Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

sábado, 7 de abril de 2012

BRASILEIRO ESTÁ MAIS OTIMISTA SOBRE O FUTURO DA ECONOMIA, DIZ IEPA


O brasileiro está mais confiante quanto à melhoria da situação socioeconômica do país, mostra pesquisa divulgada hoje (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Índice de Expectativa das Famílias brasileiras (IEF) aumentou de 67,2 % em fevereiro, para 67,7% em março.


Esse foi o segundo melhor patamar de otimismo já registrado pelo Ipea, atrás apenas dos 69% verificados no último mês de janeiro. A pesquisa foi realizada no mês passado em 3.810 domicílios de 214 municípios de todos os estados.

O índice apurado em março cresceu em quatro das cinco regiões brasileiras. A exceção foi a Região Sudeste, com queda de 68,8% para 67,7% na relação mensal, mas ficou na média nacional juntamente com a Região Sul, que teve o otimismo alavancado em 1,1 ponto percentual de fevereiro para março.

O melhor resultado da pesquisa foi registrado na Região Centro-Oeste, onde o otimismo das famílias cresceu 11,5 pontos e se situa no patamar de 81,3%, considerado como “grande otimismo”. Com desempenhos mais fracos, mas ainda dentro da faixa de otimismo, as regiões Norte (65%) e Nordeste (64,2%) tiveram altas de 2,1 e de 0,3 pontos, respectivamente, e alcançaram níveis de 65% e de 64,2%.
A definição do IEF resulta da combinação de cinco vertentes da pesquisa e busca saber as expectativas das famílias sobre a situação econômica nacional, sobre as perspectivas de condições financeiras, sobre decisões de consumo, sobre condições de quitação de dívidas e em relação ao mercado de trabalho.

Agência Brasil

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CUIABÁ É DETIDO POR VIOLENTAR A PRÓPRIA ESPOSA




O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Júlio Pinheiro (PTB), foi detido na madrugada de hoje acusado de agredir a esposa, Gisely Carolina Lacerda Pinheiro. No momento da detenção, Júlio estava em sua casa, no bairro Santa Rosa, em Cuiabá.
 
Após sua detenção, Júlio foi levado, junto com a esposa para o Cisc Planalto, onde prestou depoimento e foi liberado em seguida.
 
No âmbito criminal, o presidente da Câmara responderá pelo crime de violência contra a mulher e será enquadrado na Lei Maria da Penha. Porém, o caso ainda ganhará destaque no Estado e o vereador deverá responder a algum processo interno na Câmara.
 
A assessoria de imprensa da Câmara de Cuiabá não se promumciou sobre o assunto
24 Horas News com O Documento

sexta-feira, 6 de abril de 2012

CUIABÁ 293 ANOS DE HISTÓRIA, FOLCLORE E MUITO MAIS...

A Cuiabá de hoje, de ontem e do amanhã, de muita história, muito folclore e hoje de muito desenvolvimento e progresso à espera do grande acontecimento da COPA 2014, onde as imagens serão levadas pelo mundo afora mostrando uma cidade de 40 graus.
Com mais de 650 (seiscentos e cinquenta) estabelecimentos de atendimentos para a alegria, a movimentação noturna da Cuiabá de hoje, faz com que esta capital se transforme em uma das cidades de maiores movimentos depois do por do sol e até o amanhecer. A alegria se estampa em cada rosto jovem, em cada movimento de dança, em cada demonstração de amor e beijos, num frenesi de  causar admiração em todos que podem acompanhar o burburinho noturno desta urbe também muito hospitaleira.
A história da cidade se perpetua em cada templo religioso, em cada casarão centenário do centro da cidade, e principalmente em lembranças de tantas figuras folclóricas, que fizeram parte desta comunidade
plantada num desnível de mais de 400 metros do nível do mar, numa verdadeira clareira que mais parece um boca vulcânica de tempos que perfazem milhões de anos.
Cuiabá do ouro plantado em suas entranhas, do rio Cuiabá a conservar peixes de várias espécies, e principalmente de gente hospitaleira, que quer sempre conservar o mistério do "CHAPA E CRUZ", do PETCHE COM MCXICXE", COTCHIPÓ, DA BEMBEM, DO BOLOFLOR e tantas tradições, como VIOLA DE COCHO, DO SIRIRI, DO CURURU, DA CABEÇA DO PACU, que segundo a tradição que veio de fora e comeu cabeça de pacu, jamais sairá de CUIABÀ. PARABÉNS CUIABÁ DE 293 velinhas para apagar no próximo de 8/04. (Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

MATO GROSSO JÁ REGISTRA MAIS DE 11 MIL CASOS DE DENGUE EM 2012


A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES) divulga dados da dengue referentes ao período de 1º de janeiro a 04 de abril de 2012. A notificação de casos de dengue no período é de 11.531. Desse total, 39 foram notificados como casos graves de dengue. Ate o momento existem quatro óbitos. Sendo dois confirmados e dois em investigação.
 
Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso, tem a notificação de 2.421 casos de dengue, sendo 16 de casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 1.212 casos de dengue, sendo quatro de casos graves. Em Sinop a notificação é de 1.708 casos, sendo cinco casos graves e em Rondonópolis, a notificação é de 216 casos da doença.
 
As notificações de casos de dengue em Mato Grosso de 1º de janeiro a 04 de abril de 2011 foram de 4.708 casos, sendo que Cuiabá notificou 304, Várzea Grande notificou 96 casos, Sinop notificou 807 casos e Rondonópolis 192 casos. Em 2012 as notificações neste mesmo período são de 11.531 casos de dengue, em todo o Estado.
 
MEDIDAS DE PREVENÇÃO - A SES continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do Estado, que são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão regularmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
 
No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.
 
Ações: O Estado continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A Ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da Dengue circula nestes demais polos de Saúde. O MT Laboratório está equipado e preparado para ação que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da Dengue(DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).
 
Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4, foram Várzea Grande, Cuiabá, Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres).
 
O Superintendente de Vigilância em Saúde da SES/MT, Oberdan Ferreira Coutinho Lira explica que “Todas as vezes em que há "troca" do vírus predominante, ou um novo vírus, há risco de epidemias porque parte da população não está imune a ele. Além disso, casos graves podem aumentar porque estão relacionados a sucessivas infecções por diferentes vírus da doença.
 
O sorotipo DENV4 não é dos mais agressivos, mas com a população Matogrossense 100% vulnerável, o perigo aumenta. Oberdan Lira explica ainda que a hemorragia por dengue não depende apenas da virulência do sorotipo, mas também da reação do organismo.
24 Horas News

CUIABÁ E SUAS HISTÓRIAS

OPINIÃO


Divulgação
Dia 08 de Abril, comemora-se o aniversário desta Terra Mãe daqueles que nasceram no Centro da América do Sul, ao completar 293 anos Cuiabá pode ser considerada com uma cidade ainda em formação, quase três séculos depois muito se fez e muito se está por fazer, mas a partir deste mês Cuiabá receberá grandes obras em forma de presente, vindo por força da Copa do Mundo. Cuiabá será transformada e preparada para receber o maior acontecimento da sua história, será um evento assistido por milhões de telespectadores do mundo inteiro.

Alguns desinformados não acreditam e torcem contra os grandes investimentos que estão a aportar nesta cidade, disparam críticas dizendo que o Estado ficará endividado, será que Cuiabá não merece esses investimentos? Mas importante que os palpiteiros de plantão saibam que todos os recursos para construção da Mobilidade Urbana, (viadutos, trincheiras, passagens de nível), virão através de convênios com o governo federal (DNIT), com o custo apenas de contrapartida para o Estado (10 a 15% do valor).
São obras que a Prefeitura de Cuiabá jamais poderia realizar com arrecadação própria e por financiamento não teria capacidade de endividamento. A realização a Copa de 2014, foi o grande presente para Cuiabá, e dentro desse pacote de presentes, estamos recebendo o que mais interessa que é a transformação da cidade, a modernização da suas vias, o VLT - o mais moderno transporte de passageiros; um estádio moderno e com a cara do Pantanal, são investimentos que Cuiabá merece e também uma preparação da cidade para daqui 08 anos, dispor de toda estrutura de uma grande metrópole ao completar os seus 300 anos.

São gerações e gerações de cuiabanos, que defenderam as fronteiras deste país e defenderam heroicamente os limites até além do Tratado de Tordesilhas, e diante da grande extensão continental do Brasil, enfrentaram séculos de isolamento, tendo apenas as vias fluviais como meio de transporte, e neste aniversário podemos sentir no ar a felicidade em forma de perspectiva para o começo das obras. Cuiabá tornou-se a cidade das oportunidades, aqui flutuam por todas as partes grandes interesses comerciais, turísticos. O importante é que hoje todos nós que nascemos aqui temos orgulho de ser cuiabano, amando e defendendo tudo que diz respeito as nossas tradições, como verdadeiros filhos defendendo a sua própria mãe, Cuiabá terra mãe de todos nós. A magia de viver em Cuiabá, acontece porque vivemos o nosso propósito de vida. É só vivendo aqui é que conseguimos entender o significado de tudo isto que existe como forma de gentileza ao receber os visitantes. É por estar vivo em Cuiabá, que passamos entendemos que nada nos falta em forma felicidade e por isso temos jeito festivo de ser.

Mas, antes das transformações que a cidade ira passar, este é um momento de reflexão e recordação dos grandes momentos vividos nesta cidade acolhedora e hoje considerada com cidade das oportunidades. Todos nos somos estrangeiros, pois chegamos a esta parte do mundo através dos nossos ancestrais, ás vezes entre percalços e logo somos apresentados a uma nova vida. Uma vida que nos exige uma rápida adaptação, contornos de obstáculos, escolhas de amigos(as), e até mesmos estratégias de sobrevivências nesta terra de muito calor. Quem vem para cá, veio por escolha e aqui começaram a escrever a sua vida de acordo com livre arbítrio, são novos cuiabanos que serão responsáveis por suas próprias caminhadas. Portanto, Cuiabá poderá ser o fim da sua estrada, e aqui ficará sua bagagem de vida, conhecimento, derrotas e vitorias construída e que ficará em forma de herança aos seus filhos que serão os novos cuiabanos por conseqüência da sua escolha. Será que ao escolher Cuiabá para sua morada definitiva foi uma escolha sábia, ou os seus caminhos foram traçados ao encalço dos caminhos de outras pessoas?

Aqui em Cuiabá todos os estrangeiros (paus rodados) são bem recebidos e com o passar do tempo, começam a assimilar os costumes locais, o sotaque, o amor à terra, e logo recebe um apelido e vira cuiabano, mas alguns oferecem uma forma de resistência, mantendo na íntegra os seus costumes, não aprendem o desdenham do sotaque do lugar, dificilmente deixarão de ser estrangeiros.
neste Brasil de tantas raças e nacionalidades.

Cuiabá e suas histórias, cada rua, cada beco, em todos os cantos desta cidade tem história.

Será que não tem nenhum vereador que possa propor a instituição da “Semana do Movimento Rusga”, ao invés de ficar dando Título de Cidadão Cuiabano, para qualquer um endinheirado (possíveis financiadores de Campanhas)? Os vereadores deveriam estar criando leis que obrigue o Prefeito a abrir espaços em forma de Literatura, Teatro e Movimentos Culturais para que os nossos jovens possam ter o entendimento do que foi a Movimento Rusga, porque ele existiu e o resultado dele como movimento revolucionário, e o que foi feito dos lideres? Porque os cuiabanos matavam os traidores com bala de prata?

Porque Cuiabá foi a segunda cidade do País a desenvolver esse movimento político?
E acima de tudo para dar um sentido de exaltação dessa passagem histórica para todos os cuiabanos, fatos que aconteceram aqui nas ruas de Cuiabá, e principalmente informar que movimentos iguais a este aconteceram concomitantemente em cinco estados do Brasil no período de 1832 a 1.838.

A Rusga aconteceu no dia 30 de maio de 1834, durante a tarde a ala dos radicais liberais reuniram no Campo D’Ourique (hoje Praça Moreira Cabral), e esquematizaram para a noite a maior matança de portugueses já ocorrida no País até então, (o movimento Farroupilha acontece em 1.835 e o de Cuiabá foi em 1834), e através de grupo armado eclode o que ficaria conhecida como a Rusga Cuiabana, dentre os considerados como líderes da rusga citamos alguns revoltosos: Pascoal Domingues de Miranda; Braz Pereira Mendes; José Jacinto de Carvalho; Bento Franco de Camargo; José Alves Ribeiro; Euzébio Luís de Brito; Manoel do Nascimento e Antonio F. Mendes.
Neste dia 08 de abril, ao relatar esse movimento, que fique historicamente homenageado todos aquele heróis que lutaram no Movimento Rusga pela liberdade do comércio e de livre pensamento aqui.

Que todo aniversário da nossa querida cidade verde, sejam criado espaços comemorativos que possa relembrar dos famosos cuiabanos que ficaram inseridos na história do país, como:

1 - Marechal Eurico Gaspar Dutra (Um cuiabano Presidente da República do Brasil);
2 - Marechal Candido Mariano da Silva Rondon ( Considerado Mundialmente como o Patrono das Comunicações);
3- Filinto Muller, (Ex-senador pelo PSD e ex-presidente do Congresso Nacional, militar e advogado, é lembrado por muitos como personalidade mato-grossense que marcou época);
4 - Joaquim Duarte Murtinho (Cuiabá, 7 de dezembro de 1848 — Rio de Janeiro, 18 de novembro de 1911) foi um político brasileiro liberal. Estadista, ganhou fama por restaurar as finanças republicanas no governo Campos Sales (1898-1902).
5 - Gov. Dante Martins de Oliveira ( Conhecido Nacionalmente como o “Homem das Diretas Já”, movimento pela redemocratização do país) e outros.
08 de abril, como cuiabano temos que homenagear aqueles que fazem parte da nossa Cultura, como grandes escritores:

- D. Aquino Correia, Rubens de Mendonça; Silva Freire; Moises Martins; Lenine Povoas, Liu Arruda, Ives Cuiabano, Manoel Wenceslau Leite de Barros, utiliza muito a temática do Pantanal e outros, muitos outros.
08 de abril, dia de sentir saudade da velha Cuiabá, viajar no tempo e reviver a boemia dos amores comprados nos Cabarés do Baú Sereno, do Bar Internacional com as mesas onde se reuniam os intelectuais e idealistas, Bar do Biano que nos finais de tarde era o ponto de encontro sagrado dos moradores dos bairros do areão, lixeira e bandeirantes, Choppão onde se misturam toda a estratificação da formação e diversificação de pensamentos pulsantes da cidade , Bar Soraia – boemia pesada unindo o centro e os bairros, das Boates Sayonara, Balneário Santa Rosa e Tabaris, ali a boemia dançava, bebia, amava e vivia as grande noitadas.

Ser boêmio cuiabano é acima de tudo, saber comemoram tudo: se ele estamos vivos nada mais justo que comemorar a nossa existência, se não tem nada a comemorar, a chegada de mais um amigo ao redor da mesa, já é um motivo. Pelos olhos dos boêmios vê-se como é lindo o amanhecer nas ruas e nas esquinas de Cuiabá, tomando uma Cerva bem gelaaaada, com os bares lotados de apreciadores da noite com muitas gargalhadas , muita mulherada, muita conversa fiada e curtindo uma boa música ao vivo. Dizem que Cuiabá não dorme, porque dia e noite pulsa a vida.

Saudade das festas religiosas: São Benedito, Senhor Divino e São João, de repente ao fechar os olhos parece que voltamos a sentir os sabores e cheiros do Chá com Bolo após as missas, em nossas memórias ficaram as lembranças aqueles rasqueados chamados de “limpa banco” executados pela Banda de música do Mestre Inácio, lá pelo lado do Bairro do Baú, ali eram realizados os grandes bailes de Beleca e Juja, eram festas de fazer noite virar dia e dia virar noite.

Saudade do clássico vovô, Mixto e Dom Bosco, dutrinha lotado, Gurizada dependurada nos muros, a espera do hino nacional, onde os policiais ficavam em posição de sentido, e eles pulavam para dentro do estádio. Saudade daquela voz marcante de Ivo de Almeida nas suas narrações vibrantes, até parecia que iria voar da cabine e descer no gramado. Como era bom ver os torneios inícios, com os grandes batedores de pênalti pelo Dom Bosco – o Tom e pelo Mixto – o Ruiter, eram pênaltis sem fim.
Parabéns Cuiabá no seu 293 aniversário, como sinto orgulho de ter nascido aqui e só por isso sou feliz, agradeço por este momento único, que é a felicidade de escrever sobre este lugar abençoado, ficarei sempre satisfeito e honrado por este dom da vida de ser filho de Cuiabá.
Autor: Wilson Carlos Fuá

ORQUESTRA DE MAO GROSSO LANÇA DVD NO ANIVERSÁRIO DE CUIABÁ COM O TRIO PESCUMA, HENRIQUE E CLAUDINHO





Assessoria/SEC-MT
OEMT lança DVD no aniversário de Cuiabá com o trio Pescuma, Henrique e Claudinho
OEMT lança DVD no aniversário de Cuiabá com Pescuma, Henrique e Claudinho
Em comemoração aos 293 anos de Cuiabá, a Orquestra de Mato Grosso sobe ao palco do Cine Teatro Cuiabá acompanhada do trio Pescuma, Henrique & Claudinho para uma importante apresentação da série de Concertos Oficiais em homenagem a capital mato-grossense. Os ‘clássicos populares’ que serão exibidos em uma única récita no dia 8 de abril, domingo, às 19h, tornaram-se referências do rasqueado mato-grossense, ritmo dançante que, invariavelmente, agrada os amantes da música popular.
Devido a grande procura de ingressos para o concerto especial no aniversário de Cuiabá, a Orquestra do Estado de Mato Grosso e o trio Pescuma, Henrique & Claudinho farão uma apresentação extra, às 21 horas, no Cine Teatro Cuiabá. Os bilhetes para a segunda sessão já estão disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá e custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
Sobre as apresentações, Henrique, um dos componentes do trio diz: “Esse show-concerto no aniversário de Cuiabá vai ser um presente para a cuiabania, para as pessoas que gostam de orquestra e da música regional brasileira e cuiabana. Nós vamos estar juntos com o maestro Leandro nesta festa. Com certeza vai ser um marco o aniversário de 293 anos de Cuiabá. Vai agradar em cheio. Vai ter muita repercussão esse show porque muitas pessoas nem imaginavam essa união de Pescuma, Henrique & Claudinho com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, ainda mais nesse belo DVD”.

O repertório, além de desempenhar temas da música mato-grossense, como ‘A Lua’ e ‘Dinheiro custa a ganhar’, passeia por pérolas da música brasileira de diversas regiões como ‘Casinha Branca’ de Elpídio dos Santos, e ‘Querência Amada’ de Teixeirinha.  A apresentação que comemora o aniversário de Cuiabá também conta com composições marcantes de Pescuma, em parceria com importantes nomes da música popular brasileira, caso de ‘Tá faltando alguém aqui’, composta junto a Zezé Di Camargo, tema da cinebiografia ‘2 Filhos de Francisco’, além de ‘Sinhá Rita’, escrita por Pescuma e Marques Caraí.

Dois dos maiores sucessos do trio enriquecem ainda mais o repertório de abril: ‘Pixé’, uma parceria entre Pescuma e Moisés Martins, exalta diversas práticas sociais de Mato Grosso, tais como a culinária, o linguajar, festejos e danças regionais. É uma canção repleta de tradições e que imprime, de certa forma, a identidade mato-grossense. E uma das canções mais emblemáticas do estado, ‘É Bem Mato Grosso’, composição fruto da parceria entre Pescuma e Ulisses Serotini, tornou-se tema diário da TV Centro América - filiada a Rede Globo em Mato Grosso. É muito conhecida para além das fronteiras do estado e completa esse repertório comemorativo, especialmente rearranjado para a festa que celebra o aniversário da cidade.

O espetáculo que comemora o aniversário de Cuiabá foi criado em 2008 quando a Orquestra do Estado de Mato Grosso, em parceria com o trio Pescuma, Henrique & Claudinho, gravou seu terceiro DVD – Cantos do Brasil -, por ocasião da posse do então novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Exmo. Sr. Conselheiro Antônio Joaquim, em um espetáculo aberto ao público, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. A nova prensagem do DVD motivou a retomada da parceria e a apresentação especial desse espetáculo que inclui novas peças e arranjos num dia tão especial para a capital de Mato Grosso. “Para nós, que sempre fazemos shows com bandas, foi uma experiência única fazer essa gravação junto com a Orquestra. Foi muito legal, sucesso de público. Esse DVD, foi para nós mais um aprendizado da cultura brasileira. Foi maravilhoso”, diz Henrique.

O DVD Cantos do Brasil – apesar de esta ser a segunda edição - será lançado no concerto que comemora o aniversário de 293 anos de Cuiabá. “Teremos a oportunidade de fazer esse show/concerto ao vivo que pode ser um start para uma turnê de Pescuma, Henrique & Claudinho e a Orquestra do Estado de Mato Grosso, tão bem conduzida, administrada e regida pelo maestro Leandro Carvalho, um jovem talento da regência nacional e porque não dizer, mundial. O maestro Leandro Carvalho tem uma empatia muito grande com a cultura regional. Poder estar com ele e dividir o palco do Cine Teatro Cuiabá com a Orquestra do Estado de Mato Grosso é um orgulho para nós. Ainda mais numa data fantástica que é o aniversário da nossa capital, a cidade que a gente tanto ama. Eu tenho certeza: Não vai dar para quem quer e vai ser um espetáculo maravilhoso”, antecipa Pescuma.
Realização

A Temporada 2012 da Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Patrocinadores: Eletrobras Eletronorte, Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Bimetal e Lei de Incentivo a Cultura. Apoio: Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda e Sistema FeComercio/ SESC/ SENAC.
SERVIÇO

O quê: Concerto comemorativo ao 293° aniversário de Cuiabá - Lançamento do DVD Cantos do Brasil
Quando: 8 de abril às 19h (SESSÃO EXTRA ÀS 21H)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Informações: 65 3027-1824
www.orquestra.mt.gov.br


PROTÁSIOS DE MORAIS
Assessoria/OEM

JORNALISTA DENUNCIA AMEAÇAS DE SECRETÁRIOS EM RONDONÓPOLIS




A Polícia Civil e o Ministério Público do Estado investigam denúncias de supostas ameaças tendo por objetivo a jornalista Danielly Tonin, em Rondonópolis, por dois secretários municipais.
 
De acordo com as denúncias, após a realização de uma reportagem sobre a divulgação de um panfleto do Executivo com a assinatura do prefeito Zé Carlos do Pátio (em um texto que fala sobre as obras da administração municipal referentes à rede de água e esgoto) publicada no site Gazeta MT – do qual Danielly é editora-chefe -, a jornalista passou a receber telefonemas e e-mails com tons de ameaça. Danielly relatou que as ligações partiram do secretário de Governo da prefeitura, Gerson Oliveira.
 
Ela registrou uma queixa-crime no dia 30 de março e também um boletim de ocorrências no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) no dia 2 de abril. Porém, um novo fato levou a jornalista a, nesta terça-feira, recorrer à Delegacia da Mulher. Segundo Tonin, por volta das 18h30, quando chegava à sua residência conduzida pelo motorista do site, uma camionete S10 cor preta com vidros escuros abordou bruscamente o veículo em que ela estava. Sem que ninguém descesse do carro, ela se dirigiu ao Centro de Policiamento Militar (Copom) com as placas do veículo anotadas e durante uma busca os policiais identificaram que a camionete está em nome do secretário de Finanças, Adão Nunes.
 
Conforme os relatos da jornalista, na última ligação que recebeu de Gerson o secretário a compara um frango assado. “Não entendi claramente o que ele quis dizer, mas senti que, se continuar publicando denúncias, estarei frita”, disse Danielly Tonin, que iniciou sua atuação no mercado em Rondonópolis no Diário, em 2006.
 
Nesta quarta-feira o Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor/MT) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) emitiram uma nota de apoio à jornalista. Em entrevista coletiva realizada ontem, ao ser questionado sobre seu posicionamento diante da situação, o prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio disse que até aquele momento desconhecia o fato. “Eu não sabia. Vou averiguar. Respeito a liberdade de imprensa e isso não condiz com meu pensamento”.
24 Hsoras News

BOTAFOGO VENCE GUARANI POR 2 A 1 NA COPA DO BRASIL



O Botafogo saiu na frente no confronto com o Guarani pela segunda rodada da Copa do Brasil. O Alvinegro de General Severiano derrotou o Bugre por 2 a 1 em partida disputada na noite desta quarta-feira no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Agora as duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 18 no Engenhão e o Botafogo só precisa de um empate para se classificar. O Guarani se classifica com uma vitória por um gol de diferença desde que marque três gols em diante.
O resultado acabou premiando a maior objetividade do Botafogo que soube transformar em gols as oportunidades que apareceram. Já o Guarani criou boas chances para marcar mas seus atacantes desperdiçaram várias chances.
O Botafogo volta a jogar neste domingo contra o Friburguense pela Taça Rio. O Guarani enfrentará o Palmeiras pelo Paulistão.
Mesmo jogando fora de casa, o Botafogo começou a partida exercendo pressão sobre a defesa do Guarani. O time paulista mantinha apenas o atacante Bruno Mendes na frente enquanto Fabinho era o encarregado de voltar para buscar os lançamentos. Aos nove minutos, Herrera foi lançado entre os zagueiros mas o goleiro Emerson saiu do gol e interceptou a jogada. A partida era lenta com excesso de erros de passes e muitas faltas que impediam o desenvolvimento dos lances e a criação de jogadas de perigo.
Aos 13 minutos no lance mais emocionante da partida, Andrezinho cruzou e quase surpreendeu o goleiro Emerson mas a bola acabou saindo. A resposta dos donos da casa veio aos 16 minutos em conclusão de Danilo Sacramento que passou bem perto da trave de Jéfferson. Aos 21 minutos, uma jogada bisonha do ataque do Guarani.Fabio Bahia fez boa jogada e cruzou mas Bruno Mendes ao tentar concluir, deu uma de zagueiro e tirou a bola da área alvinegra.
Aos 22 minutos, o Botafogo perdeu uma grande oportunidade. Renato chutou forte, a bola bateu na zaga e sobrou para Herrera que chutou em cima do goleiro Emerson.
O time carioca era mais objetivo mas falhava muito na hora da conclusão como aconteceu com o lateral Lucas que recebeu ótimo lançamento de Elkeson e cruzou nas mãos do goleiro do Bugre quando seus companheiros esperavam o passe. Aos 29, um cruzamento fechado de Fabinho quase surpreendeu o goleiro Jéfferson mas a bola saiu.
O Botafogo só voltou a incomodar aos 34 anos depois que uma cobrança de falta efetuada por Renato quase encontrou Herrera livre na pequena área, mas o argentino não conseguiu executar a cabeçada.
Aos 36 minutos, o Guarani abriu o marcador. O Botafogo errou na saída de bola com Andrezinho e Fabinho enfiou para Bruno Mendes que mesmo marcado por vários jogadores conseguiu abrir espaço entre os adversários e colocou entre as pernas do goleiro Jéfferson.
O Botafogo partiu para buscar o gol do empate o que acabou conseguindo aos 44 minutos. Andrezinho cobrou falta na cabeça de Renato que mandou para as redes de Emerson. O ex-jogador do Guarani não festejou o gol marcado contra o clube que o projetou no futebol brasileiro.
O segundo tempo começou em ritmo muito lento com as duas equipes tocando bolas para os lados e pouco se arriscando ofensivamente. Só aos dez minutos é que os torcedores viveram seu primeiro momento de emoção quando Felyppe Gabriel cruzou, Elkeson escorou para Herrera bater de primeira e obrigar Emerson a fazer grande defesa. A resposta do Bugre veio no minuto seguinte quando Fabinho invadiu pela direita e chutou cruzado, mas Jéfferson defendeu com segurança.
O Guarani estava um pouco mais ofensivo e aos 17 minutos, Fabinho foi lançado pela direita e bateu com violência, o goleiro Jéfferson desviou e a bola ainda bateu na trave antes de sair. O time do Botafogo dava a impressão de que estava satisfeito com o resultado e parecia mais preocupado em fazer o tempo passar, mas acabou surpreendendo o Guarani e marcando o segundo gol aos 23 minutos com o argentino Herrera. Fellype Gabriel cruzou da esquerda, Renato recebeu e rolou para Herrera, livre na pequena área, bater e desempatar a partida.
Sem outra opção, o Guarani partiu para tentar o empate o que quase conseguiu em chute de Fabinho depois de boa jogada de Ronaldo,mas a bola subiu demais.
O Guarani partiu para o ataque enquanto o Botafogo recuou sua marcação para tentar segurar a pressão da equipe paulista. Aos 36 minutos, Bruno Recife cruzou na área e Thiaguinho furou dentro da área, perdendo uma boa oportunidade para empatar. Aos 44 minutos, Domingos teve chance para empatar mas cabeceou para fora. O Bugre pressionou até o final mas o Botafogo conseguiu resistir e assegurar a vitória.
Gazeta Esportiva

FLAMENGO LEVA VIRADA DO EMELEC E SE COMPLICA DE VEZ NA LIBERTADORES



O Flamengo ficou longe da classificação ao perder por 3 a 2 para o Emelec (EQU), nesta quarta-feira, em Guayaquil, pela Libertadores. Após ficar duas vezes à frente no placar, os rubro-negros cederam a virada nos minutos finais e ficaram na laterna do grupo 2 faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos.
Os flamenguistas abriram o placar aos sete minutos, com Léo Moura, em contra-ataque rápido. O Emelec chegou ao empate aos 33, com Figueroa, mas os equatorianos foram para o intervalo atrás no placar após gol de Deivid, aos 42 minutos. Na etapa final, o Flamengo recuou e viu os donos da casa virarem com Figueroa, aos 37 e Mena, de pânalti, no minuto final da partida.
Agora, os rubro-negros precisam vencer o Lanús (ARG), na próxima quinta-feira, no Engenhão, e torcer para Olímpia (PAR) e Emelec (EQU) empatarem no mesmo dia em Assunção.
O jogo - O Emelec começou a partida mais ligado e quase abriu o placar com um minuto. Após saída de bola errada do Flamengo, De Jesús foi lançado na área e, de carrinho, finalizou. O goleiro Felipe abafou e colocou a bola para escanteio salvando os cariocas. No entanto, a resposta dos brasileiros veio em grande estilo, aos sete. Em contra-ataque rápido, Deivid achou Léo Moura livre. O lateral direito chutou da entrada da área, a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Dreer.
Depois do gol, o Emelec seguiu buscando o ataque com mais ênfase. O Flamengo tentava avançar nos contra-ataques aproveitando os erros de passes dos equatorianos. Somente aos 14 minutos, os donos da casa voltaram a chegar com perigo. Depois de lançamento para a área, Figueroa cabecou livre, mas em cima de Felipe. Depois do lance, o confronto ficou muito disputado entre as intermediárias, sem jogadas que ameaçassem os goleiros.
O Emelec pouco levava perigo a Felipe, mas conseguiu chegar ao empate aos 33 minutos. Em cobrança de escanteio, Figueroa subiu mais que a zaga rubro-negra e cabeceou para a rede para a alegria da torcida em Guayaquil.
O revés fez com que o Flamengo buscasse o ataque com mais vontade. Tanto que aos 38 minutos os rubro-negros quase ficaram novamente a frente no placar. Ronaldinho Gaúcho cruzou pela direita e achou Deivid, que cabeceou colocado, mas a direita da trave de Dreer. Não demorou muito e os cariocas chegaram ao segundo gol. Aos 42 minutos, Junior Cesar cruzou pela esquerda e Deivid cabeceou, desta vez para a rede equatoriana.
Nos minutos finais, o Emelec tentou empatar novamente, mas na única oportunidade que teve, Valencia finalizou a esquerda do gol de Felipe. Com isso, o Flamengo foi para o intervalo com a vantagem no placar.
O segundo tempo iniciou com o Flamengo mais seguro, mas viu o Emelec ter a primeira boa chance aos dez minutos. Valencia recebeu na área, pela direita, e chutou para boa defesa de Felipe, que espalmou para escanteio. Na cobrança, Figueroa cabeceou no travessão de rubro-negro.
Depois dos lances, o Emelec seguiu tendo a posse de bola e buscando o ataque. O Flamengo tentava encaixar um contra-ataque, mas pecava nos passes. Com isso, o confronto ficou um bom tempo sem jogas perigosas. Os cariocas só chegaram perto de marcar aos 29 minutos. Muralha cruzou rasteiro e Vagner Love, na pequena área, chutou por cima do gol equatoriano. A resposta dos donos da casa veio no minuto seguinte. Gaibor finalizou ao invés de cruzar, mas Felipe estava atento e espalmou para longe.
A partir dai, o Emelec se jogou ao ataque e passou a pressionar o Flamengo, que não conseguia passar do meio de campo. De tanto insistir, os donos da casa chegaram ao empate aos 37 minutos. Após cruzamento, Figueroa levou a melhor sobre a marcação e cabeceou sem chance para Felipe.
Nos minutos finais, uma situação curiosa, pois os dois times se lançaram ao ataque em busca da vitória. No entanto, foram os donos da casa que fizeram o terceiro. Aos 43 minutos, Willians cometeu pênalti em Mena. Depois de dois minuitos, o mesmo Mena cobrou e a bola passou por baixo do corpo de Felipe para dar números finais ao duelo em Guayaquil.
Gazeta Esportiva

PALMEIRAS VIRA CONTRA HORIZONTE E SE CLASSIFICA PARA OITAVAS



O Palmeiras conseguiu se classificar direto para a próxima fase da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, o Verdão levou um susto, mas conseguiu a vitória de virada por 3 a 1 sobre o Horizonte, no estádio Horácio Domingos Sousa, no Ceará.
Com obteve o triunfo por dois gols de diferença, o time do técnico Luiz Felipe Scolari eliminou o segundo jogo, que seria realizado na capital paulista. O time cearense, então, se despediu da Copa do Brasil. Nas oitavas de final, o Palmeiras enfrentará o vencedor do confronto entre Paraná e Ceará, que iniciam o duelo na próxima semana.
O Horizonte abriu o placar no início do jogo. Em lance com posição duvidosa do ataque cearense, Leandro Amaro afastou errado e viu a bola chegar de presente para Mateus, que mandou para as redes.
Porém, Leandro Amaro se redimiu e marcou duas vezes de cabeça. Felipão iniciou o jogo com cinco atletas de meio-campo: Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor, Wesley e Daniel Carvalho. Desta forma, Maikon Leite só entrou no segundo tempo e marcou o terceiro, que garantiu a vaga.
O próximo jogo do Verdão será pelo Campeonato Paulista, no domingo, quando enfrentará o Guarani, no estádio Brinco de Ouro de Princesa. Já o Horizonte tem compromisso no sábado, contra o Itapipoca, pelo Cearense.
O jogo:O Palmeiras se lançou ao ataque logo no início do confronto e desperdiçou boa chance aos nove minutos. Juninho fez o cruzamento da esquerda e Daniel Carvalho apareceu com liberdade na entrada da pequena área, mas cabeceou para fora.
Apesar de ter mantido a bola no sistema ofensivo, o Verdão sofreu gol em bobeira defensiva. Depois de cruzamento para a área, com posição duvidosa do ataque do Horizonte, Leandro Amaro afastou errado, e Mateus pegou a sobra para chutar no canto, fora do alcance do goleiro Deola.
Assim que sofreu o gol, o time paulista voltou ao ataque, e Marcos Assunção recebeu pela direita da área, mas arrematou na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, o árbitro assinalou falta fora da área sobre Wesley, que pedia pênalti. Assunção fez a cobrança raspando o travessão.
A pressão do Palmeiras continuou e, aos 22, João Vitor passou por três marcadores, arrematando com força e exigindo defesa do goleiro Jefferson. O Horizonte ainda tentou equilibrar as jogadas no meio-campo, mas levou a resposta. Cicinho avançou pelo meio e tocou para Daniel Carvalho, que devolveu de calcanhar para o lateral direito, mas o chute do camisa 2 passou raspando a trave.
De tanto insistir, o clube visitante chegou ao empate, aos 33 minutos. Marcos Assunção cobrou escanteio e Leandro Amaro subiu mais que a marcação para desviar de cabeça para as redes. Depois de obter a igualdade, o Verdão diminuiu um pouco o ritmo e desperdiçou duas cobranças de falta de seu capitão, até o apito para o intervalo.
Para o segundo tempo, o técnico Roberto Carlos colocou Da Silva e Vanderlei nas vagas de Rafael Tchuca e Elanardo. O Horizonte voltou melhor à etapa final e, ao perceber que Barcos estava isolado, Felipão tirou Wesley para a entrada de Maikon Leite.
Porém, o argentino não teve muito tempo para aproveitar um parceiro no ataque, já que o treinador tirou Barcos para colocar Ricardo Bueno, aos 14. Depois das mudanças, o Palmeiras melhorou e virou o placar.
Aos 22, Marcos Assunção cobrou falta para a área e Leandro Amaro cabeceou. A bola ainda desviou na defesa antes de entrar no gol. Apenas quatro minutos depois, Maikon Leite avançou pela esquerda em diagonal e tocou para Ricardo Bueno, que devolveu no meio para o camisa 7 chutar para as redes.
O Horizonte precisou se lançar ao ataque, com a entrada de Jean na vaga do lateral direito João Paulo. Perto do fim do jogo, o time da casa quase diminuiu. André Cassaco recebeu pela esquerda da área e chutou rasteiro. A bola passou por entre as pernas de Deola, mas foi para fora.
Já nos acréscimos, depois de ter entrado no lugar de Daniel Carvalho, Pedro Carmona acertou a trave.
Gazeta Esportiva

INTER E SANTOS EMPATAM E ADIAM CLASSIFICAÇÃO NA LIBERTADORES



Em um jogo muito disputado e equilibrado no Beira-Rio, Internacional e Santos ficaram no empate em 1 a 1 no Beira-Rio, pela penúltima rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. Nei marcou o gol do Inter, de falta, aos oito minutos de jogo, mas Alan Kardec, de cabeça, empatou para o Peixe na etapa final. O goleiro Muriel, com grandes defesas, foi o destaque do jogo, protagonizando grande duelo com Neymar, que brilhou como de costume.
O resultado leva o Santos a 10 pontos, e o Internacional agora vai para oito. O Colorado pode entrar na última rodada fora da zona de classificação caso o The Strongest vença o Juan Aurich nesta quinta-feira, no Peru. Na rodada derradeira, o Colorado visita o Juan Aurich, enquanto Santos e Strongest se enfrentam na Vila Belmiro. Os jogos finais do Grupo 1 ocorrem no dia 19.
O Inter volta a campo no final de semana, quando visita o São Luiz pela última rodada da Taça Farroupilha, o segundo turno do Campeonato Gaúcho. Já o Santos jogará igualmente fora de casa, contra o São Caetano, pela penúltima rodada da fase classificatória do Paulistão.
O jogo - Contando com o apoio da torcida que lotou o Beira-Rio, o Internacional tentou partir para cima do Santos, mas com a cautela que o técnico Dorival Júnior pregou durante toda a semana que antecedeu a partida. Logo na sua primeira chegada, o Colorado marcou o gol: aos sete minutos, Dagoberto foi derrubado por Durval na entrada da área. Nei cobrou com perfeição, encobrindo a barreira e deixando Rafael estático: 1 a 0.
O gol animou o Inter, que, apoiado pela torcida, foi para cima. Aos 12, Índio recebeu dentro da área e chutou para fora. Três minutos depois, Kleber arriscou um belo chute longo e a bola raspou a trave de Rafael, levando perigo. Só a partir dos 20 minutos o Santos foi desafogando, buscando sempre Neymar. Mesmo bem marcado, o craque santista se desvencilhava dos adversários e começava a causar transtornos.
Aos 28, a primeira grande jogada de Neymar: ele recebeu lançamento nas costas da zaga colorada pelo lado direito de ataque, esperou a chegada dos companheiros na área e cruzou. Ibson chegou batendo de primeira, mas Muriel salvou, espalmando. Doze minutos depois, o camisa 11 do Santos pegou sobra na entrada da área e chutou com perigo, para nova boa defesa de Muriel.
O segundo tempo começou muito disputado, com marcação forte de lado a lado, mas sem grandes chances de gol. A primeira boa chegada só ocorreu aos 15, quando Dagoberto chutou com perigo, pela linha de fundo. Dois minutos depois, Neymar fez grande jogada individual, se infiltrou na área e obrigou Muriel a mais uma ótima defesa.
Muricy Ramalho, então, resolveu ousar: aos 18, colocou o centroavante Alan Kardec no lugar do lateral Fucile. E a estrela do técnico santista brilhou dois minutos seguintes: Kardec recebeu cruzamento de Juan e, de peixinho, empatou o jogo no Beira-Rio. O gol animou o Santos: aos 22, Neymar partiu para cima da defesa, mas o chute saiu mascado e Muriel agarrou.
Nei, um dos destaques do jogo, arrancou pela direita aos 34, mas chutou alto, por sobre o gol. No minuto seguinte, Neymar fintou Nei, ganhou de Rodrigo Moledo já dentro da área, mas não conseguiu completar a jogada. Aos 36, Kleber tentou um cruzamento para a área santista, mas o chute saiu fechado e quase surpreendeu Rafael, que segurou firme sobre a linha.
Aos 42, Muriel fez a melhor de todas as suas brilhantes participações no jogo. Neymar entrou livre na área e o goleiro colorado salvou à queima-roupa. No rebote, a zaga afasta e impede o craque santista de concluir. No minuto seguinte, em arrancada pela esquerda, Neymar sofreu falta dura de Rodrigo Moledo, que levou o segundo amarelo e foi expulso.
Gazeta Esportiva

JUIZ LIBERA TURISTAS ARGENTINOS AGREDIDOS E PRESOS POR PMs EM BOITE



Foto: Reprodução/IlustraçãoJuiz  libera turistas argentinos agredidos e presos por PMs em boate
O juiz da 4ª Vara Criminal, Rondon Douglas, concedeu liberdade provisória, na tarde desta quarta-feira (4), aos dois turistas argentinos Ignácio Luiz Marcelo Lujan, de 29 anos, e Ignácio Augustin Lujan, 26, espancados e presos sem motivo aparente durante a saída de uma casa noturna em Cuiabá na noite de sábado (31).

Com a decisão, eles poderão retornar imediatamente para Argentina, mas precisarão voltar a cada três meses para prestar contas à Justiça brasileira sobre suas atividades. O juiz negou pedido do Ministério Público de retenção do passaporte deles e estipulou fiança de R$ 2,07 mil para cada um.

Um dos fatos graves que deve ser "trabalhado" pela defesa dos dois irmãos é que não houve comunicado oficial do governo brasileiro para a embaixada sobre a prisão. Foi a imprensa que avisou a embaixada argentina do acontecido.

Segundo relatos dos turistas, os PMs não teriam se identificado e os espancaram na tentativa de obrigá-los a confessar o suposto furto de um celular e de uma câmera fotográfica amadora.

Os dois argentinos teriam sido acusados de furto qualificado, mas sem provas ou sem mesmo qualquer indício palpável da ilicitude, segundo os advogados contratados pela defesa de ambos.

Na tentativa de obter uma confissão rápida, Ignácio Augustin teria sido espancado ainda dentro da boate, tendo vários dentes quebrados, conforme consta do exame de corpo delito do Instituto Médico Legal.

Ainda na porta da boate, os policiais revistaram o carro na presença dos irmãos, mas nada encontraram dos produtos reclamados pela suposta vítima. Diante da falta de provas, a polícia levou o veículo até o Cisc Planalto, onde teriam aparecido o celular e a máquina fotográfica supostamente furtada.

Os irmãos Luiz Marcelo e Augustin moram e trabalham em Córdoba (Argentina) e, segundo a advogada deles, Beatriz Viana, estavam fazendo turismo pelas Américas e passavam pela capital mato-grossense no final de semana em que acabaram presos e agredidos pelos policiais.
Olhardireto da Redação - Laura Petraglia

quarta-feira, 4 de abril de 2012

ABASTECIMENTO DE ÁGUA ESTÁ COMPROMETIDO NA REGIÃO DO CPA



O abastecimento de água no Centro Político Administrativo está comprometido, hoje. A falta de água se deve, segundo a Sanecap, por que o eixo da bomba d`água da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Sebastião quebrou esta manhã.

A ETA São Sebastião é responsável pelo abastecimento de água de toda a região do CPA e não há previsão para o reestabelecimento do fornecimento do líquido. A Superintendência de Patrimônio e Serviços da Secretaria de Estado de Administração (SAD) foi informada pela empresa que já estão sendo tomadas as providências para a resolução do problema.
assessoria

UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLIA SERRÃO AMPLIADAS EM MT


Mato Grosso vai receber mais de R$ 15,5 milhões para ampliar 162 unidades de saúde da família, os PSFs, em 70 municípios. Os recursos são oriundos do Programa de Atenção Básica do Ministério da Saúde (MS), informou Homero.
 
Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (04.04), o parlamentar recebeu a confirmação da liberação dos recursos ainda em Maio. Antes do pagamento da primeira parcela, no entanto, os funcionários responsáveis serão treinados por técnicos ministeriais conforme a nova sistemática de monitoramento e controle de obras do governo federal.
 
Em Cuiabá, cidade com maior número de postos, por exemplo, serão destinados aproximadamente R$ 1,3 milhões para 18 unidades. O parlamentar destaca que a seleção das cidades beneficiadas seguiu critérios estabelecidos pelo Ministério.
 
“Foi uma articulação política importante para Mato Grosso. Ampliar os postos representa qualidade e conforto no atendimento das famílias. Estamos pressionando para elevar o volume de repasses federais para nosso estado este ano. Não é tarefa fácil considerando as circunstâncias eleitorais, no entanto, estamos trabalhando com otimismo", observou Homero Pereira
24 Horas News 

MATO GROSSO DEVE REGISTRAR CALOR INTENSO A PARTIR DE MAIO


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Boletim Climático Trimestral, elaborado junto com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituto de Pesquisas Espaciais. A previsão para os meses de abril, maio e junho de 2012 é de maior probabilidade de chuva na categoria normal a abaixo da normal no norte do Nordeste e oeste da região Sul. No extremo norte da região Norte, o volume de chuva deve variar entre normal a ligeiramente acima da faixa normal.

 
O volume também deve ficar normal no leste da região Nordeste, onde o principal período de chuva começa em abril.
 
Na grande área central, que inclui o Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste, há igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica).
 
Ainda segundo o boletim, massas de ar frio podem causar declínio acentuado das temperaturas em alguns períodos no centro-sul do país. Nos setores norte e nordeste do Brasil, a previsão é de temperaturas dentro da faixa normal. Nessa época do ano, as ocorrências de focos de calor costumam ser mais intensas no Brasil Central, especialmente a partir de maio no Mato Grosso.
24 Horas News 

TURISTAS ARGENTINOS SÃO PRESOS E ESPANCADOS EM CUIABÁ


 


Os irmãos Ignácio Luiz Marcelo Lujan, 29 anos, e Ignácio Augustin Lujan, 26 anos, professores universitários de Córdoba (Argentina), fazendo turismo pelas Américas, de passagem por Cuiabá,  foram espancados e presos arbitrariamente por policiais militares de Mato Grosso, à paisana, na madrugada do último sábado (31/03), quando estavam de saída de uma conhecida casa noturna de Cuiabá. Os dois policiais, sem se identificar, começaram a espancar os visitantes de Cuiabá, tentando obrigá-los a confessar o suposto furto de um celular e uma câmera fotográfica amadora.
 
 O próprio ouvidor geral de Polícia, Teobaldo Witter, reconheceu que o ato dos policiais, praticamente às vésperas da Copa do Mundo do Pantanal de 2014, demonstra o quão é necessário investir no preparo da polícia mato-grossense, para receber turistas de todo o mundo. “É um exemplo dramático de como não deve agir com quem vem conhecer, gastar e trazer divisas para Cuiabá”, avalia ele.
 
 Eles foram acusados de furto qualificado, sem provas ou mesmo qualquer indício palpável. Na tentativa de obter uma confissão rápida, Ignácio Augustin foi espancado, ainda dentro da boate, tendo vários dentes quebrados, conforme atesta exame de corpo delito do Instituto Médico Legal (IML).
 
Na porta da boate, revistaram o carro, na presença dos irmãos Luiz Marcelo Lujan e IgnácioAugustin Lujan, mas nada encontraram dos produtos reclamados pela suposta vítima.
 
Diante da falta de provas, a Polícia levou o carro das vítimas da casa noturna até o Cisc Planalto, onde, misteriosamente, apareceram o celular e a máquina fotográfica reclamada pela suposta vítima, no interior do veículo. A segunda revista foi feita já sem a presença dos irmãos Lujan.
 
Além de serem espancados e presos, sem provas consistentes, os turistas foram colocados em celas comuns, no Centro de Ressocialização  (antigo Presídio do Carumbé), embora tenham curso superior. E, ainda, são detentores de passaportes da Argentina, do Mercosul e da Itália, país membro da União Européia – por conta da nacionalidade italiana.
 
 A advogada Beatriz Pinto Viana, responsável pela defesa dos argentinos, classificou o episódio como absurdo. Ela levou o caso até o ouvidor geral Teobaldo Witter, da Corregedoria de Polícia; e ao defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo, da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
 
 Beatriz Viana acionou, ainda, a Embaixada da Argentina no Brasil, para as providências cabíveis.“O que houve foi um ataque inominável aos mais elementares dos direitos, que é o direito à vida e o direito à liberdade”, argumenta a advogada Beatriz Viana. Ela aguarda para as próximas horas uma decisão do juiz de direito Rondon Douglas, titular da 4ª Vara Criminal de Cuiabá, que está respondendo pela 5ª Vara. O próprio magistrado decidiu tratar esta questão como prioridade.
 
Nesta quarta-feira (04/04), chega a Cuiabá, vindo de Brasília, o jurista Gabriel Herrera, Chefe da Seção Consular-Jurídica da Embaixada da República Argentina no Brasil. Ele vem cobrar agilidade na soltura dos argentinos e, ainda,  explicações do governo de Mato Grosso por tamanha violência.
 
Gabriel Herrera e Beatriz Viana estiveram, na manhã de hoje, em reuniões no Presídio do Carumbé, com o vice-governador Chico Daltro (PSD) e com o secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, cobrando solução urgnete para o problema
 24 Horas News 

QUADRILHA ASSALTA BANCO E FAZ POLICIAIS REFENS EM MT






Uma quadrilha do estilo 'Novo Cangaço', organização criminosa especializada em assalto a banco, voltou agir em Mato Grosso desta vez assaltando a agência do Banco do Brasil em Canarana (832 km de Cuiabá). Sete elementos fortemente armados com fuzis K-47, de fabricação russa, e encapuzados chegaram no município por volta das 23 horas e 40 minutos de terça-feira (3).

A ousadia foi tanta por parte do bando que primeiramente rendeu os policiais que estavam atendendo uma ocorrência em um bairro da cidade. Os policiais foram algemados e tiveram que assistir o assalto e depois foram levados com reféns. Mais quatro pessoas que estavam na porta da agência foram feitos reféns também.

Os bandidos estouraram os sete caixas eletrônicos do banco usando dinamites inclusive levaram o cofre de uma delas. O tenente Nunes informou que uma hora depois os policiais foram soltos e um carro foi incendiado. A informação é que os bandidos fugiram sentido Cocalinho usando uma estrada vicinal. A suspeita é que o bando teve a colaboração de alguém da região.

O tenente Nunes entende que o assalto não foi bem sucedido por parte do bando porque estouraram sete caixas, mas levaram somente um. “Nós pedimos reforço policial e estamos na captura destes elementos!”, adiantou Nunes.

FORÇA TÁTICA

Duas guarnições da Força Tática Araguaia (FTA) sob comando do tenente Elcirley está na região de Canarana desde a madrugada desta quarta-feira (4) auxiliando nas buscas aos bandidos. A viatura da PM foi abandonada a 10 km de Canarana. Antes disso os ladrões atearam fogo numa viatura e ater mesmo numa ponte para dificultar o acesso dos policiais.

O tenente informou que a Força Tática está nas estradas vicinais e a PM reforçou também o cerco em Cocalinho onde fica a balsa que dá acesso ao estado de Goiás. “É possível que eles tentem seguir para Goiás que está mais perto de Canarana do que ir para o Pará”, explicou o comandante da Força Tática.

Esse é segundo assalto em menos de dois anos na cidade de Canarana. Em 2009, a população assistiu durante o dia o assalto à agência com extrema violência inclusive tiros para alto.

O Novo Cangaço recentemente realizou um assalto em Guapó onde dois bandidos foram mortos em confronto com a polícia. E dois fugiram para Mato Grosso e passaram pela cidade de Novo Santo Antônio onde abandonaram um carro. 
De Barra do Garças - Ronaldo Couto

TRE CASSA MANDATOS DE FABRIS E DO PREFEITO ZÉ DO PÁTIO



Por quatro votos a dois, sob alegação de abuso de poder econômico durante a campanha, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral cassou o diploma do suplente de deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) durante a sessão plenária desta terça-feira (3).

O pleno cassou o mandato de Gilmar Fabris (PSD) por conta de falhas consideradas gravíssimas e gastos não declarados de campanha.

Na sessão do dia 15 de março, ele havia recebido cinco votos válidos a favor da cassação, porém, naquela oportunidade o magistrado Sebastião Arruda, único a se manifestar contra a cassação, pediu vistas no processo e o julgamento não pôde ser concluído.

A orientação do relator foi para cassação do diploma e notificação imediata da Assembleia Legislativa (AL) sobre a decisão.

Rondonópolis

O prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio também foi cassado por 5 x 1 pelo TRE. Pátio tinha 5 votos pela cassação na última sessão do tribunal na terça-feira (27) da semana passada.

O advogado Samuel Dália, que tinha pedido vistas, votou pela improcedência do pedido do Ministério Público Eleitoral pela cassação do prefeito por abuso de poder econômico.

Pátio foi denunciado pela distribuição de 2.857 camisetas que a defesa entendeu ser destinada aos fiscais de urnas e delegados, contudo, o TRE entendeu que as camisetas foram parar nas mãos de eleitores no dia da votação. As camisetas vermelhas tinham a imagem de Pátio em sinal de vitória.

Votaram pelo relator o juiz federal Pedro Francisco da Silva, o desembargador José Ferreira Leite e os juízes André Pozetti, Sebastião de Arruda Almeida e Jorge Luiz Tadeu. O presidente do TRE, desembargador Rui Ramos, não precisou votar, pois só emite parecer em caso de empate.

Era esperada uma reviravolta no caso, agora a defesa do prefeito vai recorrer para recuperar o mandato no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como a vice-prefeita Marília Salles também perdeu o mandato, a prefeitura será comandada pelo presidente da Câmara, Ananias Filho (PR), durante 30 dias, até a realização de eleições indiretas.
Olhardireto da redação - Laura Petraglia/De Rondonópolis - Débora Siqueira 

terça-feira, 3 de abril de 2012

A 800 DIAS DA COPA, MATO GROSSO DIVULGA BALANÇO DAS AÇÕES LIGADAS AO MUNDIAL


A 800 dias da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, o Governo de Mato Grosso cumpre o cronograma estabelecido para as obras do estádio, inicia as grandes intervenções de mobilidade urbana, dá andamento às obras de desbloqueio e investe na ampliação do aeroporto e nas ações de capacitação e inclusão social. O novo modal de transporte coletivo, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está sendo licitado e a abertura das propostas será realizada no dia 23 de abril.
“Estamos cumprindo o compromisso assinado com a Fifa, mas acima de tudo queremos deixar uma herança e o legado como reconhecimento às cidades de Cuiabá e Várzea Grande, além de dezenas de outros municípios que serão beneficiados através da infraestrutura turística”, disse o governador Silval Barbosa.
“Todas estas obras vão melhorar a forma de ir e vir e a qualidade de vida dos cuiabanos e varzea-grandenses. São presentes significativos para a Capital, que faz aniversário neste domingo (08.04) e também para Várzea Grande que comemora sua fundação no dia 15 de maio”, comentou o secretário da Secopa, Eder Moraes.
Arena Pantanal
Com 43% dos serviços concluídos, a construção da Arena Pantanal segue em ritmo normal, segundo o cronograma, com bom avanço na edificação da superestrutura. Setores oeste, leste, norte e sul já estão sendo erguidos. Em fevereiro foi iniciada a montagem das estruturas metálicas no setor norte do estádio. Terraplanagem e drenagem praticamente concluídas. Em torno de 650 pessoas estão envolvidas na construção do novo Verdão.
A Arena investe na sustentabilidade social, abrigando reeducandos e trabalhadores egressos do trabalho escravo que tem carteira assinada, alojamento, alimentação, alfabetização e capacitação.
VLT – No próximo dia 23 serão abertas as propostas das empresas e consórcios interessados na implantação do novo modal. Serão aproximadamente 23 Km de extensão, ligando a região do CPA ao aeroporto, e o Coxipó da Ponte ao centro de Cuiabá. Investimento previsto: R$ 1,2 bilhão (empréstimo através da Caixa Econômica Federal e BNDES).
Esse montante está estruturado da seguinte forma: os R$ 423 milhões que já haviam sido aprovados serão redirecionados para o VLT. Outros R$ 727 milhões serão viabilizados por meio de novo empréstimo com a Caixa Econômica Federal (com recursos do BNDES).
O valor efetivo do investimento no modal, que vai propiciar transporte de qualidade à população nas próximas décadas, só será conhecido mediante a licitação via RDC (Regime Diferenciado de Contratação). O início das obras está previsto para este semestre.
Corredor Mário Andreazza – A duplicação da ponte Mário Andreazza está com 90% dos serviços concluídos. É a primeira grande intervenção de mobilidade urbana da Grande Cuiabá, prevista para ser entregue em maio. Com a duplicação, a nova ponte terá 228 metros de cumprimento e 11 metros de largura.
Em outubro foram iniciadas as obras de duplicação da rodovia Mário Andreazza, da Miguel Sutil até o Trevo do Lagarto, num total de 9,4 km. Até março foram executados 20% das obras de duplicação. O corredor Mário Andreazza é uma das mais importantes rotas de integração entre Cuiabá, Várzea Grande e a região Norte e Noroeste do Estado. É também uma via que facilita o acesso do Aeroporto Marechal Rondon à Arena Pantanal.
Estrada da Guarita – Nessa segunda-feira (02.04) o governador deu a ordem de serviço para a duplicação e o canteiro de obras começou a ser formado. A obra vai interligar a região central de Várzea Grande à localidade de Passagem da Conceição, importante ponto turístico da cidade. A duplicação facilitará a ligação entre o aeroporto e a Arena Pantanal, contribuindo para desafogar a Av. da FEB e criando uma alternativa de tráfego para o caso de uma interdição daquela avenida. 
Também facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) de Várzea Grande, localizado na Barra do Pari. A distância entre o COT e a Arena Pantanal será de 2,7 quilômetros, atendendo exigência da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e a Arena. 
O prazo para execução dos serviços será de 300 dias corridos. Neste trecho também está sendo executada a construção, duplicação e reforço de ponte de concreto sobre o rio Pari com 56,00 e 54,55m de extensão, localizadas nos bairros Guarita I e II.
Aeroporto Marechal Rondon – Em novembro passado foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros, precedendo a ampliação do aeroporto visando a Copa do Mundo. Até 2013 todo o aeroporto passará por reforma e ampliação, o que deve elevar a capacidade de passageiros para 5,7 milhões ao ano e deverá custar R$ 87,5 milhões.
Em fevereiro foi realizada a abertura das propostas para a construção do novo prédio administrativo e demolição de edificações para a grande reforma e ampliação do Terminal de Passageiros. O projeto definitivo já foi entregue no dia 27 de março.
Travessia Urbana –- As obras de Travessia Urbana serão realizadas com recursos do Governo Federal, na ordem de R$ 180 milhões. Serão construídos viadutos, trincheiras e elevados, entre outras intervenções viárias, ao longo das três rodovias federais (BRs 364/163/070), que em seus trechos urbanos compreendem as avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e FEB.
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) publicou no Diário Oficial do Estado do dia 06 de fevereiro a homologação da concorrência para construção de três trincheiras na Av. Miguel Sutil. São três lotes: Jurumirim, Santa Rosa e Verdão.
O Consórcio Sobelltar-Secopa construirá a trincheira da Jurumirim que terá 915 metros de extensão, além de incluir melhorias no trecho entre a Rua Bela Vista (B. Jardim Leblon) e a entrada da Av. Marechal Deodoro, somando 2,4 Km.
A Ster Engenharia venceu a licitação para o terceiro lote, que inclui a construção da trincheira do Santa Rosa, com 520 metros de extensão e melhorias no trecho de 2,48 Km entre o Centro de Eventos do Pantanal e a Rua General Ramiro de Noronha. 
A Ster Engenharia também vai construir a trincheira do Verdão, com 460 metros de extensão, e as adequações no trecho compreendido entre a Rua Gal. Ramiro de Noronha e a Rodovia Mário Andreazza, somando 2,32 km.
Desbloqueio – A Secopa também realiza obras de desbloqueio para criar alternativas de trânsito durante a execução das grandes obras de mobilidade urbana, como o VLT. Estão em andamento a duplicação da avenida Vereador Juliano Costa Marques, prolongamento da Av. Jurumirim e construção da ponte sobre o córrego Gumitá (praticamente concluída). O primeiro trecho da pavimentação da Mário Palma também está finalizado. 
Campos Oficiais de Treinamento (COT) – Serão construídos três COTs. Em Várzea Grande, os projetos básico e executivo do COT da Barra do Pari estão concluídos e o edital de licitação deve ser publicado nas próximas semanas. O local terá capacidade para cinco mil torcedores; O COT-CPA, em fase de elaboração dos projetos, terá capacidade para 1.600 torcedores e também será utilizado como Centro de Ensino e Treinamento do Corpo de Bombeiros; O COT-UFMT avança na montagem dos projetos será um importante legado para a maior universidade de Mato Grosso.
Via Verde – Está aberto o processo licitatório para contratação dos projetos básicos e executivos para implantação da Via Verde, avenida que facilitará a mobilidade urbana em Cuiabá e Várzea Grande. O aviso do Pregão Presencial nº 006/2012 foi publicado no Diário Oficial do Estado de 23 de março. A sessão do pregão está agendada para o próximo dia 12.
A implantação da nova avenida inclui uma série de intervenções divididas em três trechos e duas obras de artes especiais, ligando o entroncamento da Barão de Melgaço até a Rodovia Helder Cândia. A nova via terá ainda um viaduto de 350 metros em concreto armado sobre a avenida Cyríaco Cândia e uma nova ponte sobre o rio Cuiabá.
Rodovia Cuiabá – Chapada dos Guimarães – A duplicação do primeiro trecho da Rodovia Emamuel Pinheiro, que liga Cuiabá a Chapada, já foi concluído pela Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana (Setpu/MT). O segundo trecho começa a ser duplicado neste mês. A cidade de Chapada fica a 60 km da Capital e é um importante ponto turístico de Mato Grosso.
Rodovia Cuiabá – Santo Antônio de Leverger – A duplicação da Rodovia Palmiro Paes de Barros, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger, está em andamento e será importante para facilitar o acesso ao município, muito visitado por quem gosta de uma boa pescaria no Rio Cuiabá.
Segurança na Copa 2014 – A Secopa já iniciou a elaboração do Plano Master de Segurança para Copa do Mundo de 2014, que deve ser finalizado até julho de 2012. Entre as ações, já definidas, estão a construção do prédio do Centro de Comando e Controle, Delegacias de Polícia de Apoio ao Turista e Proteção às Marcas, 10° Batalhão de Polícia Militar, reforma do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Médico Legal (IML), entre outras medidas que serão necessárias. O foco é organizar a segurança da Copa com a integração e cooperação de todos os órgãos de segurança pública (estadual, municipal e federal), deixando uma legado para o Estado no pós-copa. 
Copa em Ação – É um programa do Governo do Estado voltado para a qualificação e inserção da mão de obra no mercado de trabalho, na geração de emprego e renda, com incentivo ao empreendedorismo por meio do microcrédito. O objetivo é formar cerca de 10 mil profissionais. O investimento do projeto é de R$ 10 milhões de reais, com foco nas áreas de serviço, construção civil e turismo. Em janeiro de 2012, o governo iniciou o segundo ano do programa.
Copa Verde –- Lançado em junho do ano passado, o programa “Copa Verde” irá compensar a neutralização de gases poluentes emitidos na construção da Arena Pantanal. Nos próximos três anos serão repassados R$ 3,5 milhões para o projeto, dos quais R$ 710 mil serão destinados em forma de pagamentos por serviços ambientais aos ribeirinhos dos municípios ao longo das margens dos rios Cuiabá, Paraguai e São Lourenço, que são formadores do Pantanal.
Em parceria com o Instituto Ação Verde serão recuperados cerca de mil hectares de áreas de preservação permanentes (APPs) com o plantio de 1,4 milhão de árvores. Em média, cada árvore plantada sequestra 138 quilos de carbono durante o período de 30 anos. Estima-se que a obra do novo Verdão emitirá 711 mil toneladas de carbono equivalente.
Trilogia do Pantanal – Anunciado em setembro deste ano, o projeto “Trilogia do Pantanal divulgará a maior planície alagável do mundo em mais de 160 países por meio de um documentário que será exibido em três episódios (Terra, Água e Ar) pelo canal National Geographic. A previsão é que a trilogia seja exibida a partir de 2012, atraindo a atenção de turistas nos quatro cantos do planeta. As filmagens se estenderão até abril de 2012.
Pintando a Copa – O projeto visa estimular a produção de desenhos e pinturas relacionadas à Copa do Mundo, abrangendo um universo de cerca de 98 mil alunos de Ensino Fundamental da rede pública em Cuiabá e Várzea Grande. O projeto está dividido em quatro categorias, sendo três destinadas aos alunos e a última destinada às escolas. Para os melhores desenhos e projetos, o governo irá premiar os vencedores com notebook, TV LCD e câmera fotográfica digital. Serão premiadas as três melhores artes para cada categoria. Para a escola o prêmio será um notebook e um projetor multimídia.
Rede Hoteleira – O setor hoteleiro deve crescer 30% até a Copa de 2014. Estão previstas a construção e a ampliação de catorze novos hotéis, o que significa a construção de mais 1.410 apartamentos e 3.644 leitos, totalizando investimentos em torno de R$ 250 milhões. Até 2014 os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Jaciara, Primavera do Leste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Santo Antonio do Leverger e Barão de Melgaço terão 240 locais receptivos de turistas, entre chalés, hotéis e pousadas, 8.962 apartamentos e 22.084 leitos aptos a receber as delegações estrangeiras, turistas e visitantes.

EDUARDO RICCI E DIOGO CARVALHO
Assessoria/Secopa-MT

Visite