. 

A missa campal será rezada pelo Arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos. A Fazenda Nossa Senhora da Medalha Milagrosa tem a primeira igreja de Nossa Senhora do Pantanal de Mato Grosso, uma santa que surgiu da cultura do barro nas regiões pantaneiras.

Márcia Campos, que encabeça o evento ao lado de Aylon David Neves, conta que obteve um milagre da santa no local. Em seguida, ela recebeu a doação de uma imagem de Nossa Senhora do Pantanal de Dom Milton Santos e a capela da fazenda foi transformada em igreja.

A comunidade toda se envolve com o evento e tudo que a festa lucra volta para obras de benfeitorias na região.
Olhardeireto da Redação - Lucas Bólico

CPMI DO CACHOEIRA DEVE VOTAR HOJE 9 CONVOCAÇÕES DE PAGOT


A CPMI do Cachoeira está reunida, neste momento, e deve votar requerimento, do senador gaúcho Pedro Simon (PMDB) para que o mato-grossense Luiz Pagot, ex-diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura (DNIT) preste depoimento na comissão sobre os contratos firmados com a empreiteira Delta (que mantinha fortes ligações com o bicheiro Carlinhos Cachoceira) e que teriam diversas irregularidades. Há mais 8 requerimentos para ele depor. Pagot também fez, recentemente, acusações que empreiteiras fizeram generosas doações para campanhas de líderes do PT e PSDB.
Lideranças do governo estariam articulando para os deputados e senadores aliados, na CPMI, não aprovem a convocação de Pagot. O ex-diretor declarou, há algumas semanas, ao Só Notícias, que pretende depor e colaborar com as investigações. Pagot está convicto que Carlinhos Cachoeira e ex-diretores da Delta estariam envolvido na trama para derrubá-lo do governo. Ele alega que não cedeu a diversas pressões e não concordou com propostas de supostas irregularidades em licitações e obras para beneficiar a empreiteira.
Há poucos dias, Pagot provocou os parlamentares dizendo que não estava sendo convocado porque eles temiam que fossem feitas revelações comprometendo o governo Dilma.
Também deve ser votado hoje pedido para o ex-presidente da Delta Fernando Cavendish prestar depoimento
Fonte: Só Notícias/Editoria

VIGILÂNCIA CONFIRMA SURTO DE DENGUE DO TIPO 4 EM CUIABÁ


Ações de combate à dengue aliadas 

à prevenção devem ser reforçadas

Resultados de exames laboratoriais monitorados pela Vigilância Epidemiológica de Cuiabá feitos em pacientes da rede pública e particular da capital confirmam a circulação do vírus da dengue do tipo 4 na cidade. Desde o começo do ano, das 556 coletas de sangue realizadas, 95% confirmaram a contaminação pelo novo vírus.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil ficou 30 anos sem registrar casos da dengue do tipo 4, mas agora o vírus reapareceu. Os médicos afirmam que ele não é mais perigoso que os demais, mas a preocupação deve ficar atenta aos primeiros sintomas, que são os mesmos dos demais tipos da doença.
De acordo com a coordenadora do Programa de Combate à Dengue em Cuiabá, Alessandra Carvalho, o alerta de epidemia reforça para que a população não se desmobilize ante à vulnerabilidade da doença. “O poder público e toda a sociedade têm que estar vigilantes e não devem desanimar no combate ao mosquito. É importante reforçar que a aplicação do fumacê, sozinho, não é o suficiente, pois é apenas uma tentativa de amenizar a população dos mosquitos adultos que podem estar contaminados", observou Alessandra. Ela ressalta que a atenção deve ser redobrada nos locais que possam acumular água, como nos quintais, que se não estiverem limpos se configuram em criadouros em potencial para o mosquito da dengue.
A coordenadora reforça ainda que a população está 100% vulnerável ao mosquito, pois a maioria das pessoas ainda não teve contato com este tipo de vírus e não está suficientemente imune. “Desde o ano de 2009 já prevíamos a existência deste atual estágio de evolução do vírus para o tipo 4 e começamos a registrar os primeiros casos em fevereiro deste ano. A população deve permanecer atenta aos primeiros sinais da doença. No caso da dengue tipo 4, os sintomas são praticamente os mesmos dos outros tipos de dengue, mas é preciso o acompanhamento da Vigilância Epidemiológica para o monitoramento do avanço do vírus no estado”, reforçou Alessandra Carvalho.
Fumacê
A aplicação do inseticida que elimina o mosquito transmissor da dengue, conhecido como fumacê, começou nesta segunda-feira (11) a ser aplicado em 19 bairros da capital de Mato Grosso. Os veículos com o inseticida devem passar em cada um dos bairros por pelo menos três vezes, das 18h às 22h.
A recomendação aos moradores dos locais por onde o carro do fumacê vai passar é que deixem portas e janelas abertas enquanto o veículo estiver passando. “A gente pede que a população providencie uma proteção para os comedouros e bebedouros dos animais de estimação e também uma proteção para os viveiros de passarinhos”, frisou Alessandra Carvalho.
Dados
Mato Grosso registrou 27.354 casos de dengue no período de 1º de janeiro a 06 de junho de 2012. Conforme o balanço divulgado na última quinta-feira (7) pela Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES), o estado apresenta cerca de 20 mil casos da doença a mais do que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 6.613 casos de dengue.
G1MT

"O MAURO CONVERSA COM QUEM ELE QUISER; NÃO SOU DONO DELE"


Senador Pedro Taques comanda hoje 

reunião para definir rumo do partido


O senador Pedro Taques (PDT) pretende definir na noite de hoje (14) qual rumo o seu partido deve seguir em relação às eleições em Cuiabá: se insiste na manutenção do Movimento Mato Grosso Muito Mais, formado também pelo PSB, PPS e PV, ou parte para outras coligações – como com o PT, PSDB ou DEM.

Ele comandará, à noite, em Cuiabá, uma reunião com a cúpula do partido. “Vamos conversar hoje, fazer uma avaliação sobre o quadro e definir as coisas. O PDT tem que definir o que quer para Cuiabá, para o futuro. Eu tenho uma posição, mas não posso lhe adiantar antes dessa reunião”, afirmou ao MidiaNews.

Contrariado pelo fato de o pré-candidato Mauro Mendes (PSB) ter avançado em conversações com o PR e o PMDB, que podem  vir a indicar o seu vice, Taques afirmou que manterá sua "coerência política". 

Ele também criticou a política de alianças que só visa ao poder. “Não vou fazer alianças circunstanciais, só pensando no poder. Eu não consigo fazer isso. Eu estou buscando construir um partido para que nós tenhamos uma forma diferente de fazer política. E não é essa forma, com esses tipos de acordos”, pontuou. 

Enfático, Taques disse que não se sente obrigado a seguir a candidatura de Mendes.

“O Mauro pode conversar com que ele quiser, isso faz parte da política. Eu não vou impedir ninguém de conversar. Ele tem que conversar com quem ele quiser; ele é o candidato. E eu não sou o dono do Mauro Mendes. Agora, eu não tenho obrigação de fazer o que os políticos tradicionais fazem. Eu sou político, tenho orgulho de ser político. Mas eu não tenho a obrigação de fazer igual aos outros. E eu vou apoiar quem eu entender que eu deva apoiar”, afirmou.

Apesar disso, ele não descarta a manutenção do arco de alianças e a indicação do candidato a vice na chapa a ser encabeçada pelo empresário. 

“Isso vai depender da conversa de hoje no partido; depende de vários fatores. Eu não sei se o Mauro já fechou com o PMDB ou o PR. Tem conversas... Conversar pode, mas na hora de fechar, se quiser conversar com o Movimento Mato Grosso Muito Mais...”, disse.

Independente das definições, Taques se disse “tranquilo” em relação ao processo eleitoral deste ano. “Eu estou bem, estou tranquilo... Se tiver que ser reeleito, em 2018, vou ser... Se não tiver, vou cuidar da minha vida”, afirmou.

"Facada nas costas"

O senador Pedro Taques se esquivou, quando questionado sobre o fato de ter declarado, no plenário do Senado, na última segunda-feira, que “a época da traição e da facada nas costas” tinha começado – uma referência clara aos movimentos de Mendes em direção ao PMDB e ao PR.

“Não fiz referência específica a ninguém. Isso é normal. As pessoas dizem que, na eleição municipal, o nível da traição é muito alto. E esta é a primeira eleição municipal de que eu participo. Mas vou buscar a manutenção da minha coerência”, disse.

Ele ainda sinalizou para possíveis alianças com o PT, o PSDB e o DEM. “Respeito muito o Lúdio Cabral e o Guilherme Maluf. Vejo que são nomes que podem fazer uma boa administração. Mas vamos conversar mais sobre isso na reunião desta noite. Não posso me adiantar”, disse.
RAMON MONTEAGUDO
DA REDAÇÃO - MIDIANEWS

terça-feira, 12 de junho de 2012

JUDICIÁRIO DE MT INAUGURA CENTRAIS DECONCILIAÇÃO


Durante inauguração das duas centrais de conciliação e mediação de conflitos instaladas no Fórum Desembargador José Vidal, em Cuiabá, e no Anexo Administrativo Desembargador António de Arruda, no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, nesta segunda-feira (11 de junho), a presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva anunciou que o primeiro mutirão temático a ser desenvolvido pelas centrais será do DPVAT (seguro de danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre). O tema foi escolhido devido ao grande número de ações referentes ao seguro. Outras áreas que têm grande demanda também serão contempladas com mutirões.

O presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho ressaltou que a instalação dessas centrais atende à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ele observou que não há como atender a crescente demanda de ações judiciais mesmo incorporando todas as novas tecnologias existentes. “A Central de Conciliação vai conseguir amenizar essa carga”, ponderou o magistrado, lembrando ainda que o objetivo não é só reduzir o número de processos, mas também distribuir justiça.

A Central do Fórum, de Primeira Entrância, buscará promover acordos entre partes em conflito em momentos pré-processuais e no decorrer de processos que tramitam na Comarca de Cuiabá e Juizados. Já a Central do Anexo Desembargador António de Arruda atenderá os processos em grau de recurso, que tramitam no TJ. O coordenador do Núcleo de Conciliação e Mediação do TJ e da Central de Segunda Instância, juiz Hildebrando da Costa Marques, salientou que a ideia é evitar o ingresso de processos e tornar a justiça mais célere. Segundo ele, o tempo menor de um processo normal é de três anos e pode chegar a até 20 anos, enquanto que com a conciliação a expectativa é marcar audiência e solucionar a questão em 30 dias.

O coordenador do Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça do Maranhão, juiz Alexandre Lopes de Abreu, conheceu os mecanismos adotados, a estrutura e a regulação das centrais do TJMT, que começaram a funcionar já nesta segunda, e ficou impressionado com o que viu. “O TJMT é pioneiro, de longa data vem procurando aprimorar os seus serviços, e essa experiência que viemos buscar aqui vai servir para instalarmos as nossas centrais. Os bons exemplos têm que ser consolidados e adotados”, observou.

O magistrado maranhense, que pretende instalar quatro centrais em São Luís, salientou que o cidadão é muito carente de informação e não sabe onde procurar os seus direitos e esta é a oportunidade que o Judiciário tem de se aproximar da sociedade e levar essa orientação. “A Central de Conciliação tem essa grande vantagem, faz com que o Judiciário seja mais sensível aos conflitos sociais”, ressaltou.

Segundo a desembargadora Clarice Claudino, 120 juízes já foram capacitados para trabalhar com esse olhar pacificador. Já o magistrado Hildebrando da Costa Marques pontuou que já foram capacitados 25 voluntários para trabalhar nas centrais e serão capacitados mais 25. Já nos juizados há 55 treinados e mais 35 passarão por treinamento. O funcionamento das centrais será das 8h às 14h. As centrais funcionarão como projeto piloto no Fórum de Cuiabá e no TJ nos primeiros 30 dias. A partir daí o serviço será expandido para todas as comarcas que tiverem mais de uma vara.
Redação 24 Horas News

TRABALHADORES RURAIS ACUSAM GOVERNO DE AGIR EM FAVOR DE LATIFUNDIÁRIOS





Um soneto que parecia há muito sepultado em Mato Grosso, a ação do Governo em favor dos latifundiários,  segue mais vivo do que nunca. Num estado de dimensões continentais, a luta pela terra continua fazendo vítimas.  Trabalhadores rurais denunciaram que policiais militares fizeram o despejo de famílias de uma propriedade rural sem amparo legal. Por articulação governamental, a Polícia retirou famílias da Fazenda Toca da Onça, dentro da Gleba Marzagão, no Município de Rosário Oeste, embora o mandato tivesse sido expedido para a Gleba Bananal, no município de Chapada dos Guimarães.
Seria apenas um erro não fosse um detalhe: as propriedades em questão se distanciam mais de 100 quilômetros uma da outra. De acordo com integrantes do movimento de luta pela democratização da terra, a ação teria sido patrocinada por latifundiários revoltados com a decisão do juiz  Julier Sebastião da Silva, da 1ª Vara Federal, de Mato Grosso,  que atesta que as áreas das glebas Marzagão e Rio Novo B, são de propriedade da União Federal. 
Um dossiê sobre o assunto mostra que no ultimo dia 29 de maio, policiais militares teriam “prestado serviço”  de escolta privada aos fazendeiros da gleba, inclusive detendo trabalhadores rurais sem terra sem mandato de prisão e muito menos se proporcioná-los o mínimo direito de defesa. Tal fato  provocou a ira dos acampados e fez a Polícia  sair sem o seu objetivo, que era obter os nomes das lideranças. 
“Como se não bastasse tamanha covardia  com os trabalhadores em maio – diz o documento – no mês de junho foi a vez de a PM “cumprir” um mandato de reintegração de posse, na Gleba Bananal, embora as famílias despejadas estivessem  acampadas na Fazenda Toca da Onça. “Ao cumprir a ordem de reintegração de posse os policiais da ROTAM pareciam estar trabalhando com o maior ânimo possível, fazendo poses e pedindo para que as fotos fossem postadas no Facebook” - disseram. 
  
Testemunhas disseram que a todo o momento os policiares falavam que toda a ação de hoje foi ordenada pelo secretário José Lacerda, da Casa Civil.  Fora isso, todos os veículos usados na ação foram alugados pelos fazendeiros, sendo ainda alguns de propriedade dos próprios. “O que parece que a Polícia do Estado  passa por uma grave crise financeira, a ponto dos fazendeiros conseguirem agirem de maneira totalmente estúpida em troca de pirulitos para todos os policiais envolvidos na ação” – acentua o dossiê-denuncia, denunciando ainda casos de  maus tratos.  “O mandato foi cumprido seguindo uma série de preceitos da má conduta” – observa. 
Edilson Almeida | Redação 24 Horas News

DORIELO DESISTE DE DISPUTAR PREFEITURA E CRITICA SILVAL; VUOLO TMBÉM SAI



Foto
A segunda-feira está sendo marcada por duas desistências de pré-candidaturas à prefeitura de Cuiabá.  O empresário João Dorileo Leal confirmou, esta tarde, que também não será candidato. Ele criticou o governador Silval Barbosa e seu partido, o PMDB, por não terem feito articulações para fomentar seu nome e agrupar os partidos que elegeram o governador. "O Silval teria todas as condições de organizar uma composição, de juntar as bases partidárias... Mas não vi esse interesse por parte dele. O PMDB não estava coeso e fechado em torno de meu nome; não houve empenho em se viabilizar politicamente minha candidatura. Não posso me jogar em uma aventura ou ser o candidato do "eu sozinho". Travei uma luta solitária, mas não posso avançar desse jeito", disse, ao Midia News.
Ao Só Notícias, Dorileo disse que "Silval não fez nada (para concretizar sua candidatura) e Bezerra começou discutir a vice com Mauro Mendes. Diante desta situação comuniquei o partido que não iria sair. Travei uma luta solitária. O governador pediu para ponderar minha decisão, mas é em caráter irrevogável", afirmou.
Ele também criticou alguns integrantes do PMDB que estariam "minando"sua candidatura. Um dos alvos foi o ex-secretário Totó Parente. "O Totó, por exemplo, apareceu do nada em Cuiabá e começou com esse discurso. Percebi que outros nomes, de destaque na sigla, começaram a minar meu nome. Até chegar ao ponto em que o próprio Silval disse que o PMDB indicará o Totó como vice do Mauro Mendes (PSB)", disse. 
Dorileo se filiou no PMDB no primeiro trimestre e disputaria, pela primeira vez, uma eleição. A solenidade teve a presença do vice-presidente Michel Temer.
PR
O vereador Francisco Vuolo (que estava como secretário extroardinário do governo estadual) confirmou que não disputará o pleito pelo PR ao constatar que não teria apoio das principais lideranças da sigla. “A partir do momento que o partido aceita discutir uma posição para compor como vice de outra sigla, o projeto de candidatura própria deixa de ser prioridade”, declarou.
Pesquisa divulgada, semana passada, pelo Instituto KGM, aponta que Dorileo estava com 5,5% das intenções de votos. Mauro aparece com 47,1% das intenções de votos, Roberto França (DEM) 14,7%, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), com 6,7% das intenções, Lúdio Cabral (PT), 5,2%, Carlos Brito (PSD), com 3,3%, e Francisco Vuolo (PR), com 1,5%. 7,5% dos entrevistados disseram votar em branco, nulo ou em nenhum. 8,5% não souberam ou não responderam. O levantamento foi entre os dias 1° e 4 deste mês com 599 eleitores. A margem de erro é de 4 % para mais ou para menos e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00043/2012.
 Só Notícias/Editoria/Alex Fama (foto: Edson Rodrigues/arquivo)

domingo, 10 de junho de 2012

PT TEM MAIS UMA REUNIÃO QUE PROMETE SER TENSA: LÚDIO CABRAL ESPERA APOIO PARA SER PREFEITO



O PT – Partido dos Trabalhadores – é o primeiro partido em Cuiabá a se reunir para definir se terá candidatura própria para a Prefeitura de Cuiabá, quem deve ser o seu escolhido ou se vai se coligar com outra sigla. O encontro teve início às 8h e vai até às 13h, no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso. A tendência é que o vereador Lúdio Cabral consiga garantir o seu desejo de ser o candidato oficial do partido.
Mas apesar de a tendência é a de se viabilizar a candidatura de Lúdio Cabral, no PT nada é concretizado antes do final do encontro. Com muitas alas e o radicalismo existente entre elas será preciso esperar o final do encontro, quer terá muitas reuniões, conversas e as  tradicionais discussões.
 
O vereador Lúdio Cabral  chega ao encontro certo de que as conversas que manteve com as várias facções petistas lhe dará a condição de candidato. Segundo sua própria avaliação 80% da militância com direito a voto já declarou que irá apoia-lo nesta disputa.
 
O problema é que uma forte ala petista não engole o interesse de Lúdio Cabral e invoca uma sugestão do Diretório Nacional de o partido se aliar em Cuiabá com o empresário Mauro Mendes, do PSB, partido da base de apoio  da presidente Dilma Roussef, com o PT tendo o candidato a vice.
 
Mesmo com a realização do encontro, algumas correntes da sigla ainda temem uma intervenção da cúpula nacional do partido, já que em favor da candidatura de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, várias alianças estão sendo negociadas, o que poderia colocar em risco a candidatura própria do PT em Cuiabá.
 
A convenção está marcada para o dia 30. Mas o encontro de hoje, que promete ser tenso, pode definir o  destino do partido, bem como o sonho de Lúdio Cabral. Fala-se que até mesmo a professora Serys Marli possa sair do encontro como candidata. Mas, para isso, ela teria de minar a cúpula petista liderada por Carlos Abicalil, Ságuas Moraes e Alexandre  César, que hoje dão
as cartas no diretório nacional e são seus inimigos políticos.
Jonas Jozino e Valdemir Roberto
Da Redação -24HORASNEWS
 

BITRENS NÃO PODERÃO TRAFEGAR HOJE NAS RODOVIAS DE MT


A restrição para bitrens, cegonhas e articulados trafegarem nas cinco rodovias federais de Mato Grosso, por causa da operação Corpus Christi da Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia hoje às 16h, e segue até às 22h.
A medida tem como foco prevenir acidentes nas BRs 070, 158, 163, 174 e 364. Nas fiscalizações os patrulheiros utilizarão etilômetros para evitar que motoristas dirijam embriagados, e radares para coibir o excesso de velocidade.
Durante a operação os policiais estarão atentos à exploração sexual infanto-juvenil, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, embriaguez ao volantes e outros crimes.
Conforme Só Notícias já informou, ano passado foram contabilizados 34 acidentes, sendo 20 pessoas feridas e duas mortes.
Só Notícias/Bianca C. Zancanaro

"O CHICO GALINDO VIABILIZOU UM NOVO RUMO PARA CUIABÁ"

Carlos Brito, que vai disputar pelo PSD, 

afirma que, caso vença, fará um governo de continuidade


Ele saiu da extinta Agecopa em meio ao forte desgaste de uma batalha polêmica com o ex-secretário Eder Moraes. Para muitos, o episódio seria uma espécie de fim de sua carreira política. Após se filiar ao PSD, eis que o destino lhe proporcionou uma reviravolta: fortalecido, Carlos Brito será candidato a prefeito de Cuiabá.
Brito, que deixou a Secretaria de Comunicação de Cuiabá para lançar-se ao projeto, afirma que, se eleito, fará uma gestão de continuidade do prefeito Chico Galindo (PTB). "Não temo rejeição por defender Galindo, que tem muitas virtudes e avançou na gestão de Cuiabá", afirmou.
Ele começou na política como líder comunitário no Parque Cuiabá, foi vereador por dois mandatos, presidente da Câmara e prefeito interino. Em seguida, elegeu-se deputado estadual, por dois mandatos, foi secretário de Estado da Casa Civil e da extinta Sejusp (Justiça e Segurança Pública), diretor de Infraestrutura da extinta Agecopa e, mais recentemente, secretário de Comunicação da Prefeitura.
"Ser prefeito de Cuiabá é um sonho. Vou lutar até o fim para torná-lo realidade", disse.
Confira os principais trechos da entrevista:
MidiaNews – Por que se candidatar a prefeito? O que esse projeto representa na sua carreira política?
Carlos Brito - Seria a realização de um sonho. Me elegi diversas vezes e tive vários cargos públicos. Em 2004, eu vislumbrei a candidatura a prefeito e entendi que era minha vez. Mas, uma parte do meu partido, na época o PPS, não queria. Eu não consegui nem disputar a convenção, porque se criou uma exigência sobre estar em dia com a contribuição partidária. Até consegui uma liminar para concorrer, mas eles anteciparam a convenção e não cheguei a tempo. Desta vez, eu não tinha esse projeto. Como eu estava na Agecopa, planejava voltar à vida política como candidato a deputado estadual em 2014. Mas, a Agecopa acabou e eu vim trabalhar na prefeitura com o Francisco Galindo (PTB). Então o PSD me propôs discutir uma candidatura. Eu disse que não, porque eu fazia parte da administração. Como iria trabalhar um projeto paralelo a isso? Eu me sentia impedido. Mas, após a decisão dele de não se candidatar à reeleição, o PSD retomou a discussão. Ainda apontei algumas dificuldades: o partido é novo, faltava tempo de televisão e teríamos que começar tudo do zero, chegando na reta final, quando tem gente falando em candidatura há muito tempo. Ainda assim, o partido insistiu. E isso me deu um entusiasmo muito grande. Uma vez eu briguei para ser candidato e, hoje, Deus permitiu que meu sonho antigo pudesse ser revivido. Vou lutar cada segundo para não deixar esse sonho fugir.
MidiaNews - O senhor diz que foi convencido pelo PSD a disputar. Então, essa tentativa do deputado Walter Rabello de entrar na disputa interna foi na contramão do partido?
Carlos Brito - O partido estabeleceu que, até 30 de maio, quem tivesse interesse em disputar pelo partido, que se apresentasse. Ninguém se apresentou. Por isso, o PSD aprofundou a discussão só comigo e depois veio a anúncio do Walter, que eu recebi com surpresa. Contudo, logo o partido informou que ele estaria impedido porque se filiou depois do prazo legal.
MidiaNews - O senhor acredita na possibilidade de o Galindo ainda mudar de ideia e ser candidato à reeleição?
Carlos Brito - Eu perguntei isso a ele. E ele disse que não, que não considerava essa hipótese. Somente depois disso eu aceitei a discussão com o PSD.
MidiaNews – Não seria mais lógico o prefeito tentar a reeleição?
Carlos Brito - O prefeito implantou um processo de gestão moderna e eficiente; ele deu um rumo a Cuiabá. Só faltou mostrar isso para a sociedade de maneira efeitiva. Por isso, eu pensava que seria justo que ele tivesse um segundo mandato, uma segunda oportunidade para ele mesmo usufruir politicamente das obras e transformações que a cidade terá em razão das medidas impopulares que ele tomou. Mas, apesar das insistências internas, ele decidiu não ser candidato.
MidiaNews – O senhor vai defender a gestão Galindo na sua campanha?
Carlos Brito - Vou defender a gestão acertada, as ações certas. Sem dúvida, houve um equilíbrio gerencial no município, em termos de receita e despesa, e temos uma situação positiva. Fechou-se o exercício de 2011 com superávit. Isso retoma a credibilidade do município. Francisco Galindo viabilizou um rumo para Cuiabá. Temos um problema grave na Saúde, mas as demais áreas encontraram um rumo. Não há porque não avançar nesse sentido de obras e melhorias de serviços. O Poeira Zero vai garantir asfalto a dezenas de bairros, e com o asfalto vem a segurança, a iluminação pública, a melhoria dos valores dos imóveis, são múltiplas as vantagens.
“Se for eleito, serei prefeito durante os quatro anos. Quem pensar que eu sairei está enganado”
MidiaNews - O senhor não teme herdar a rejeição do prefeito?
Carlos Brito - Não. A população não será contra o que é bom pra ela. Dentro desse conjunto de dificuldades, a gente pensa isso também. Mas eu acredito que, em pouco tempo, o Galindo tomou decisões difíceis e impopulares, que deram resultados muito positivos. Como o Poeira Zero, que é custeado pela arrecadação do IPTU reajustado, e a concessão da água e esgoto, que vai se revelar acertada em pouco tempo.
MidiaNews – Quais os maiores gargalos da atual gestão? O que o senhor mudaria se assumisse a Prefeitura?
Carlos Brito - O problema mais grave e crônico é a Saúde Pública, então o grande desafio de qualquer prefeito será esse. A prioridade do PSD será o enfrentamento dessa realidade. Temos que ouvir o usuário, os trabalhadores do sistema. O SUS [Sistema Único de Saúde] é um grande ganho, mas precisa ser revisto. Temos um pronto socorro que é estadual na prática e temos que discutir se constrói um hospital estadual, ou se constrói um novo pronto socorro para Cuiabá e estadualiza de uma vez. Além de mais recursos, é preciso informatizar o atendimento, reforçar as policlínicas, qualificar os funcionários. Há, sim, muitos esforços que foram feitos, mas como a demanda é grande, acaba sufocando os resultados positivos. Esse mesmo pronto socorro tão criticado é que tem salvado vidas todos os dias. Outro grave problema é a infraestrutura; Cuiabá precisa aplicar o plano diretor da cidade.
MidiaNews - O senhor quer o apoio do Galindo. Como enxerga a já anunciada preferência dele por apoiar a candidatura do deputado Guilherme Maluf (PSDB)?
Carlos Brito - Há uma certa naturalidade nisso, o PTB e o PSDB são parceiros de longa data, compuseram a chapa da última eleição. Contudo, o PSD também integra a base de sustentação do prefeito, com três secretarias. Antes de o Galindo anunciar que não seria candidato à reeleição, não havia uma pré-candidatura do PSD. Ao fazer o anúncio e declarar apoio ao Maluf, ele se antecipou e, dentro do cenário posto, ele tinha essa preferência. Nós estávamos respeitando a candidatura do PTB. Então nós não chegamos atrasados, nós tivemos que construir em poucos dias uma situação que não existia. Entendemos que o PTB é um parceiro importante, mas não podemos criar constrangimentos intransponíveis. Esperamos um segundo encontro na semana que vem e ainda temos alto interesse em ter o PTB conosco.
MidiaNews - Ao apoiar o Maluf, o Galindo pode desgastar a imagem dele, se atrelando novamente à imagem do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB)?
Carlos Brito - Eu poderia emitir uma opinião, como assessor do prefeito, há uma semana. Contudo, hoje, como pré-candidato do PSD, não posso interferir. Tenho opinião, mas agora devo respeitar as avaliações de outros partidos.
MidiaNews - Existe a possibilidade do PSD e do PSDB se unirem?
Carlos Brito - Se for possível um entendimento, para termos um outro caminho, não vamos desconsiderar isso. Há um grande respeito pelo projeto de candidatura do doutor Maluf. Mas não temos veto a nenhuma composição. Claro que temos alguns parâmetros, não pode ser de qualquer forma, a qualquer preço. Os compromissos não podem ser maiores que o compromisso com a cidade. Não posso ser tolhido depois por conta de acordos feitos durante a campanha. Às vezes você fala que vai criar secretarias de acordo com as alianças que fez e nem sempre é possível. Contudo, nenhum partido se mantém sozinho. Para administrar a cidade precisamos buscar nomes, perfis, e se vem desse ou daquele partido, precisa estar muito claro desde o começo do processo.
MidiaNews - Quais partidos podem apoiar sua candidatura?
Carlos Brito - O PTB é um caminho, e sei das dificuldades. Mas vamos conversar com todos os partidos que se disponham a esse diálogo, para fazer uma coligação diferente da habitual, não somente com objetivo eleitoral. Teremos no mínimo cinco minutos de TV, mas por uma razão estratégica vamos consolidar isso e somente depois anunciar. O PSD é novo, o número 55 é pouco conhecido. Vai passar a ter uma personalidade política após essa eleição. Contudo, já surgiu com a filiação de grandes lideranças no Estado. O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva; o vice-governador Chico Daltro; deputados federais e estaduais; prefeitos; vereadores. Mas além de forte, precisa ser unido, senão as pessoas deveriam permanecer onde estavam. Nós vamos apresentar uma proposta diferente, para ter um resultado diferenciado. O PSD tem 20 segundos de tempo de TV, e é insuficiente, pois temos outros partidos fortes.
MidiaNews - Em relação ao seu vice, já há algo definido?
Carlos Brito - Em regra, todo partido busca o poder. Na busca de compensação, o cargo do vice sempre é pleiteado. O que eu tenho dito é que, sendo eleito prefeito, o vice precisa ter claro que serei prefeito durante os quatro anos. Quem pensar que eu sairei está enganado, aí quando a gente fala isso, reduz os interessados. Se eleito, serei prefeito cada segundo do mandato, só me afastarei por viagens, doença, algo inesperado.
MidiaNews - Há alguma possibilidade de o senhor abandonar esse projeto de candidatura?
Carlos Brito - Não. É pra valer. Não posso trabalhar com a cabeça de uma composição se, na verdade, estamos determinados a vencer as eleições. Nosso foco é vencer as eleições em Cuiabá.
MidiaNews - E assim, quem sabe, pavimentar o caminho para eleger um governador do PSD em 2014?
Carlos Brito - Isso é uma consequência. Havendo sucesso no projeto, você começa a pensar no segundo, no terceiro. É natural. Pode ser que para 2014 o PSD apresente um nome ou apoie alguém. Se for eleito prefeito, não serei candidato em 2014.
“Eu, graças a Deus, hoje tenho uma cultura de fé. Não adianta a gente cultuar mágoa, ranço, vingança”MidiaNews - O senhor vê o Mauro Mendes (PSB) como favorito?
Carlos Brito - Eu o vejo como um candidato qualificado, com o qual vou concorrer. A política é imprevisível. Já tivemos situações em que candidatos com índice de rejeição altíssima, considerados carta fora do baralho, que foram reeleitos por erros de seus concorrentes. Eu preciso ganhar e é em cima disso que vou trabalhar. Não vou acompanhar os passos dos meus concorrentes. Cada qual tem que apresentar o melhor para a cidade avaliar.
MidiaNews – Com relação ao fim da Agecopa, ficou ainda algum resquício de mágoa ou decepção daquele episódio tumultuado que foi a sua saída e a extinção da agência?
Carlos Brito - Dizer que situações como essa não marcam a vida da gente é também negar o óbvio. Agora, como a gente lida com isso vai de pessoa para pessoa. Eu, graças a Deus, hoje tenho uma cultura de fé, sou evangélico e isso me permite lidar com essas situações sob um outro prisma. O que não nos tira o sentimento. Mas não adianta a gente cultuar mágoa, ranço, vingança. A gente tem que crer que as coisas acontecem no seu tempo e na sua forma. Eu penso que, mais importante que me ater a isso tudo, é olhar as oportunidades que ainda existem, que não são poucas. Mas que, se não tomarmos providências urgentes, elas vão se perder. Então aquilo que veio para ser o um grande evento em nossas vidas, para a cidade, o maior evento do planeta, poderá vir, passar e deixar um legado muito pequeno. Ou resumido. Esses embates, essas situações todas, já deixaram prejuízo. Providências que deveriam ter acontecido há mais tempo e foram postergadas. Atenção demais em um determinado item e de menos nos outros todos.
MidiaNews - O senhor está se referindo à escolha do modelo de transporte VLT [Veículo Leve sobre Trilhos] em detrimento do BRT [Bus Rapid Transit]?
Carlos Brito - Hoje está definido, o governo decidiu. Os municípios são ouvidos, mas na verdade a atribuição é do governo do Estado. São situações postas, você tem que lidar com isso e procurar fazer o melhor possível. O que eu digo é que a questão mobilidade urbana não é só ela, imperiosa. Como diretor de Infraestrutura, a mobilidade era um dos itens importantes para minha diretoria. Mas a Infraestrutura tinha que construir a Arena (Pantanal). Sem a Arena não tinha a Copa do Mundo. E no período que estive, firmei a base para que pudesse dar certo. Havia uma credibilidade contratual. Aquele início foi uma boa raiz. Entendemos que infraestrutura tem outras tônicas: a infraestrutura de atendimento na Saúde, dos outros bairros, de uma série de medidas que precisam acontecer. Segurança, redução dos índices de violência e criminalidade. Não adianta eleger um item e desconsiderar outros. Mas não adianta partir somente para a crítica. Tem que melhorar o diálogo.
MidiaNews - Faltam dois anos para o início da Copa, e o VLT ainda está sendo licitado. Vai dar tempo?
Carlos Brito - Os técnicos apontam dificuldades. Mas nós não podemos torcer contra. O governo tem afiançado publicamente que estará pronto dentro do prazo para a Copa do Mundo. É importante ressaltar que, na questão da mobilidade urbana, a exigência da Fifa é a acessibilidade a determinados locais. Arena, centros de treinamento, rede hoteleira, setor de saúde, aeroporto. Havendo acessibilidade no tempo que é pré-estabelecido, com a segurança necessária, há mobilidade urbana. Mas o que é para ser bom não pode tomar a atenção de outras providências que precisam ser tomadas. Para estar pronta para a Copa do Mundo, a cidade precisa muito mais que isso. Seja VLT, BRT... é isso que estou tentando dizer.
MidiaNews – O prefeito tem que participar mais ativamente desse processo da Copa? O que a Prefeitura pode fazer que não faz?
Carlos Brito - A questão do trânsito, das obras alternativas. Começaram as obras de mobilidade, mas e as várias obras de desbloqueio que foram faladas e não foram executadas? Hoje, as rotas alternativas e desvios acontecem em vias já existentes. A Prefeitura pegou recursos do Poeira Zero e concentrou nessas rotas, fazendo um recapeamento. Porque essas ruas são vias terciárias, que não recebem normalmente um grande fluxo de veículos. As obras precisam ter celeridade, mas essa celeridade não pode comprometer a cidade. A prefeitura tem que estar atenta.
LAÍSE LUCATELLI E ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO - MIDIANEWS


Visite