Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 14 de abril de 2012

TRABALHO SOBRE LENDA DO MINHOCÃO DO PANTANAL




HISTÓRIA DO MINHOCÃO DO PANTANAL 
RETRATADA PELO JOVEM JOÃO CARLOS

sexta-feira, 13 de abril de 2012

FIFA CONFIRMA ÁREA PARA CONSTRUIR FAN FEST



 A Fifa anunciou, esta manhã, que o Parque de Exposições "Senador Jonas Pinheiro", no bairro Dom Aquino, será o local para implantação do Fan Fest de Cuiabá, durante os 31 dias da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Uma recomendação da entidade é que o lugar tenha uma identificação com a cidade, característica que se manifesta pela proximidade com a orla do rio Cuiabá.
Com a dimensão de quatro hectares, o Fifa Fan Fest da capital terá capacidade para comportar 56 mil pessoas por dia e está localizado a 2,5 quilômetros da Arena do Pantanal. As obras serão iniciadas em 2013 e deverão ser concluídas em 180 dias.
O Fan Fest oficial é uma prioridade da Federação Internacional de Futebol (Fifa) para as sedes da competição, sendo considerado o segundo lugar mais importante (depois da Arena), pois sempre reúne grande quantidade de turistas, fãs de futebol e torcedores locais.
Com entrada franca, o Fan Fest transmitirá em alta definição os 64 jogos da Copa ao vivo. Durante todos os dias do evento, o local contará com estacionamento, praça de alimentação, lojas oficiais da FIFA e uma extensa programação de shows, incluindo grupos musicais locais e as principais manifestações da cultura regional. O lugar ainda contará com sistema completo de emergência, segurança e atendimento médico.
De acordo com o diretor de marketing da FIFA, Thierry Weil, a festa que será organizada no Fan Fest proporcionará uma grande alegria aos torcedores que não estiverem nos estádios. ""O FIFA Fan Fest proporciona à FIFA e ao COL uma plataforma para fortalecer a experiência dos torcedores na Copa do Mundo da FIFA, atraindo para o evento milhões de torcedores fora dos estádios. Nós estamos muito satisfeitos com o entusiasmo mostrado pelas Sedes até agora e estamos ansiosos para realizar, juntos, esse evento espetacular em 2014", disse Weil".
O FIFA Fan Fest tornou-se parte da programação oficial da Copa do Mundo da FIFA na Alemanha em 2006, após o enorme sucesso de eventos públicos de transmissão de jogos realizados na Coreia, durante o evento em 2002. Com o grande sucesso, o evento foi ampliado para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, quando não apenas as Sedes sul-africanas, mas também seis locações internacionais, incluindo o Rio de Janeiro, sediaram o evento, que recebeu mais de seis milhões de fãs do futebol durante 31 dias.
ASSESSORIA

A CAMINHO DA RIO+20, MT VAI DEFENDER POSIÇÃO AMAZÔNICA EM EVENTO PARARLELO




 Os estados que integram a Amazônia Brasileira vão realizar um evento paralelo durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, Será o Fórum de Governadores da Amazônia e o Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira para a Rio + 20. A revelação foi feita pelo secretário de Meio Ambiente, Vicente Falcão de Arruda Filho, participou nesta quinta-feira, 12, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, da 66ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual de Turismo de Mato Grosso.
Do evento paralelo será elaborado um documento com a visão desses estados sobre os temas em foco durante a Rio+20, Economia da Sustentabilidade e Inovação (Floresta, Energia, Indústria, Serviços) e Gestão Participativa e Conservação da Sociobiodiversidade. A Rio+20 acontecerá entre os dias  11 a 24 de junho
“Esse documento seria uma espécie de norteador do desenvolvimento sustentável da região e um instrumento orientativo para a consolidação da posição negociadora brasileira durante a Rio +20, fortalecendo a posição dos estados da Amazônia Brasileira em relação aos temas ambientais”, explicou o secretário.
Na Carta da Amazônia serão abordados vários temas ambientais, sociais e economicos como o papel do Estado, clima, desmatamento, incentivo ao manejo florestal com exploração de baixo impacto, biodiversidade, recursos hídricos, energia, REDD+, serviços ambientais, implementação de áreas protegidas, regularização ambiental, erradicação da pobreza, trabalhos decentes, empregos verdes e responsabilidade social das empresas, promoção da igualdade racial, cultura, educação, saúde entre outros.
Para a construção desse documento, que vem sendo chamado de Carta da Amazônia – Dimensão Ambiental, os nove estados que integram a Amazônia Legal estão consultando e colhendo internamente propostas de grupos considerados majoritários pela Organização das Nações Unidas (ONU), como formadores de opinião, Iniciativa Privada, Trabalhadores e Sindicatos, Mulheres, Crianças e Juventude, Agricultores, Povos Indígenas, Autoridades Locais, ONGs e Comunidade Científica e Tecnológica.
Em Mato Grosso, uma grande reunião com a participação de representantes de vários segmentos, prevista para acontecer nos primeiros dias do mês de maio, servirá para consolidar essas propostas que serão encaminhadas nos dias 30 de maio e 1º de junho a uma reunião em Belém onde a versão definitiva do documento será fechada.
Um cronograma de reuniões com os diferentes segmentos. Além do Comitê da Juventude, já foram realizadas reuniões com o colégio de líderes da Assembleia Legislativa. Após o Fórum Estadual do Turismo, já estão marcadas reuniões com o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (18.04), Fórum Estadual de Mudanças Climáticas (20.04), Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (24.04), Conselho Interinstitucional de Educação Ambiental (24.04), Conselho Estadual do Meio Ambiente (26.04) além de reunião com representações indígenas.
 
24 Horas News 

SUSPEITOS DE CANIBALISMO VENDIAM CARNE HUMANA EM COXINHAS E EMPADAS


O trio preso em Garanhuns (PE) suspeito de canibalismo teria afirmado em depoimento à polícia que usava parte da carne das nádegas e das coxas das vítimas no recheio de salgados como coxinhas e empadas, que eram vendidas na cidade do agreste pernambucano. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (13), pelo delegado responsável pelas investigações, Weslei Fernandes. 

Eles disseram que usavam principalmente parte das coxas, braços e nádegas das vítimas. Não temos como provar isso, mas pela veracidade de outras coisas que eles disseram é possível que seja verdade. 
Imagem da Internet
Seriam usadas principalmente parte das coxas, braços e nádegas das vítimas como recheio de empadas e coxinhas que eram vendidas em Pernambuco
Os salgados eram vendidos por uma das suspeitas, que trabalhava como vendedora ambulante. Ela oferecia as coxinhas e empadas aos funcionários do comércio e a restaurantes da cidade.
Segundo Fernandes, o trio teria matado e comido pelo menos oito mulheres. Até o momento, porém, pedaços dos corpos de somente duas das vítimas foram localizados. O delegado afirma que os assassinatos faziam parte de rituais. As vítimas eram mortas a facadas e esquartejadas. Em seguida, o trio bebia o sangue e se alimentava da carne das mulheres mortas por quatro dias. 
Eles falaram que esse era um período de purificação, em que só comiam a carne humana. Os restos eram enterrados. Pelos relatos, parece coisa de filme. 
Ainda de acordo com a investigação, as vítimas eram atraídas pelos suspeitos com ofertas de emprego. Os depoimentos apontam que os criminosos escolhiam as mulheres que eles acreditavam ser "pessoas más". 
Os investigadores descobriram que uma das mulheres presas suspeita dos crimes usava uma identidade falsa. O documento pertencia a uma das mulheres mortas pelos criminosos em 2008. A Polícia Civil investiga se uma criança encontrada com os suspeitos era filha dessa vítima. A menina de cinco anos foi encaminhada para o Conselho Tutelar e, segundo conselheiros, está bastante abalada. 
De acordo com o delegado, a criança também era alimentada com carne humana. A polícia investiga, inclusive, se os suspeitos teriam dado carne da mãe à garota, logo após seu assassinato. 
Os parentes disseram que quando a mulher desapareceu, em 2008, a criança também sumiu. Vamos apurar o parentesco e, se ficar comprovado, eles poderão ficar com a criança. 
Fernandes contou que uma nona mulher estava para ser morta, mas teria faltado à ‘entrevista’ de emprego anunciada pelo trio. os policiais investigam outros crimes atribuídos ao grupo.
DIÁRIO
Junto com os suspeitos, os investigadores apreenderam um diário. No caderno, uma das criminosas revelaria detalhes dos crimes, afirmando que eles eram premeditados. Em um dos trechos, segundo o delegado, ela teria escrito: “faz exatamente uma semana que uma segunda missão que fizemos, que foi a eliminação de um ser, (...) Agora nos preparamos para uma terceira missão”.
O diário teria ainda desenhos de como os corpos eram enterrados e os motivos para as mortes.
FICÇÃO
O caso de Pernambuco tem semelhanças com uma lenda do crime britânica que ficou famosa junto ao público do mundo inteiro após o cineasta Tim Burton lançar, em 2007, o filme-musical “Sweeny Todd, o barbeiro demoníaco da rua Fleet”. No cinema, o ator Johnny Depp interpreta o papel de Sweeny Todd, um barbeiro que assassinava seus clientes. Após cometer vários crimes, Todd conhece a senhora Lovett, uma cozinheira que vendia tortas em Londres. Os dois se apaixonam e passam a desenvolver um comércio macabro. A cozinheira fazia o recheio de suas tortas com a carne das vítimas do companheiro.
R7 

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TRÊS MORTES POR DENGUE HEMORRÁGICA ESTÃO SOB INVESTIGAÇÃO


A Secretaria de Saúde está aguardando o resultado de três casos de mortes, supostamente por dengue. Caso as suspeitas se confirmem, o Estado vai acumular cinco óbitos como casos graves da doença, de um total de 53 notificações registradas este ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira, 12. A notificação de casos de dengue no período é de 12.703.
Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso, tem a notificação de 3.087 casos de dengue, sendo 16 de casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 1.296 casos de dengue, sendo dez de casos graves. Em Sinop a notificação é de 1.832 casos, sendo cinco graves e em Rondonópolis, a notificação é de 238 casos da doença.
As notificações de casos de dengue em Mato Grosso de 1º de janeiro a 12 de abril de 2011 foram de 4.967 casos, sendo que Cuiabá notificou 304, Várzea Grande notificou 96 casos, Sinop notificou 862 casos e Rondonópolis 198 casos. Em 2012 as notificações neste mesmo período são de 12.703 casos de dengue, em todo o Estado.
O Estado continua o monitoramento por exame laboratorial para a identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A Ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da dengue circula nestes demais polos de Saúde. O MT Laboratório está equipado e preparado para ação que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).
Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4 foram Várzea Grande, Cuiabá, Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres). O Superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MT, Oberdan Ferreira Coutinho Lira, explica que “todas às vezes em que há 'troca' do vírus predominante, ou um novo vírus, há risco de epidemias porque parte da população não está imune a ele. Além disso, casos graves podem aumentar porque estão relacionados a sucessivas infecções por diferentes vírus da doença.
O sorotipo DENV4 não é dos mais agressivos, mas com a população mato-grossense 100% vulnerável, o perigo aumenta. Oberdan Lira explica ainda que a hemorragia por dengue não depende apenas da virulência do sorotipo, mas também da reação do organismo.
24 Horas News 
 

SILVAL SINALIZA MUDANÇAS NA LICITAÇÃO DO TRANSPORTE INTERMUNICIPAL



Governador Silval Barbosa (PMDB) instituiu no Palácio Paiaguás um plano de ação, com parceria de deputados da Assembleia Legislativa, que visa colocar fim ao impasse que se arrasta para continuidade do edital de licitação das linhas intermunicipais de transporte. Para sinalizar pelo entendimento, o governador disse que iria promover alteração nos valores da outorga, o principal impasse entre técnicos e parlamentares.
A "construção de entendimento" que possibilitará o cumprimento da Constituição Federal para realização do certame, passa pelo consenso que deverá ser firmado após reanálise sobre itens questionados. Em reunião realizada na quarta-feira entre Silval e deputados ficou pontuado o interesse dos dois Poderes de se colocar em prática o edital após celebração de novo acordo, desta vez intermediado pelo deputado Mauro Savi (PR).

Presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD), que apoia a realização do edital, colaborou nas discussões com o governador, com objetivo de garantir solução para o tema. Ele e outros deputados como o líder do governo, Romoaldo Júnior (PMDB) além de Emanuel Pinheiro (PR) e Savi, passaram horas com Silval.

Havia grande expectativa sobre a posição do governador, por causa da vitória do Governo, que derrubou no Tribunal de Justiça 3 liminares que suspendiam a continuidade do edital. Mas o entendimento esbarra na falta de consenso sobre outros itens do certame. Além do valor da outorga, de R$ 9 bilhões, os deputados reclamam do não cumprimento de duas empresas por cada lotes em disputa que acabaram divididos em básica e diferenciadas, quando deveriam ser os dois serviços por lote.

O governador disse que está ciente da importância do andamento do processo, mas reconheceu a necessidade de se encontrar um denominador em comum. Ele entende que existe pressa, mas frisa que um pouco mais de discussão não irá prejudicar os procedimentos de um certame que só na atual gestão será consolidado. O Estado amarga mais de R$ 200 milhões de dívida, em 15 ações já executadas na Justiça, porque não cumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), selado em 2009 com o Ministério Público Estadual (MPE).

Mas o fato é que desde a promulgação da Constituição, não houve em Mato Grosso a implementação da legislação. Silval avisa que os debates só irão contribuir para o almejado avanço do setor, com melhoria dos serviços a serem oferecidos aos usuários do sistema, por meio da realização do edital. O governo quer evitar novos transtornos com os deputados, como Emanuel Pinheiro, que apontam irregularidades no certame. Mas o próprio deputado republicano reconhece a importância do edital.

Na sessão de ontem, no Poder Legislativo, o tema entrou no campo dos debates. A informação sobre a queda de liminares na justiça promoveu discussões e deputados como Dilmar Dal Bosco (DEM) se colocam à disposição para revisão da proposta e para dar sequência aos "debates". Ele ressaltou a possibilidade de o Poder Legislativo confirmar decreto que contaria com 12 assinaturas suspendendo os efeitos do edital. A via pode gerar novos dispêndios para o Executivo, com nova suspensão. Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira, pontua urgência das ações para cumprimento dos mandamentos legais.
A Gazeta

MULHERES ACUSAM VEREADOR DE "MACHISTA" E "COVARDE"



Movimento quer que Júlio Pinheiro tenha seu mandato cassado




A União Brasileira de Mulheres de Mato Grosso (UBM/MT), representada pela presidente Janete Carvalho, divulgou, durante coletiva à Imprensa, na manhã desta quarta-feira (11), uma carta em que pede que o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Júlio Pinheiro (PTB), seja enquadrado em crime de Quebra de Decoro Parlamentar e tenha seu mandato cassado.
No documento, 39 entidades condenam a atitude "machista e covarde do vereador", acusado de tentar agredir a esposa, após se exceder no consumo de bebida alcoólica, no fim de semana passado. E acrescentam que, diante do escândalo, o parlamentar "perdeu a condição ética e moral para continuar como presidente do Poder Legislativo Municipal e, até mesmo, a condição de vereador, por quebra de decoro parlamentar".
Janete argumentou que, por mais que a esposa do vereador, Gysele Pinheiro, não tenha representado criminalmente contra ele, ainda assim, Júlio Pinheiro cometeu agressão e pode ser punido pelo Regimento Interno da Casa. 
“Para a mulher do vereador ter chamado a Polícia, é porque já deve ter suportado várias situações. Dificilmente, uma mulher denuncia o marido na primeira vez em que é agredida”, declarou a presidente da entidade.
Além disso, Janete afirmou que a sociedade não pode se calar diante das declarações de alguns vereadores, que anunciaram, publicamente, apoio a Júlio Pinheiro. 
“É um caso sério e não pode ser abafado. As declarações dos apoiadores de Júlio Pinheiro [casos dos vereadores Edivá Alves, Clovito Hugueney e Marcus Fabrício] foram machistas, com deboche e falta de respeito para com as mulheres. Júlio precisa ser punido para que isso sirva de exemplo a outros homens espancadores”, afirmou.
Janete Carvalho citou uma matéria publicada com exclusividade pelo Midia News (leia aqui), na qual Clovito (PTB) e Edivá consideraram "normal" a bebedeira do presidente da Câmara e afirmaram que "todo mundo é alcoólatra". 
"Isso é inadmissível. A Câmara tem a obrigação moral de punir o presidente. Diante dos absurdos que ouvimos e da falta de punição, a sociedade entende que a lei não funciona para todos. Essa lei (Maria da Penha) precisa ser aplicada", disse ela.
Com relação ao fato de não haver denúncia contra Júlio Pinheiro, Janete explicou que há materialidade de sobra para que ele seja punido pela Casa. Como exemplo, cita o próprio Boletim de Ocorrência, a confissão pública do vereador e a ocorrência policial, já que a Polícia Militar deslocou-se até a residência do casal para conter o político.
Na segunda-feira (9), Júlio Pinheiro deu uma coletiva de imprensa para tentar se explicar. Ele admitiu que se desentendeu com a esposa, mas negou que tenha tentado agredi-la. 
Na oportunidade, revelou, publicamente, que é alcoólatra e que teria misturado bebida com remédios controlados, na madrugada de sexta-feira (6).
A reunião da União de Mulheres Brasileiras em Mato Grosso ocorreu no gabinete do vereador petista Lúdio Cabral (PT), que disse ter emprestado o espaço ao movimento. 
O vereador está em Brasília e não participou do ato. Nenhum outro vereador quis comentar o fato. 
“Mesmo que ele não seja cassado, já que os colegas apoiam suas ações incondicionalmente, o vereador Júlio Pinheiro terá um grande desgaste da imagem pública. Nós, mulheres, não podemos nos calar”, completou Janete Carvalho.
Confira a íntegra da Carta de Repúdio ao vereador Júlio Pinheiro:

PUNIÇÃO RIGOROSA PARA VEREADOR AGRESSOR

Na última sexta-feira (Sexta-feira Santa), dia 6 de abril, a população de Cuiabá foi surpreendida pela notícia da prisão em flagrante do vereador Júlio Pinheiro, quando este praticava violência psicológica e tentativa de violência física contra sua própria esposa, ao arremessar pedras na janela da casa e ameaçá-la com um garfo de churrasco.
A violência contra a mulher, na maioria das vezes cometida por seus esposos e namorados, uma prática machista e covarde, vem recebendo a reprovação de grande parte da sociedade e, em especial, com o advento da Lei Maria da Penha, reprimida legalmente.
Neste caso, o que causa ainda mais indignação é constatar que o agressor foi o presidente da Câmara Municipal, representante do Poder Legislativo, o qual deveria ter maior dever ético e moral em observar as leis e os bons costumes.
Ante a tal fato horrendo, as entidades signatárias condena veementemente a atitude agressiva e covarde do vereador Júlio Pinheiro e coloca-se solidária à vítima.
Pela gravidade do fato, o qual envergonha o Poder Legislativo e a população em geral, conclamamos os demais vereadores no sentido de apurar os fatos e punir rigorosamente esse vereador que, no nosso entender, perdeu a condição ética e moral para continuar como presidente do Poder Legislativo Municipal e, até mesmo, a condição de vereador, por quebra de decoro parlamentar.

CHEGA DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

PUNIÇÃO RIGOROSA AO VEREADOR AGRESSOR!

POR UMA CULTURA DE HARMONIA E PAZ

• ABHP - Associação Brasileira de Homeopatia Popular 
• AME - Associação Matogrossense de Estudantes
• Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica - ABMCJ
• Associação Comunitária de Comunicação Várzea-grandense 
• Associação Mato-grossense de Usuários e Familiares e Parceiros da Saúde Mental.
• CEBS/CUIABÁ - Comunidades Eclesiais de Base-Cuiabá 
• Centro de Direitos Humanos Burnier.
• Centro de Direitos Humanos Dom Máximo Biennès
• Centro de Pastoral para Migrantes e Pastoral dos Migrantes 
• CENEG-MT - Centro Nacional de Cidadania Negra de Mato Grosso 
• CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil/MT
• Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT.
• Confederação de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB
• Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial - CEPIR-MT.
• Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
• Conselho Indigenista Missionário Regional Mato Grosso
• Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Cuiabá-MT.
• CUT – Central Única dos Trabalhadores 
• Escritório de Direitos Humanos da Prelazia de São Félix do Araguaia
• Federação Estadual das APAE’s de Mato Grosso.
• FENADADOS - Federação Nacional dos Trabalhadores (as) em Processamento de Dados
• Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso -FAMMT.
• Fórum Direitos Humanos e da Terra
• GEMPO - Grupo de Estudos Educação e Merleau-Ponty 
• GPMSE - Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação 
• Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte, UFMT
• GSP - Grupo de Saúde Popular –
• INHURAFE - Instituto Humana Raça Fêmina 
• Instituto Caracol
• Instituto Terra Viva 
• MAMA - Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia
• Rede Permanente de Assistência ao Recluso e ao Egresso – REPARE-MT.
• REMTEA - Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental
• Sindicato de Defensores Públicos de Mato Grosso- SINDEP.
• UJS - União da Juventude Socialista
• UBM - União Brasileira de Mulheres – secção Mato Grosso 
• Consulta Popular
• Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE)
• Comissão Pastoral da Terra (CPT)
• Associação de Defesa dos Direitos do Consumidor (ADDC)
• Grupo de Trabalho dos Movimentos Sociais (GTMS)


ANA ADÉLIA JÁCOMO
DA REDAÇÃO - MIDIANEWS

quarta-feira, 11 de abril de 2012

ALUNOS PAGAM A ENERGIA ELÉTRICA DA ESCOLA PARA PODER ESTUDAR




Falta de infraestrutura esta é a palavra que define bem a situação vivida por 17 alunos da extensão da Escola Estadual Sol Nascente, que fica a 36 Km de Confresa, na região conhecida como Terra Rocha.
Na extensão escolar não tem energia elétrica própria, a eletricidade utilizada vem da igreja católica que fica próxima à escola, uma espécie de rabicho. O mais surpreendente é que parte de uma das contas de energia do ano passado foi paga pelos alunos e não pela SEDUC (Secretaria Estadual de Educação), além disso não tem bebedouro e nem banheiros.
 
 “Ano passado a comunidade da igreja cobrou de nós estudantes para que pagássemos a conta, assim fizemos, mas este ano não iremos pagar conta nenhuma, pois este dever é da SEDUC” disse um dos alunos.
 
Para poder fazer suas necessidades fisiológicas alunos usam o banheiro de uma igreja vizinha da extensão, que não tem vaso sanitário e nem pia.
 
Em dias muitos quentes quando as temperaturas variam entre 35 e 39°, os alunos são obrigados a estudar embaixo de um pé de manga, pois na sala de aula não tem ventiladores, as aulas na unidade acontecem nas terças e quintas-feiras.
 
Já para poder beber água os alunos tem que trazer de casa em litros e garrafas térmicas. “Se quisermos beber água temos que trazer de casa, pois não há bebedor na escola”, desabafou um aluno.
 
“Aqui não tem banheiro, não tem água, nós  usamos o banheiro da igreja que também está quase caindo e não tem como a gente estudar na sede, só estamos aqui porque temos vontade de estudar” explicou o aluno Juvenal Jesus dos Santos, de 41 anos.
 
Para o professor, Geaneis Pereira, que dá aula cerca de 2 meses , é desafio lecionar dessa forma. “É um desafio enquanto educador, a infraestrutura ajuda os alunos a ter um ensino melhor, dessa forma é um pouco desgastante”, disse o professor.
 
Segundo ele a solução para o problema seria oferecer transporte para os alunos para eles poderem estudar na sede. ‘’ Se houvesse um transporte para levar estes alunos para estudar na sede, resolveria o problema e não precisaria construir nada aqui”, explicou  Geaneis Pereira.
 
Outro problema enfrentado pelos alunos é para chegar à extensão, as estradas vicinais do munícipio que dão acesso à unidade estão em péssimas condições.
 
O outro lado:
 
Por telefone a Assessora pedagógica da SEDUC, Evany Costa, de Confresa, disse ter conhecimento da extensão e explicou que os alunos estudam lá por ser mais próximo de suas casas, porém a SEDUC oferece um boa estrutura na escola sede que segundo ela fica a 15 Km da extensão.
 
“A escola da terra rocha é anexa a uma escola sede, onde SEDUC já propôs a comunidade escolar local, um atendimento em melhor estrutura na escola Sol Nascente que é a escola sede da extensão terra rocha, onde possui bebedouros, banheiros, ventilação e energia própria e fica distante apenas 15 km da comunidade e ainda há transporte escolar disponível aos alunos. A situação enfrentada pelos alunos é vivenciada pelo fato da comunidade escolar local ter proposto em 2010 o interesse em estudar naquele local por ser mais próximo de casa”, explicou a Assessora pedagógica Evany Costa.
 
Assessora pedagógica da SEDUC, Evany Costa disse ao Agência da Notícia que há transporte para a escola sede, porém os alunos disseram não há o transporte.

Agência da Noticia

COPEL MANIFESTA INTERESSE EM COMPRAR A CEMAT



O CEO (Chief Executive Officer) da Copel (CPLE6), Lindolfo Zimmer, informou em reunião com investidores realizada nesta quarta-feira (11) que a companhia está aberta a novos projetos e estudo a aquisição de ativos pertencentes ao Grupo Rede.
"Estamos proativos e sabemos que algumas empresas têm as suas dificuldades e outras que resolveram mudar as suas aplicações. Se houver possibilidade de incorporar um ativo, estamos atento. Por exemplo, o Grupo Rede pode ser vendido em partes e estamos olhando para isso. Se surgir alguma chance avançaremos", afirma Zimmer.
Entre as possibilidade de aquisição no grupo, o CEO aponta a Companhia Força e Luz do Oeste, localiza no município de Guarapuava (PR). A empresa mostra interesse ainda na Enersul, empresa localizada no Mato Grosso do Sul, e da Cemat, localizada no Mato Grosso.
Aquisições
A companhia paranaense possui atualmente 17% de endividamento sobre o patrimônio líquido e, de acordo com Zimmer, poderia fazer uma alavancagem de até 45%, 50%. "Isso significa levantar entre R$ 6 a R$ 8 bilhões", contabiliza.
O CEO da companhia ressalta ainda a preferência por aquisições em projetos de até R$ 1 bilhão, visando diversificar o risco do investidor.
 Infomoney

TRIBUNAIS DE CONTAS DO MARANHÃO E AMAPÁ REALIZAM VISITA TÉCNICA AO TEC/MT



Com o objetivo de conhecer os sistemas digitais do Tribunal de Contas de Mato Grosso, os representantes dos Tribunais de Contas dos Estados do Maranhão e do Amapá foram recebidos pela equipe técnica do TCE-MT na manhã desta quarta-feira (11) na sala 7 da Escola Superior de Contas. A visita técnica também busca proporcionar a troca de experiências entre os órgãos responsáveis pelo controle externo.
O conselheiro substituto Melquizedeque Nava Neto e a auditora de controle externo Maria Penna Nina do TCE-MA e a equipe do TCE-AM, composta pela conselheira vice-presidente Maria Elizabeth Cavalcante Picanço, o conselheiro substituto Pedro Aurélio Penha Tavares e o auditor José Marcelo de Santana Neto assistiram à palestra ministrada pela secretária de Articulação Institucional do TCE-MT, Cassyra Vuolo que apresentou a estrutura da instituição e o Plano Estratégico. Na segunda parte da manhã, o Módulo de Licitações do sistema Aplic foi apresentado aos visitantes pelo assessor técnico Alan Pimenta.
"Nosso principal foco de interesse é o sistema de acompanhamento simultâneo de contratos", contou Melquizedeque Nava que já visitou os Tribunais de Contas de Pernambuco e do Paraná. De acordo com o conselheiro substituto, o TCE-MA está passando por um processo de informatização, "em 2012 conseguimos eliminar parte dos processos impressos, pois estamos adotando sistemas de fiscalização digitais", disse.
No mesmo propósito, o conselheiro substituto do TCE-AM, Pedro Tavares explicou que "queremos conhecer as funcionalidades dos sistemas desenvolvidos pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso para levarmos a experiência daqui e adaptar às nossas necessidades".
Amanhã os visitantes se separam em dois grupos e vão assistir apresentações sobre os sistemas Aplic (separados por módulos de interesse) e Geo-Obras que será apresentado pela secretária da Secex Obras, Narda Consuelo. O secretário de Desenvolvimento do Controle Externo, Volmar Bucco vai falar sobre o contexto geral das atividades da Secretaria. O sistema de gerenciamento de prazos é o tema a ser desenvolvido pela secretária da Corregedoria Geral, Ligia Maria. A exposição sobre a Ouvidoria Geral será por conta da secretária executiva, Naíse Freire.
assessoria

APÓS JUSTIÇA NEGAR ABORTO, BEBÊ ANENCÉFALO NASCE E MORRE EM CUIABÁ



 Justamente no dia que o Supremo Tribunal Federal (STF) começou julgar uma ação sobre o direito da mãe interromper uma gestação de feto anencéfalo (sem cérebro), uma bebê nasceu com o problema em Cuiabá, e morreu minutos depois. Familiares descobriram a má formação no feto ainda na 16ª semana de gestação e procuraram a Justiça para autorizar a interrupção da gravidez, que foi negado em decisão de primeira instância. A família recorreu e ainda aguardava uma decisão do Tribunal de Justiça, no entanto, a mãe, de 19 anos, entrou em trabalho de parto na manhã desta quarta-feira (11) na 33ª semana de gestação. A bebê nasceu viva, porém respirou e morreu em seguida.
Diante da negativa da Justiça no primeiro momento e o fato de não ter saído decisão do recurso impetrado no TJMT, familiares aguardavam a decisão do STF, que se fosse favorável à interrupção da gravidez em caso de anencefalia, pretendiam realizar o procedimento. Contudo, a jovem entrou em trabalho de parto quando apresentava resultados dos exames no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e foi encaminhada para uma clínica, em Cuiabá. Uma equipe médica realizou o parto cesárea, contudo a bebê não sobreviveu.
No STF, foi suspenso o julgamento da ação que pede a descriminalização do aborto no caso de gravidez de feto anencéfalo. A sessão será retomada nesta quinta-feira (12), às 14h. Dos 11 ministros, 6 já votaram, sendo 5 a favor da mulher ter a opção de interromper a gestação nesses casos.
Gazeta Digital



segunda-feira, 9 de abril de 2012

NOVE ASSASSINATOS NO FINAL DE SEMANA SANTA O MAIS SANGRENTO



Foi um final de Semana Santo com muita violência e derramamento de sangue. Nove pessoas foram assassinadas. Seis delas foram executadas, cinco delas por envolvimento com tráfico e uso de droga. Em nove dias, o mês de abril já registra 17 assassinatos, sendo 13 homicídios, um latrocínio: roubo seguido de morte e três corpos localizados pela Polícia, cujas causas das mortes ainda são desconhecidas
Leonardo Paulo Gustavo de Oliveira, 17 anos foi morto à tiros após discussão com o suspeito identificado como Dalender Souza dos Reis, de 18 anos. O crime, segundo a Polícia Militar, aconteceu no Jardim Umuarama, em Cuiabá, na periferia de Cuiabá.
A Polícia registrou ainda uma execução no bairro Jardim Vitória. Um homem não identificado foi encontrado morto com uma perfuração de bala na cabeça. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) como Não Identificado (NI).
O jovem Wesley Pereira Ramos, de 20 anos, segundo ainda a Polícia Militar, foi morto por dois  homens no bairro Pedra 90, região do Coxipó, na periferia de Cuiabá. A vítima apresentava diversas perfurações de bala, principalmente na cabeça.
A violência não para. Cristovão Marques Santana, de 30 anos, levou alguns tiros no Novo Terceiro, em Cuiabá, não resistiu aos ferimentos e morreu logo em seguida.  Os jovens Fábio de Figueiredo e Wanderson Luiz da Silva, segundo a Polícia Militar,  foram baleados dentro de um carro, no bairro Cophamil, em Cuiabá.
O jovem  Fábio, no entanto, morreu no local dos tiros. Já o seu amigo  Wanderson continua hospitalizado em estado grave no Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC). Segundo a Polícia, os dois jovens foram baleados por dois homens ainda desconhecidos que fugiram em uma moto.
E a Polícia localizou mais um corpo na manhã desta segunda-feira (09), de um homem sem identificação. O cadáver estava jogado na Avenida Monte Líbano, com acesso ao bairro Alvorada. O corpo deu entrada no IML como Não Identificado (NI).
O jovem Diego Lara Ferreira, de 19 anos, foi mais uma vítima do crime organizado por seu envolvimento com uso de drogas. Diego está entre as 117 pessoas assassinadas na Grande Cuiabá nos 100 primeiros dias deste ano de 2012.
Aliás, o tráfico, segundo dados da própria Polícia, é o responsável por mais de 80% das execuções sumárias em Mato Grosso. Somente neste final de semana - de sexta-feira (06) até a manhã deste domingo (08) -, quatro pessoas já haviam sido  assassinadas.
Diego, segundo informações da família à Polícia, era usuário de droga e foi baleado na noite deste sábado (07), quando transitava pela Avenida Júlio Muller, próximo ao acesso ao Jardim Eldorado, área central de Várzea Grande (Grande Cuiabá).
Mesmo baleado várias vezes, inclusive na cabeça, Diego ainda resistiu até por volta das 11 horas deste domingo (08), quando acabou indo a óbito no Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (PSM-VG).
O corpo de Diego foi liberado por investigadores da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), chefiados pelo delegado André Gonçalves. As investigações estão em andamento, mas a Polícia ainda não tem pista do assassino ou assassinos.
Com a morte de Diego a Polícia já contabiliza uma estatística estarrecedora de mortes violento em crimes contra vida. Em abril já são 17 assassinatos, sendo nove 13 homicídios, três localizações de cadáveres e um latrocínio: roubo seguido de morte.
UM “GUERRA”  - Descontrolada, a violência fez mais três vítimas de assassinatos na Capital nesta sexta-feira (06). Era para ser um dia reservado a reflexão em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas acabou recheado de violência. Uma mulher e dois homens foram executados. Em um dos casos os motivos, como na maioria das vezes foi dívida de drogas.
A mulher identificada como Juvanda de Souza Ramos, a “Ju”, de 38 anos, foi morta com um tiro na cabeça. Usuária de droga, a mulher estaria devendo para traficantes da região e por causa disso foi executada dentro de sua própria casa.
Um homem ainda não identificado pela Polícia, à serviço do tráfico de drogas, foi até à casa da Juvanda no bairro Altos da Serra, na periferia da Capital para cobrar R$ 30,00. Como ela não tinha o dinheiro, o capanga do traficante à executou a tiros, um deles na cabeça.
José Trindade
Redação 24 Horas News

PROVAS DO SUPLETIVO ONLINE PODERÃO SER FEITAS A PARTIR DO DIA


Já está disponível para os interessados o pré-cadastro do supletivo online, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). As provas serão aplicadas entre o dia 16 deste mês e 20 de dezembro. Em cada um dos 24 municípios haverá um horário diferenciado. Em Alta Floresta o exame poderá ser feito apenas das 8h às 13h30. Em Lucas do Rio Verde das 14h às 18h, em Nova Mutum das 10h às 13h, e das 17h às 19h, de segunda à sexta-feiras. Em Sorriso entre 8h e 22h, dependendo do dia e em Sinop das 7h30 às 13h30, e das 18h às 22h, também dependendo do dia.
Os agendamentos para a prova poderá ser feito a partir do dia 16 até o dia 20 de dezembro. podem se inscrever candidatos cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior para provas do Ensino Fundamental. Para a realização das provas no Ensino Médio poderão se inscrever, candidatos cuja idade for igual ou superior a 18 anos, independente de comprovação da escolaridade anterior.
 Só Notícias/Bianca C. Zancanaro


domingo, 8 de abril de 2012

PERSONALIDADES APONTAM "SOLUÇÕES" PARA DRAMAS DA CAPITAL



Investimentos devem ser em saúde, 

educação, segurança e saneamento


São quase três séculos de história. Neste dia 08 de abril, Cuiabá completa 293 anos. Mas temos o que comemorar? O RepórterMT ouviu personalidades da política, da comunicação e da classe empresarial sobre os principais problemas da Capaital, causas e possíveis soluções.
Falamos com o presidente da Assembleia, deputado José Riva (PSD), com o dono do grupo Gazeta e pré candidato a prefeito, Dorileo Leal, o vereador e pré candidato Lúdio Cabral (PT), o presidente da CDL, Célio Fernandes. Ouvimos também os jornalistas Onofre Ribeiro (consultor) e Théo Menezes, presidente do Sindjor. Ouvimos ainda as opiniões do deputado Guilherme Maluf (PSDB), do secretário de Comunicação de Cuiabá, Carlos Brito (PSD). O prefeito Chico Galindo, em viagem não expressou suas opiniões.
Grande parte dos entrevistados disse que os problemas de Saúde, Sanemento e Segurança, são frutos de má gestão.

SAÚDE

Onofre Ribeiro: "A saúde é um problema pequeno. O que falta para Cuiabá é gestão. Porque os recursos do SUS e do Governo do Estado e Federal existem. O problema todo é gestão. Essa é uma gestão antiga que não atende as necessidades.
A solução para a saúde é modernizar a gestão. Para de olhar a saúde como uma saúde apenas de Cuiabá, e sim de todos os 141 municípios. Todos os estados brasileiros têm os mesmo problemas. A capital é um lugar pra onde todo mundo corre".
Lúdio Cabral: “A assistência a saúde é o problema mais grave que Cuiabá enfrenta. Estamos diante de uma epidemia de dengue, com cidade suja e um ambiente favorável a proliferação do mosquito. E as unidades são incapazes de atender à população, por deficiência de pessoal e estrutural. O que estamos vendo são sintomas de um colapso no sistema de saúde
A solução para o problema é a valorização dos trabalhadores e o empoderamento dos servidores da saúde e usuários do SUS, para a tomada de decisões. Estão disponíveis recursos e programas do Ministério da Saúde, que ajudariam a ampliar e melhorar o sistema de saúde na capital. Um exemplo disso é a farmácia popular do Brasil e o núcleo de apoio à família.”
Dorileo Leal: “Eu acho que a saúde é o problema mais grave que Cuiabá vive hoje. É um problema crônico que vem se perpetuando há alguns anos e afetando, e muito, a população que precisa dos serviços da saúde publica. Nos últimos sete anos foram trocados mais de 10 secretários municipais de saúde de Cuiabá. Dessa maneira não há possibilidade de se ter uma política eficaz.
A solução é ter maiores investimentos na área e na organização do setor. Precisamos investir na saúde preventiva, pra desafogar as policlínicas e prontos-socorros da capital. O problema esta ligado à gestão. A gestão tem que ser muito transparente e honesta com os recursos. Eu resumo tudo em uma frase: "Fazer funcionar e não roubar.”
Théo Menezes: “A cidade de Cuiabá vive um verdadeiro caos. O governo municipal até tem implementado algumas medidas públicas, mas são paliativas e insuficientes.
A solução são investimentos na área. O problema é que quando o recurso é disponibilizado, dificilmente chega onde deveria”, argumenta.
Célio Fernandes: “Ainda faltam muitas medidas a serem tomadas para a melhoria dessa área. O serviço público é muito precário para atender a população cuiabana.
Eu acredito que a solução é a construção de diversos hospitais e, além da ampliação de outros pra atender a demanda de Cuiabá”.
Carlos Brito: “Saúde pública é uma questão nacional. É um problema que tem ser enfrentado nesse contexto. O sistema, como um todo, precisa ser atualizado. Mudar o que não esta certo e corrigir os erros. Por isso é preciso uma conjugação de forças. Por Cuiabá ter uma gestão plena sobre a saúde acaba absorvendo uma grande demanda. Partimos do pressuposto de atender todo e qualquer cidadão. Contudo, o custeio não é condicional. O hospital não deixa de atender, mas também não tem qualidade.
Acredito que a solução é uma revisão na questão financeira, entre Governo Federal, Estadual e também, entre os municípios. Só assim faremos com que a rede comporte a demanda dos 141 municípios, de outros estados e até da Bolívia. O município de Cuiabá investe em saúde, mais do que o previsto na lei, que é 22%. Mas há uma saturação, falta de médicos, que não se interessam pelos cargos pelo salário e outras questões. Mas há várias soluções para a saúde. A prefeitura contratou uma consultoria para ajudar na administração de hospitais, foram construídas 2 UPAs, esta fazendo parte da adesão nacional de pregão para novos equipamentos. Ou seja, o que é possível está sendo feito”.
Guilherme Maluf: “A solução para o problema da saúde são os investimentos na prevenção e não, simplesmente em tratamento. É preciso dividir com o estado esses gastos. Com os municípios também. 40% da demanda de emergência é do interior”.
José Riva: “Esse é um dos grandes problemas da capital. Mato Grosso cresceu e Cuiabá recebeu um grande fluxo de migração e não se adequou a nova situação. Acredito que é preciso construir um grande hospital, com 300 a 500 leitos, e um hospital infantil. Mas também é preciso investir no interior, para não sufocar Cuiabá”.

SANEAMENTO

Dorileo Leal: “É um absurdo o que aconteceu com Cuiabá ate agora. Ninguém nunca investiu em redes de esgoto na cidade, em preservação do rio. Como diriam as pessoas mais antigas, são obras que não dão votos, por isso foram largadas ao longo do tempo. E hoje saneamento básico é saúde pública. Coleta de esgoto limpa o rio, que reduz surtos de epidemias, e acaba desafogando as policlínicas. Está tudo interligado.
Esgoto é foco de muitas doenças. Quem sabe com a privatização a gente vire essa pagina de uma fase tão ruim para a capital“.
José Riva: “Nós temos os recursos do PAC. E agora é o momento de serem utilizados. Mas o governo federal também precisa olhar pelas capitais, principalmente Cuiabá. Essa falta de investimento causa o estrangulamento do sistema”.
Onofre Ribeiro: "Na década de 80 o Governo Federal financiou o saneamento básico de Cuiabá. Na época a cidade tinha 300.000 habitantes. Só que planejaram um saneamento para 10 anos e não pensaram que Cuiabá iria crescer. Se a rede de esgoto não suportava naquele tempo, imagine hoje. Só a Capital joga no Rio Cuiabá cerda de 400 toneladas de lixo por dia. Imagine o estrago que isso faz nos córregos, no rio, no Pantanal, o estrago biológico, ambiental, das espécies, enfim, do meio ambiente. Cuiabá está plantando uma bomba dentro do Pantanal.
Esse é o maior problema da cidade. Uma solução que eu dou é fazer um programa de replanejamento da cidade inteira. Incluindo, também, planejar a cidade para o futuro. Por que esse problema interfere diretamente na saúde".
Guilherme Maluf: “Os índices de tratamento e coleta de esgoto chegam a apenas 20 a 22% da população em Cuiabá. É preciso universalizar o sistema de saneamento básico objetivando a qualidade de vida, a preservação do Rio Cuiabá e a diminuição de doenças nas crianças”.
Théo Menezes: “Não devemos privatizar. Elas devem ser evitadas. Eu acredito que o município deveria buscar recursos públicos, porque eles estão disponíveis. Mas o negócio é o seguinte: o dinheiro precisa ser aplicado onde se deve, porque senão, não resolve. Essa questão foi deixada de lado pela atual gestão”.
Celio Fernandes: “O governo até tentou tomar algumas atitudes que pudessem melhorar a situação do saneamento básico, mas é preciso ser feito mais. Esgoto é necessário para a população ter saúde. É preciso transparência nesse caso”.
Carlos Brito: “É um setor em expansão com a concessão pública. Todo o patrimônio que é público, vai continuar sendo público, e o que a iniciativa privada obtiver, também será público. Isso esta assegurado em contrato. Essa concessão garante a universalização de água tratada em três anos, e serviço de tratamento de esgoto, em dez anos. São todas implicações positivas, como água todos os dias em casa. Impacta positivamente e diretamente no Rio Cuiabá e nos córregos. São despejados no rio cerca de 180 mil metros cúbicos de resíduos sólidos todos os dias.
Dia 16, a concessionária assume definitivamente e vai garantir os prazos estabelecidos. Essa foi uma decisão importante também para a economia. Em 2011 tinham filas de projetos de plantas industriais e de empresas que não puderam ser implantadas por falta de água e esgoto. Essa possibilidade de instalações vai gerar emprego e renda”.
Lúdio Cabral: “O saneamento básico de Cuiabá é um paradigma da incompetência de quem governa a cidade hoje. Cuiabá poderia ter recebido desde 2007 os recursos do PAC, que ajudariam a enfrentar esse drama do saneamento e assegurar agua de qualidade todos os dias.
Cerca de 80% da população cuiabana não tem cobertura de coleta e tratamento de esgoto. E tem recursos disponíveis para isso. Mas a administração de Cuiabá primeiro se envolveu em esquemas suspeitos de corrupção e depois abandonou os recursos para privatizar o sistema de saneamento. Essa atitude atende ao interesse e anseios de uma minoria. Ao invés de usar os recursos do PAC e qualificar os servidores da Sanecap, preferiu entregar a empresa para o privado”.

SEGURANÇA

Théo Menezes: “Eu acho que as parcerias com o governo do estado ofereceriam bons resultados. E o município também pode ajudar com serviços básicos, como em bairros em que a criminalidade é facilitada por conta de mato alto. Isso promove a ocorrência de crimes. A prefeitura pode ir lá e fazer esse serviço de limpeza.
Também acredito que a prefeitura poderia facilitar convênios com empresas e ampliar a instalação de câmeras de segurança”.
Celio Fernandes: “Essa é uma questão complicada. As estratégias que o município vem estabelecendo para essas áreas ainda não conseguiram se alinhar com os investimentos. Na verdade, falta transparência nos investimentos que os gestores fazem”.
Onofre Ribeiro: "Como a saúde e a educação, a cidade cresceu, e não se preparou socialmente pra isso. Os governantes municipais da época não pensaram em um infraestrutura de educação formal e profissional. E a população de Cuiabá está concentrada na idade de 38 anos pra baixo.
Segundo o IBGE de2010, dentre as vítimas da violência em Cuiabá, 45.83% são menores de 38 anos de idade. Significa que está morrendo jovem, porque não tem preparo pra lidar com uma economia mais evoluída. Esse problema não se resolvera, se não resolvermos a questão da educação".
Lúdio Cabral: “Embora alguns digam que o município não tem responsabilidade na segurança pública, Cuiabá tem extrema importância nas ações preventivas da violência urbana. Eu acredito que a solução são as políticas de qualidade para a juventude, com base no esporte, lazer e cultura. Essas ações mobilizam a sociedade para a busca de medidas locais para afastar as pessoas de um ambiente que gere violência. O município pode ajudar com a limpeza de bairros e iluminação”.
Dorileo Leal: “A questão é de responsabilidade do governo do estado. É preciso ter uma politica de combate às drogas eficiente, permanente, porque essa questão tem grande foco de violência em Cuiabá.
A questão das drogas precisa ser trada como problema de saúde pública. Dessa forma dá para evitar que os jovens entrem por esse caminho. Se diminuir a droga diminui o índice de violência.
Fora isso o governo tem q investir mais na repressão, nas polícias. A infraestrutura dos bairros precisa melhorar, como áreas de lazer, projetos cultuais, iluminação pública, uma série de ações. Não é só no discurso tem que colocar em prática”.
Carlos Brito: “É um dever do estado. Quando falo do estado, digo poder publico.Mas em nível de município, a participação é estrutural, como a melhoria e ampliação da guarda municipal. Outra questão de segurança, é o trânsito. Vamos empossar novos agentes para o gerenciamento do trânsito.
A segurança vai muito além de polícia e bandido. Envolve controle da dengue, segurança cível, social”.
Guilherme Maluf: “Precisamos cobrar maior eficiência nas ações do estado. É responsabilidade do município evitar a favelização dos bairros, oferecendo iluminação, acesso aos bairros e estimular a guarda municipal”.
José Riva: “Falta planejamento em Mato Grosso, que cresce 10%, em população, todo ano. Falta investimento efetivo na polícia. Muitos governos anunciaram o crescimento a 10%, mas não planejaram a cidade para esse percentual. Falta também investimento em tecnologia”.

EDUCAÇÃO

Lúdio Cabral: “A educação infantil é prioridade no município. Temos hoje mais da metade das crianças em idade escolar que não tem acesso a creches e escolas. O município precisa investir em ampliação desse setor e valorizar os servidores”.
Dorileo Leal: “Educação é o caminho pra tudo, na vida. O governo tem que investir muito. Eu não vejo futuro sem educação. Porque é a forma de você libertar as pessoas e dar a elas a sua cidadania.
Todo gestor teria q ter a obrigação de fazer mais do q a lei prevê em investimentos. Não só na questão física das escolas, mas também preparo dos educadores, aula em tempo integral, por que assim tiramos as crianças das ruas.
Precisamos investir na conscientização ao meio ambiente, preservação, cidadania e principalmente, respeito”.
Theo Menezes: “Educação é essencial. É preciso de Investimentos e valorização do profissional.”
José Riva: “Eu tenho a convicção que não podemos deixar de ter a Unemat em Cuiabá. Sofremos de um grande problema de falta de qualidade e investimentos. Mas não dá pra admitir uma capital sem a Unemat. Além de precisarmos investir na educação básica”.
Guilherme Maluf: “É necessário trabalharmos pela diminuição de evasão escolar e desproporção entre idade e ano letivo. Sabemos que quanto mais idade, menores são as chances de aprender. Precisamos estimular essa proporção”.
Célio Fernandes: “O que eu posso te responder é que precisamos investir na educação. Tirar crianças das ruas. Colocar na escola, educar, pra gerar profissionais capacitados e a economia girar. Educação é o caminho pro desenvolvimento”.
Carlos Brito: O município de Cuiabá tem índices bastante positivos. Pagamos o 2º melhor salário aos profissionais de educação. São índices extremamente positivos. Qualidade de ensino positivo.
A educação do governo tem o melhores resultados. E isso vem de um processo implantado desde a gesta de abril de 2010. Esta estabelecida em Cuiabá uma cultura positiva de educação.
Onofre Ribeiro: "A educação também é um questão de gestão. Em 1970, quando começou a migração, da ocupação da Amazônia, Cuiabá possuía 100.000 habitantes. Eram apenas 38 municípios no estado, totalizando 1.000.039 habitantes em MT. Com a migração, esse número explodiu para uma população de 3.333.000 milhões.
Cuiabá é a cidade referência do estado porque os grandes negócios estão aqui. O governo está em Cuiabá, a sede das empresas ligadas ao agronegócio, também estão aqui. Os grandes investimentos são feitos na capital.O problema é que Cuiabá tinha que ter se preparado pra ser a cidade âncora do estado. O município tem que repensar a educação. Precisa pensar a educação que atenda ao estado inteiro".

JUCIARA SANTOS
DO REPÓRTER M
T

Visite