Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ESTADO TEM 27,3 MIL NOTIFICAÇÕES POR DENGUE; SINOP 3,2 MIL



A Secretaria de Estado de Saúde apontou 27,3 mil notificações por dengue, de janeiro a ontem, em Mato Grosso. Os números divulgados, hoje, mostram que Cuiabá lidera com 9 mil (49 graves), seguida de Sinop, com 3,2 mil (6 graves), Várzea Grande 1,9 mil (27 graves) e Rondonópolis, 668. Das 11 mortes já registradas, 4 foram na capital, duas em Várzea Grande (sob investigação), duas em Sinop, Aripuanã, Sorriso (investigado) e Tangará da Serra (apurado).
No mesmo período do ano passado, Mato Grosso havia contabilizado 6,6 mil notificações da doença, sendo Cuiabá com 937, Várzea Grande 230, Sinop 1,1 mil e Rondonópolis 230 casos.
O Estado continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue . Os municípios prioritários são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da dengue circula nestes demais polos de Saúde.
O MT Laboratório está equipado e preparado para ação que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da dengue(DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).
 Só Notícias/Weverton Correa

MÃE PROCURA FILHA NA ESCOLA E A ENCONTRA EM MATA EM SEXO GRUPAL

Um caso de vadiagem foi registrado pela Polícia Militar de Alta Floresta na tarde de quarta-feira, 6:  dez adolescentes foram apreendidos no bairro Jardim Perimetral, em pleno meio da tarde.  A denúncia chegou através de uma das mães, que desconfiada das atitudes recentes da filha, e após uma ligação, resolveu averiguar se ela estava na escola e se deparou com uma cena lamentável: participava de um ato sexual em grupo. 
 
 “Ela deveria estar estudando, ela estuda à tarde, e uma pessoa me ligou falando que ela não tava na escola, que estava indo pra esse rio da mata, e eu fui procurar ela” - contou a mãe de uma das adolescentes apreendidas.  
 
“A gente recebeu a denúncia por volta das 14 horas, informando que no Jardim Perimetral, aos fundos de um pasto, onde tem um rio, havia alguns jovens que tinham matado aula e estariam praticando ato sexual ali no local. Adolescentes com idades entre 14 e 17 anos, não estavam fazendo o ato, mas no local encontramos varias camisinhas já usadas e as embalagens jogadas”, relatou o tenente Menegotto.
 
A mãe relata que o fato que presenciou na tarde de quarta-feira foi lamentável. Ela disse que confiava na filha e que já não sabe mais como agir com a mesma. “É muito difícil pra uma mãe, porque eu converso muito com ela, procuro sempre esclarecer a mente dela, falar dos perigos, das coisas que podem estar acontecendo”.
 
Os menores foram encaminhados para o Conselho Tutelar, a mãe que denunciou e esteve presente na Central de Operações levou sua filha para casa. “A nossa orientação é que os pais procurem saber se realmente seus filhos estão no colégio no horário de aula, porque dos menores, as meninas, três deveriam estar em sala de aula”, finalizou Tenente Menegotto.
Eliza Gund | de Alta Floresta

EXECUTADO MAIS UM JOVEM DA "LISTA NEGRA" DE MARCADOS PARA MORRER

O jovem Flávio Dias de Araújo, 21, um dos incluidos no "Corredor da Morte" , levou pelo menos seis tiros, dois deles na cabeça. A vítima já tinha três passagens pela Polícia e estaria incluído em uma “lista interminável de marcados para morrer” em Cuiabá e Várzea Grande. O jovem também pode estar envolvido em um estupro, fato que teria agilizado sua eliminação. 

 
Flávio foi morto na noite desta quarta-feira (06), na Rua 2 do bairro Três Barros, região da Grande Morada da Serra, na periferia de Cuiabá. Um homem foi visto fugindo do local de bicicleta após os disparos que mataram Flávio, que morava em outro bairro da mesma região.
 
 O corpo de Flávio Dias foi liberado pela equipe de investigadores da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), chefiada pela delegada Anaíde Barros. Flávio já havia sido preso por crimes de lesão corporal contra mulheres e porte ilegal de arma de fogo.
 
 A Polícia ainda desconhece os motivos de mais uma execução em Cuiabá, mas não descarta que Flávio tenha sido por morto por vingança. “Queima de arquivo” ou “acerto de contas” também são hipóteses investigadas.
José Ribamar Trindade | Redação 24 Horas News 

ADVOGADO É ATROPELADO E MORTO QUANDO TROCAVA PNEU DE CARRO

O advogado Franco Ribeiro Querendo, de 38 anos, vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da OAB-MT, faleceu hoje (7), vítima de um atropelamento próximo ao município de Paranatinga. 
Ele viajava com outros dois advogados em uma estrada vicinal, não pavimentada, quando um dos pneus da caminhonete S-10 que ocupavam furou. 
Os três sinalizaram o local e Franco entrou embaixo do veículo para tentar tirar o pneu estepe, que fica parafusado na parte traseira. 
Como estava difícil para soltar o parafuso, ele pediu aos dois que procurassem uma pedra, ou pedaço de pau, para facilitar na tarefa.
Foi nesse momento que um caminhão, de grande porte, bateu violentamente contra a traseira da S-10.
Os outros dois advogados viram o caminhão se aproximando, em alta velocidade, e ainda tentaram sinalizar e gritaram para o motorista.
Segundo informações, Franco não faleceu no local. Muito ferido, ele foi levado a Paraninga, onde recebeu os primeiros socorros. Minutos depois, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu.
Ele deixou esposa e uma filha. O corpo de Franco, que também era professor universitário e articulista, está sendo transladado de Paranatinga para Cuiabá. 
O velório acontecerá na Capela Jardins, após as 23 horas.
Senador lamenta
O senador Pedro Taques (PDT) lamentou a morte de Franco, que era filiado ao partido. Confira a nota emitida:
"Em nome da direção do PDT em Mato Grosso, o senador Pedro Taques expressa profundo pesar pelo falecimento do advogado Franco Ribeiro Querendo. Filiado ao PDT desde 21 de junho de 1994, Franco integrou a Comissão Executiva de Cuiabá e também a Comissão Executiva Estadual, onde deu suas relevantes constribuições para o crescimento da legenda.
A última atuação partidária aconteceu no sábado passado, dia 2 de junho, quando ministrou uma palestra sobre legislação eleitoral para os pré-candidatos do PDT em Cuiabá.
O senador Pedro Taques solidariza-se com a dor dos familiares, amigos e de todos os colegas que conviveram profissionalmente com o advogado e militante."
Da redação midianews

CAVENDISH, O GENEROSO, MAGOOU



senador Demóstenes Torres (GO-sem partido) operava em favor da Delta junto com o bicheiro Carlinhos Cachoeira e o diretor da empreiteira no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, certo? Assim ficou demonstrado em centenas de telefonemas grampeados pela Polícia Federal de 2007 para cá. Quer uma novidade?
O que não se sabia até agora é que Demóstenes também fazia lobby pela Delta em dobradinha com o próprio ex-presidente da empresa, Fernando Cavendish. Foi o que revelou o ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Luiz Antônio Pagot, em entrevista à IstoÉ.
A ser verdade o que ele disse, o esquema da Delta com Demóstenes e Cachoeira não se limitava, portanto, aos interesses da empresa no Centro-Oeste via o diretor Cláudio Abreu. Por mais que tenha negado, Cavendish em pessoa, o primeiro amigo do governador Sérgio Cabral, do Rio, participava.
Com sua inconfidência, que não mereceu destaque na revista nem nos jornais do último fim de semana, Pagot detonou o principal argumento dos advogados de defesa da Delta e de Cavendish, que lutam nos tribunais para circunscrever o escândalo Delta/Demóstenes/Cachoeira às operações da empresa no Centro-Oeste.
Acusada de usar empresas-laranja de Cachoeira para irrigar seu esquema de malfeitos, a empresa recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), empenhada em tentar barrar a quebra de seus sigilos bancário, fiscal e telefônico, aprovada pela CPI.
No mandado de segurança, os advogados da Delta alegam que o elo entre a turma de Cachoeira e a construtora se limitaria ao ex-diretor Cláudio Abreu, da filial do Centro-Oeste, e que não haveria razão para quebrar o sigilo dos dados nacionais da empresa.
Ora, o que fazia, então, o ex-presidente da empresa, Fernando Cavendish, em companhia do diretor Cláudio Abreu, no jantar na casa de Demóstenes, durante o qual o senador fez lobby junto ao convidado de honra, o ex-diretor-geral do DNIT, para “carimbar” obras públicas e destiná-las à Delta?
Eis o trecho da entrevista de Pagot à IstoÉ:
É verdade que o senador Demóstenes o convidou para um jantar com executivos da Delta?
Sim. Ele preparou todo o jogo de cena. Primeiro, me convidou para jantar com a família. Num segundo jantar, cheguei lá e estavam os caras da Delta, o Cláudio Abreu e o Fernando Cavendish.
E o que conversaram?
Ao final do jantar, Demóstenes me convidou para conversarmos em uma sala separada. Só eu e ele. Disse: “Olha, Pagot, estou com dívidas com a Delta e precisava carimbar alguma obra para poder retribuir o favor que a Delta fez para mim na campanha.” Eu disse que não tem como o diretor-geral do DNIT ir no mercado pedir obra para a Delta. Quando me despedi de todos, o Cláudio Abreu nem me deu conversa.
Aqui, trechos do mandado de segurança dos advogados da Delta impetrado junto ao STF:
• “A citação de reportagens jornalísticas sobre o suposto crescimento financeiro da empresa Delta, por si só, não é fundamento para se devassar as ligações telefônicas efetivadas pelos 30 mil funcionários”.
• “Os requerimentos de quebra de sigilo informam que o objeto da apuração são as relações de Carlos Cachoeira com o ex-diretor da região Centro-Oeste, não existindo nenhum indício de ilicitudes praticadas em âmbito nacional. A instauração da própria CPI é restrita ao propósito de averiguação dos atos de Carlos Cachoeira e pessoas de seu relacionamento.”
O pedido de devassa nos dados nacionais da Delta, aprovado pela CPI, abrange o período de 2002 até hoje.
Em seu depoimento à CPI, o delegado da Polícia Federal Matheus Mela Rodrigues disse que a construtora Delta teria se beneficiado de contratos por meio de ligações de seus diretores com Cachoeira.
Em troca, a Delta transferiu R$ 39 milhões para três empresas – JR, Brava e Alberto&Pantoja – usadas por Cachoeira para lavagem de dinheiro e remessa de divisas a paraísos fiscais no Caribe.
O mandado de segurança da Delta foi negado pelo STF na tarde da última segunda-feira.
A essa altura, se arrependimento matasse, estariam mortos os membros da CPI que cederam às pressões e quebraram o sigilo das contas nacionais da Delta. Não se faz uma coisa dessas com a empreiteira mais permeável a pedidos de políticos em dificuldades.
Dizem na CPI que Cavendish anda muito aborrecido. E que não se cansa de repetir: “Dei R$ 100 milhões para a campanha de muita gente em 2010, inclusive a da moça. Espero que me defendam”.
Por: Ricardo Noblat

CAB CUIABÁ: CHUPEM ESSA MANGA, SENHORES VEREADORES





Os vereadores de Cuiabá podem reclamar, aprovar moção de repúdio e o que mais quiseram, mas a CAB vai administrar a concessão da forma que bem entender. É isto que ficou claro na última quinta-feira,31, quando vereadores se reuniram com o diretor-geral da CAB Ambiental, Ítalo Joffily. Ele chegou a mandar os vereadores ligarem para o 0800 646 0115 caso tivessem reclamações a registrar.
Nesta terça-feira,6, os vereadores aprovaram por unanimidade Moção de Repúdio contra o diretor-geral da concessionária de serviços de saneamento.A iniciativa foi da vereadora e primeira-secretária Lueci Ramos.
Lueci chegou a procurar o prefeito Chico Galindo para se queixar da “falta de respeito” de Joffily. Segundo a assessoria da Câmara o prefeito apoiou a iniciativa de apresentar Moção de Repúdio.
Vale lembrar que Lueci Ramos votou a favor da concessão dos serviços de saneamento da capital. O projeto partiu dome executivo e deu muito que falar. Apesar dos questionamentos da imprensa e de entidades sindicais, a concessão foi aprovada em sessão que foi inclusive contestada judicialmente. Mas venceu o lado mais forte, o lado do acordão político.
No entanto, esqueceram-se os senhores vereadores que gestão privada não admite ingerência política. Muitos que criticaram a concessão sabiam disso e previram que o resultado seria este.
Ao prefeito e vereadores não resta alternativa a não ser chupar esta manga.
Cícero Henrique

CUSTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL FICA 7,5% MAIS CARO EM MATO GROSSO



Construir em Mato Grosso ficou 7,2% mais caro em maio deste ano em relação a igual mês do ano passado. De acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), o valor no Estado ficou em R$ 818,95 (metro quadrado) no mês passado, enquanto no mesmo período de 2011 era de R$ 763, 52. Na prática, a diferença foi puxada basicamente pela mão de obra atualmente escassa em Mato Grosso devido ao volume de obras em andamento.
No custo nacional da construção também houve majoração saindo de R$ 790,90 em maio do ano passado para R$ 830,28 em 2012, alta de 4,9%. Apesar desse percentual ser menor que o registrado em Mato Grosso, o valor gasto para construir no país ainda está R$ 11,33 mais caro. Conforme os dados, do custo nacional da construção, por metro quadrado, são R$ 446,56 relativos aos materiais e R$ 383,72 à mão de obra.
Quem conhece bem essa situação na prática é o mestre de obras Pedro Rossa. Com a experiência de quem atua há 40 anos na construção civil, alerta as pessoas que vão construir que divergências entre o orçamento inicial e a obra pronta são comuns. "As alterações no preço final sempre acontecem em qualquer obra e nunca fica mais barato do que o planejado. Sempre passa". Ele afirma que um simples atraso ocasionado por uma semana chuvosa pode pode acarretar pequenos prejuízos e prejudicar o andamento da obra. Exemplifica que nesse período os materiais podem sofrer reajustes ou mesmo estar em falta no mercado e quando o comerciante faz nova compra o reajuste vem junto. 
Atualmente Pedro Rossa também está com obras em ca- sa. Está ampliando o imóvel com a construção de uma área aberta para adequar ao projeto inicial. A diferença é que não precisou fazer orçamento e nem vai pagar mais caro, pois não precisa gastar pedreiro. "Estou economizando na mão de obrae também nos materiais".
Pesquisa - Resultados são produzidos pelo IBGE destacando- se custos do metro quadrado de construção para projetos residenciais e comerciais segundo 4 pa- drões de acabamento.
 A Gazeta



GREVE NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS SEGUE SEM PREVISÃO DE NEGOCIAÇÃO


 
A greve dos professores das universidades federais já completou mais de 20 dias com adesão de profissionais de 51 instituições. Mas ainda não há previsão para o fim da paralisação, já que, desde que a greve foi decretada, não houve nenhuma reunião de negociação entre a categoria e o Ministério do Planejamento. Na terça-feira (5), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reuniu-se com o comando de greve e informou que uma nova reunião será feita na próxima semana, mas o encontro ainda não foi marcado, segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).

Após a Marcha Unificada dos Servidores Públicos que reuniu diversas categorias em Brasília no início da semana, membros dos sindicatos se encontram com o secretário executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Valter Silva. Mas, segundo Aloisio Porto, do Comando de Greve do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior ( Andes), não foi feita nenhuma nova proposta. "O MEC chamou a gente para conversar, mas por causa da pressão. Eles ainda não têm uma proposta concreta", disse o líder sindical.

A principal reivindicação dos docentes é a revisão do plano de carreira. Em acordo firmado no ano passado, o governo prometeu um reajuste de 4%, a incorporação de parte das gratificações e a revisão do plano para 2013. Os dois primeiros pontos já foram atendidos, mas não houve avanço na revisão da carreira. O Ministério da Educação considera a greve precipitada, já que, na avaliação de Mercadante, há tempo suficiente de reformular a carreira antes que seja fechado o Projeto de Lei Orçamentária para 2013, o que ocorrerá até 31 de agosto.
Agência Brasil

ESCOLAS ESTADUAIS PARTICIPAM DE PROJETO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DE MT




A Orquestra Sinfônica de Mato Grosso realiza, a partir do mês de junho, o Projeto “Oficina e Capacitação em Música de Concerto” com 31 escolas, das redes estadual, municipal e do setor privado. O trabalho reunirá professores de diferentes disciplinas das unidades escolares, com o intuído de aprofundar o conhecimento musical dos educadores e estudantes selecionados.
O projeto será realizado em duas etapas. A primeira reunirá professores em uma oficina didática, marcada para o período de 12 a 14 de junho, no Palácio da Instrução. Na segunda, serão realizados Concertos Didáticos, de 7 a 16 de agosto, com os estudantes que irão assistir as apresentações no Cine Teatro e Sesc Arsenal, em Cuiabá, com o tema “História do Soldado”.
A Coordenadoria de Projetos Educativos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é parceira responsável por desenvolver os projetos musicais nas escolas. Para a Coordenadora, professora Janaina Pereira Monteiro, o trabalho da Orquestra Sinfônica é de extrema importância na construção do conhecimento do educando.
Entre as escolas estaduais contempladas pelo projeto estão: José Leite de Moraes; Heroclito Leoncio Monteiro; Mercedes de Paula Soda; Deputado Salin Nadaf; Dom Bosco; João Brienne Camargo; Padre Antonio Epaminondas; Governador Julio Struing Muller, de Várzea Grande. Também participarão do projeto as escolas Policia Militar Tiradentes, Barao de Melgaco, Dunga Rodrigues; Professor Antonio Epaminondas e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Antonio Cesario de Figueiredo Neto, de Cuiabá.
24 Horas News

ONDA DE FRIO INTENSA ATINGE MATO GROSSO NOS PRÓXIMOS DIAS


O Centro de Monitoramento de Riscos e Desastres (CMRD) "Dr. Domingos Iglesias Valério", vinculado à Superintendência da Defesa Civil, emitiu nesta quarta-feira, 6, um alerta sobre a intensa onda de frio que chega a Mato Grosso nos próximos dois dias.  Segundo os especialista, a situação é de alerta. 



Nesta quinta-feira, 7,  o ar frio avançará pelo oeste e sul da região amazônica, provocando o evento de friagem com temperatura mínima por volta de 9°C na região do alto Paraguai, em Mato Grosso.  A máxima não passará dos 14°C na região de Cuiabá, baixada cuiabana e alto Paraguai. 
No nordeste do Mato Grosso, ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde e o sol predomina. Nas demais áreas, o dia é de muitas nuvens, pouco sol e chuva no decorrer do dia.
Na sexta-feira, dia 8, a máxima não passará dos 18º C no alto Paraguai, e na Região Metropolitana de Cuiabá. 
A partir de sábado, 9, a temperatura deverá entrar em elevação. Em Cuiabá, segundo o Climatempo, a mínima deverá ser de 13ºC e maxima va a 25ºC no decorrer do die e mínima de 17ºC. Ja na segunda-feira, os termômetros atingirão a casa dos 28ºC. 

 24 Horas Newsa. 

TERMÔMETROS MARCAM 13 GRAUS EM CUIABÁ: CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO COMPLETA PARA O FIM DE SEMANA



Foto: reprodução
Termômetros marcam 13 graus em Cuiabá; confira a previsão do tempo completa para o fim de semana
Cuiabá amanheceu gelada nesta quinta-feira (7) de feriado sobre garoa intensa. Por volta oito horas da manhã os termômetros marcavam 13 graus.

Quem pretende sair de casa deve fazê-lo bem agasalhado, já que a temperatura máxima prevista para hoje é de 16 graus, pancadas de chuva a qualquer momento do dia e ainda garoa fina constantemente.

Em Cuiabá a temperatura permanece baixa até sábado. No domingo o clima começa a esquentar novamente. Para sexta sexta-feira (8) a previsão é de tempo aberto com mínima de 14 graus e máxima de 22.

No sábado o sol aparece entre nuvens e a temperatura mínima prevista é de 17 graus e a máxima de 25. Para quem subiu a serra e foi aproveitar o feriado em Chapada dos Guimarães deve enfrentar temperaturas semelhantes ás previstas para a capital.
Olhardireto da Redação - Laura Petraglia

quarta-feira, 6 de junho de 2012

CONTRIBUINTES PODEM CONSULTAR RESTITUIÇÃO E CPF POR MEIO DE CELULARES E TABLETS


A partir de hoje (6), contribuintes com smartphones (celulares capazes de rodar programas) e tablets (computadores em forma de prancheta) podem consultar a situação do CPF e verificar a restituição do Imposto de Renda. A Receita Federal lançou aplicativo com esses serviços para os sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, da Google.
 
Desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais App Store (integrada ao sistema operacional do smartphone ou tablet), da Apple, e Google Play, da Google.
 
Nessa primeira versão do programa, a Receita oferecerá quatro serviços: consulta às restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física desde 1999; verificação do CPF; orientação sobre a restituição, com respostas às principais perguntas sobre o ressarcimento aos contribuintes; e avaliação do aplicativo.
 
De acordo com a secretária adjunta da Receita Federal, Zayda Manatta, a nova ferramenta aumentará a interação entre o Fisco e o contribuinte. “A Receita está sempre buscando aprimorar as relações com o contribuinte, oferecendo novos serviços e novas comodidades para que ele possa interagir cada vez mais com a instituição”, declarou.
 
Segundo Zayda Manatta, a Receita pretende ampliar os serviços oferecidos por meio de dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
Agência Brasil

IPVA DE PLACA FINAL 0 COM DESCONTO DE 5% DEVE SER PAGO ATÉ SEGUNDA-FEIRA


Como em anos anteriores, junho é o mês de vencimento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de carros com placas final 0 (zero) em Mato Grosso. Entretanto, no exercício de 2012, os descontos no respectivo valor variam conforme a data da efetivação do pagamento no mês de vencimento.
 
Assim, quem possui veículos com placas final 0 tem até segunda-feira (11.06) para efetuar o pagamento à vista com desconto de 5%. De 12 a 20 de junho, o contribuinte poderá efetuar pagamento em cota única com desconto menor, de 3%.
 
De 21 a 29 de junho, o contribuinte poderá optar pelo recolhimento integral ou parcelado (em até três vezes), mas sem desconto. No caso da opção pelo parcelamento, a primeira cota deverá ser quitada até dia 29 de junho. Após o dia 29, o IPVA deverá ser pago integral com acréscimos legais (correção monetária, juros e multas). 
 
COMO PAGAR
 
O Documento de Arrecadação (DAR-1/AUT), com o valor para pagamento do imposto, pode ser emitido pelo próprio contribuinte no portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.sefaz.mt.gov.br), no menu IPVA (lateral esquerda da página). 
 
O contribuinte também pode retirar o DAR-1/AUT para recolhimento do IPVA nas unidades informatizadas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT). Nos municípios onde não houver unidade do Detran ou, se houver e a unidade não for informatizada, o contribuinte pode se dirigir à Agência Fazendária do seu domicílio fiscal para retirar o DAR-1/AUT.
 
Entretanto, se o contribuinte emitir o DAR pela internet, a taxa de serviços estaduais é R$ 4,62. Caso opte por retirar o documento no Detran ou nas Agências Fazendárias, a taxa é R$ 23,13.
 
ONDE PAGAR
 
Os pagamentos relativos ao IPVA, qualquer que seja sua modalidade ou exercício de referência, podem ser efetuados mediante a apresentação do DAR nas instituições financeiras credenciadas. O veículo em atraso do IPVA não pode ser licenciado.
 
O calendário de vencimento do IPVA 2012 termina neste mês. Em janeiro venceu o prazo pagamento do imposto de veículos de placas final 1; em fevereiro, de finais 2 e 3; em março, de 4 e 5; em abril, de finais 6 e 7; e em maio, de finais 8 e 9.
 
A tabela com os valores médios de mercado de veículos para efeitos de apuração da base de cálculo do IPVA, o calendário de pagamento e outras informações relativas ao imposto para o exercício de 2012 estão disponíveis na Portaria n. 340/2011-Sefaz.
Redação 24 Horas News

BOLSISTA DO PROUNI PODERÁ RECEBER AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 3112/12, da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), que beneficia o estudante de bolsa integral do Programa Universidade para Todos (Prouni) com o auxílio-alimentação. A proposta altera a Lei 11.180/05, incluindo parágrafo que prevê o benefício.
Segundo a autora, o estudante gasta muito com alimentação, que geralmente é feita fora de casa, no próprio ambiente acadêmico ou nas suas proximidades.
 
O parlamentar argumenta que os recursos recebidos por estudantes em cursos de tempo integral são destinados a uma grande variedade de despesas, como material didático e transporte. “A proposição pretende assegurar auxílio-alimentação para todos os detentores de bolsa integral, partindo do princípio de que são esses os estudantes economicamente mais carentes”, afirma.
Agência Câmara de Notícia

MEC ANUNCIA IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA COM 100 VAGAS EM MT

O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, anunciou a criação do curso de medicina nos municípios de Sinop e Rondonópolis. Ao todo Mato Grosso receberá 100 vagas que serão distribuídas nos campi da UFMT. A previsão é que até o final de 2013 todas as vagas já devem estar implantadas.
O Estado faz parte do programa de expansão do governo federal que pretende ampliar a oferta do curso de medicina no país. Segundo Mercadante a qualidade na ampliação do número de vagas será acompanhada pelo governo federal. “Não estamos com pressa, queremos fazer bem feito”, disse.
De acordo com a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavalli Neder, o anúncio feito pelo ministro é o resultado de anos de trabalho em parceria com o deputado federal Wellington Fagundes (PR). “Na última reunião que tivemos no Ministério, o secretário de educação superior, Amaro Lins, informou que o órgão realizava em todo o país um estudo sobre a demanda de atendimento e quantidade de cursos de medicina existentes em cada região. Acredito que foi aí que eles perceberam a carência que Mato Grosso possui”.
O próximo passo da UFMT é organizar os projetos pedagógicos e fazer o levantamento das necessidades da instituição em relação à estrutura de laboratórios, biblioteca e contratação de corpo docente. Somente com esse levantamento em mãos será definido quando deve acontecer o primeiro vestibular nessas instituições.
Logo depois do anúncio, Fagundes usou a tribuna da Câmara dos Deputados para informar a bancada de Mato Grosso sobre a implementação do curso. “Esta é uma grande conquista para o Estado, que conta hoje com 1,1 médico a cada mil habitantes, enquanto o Distrito Federal conta com 3,7.  Este é um projeto importante que precisava sair do papel”.
MEC anuncia implantação do curso de Medicina com 100 vagas em MT
de Brasília

DEPUTADOS PRESSIONAM E GOVERNO TAPARÁ BURACOS NA REGIÃO DE MT


Os deputados estaduais Ezequiel Fonseca (PP), Airton Português (PSD) e Antônio Azambuja (PP), que representam a região oeste de Mato Grosso, reivindicaram do governo estadual uma medida emergencial para providenciar uma operação tapa buraco nas MTs 175 e 248 do Cacho até o município de Jauru, e no trecho do Caramujo até Salto do Céu na MT-170. Eles se reuniram com o governador, o secretário adjunto de transportes da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), Alaor Alvelos Zeferino, e o superintendente de Obras de Transportes, Zenildo de Castro para definir o trabalho de tapa buracos.
"Os municípios que interligam estas rodovias (MTs 170, 175 e 248) passam por dificuldades diante da precariedade do asfalto, a operação tapa buraco é a alternativa mais viável para o momento. Um dos fatores que mais me preocupa são os graves acidentes registrados nestas rodovias, vamos cobrar quantas vezes for preciso para que a população seja atendida através das nossas reivindicações junto ao governo e secretarias", declarou o deputado Ezequiel.
Foi confirmada a construção do trevo do Sonho Azul e que, no dia 11 de junho, será lançada outra ordem de serviço para asfalto do trecho que liga Araputanga até Cachoeirinha.
assessoria

segunda-feira, 4 de junho de 2012

FALECEU HOJE EM PEIXOTO DE AZEVEDO O ESCRITOR E JORNALISTA VARGAS DELUZOR PONTES


Foto por:

Faleceu hoje,  (04/06/2012), às 19:30 hs, em Peixoto de Azevedo o Escritor e Jornalista Vargas Deluzor Pontes, vítima de um enfarte fulminante. Vargas, ou o Sombra, como era conhecido de muitos, pelo seu trabalho jornalistico, quando assinava uma coluna com este pseudônimo, tinha muitos amigos  e algumas pessoas que não aceitavam as suas críticas, críticas estas às vezes contudentes, mas sempre pautadas no princípio da ética e da verdade.
Tivemos uma convivência de mais de trinta anos, e uma amizade pautada no respeito e consideração, procurando levar a notícia, através do jornal Vale do Peixoto, quando ele como fotógrafo, procurava sempre os ângulos que viesse a ilustrar a matéria.
Um grande companheiro, nas horas tristes e nas horas alegres, além de ter sido um dos grandes fotógrafos do Centro Oeste, com atuação em Goiás e Mato Grosso e Sudeste do Pará, e posteriormente como jornalista, com atuação em Peixoto de Azevedo e Região.
No seu livro na Trilha do Ouro ele soube muito bem contar a história da corrida do ouro, que aconteceu em Peixoto de Azevedo com a saga garimpeira na busca do precioso metal.
Do seu livro na Trilha do Ouro uma de suas mensagens:
Encerramento
"As lides diárias de um escritor, realatam o presente, voltam ao passado e imaginam o futuro em obras reais ou ficção, cada qual, com seu estilo e característica própria". "Alia-se à sua forma de expressar, a sua experiência de vida e o conhecimento e a vivência em alguns casos, daquilo que vai publicar".
Quando se trata de uma obra histórica, o critério a ser adotado pelo autor é mais rigoroso, referente  aos detalhes, é também mais dificil devido as formas de elaboração, das maneiras que vão ser colocados os acontecimentos, muitos dos quais, para ele repassados por outrem...
"É por isto e muito mais, que, ao editarmos esta obra, nos sentimos lisongeados e orgulhosos de podermos somar e participar de alguma maneira, com este município, com esta terra que Veio do Ouro".
Obrigado a todos!! Estas são suas palavras ao final do livro na TRILHA DO OURO, segunda edição.
Que O SENHOR DEUS O TENHA NA VIDA ETERNA.
(Bentinho - e-mail : fd.bentinho@uol.com.br

PROGRAMAÇÃO OFICIAL DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE TEM INÍCIO NESTA TERÇA FEIRA


Com uma mudança de local, agora no Auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e não mais no Salão Nobre Secretário Cloves Vettorato/Auditório Ponce de Arruda -, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), dá início nesta terça-feira (05.06) às comemorações oficiais pelo Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia – dia 06 de junho. Nesta oitava edição da Semana do Meio Ambiente, as discussões irão focar o tema Sustentabilidade.
As comemorações pela data tiveram início na última sexta-feira (01.06) com uma exposição e comercialização de trabalhos artesanais provenientes de reciclagem e exposição dos trabalhos do Lar da Criança, com o tema Educação Ambiental, realizado na Escola dos Servidores. No sábado (02.06), no Parque Estadual Mãe Bonifácia aconteceram passeio ciclístico, caminhada e plantio de mudas dentro da programação coordenada pela Corregedoria Geral da Justiça.
Também no sábado foram realizadas atividades recreativas para o público infanto juvenil, no Parque Estadual Mãe Bonifácia e no domingo (03.06), no mesmo local, foi apresentada uma peça teatral pela equipe do Juizado Volante Ambiental (Juvam) com participação da Associação Voz Animal (AVA).
Nesta segunda-feira (04.06), pela manhã, aconteceu a entrega de móveis confeccionados com madeira ilegal, doação de pescado irregular e nova apresentação de teatro com a equipe do Juvam, no Lar da Criança.
No período da tarde, na sede do Juizado Especial Criminal (Jecrim), acontecem oficinas e no Lar da Criança, um sessão de cinema com o tema Educação Ambiental.
Na terça, no Auditório da AMM, acontece uma Mostra de Fotografias com o tema “O Meio Ambiente de Mato Grosso sob a ótica dos servidores da Sema”. Logo depois acontece a abertura oficial da programação com apresentação dos termos do Pacto da Amazônia Legal, documento que será apresentado durante a Conferencia das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece de 11 a 24 de junho, no Rio de Janeiro.
Durante a abertura oficial da programação será assinado o Termo de Cooperação Técnica para Descentralização da Gestão Ambiental em cumprimento a Lei Complementar nº140/2011; o Lançamento do Equipamento ERPCI – 150: Equipamento para Reciclagem de Placas de Circuito Impresso e a entrega de veículos para as Unidades de Conservação – Parques Estaduais do Cristalino (Novo Mundo e Alta Floresta), do Quineira (Chapada dos Guimarães), do Igarapés do Juruena (Cotriguaçu e Colniza) como Compensação Ambiental da Linha de Transmissão HE Dardanelos/Juína.
Na agenda cultural acontece o lançamento da publicação “Ninhais do Pantanal Mato-grossense – Guia de Conservação dos Viveiros Naturais de Aves Aquáticas”, resultado do trabalho de monitoramento de aves no Pantanal de Mato Grosso, produzido pela equipe da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Superintendência de Biodiversidade da Sema.
Ainda no período da manhã, acontecem duas palestras com o tema Sustentabilidade. A primeira, Cidades Sustentáveis com o coordenador de Divulgação do Programa Cidades Sustentáveis, George Winnik, e a segunda, Sustentabilidade nas Micros e Médias Empresas com o diretor-superintendente do Sebrae/MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro. E à tarde, a partir das 14h30, uma mesa redonda reunirá várias autoridades para discutir o tema, Sustentabilidade.
Para saber mais informações e a programação completa do evento acesse o portal da Sema, www.sema.mt.gov.br/Destaques.
Redação 24 Horas News
 

PREVISÃO INDICA QUEDA BRUSCA DE TEMPERATURA PARA 12 GRAUS NA SEXTA


Junho, festas juninas, quentão. A temperatura vai cair em Cuiabá – uma das cidades mais calorentas do pais - a partir da tarde desta segunda-feira, 4. Na madrugada de sexta-feira, a previsão é de que os termômetros marquem 12º C, combatendo o período de forte calor – que agora vem acompanhado de estiagem, mais seco. A queda total girará em torno de 21º. Refugio dos cuiabanos, a previsão em Chapada dos Guimarães é de que a temperatura atinja a casa dos 9º C.
A máxima prevista nesta segunda-feira em Cuiabá é de 33º. Existe a possibilidade de chuvas no final da tarde e começo da noite. Há grandes formações na região Sul da cidade e trovoadas. No norte de Mato Grosso, o dia é de chuva e alguns períodos de sol. Nas outras áreas da Região, o predomínio é de tempo aberto e acontecem pancadas de chuva à tarde.
De acordo com o Climatempo, um dos informativos especializados em meteorologia, a previsão para esta semana, a rigor, é de que o tempo permaneça chuvoso até quinta-feira. Na quarta-feira, em Cuiabá, devendo permanecer assim, tempo chuvoso, nos três períodos de terça-feira, 5.
O avanço de uma frente fria derruba a temperatura em Mato Grosso do Sul e no centro-sul de Mato Grosso nesta terça-feira. O predomínio é de céu nublado e chuva no decorrer do dia nessas áreas. No leste matogrossense, o sol ainda aparece forte, mas a partir da tarde ocorrem algumas pancadas de chuva. Nas outras áreas de Mato Grosso, a umidade aumenta bastante e o dia é de muitas nuvens e chuva a qualquer hora.
Até sexta-feira, ocorrerá a presença de uma massa de ar polar, que deixará a manhã de sexta-feira gelada também no oeste de Mato Grosso. Em Cáceres, a previsão é de que a mínima chegue a 11º C. Segundo o instituto, a sexta-feira será de muita nebulosidade e períodos de chuva, o sol aparece mais forte no norte matogrossense.
Redação 24 Horas News

CARAVANO CURURU E SIRIRI INICIA VISITA AOS GRUPOS TRADICIONAIS DA BAIXADA


Começou na última semana mais uma etapa da “Caravana Cururu e Siriri”, onde membros da Federação Mato-grossense das Associações e Grupos de Cururu e Siriri junto com o Pontão da Viola de Cocho visitam os quintais dos grupos tradicionais da Baixada Cuiabana. A iniciativa faz parte dos preparativos para o 11º Festival de Cururu e Siriri, que acontecerá em setembro.
Na sexta-feira (01.06), quatro grupos de siriri de Santo Antônio de Leverger receberam a visita da caravana. O primeiro a ser visitado foi o grupo infantil Girassol. Na sequência, o grupo Alecrim do Campo recebeu a Caravana, que também esteve com os integrantes do Bico de Prata e Vitória Régia do Pantanal. No dia 02, os grupos visitados foram o Renovação Infantil e Jovem, Melhor Idade, Flor de Laranjeira, Flor do Pantanal e Renascer do Valo Verde.
Na oportunidade, os membros da Federação orientaram os dançarinos e coordenadores sobre os quesitos avaliados nas seletivas dos polos para o Festival. “Após essas visitas aos quintais de siriri, estaremos realizando as seletivas a partir do dia 15 de junho. No Festival, são selecionados 20 grupos adultos, sendo dois por cada polo e os outros 12 por índice técnico”, explicou a presidente da Federação Mato-grossense das Associações e Siriri de Cururu e Siriri e Coordenadora do Pontão da Viola de Cocho, Terezinha Quilombola.
Em Mato Grosso existem 48 grupos de siriri e oito associações de cururu. Dentro dos preparativos do Festival, a Federação ofereceu o Seminário de Cururu e Siriri no mês passado. Agora, segue com as visitas aos quintais e, na sequência, iniciam as seletivas. “Para participar do Festival, o grupo tem que ser registrado em cartório, possuir CNPJ e estar filiado a Federação, no mínimo há dois anos. Além do que, é imprescindível ter participado do seminário”, afirmou Terezinha.
A caravana ainda visitará os grupos de siriri de Nobres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Cáceres, Barão de Melgaço, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Mimoso,São Pedro de Joselândia, Cuiabá e Chapada dos Guimarães.
Redação 24 Horas News

INAUGURADA PRIMEIRA ETAPA DO HOSPITAL LIONS DA VISÃO EM MATO GROSSO



A 1ª etapa do Hospital do Instituto Lions da Visão, no Centro Político Administrativo, próximo ao Hospital de Câncer, foi inaugurada no final de semana. Tem quatro blocos (dois estão prontos) e será a maior unidade oftalmológica filantrópica da América Latina. Os outros dois estão com 80% das obras concluídas. O presidente do Instituto Lions da Visão, Whady Lacerda, destacou que a entidade fez uma opção social de atender tão somente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), onde os pacientes pagam apenas uma consulta no valor de R$ 10. "Em todo o estado fala-se em caos na saúde, mas não falam de problemas de oftalmologia", ratificou.
O presidente internacional, CL Wing-Kun Tam, que reside em Hong Kong, China, prestigiou a solenidade. Para ele, todos têm um sonho e há dois tipos de sonhadores. O da noite que acorda pela manhã e não se lembra do que sonhou e depois, à noite, sonha novamente. E os do dia, em que todos os dias têm o mesmo sonho. Segundo ele, para que este sonho seja verdadeiro é preciso de ação. E fazer esse sonho tornar-se realidade é necessário acreditar, o que requer coragem.
O presidente da Assembleia, José Riva, lembrou que os deputados colaboraram para obra destinando emendas ao orçamento do Estado de R$ 1,47 milhão. "O Lions contribui de forma significativa na área oftalmológica do nosso estado, sendo responsável por 60% dos atendimentos. Tivemos campanhas feitas pelo Lions em Juara, minha cidade, que foram muito boas. E o que aconteceu, aqui, hoje é pouco perto do desafio no futuro, pois as ações de atendimentos oftalmológicos já são referência", declarou.
O diretor internacional do Lions Club, Edison Karnopp também agradeceu a participação de todos que contribuíram com a obra, concluída em um curto prazo. "As obras foram iniciadas em dezembro de 2010. Mas, o nosso grande desafio ainda está por vir, pois é preciso dar continuidade às ações, com manutenção e equipamentos", lembrou.
O governador Silval Barbosa reiterou os agradecimentos aos membros do Lions por tudo que eles têm feito pelos mais carentes. Destacou algumas ações na área da Saúde, como a assinatura de convênio junto ao Hospital de Câncer; inauguração em breve do Hospital de Sinop; a retomada das obras do Hospital Central e a contribuição com 50% dos recursos para a reforma e ampliação do hospital universitário. "Como leão me sinto no compromisso de ver o sonho realizado. Não só construir, mas equipar. E tudo que for possível, vamos fazer convênio com o Lions", concluiu Silval.
Só Notícias com Sandra Costa

FUMACÊ COMEÇA A SER APLICADO NOS BAIRROS CONTRA DENGUE


Diversos bairros começam a receber o fumacê contra a dengue, hoje, em Cuiabá. A medida foi anunciada pelo secretário municipal de Saúde, Lamartine Godoy. Levantamento aponta que mais de 8 mil casos da doença foram registradas na capital, até maio.

Seis veículos, cedidos pelo Ministério da Saúde, atuarão no fumacê. Os bairros Parque Cuiabá, Tijucal, Lixeira, Porto, Pedra 90, Jardim Vitória, Parque Atalaia, Dom Aquino, Pedregal, Jardim Florianópolis, Paraíso I e II, Colorado, Ribeirão do Lipa, Despraiado, Altos da Boa Vista, São Matheus, Praeirinho e Bela Marina são algumas das comunidades que receberão o serviço.

O carro do fumacê deve passar em cada um dos bairros por pelo menos 3 vezes das 18h às 22h. Os trabalhos continuam até a próxima sexta-feira (8).
Gazeta Digital

sexta-feira, 1 de junho de 2012

MATANÇA; DUAS CIDADES MARCADAS PELA VIOLÊNCIA, MEDO E PÂNICO


 

O mapa da violência aponta para números absurdos de assassinatos: homicídios e latrocínios em apenas duas cidades, cuja população vive cercada de medo e pânico
Cinco meses, ou 152 dias, 158 assassinatos na Grande Cuiabá – mais de um por dia. Sendo 148 homicídios e dez latrocínios: roubos seguidos de morte. A Capital registrou 96 crimes contra a vida nestes primeiro cinco meses - até às 15 horas desta quinta-feira (31) -, e Várzea Grande registrou 52 homicídios. Neste mesmo período os bandidos mataram duas pessoas honestas e trabalhadoras em Cuiabá, os bandidos mataram outras oito pessoas inocentes em assaltos em Várzea Grande. O medo e o pânico tomam conta da população de todas as classes sociais.
MATANÇA - Mais duas pessoas assassinadas no plantão desta quarta-feira (30), na Capital. Agora o mês de maio, que até na terceira semana estava relativamente tranquilo, já chega aos 31 assassinatos, sendo 29 homicídios e dois latrocínios: roubos seguidos de morte na Grande Cuiabá, que agora vai fechar o mês com um assassinato por dia.

Das duas pessoas assassinadas nas últimas 24 horas, uma delas foi identificada como Diego Gomes de Oliveira, de 22 anos, morto a tiros na noite desta quarta-feira.
O crime, segundo a Polícia Militar, aconteceu no bairro Vistas da Chapada, na região do bairro Pedra 90, no Coxipó, na periferia de Cuiabá. O corpo foi liberado por investigadores da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).
O segundo corpo foi liberado por policiais da DHPP no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). A vítima não foi identificada porque não possuia documentos e continua no Instituto Médico Legal (IML) como Não Identificada (NI).
O desconhecido, segundo investigadores  da DHPP foi encontrado caído na rotatória da Avenida Archimedes Pereira Lima (antiga estrada do Moinho) para o Jardim Imperial, no Coxipó.
A vítima ainda não identificada, segundo a Polícia Militar estava jogada às margens da avenida com pelo menos seis perfurações de bala. Os dois casos já estão sendo investigados pela DHPP.
Vale a pena destacar, que no ano de 2010 a Polícia registrou menos de um assassinato: homicídio e latrocínio por dia apenas em Cuiabá e Várzea Grande. No ano passado os números aumentaram e chegaram a um assassinato por dia.
No ano de 2012, em apenas cinco meses, os números oficiais da Polícia já ultrapassaram a um caso de homicídio e latrocínio por dia em apenas duas cidades: Cuiabá e Várzea Grande, aumentando ainda mais o terror da população.

José Ribamar Trindade
Redação 24 Horas News

MAIANA: EX-MULHER DE EMPRESÁRIO VAI DEPOR E PODE FAZER NOVAS REVELAÇÕES



A acusada pediu, e a delegada presidente do inquérito atendeu. Calisângela de Morais, de 36 anos, mulher do empresário Rogério da Silva Amorim, de 39 anos vai depor pela segunda vez a partir das 14 horas desta segunda-feira (04-06). “Ela (Calisângela), pediu para ser ouvida”, confirmou a delegada Anaíde Barros, presidente o inquérito que apura a morte da estudante Maiana Vilela Machada, executada aos 16 anos.  
 
 A delegada Anaíde conversou na manhã desta sexta-feira (01-06) com a reportagem do Portal de Notícias 24 Horas News, quando confirmou o novo depoimento de Calisângela e o silêncio de Rogério. Os dois são acusados de mandar matar Maiana, namorada de Rogério.
 
 “A Calisângela pediu para falat novamente e nós vamos ouvi-la na próxima segunda-feira. Já o Rogério continua em silêncio. Ele ainda não se manifestou sobre um novo interrogatório”, comentou a delegada Anaíde Barros da equipe de investigações da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP).
 
Qual o real motivo da morte da estudante Maiana Vilela Mariano, sequestrada e morta em 21 de dezembro do ano passado, em Cuiabá? A versão dos acusados é de que ela estaria tentando extorquir o namorado, o empresário Rogério da Silva, Amorim, de 39 anos. Mentira ou verdade? A Polícia suspeita que Maiana morreu porque descobriu alguma coisa errada que o namorado vinha fazendo. Rogerio já tinha duas passagens pela Polícia.
 
 A delegada Anaíde Barros, presidente do inquérito e chefe das investigações com uma equipe de policiais de fazer inveja a qualquer Polícia Internacional, vai continuar com as investigações e com novas diligências, principalmente depois que Rogério resolveu abrir a boca, ele que permaneceu calado durante seu interrogatório a delegada Anaíde, alegando que só falaria em Juízo.
 
A delegada está avaliando alguns detalhes descobertos depois da prisão dos quatro acusados de participação direta na morte de Maiana: Paulo Ferreira Martins, de 40 anos, autor do crime, e Carlos Alexandre Nunes, 30, co-autor e o encarregado pela ocultação do cadáver. Rogério e a mulher dele, Calisângela de Morais, de 36 anos, são apontados como os mandantes do crime.
 
Mando, aliás, confirmado pelo assassino Paulo Martins em seu depoimento à delegada Anaíde na Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP). Além foi taxativo: “O Rogério mandou dar um fim nela. A namorada estava extorquindo ele”. Confissão que Paulo repediu a jornalistas que cobrem o “Caso Maiana”, como ficou conhecida a morte da estudante.
 
A delegada Anaíde não acredita na versão contada por Paulo, de que o Rogério vinha sendo extorquido. Por vários motivos. Um deles era o relacionamento amorosa que Maiana e Rogério mantinham, sempre juntos, aos beijos e abraços e, principalmente com a promessa de casamento entre os dois.
 
Um casamento, cujo presente, segundo a Polícia apurou, chegaria como muito especial de Rogério para a amada Maiana: um apartamento novo e totalmente mobiliado. Segundo ainda a Polícia, o motivo da morte pode ser outro, segundo contou na manhã deste sábado (26), a delegada Anaíde Barros.
 
 Dono de uma pequena empresa na periferia de Cuiabá e sem se esforçar muito no trabalho, Rogério levava uma vida de milionário. Vários carros, entre eles duas camionetes, uma delas Hilux, todas novinhas e vários imóveis, inclusive dois apartamentos. A ostentação de luxo e riqueza, segundo a Polícia, pode ser incompatível com o faturamento de uma pequena empresa. “Estamos investigando todos os detalhes de um quebra-cabeça que começa a se encaixar”, concluiu a delegada Anaíde Barros.
 
A estudante Maiana Vilela sumiu às 13 horas de 21 de dezembro do ano passado após sacar um cheque de 500 reais numa agência bancária da Morada da Serra (CPA-2), em Cuiabá. 

José Ribamar Trindade | Redação 24 Horas News  

UNIVERSITÁRIOS DE CUIABÁ PRESOS COM QUASE MIL COMPRIMIDOS DE ECTASY



Uma universitária de 21 anos,  de Mato Grosso,  foi presa com quase mil comprimidos de ecstasy grudados entre as pernas e no sutiã. O flagrante foi feito nesta quinta-feira, 31, no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, momentos antes dela e de um rapaz de 24 anos, também universitário,  embarcarem para Cuiabá. Eles foram abordados ainda na fila do check-in e levados para revista. A Polícia gravou todos os procedimentos em vídeo, mostrados pela TV Anhanguera, de Goiânia. 
 
Os policiais disfarçados abordam discretamente a dupla para não chamar a atenção das pessoas que estavam no local. No banheiro do aeroporto, a equipe policial encontrou a droga presa nas pernas da garota. Os comprimidos estavam bem apertados ao corpo com uma fita e a policial precisou usar uma caneta para descolar o material da pele da jovem. Alguns comprimidos também estavam escondidos no sutiã.
 
Ao todo, foram encontrados 967 comprimidos de ecstasy. Segundo a polícia, a dupla ia pegar o voo das 10h55 para Cuiabá (MT), onde mora. A droga teria sido comprada em Goiânia por aproximadamente R$ 14 e seria vendida durante festas, em Cuiabá.
 
A dupla está presa na Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) e vai responder por associação e tráfico de drogas.
 
O qu A dupla está presa na Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) e vai responder por associação e tráfico de drogas.e chama a atenção da Polícia é que cada vez mais jovens universitários estão se envolvendo com o tráfico de drogas. O rapaz detido cursa o sexto período de Direito em uma universidade particular, em Cuiabá, e a jovem está no quinto período de filosofia da Universidade Federal. 
 
“Em virtude da ganância, da corrida atrás do dinheiro, jovens têm interrompido a carreira universitária em busca de lucratividade que o tráfico oferece”, explica do delegado Odair Soares.
 
Redação 24 Horas News

Visite