Ações da Escola de Contas em 2016 superaram as expectativas

A qualidade nos serviços prestados à sociedade pelos órgãos públicos do Estado e municípios passa pela capacitação constante dos seus gestores e servidores.

Brasileiros lideram em número de jornalistas mortos em 2016

Em outubro, o Brasil aparecia em quarto lugar no ranking da ONG Repórteres sem Fronteiras.

Alesc aprova PEC que altera forma de publicação dos atos públicos dos municípios catarinenses

Para o presidente da Adjori/SC, Miguel Ângelo Gobbi, a ampla divulgação da aplicação dos recursos é imprescindível para garantir a transparência dos gastos municipais.

Presidente do TCE-MT recebe comenda da Câmara de Cuiabá

O presidente do TCE, conselheiro Antonio Joaquim, foi homenageado com o Título Honorífico do Mérito Legislativo "Gervásio Leite".

Estratégia da Assessoria de Comunicação é case de sucesso do TCE-RS

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul apresentou a estratégia da Assessoria de Comunicação Social (ASC) como case de sucesso durante o Seminário Boas Práticas no V Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

TCE apresenta primeiros resultados da auditoria no transporte coletivo da Grande Cuiabá

A Secretaria de Controle Externo de Auditorias Especiais do Tribunal de Contas de Mato Grosso fez uma apresentação de informações para a auditoria no transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande.

quarta-feira, 7 de março de 2012

VIVA AS MULHERES!

HOJE É O DIA CONSAGRADO ÀS MULHERES

Selvino Heck
Você chega em qualquer lugar, em qualquer canto, em qualquer repartição, em qualquer banco, em qualquer ônibus, em qualquer palácio, em qualquer escritório, lá está uma mulher trabalhando, lá estão mulheres mostrando que foi-se o tempo em que o preconceito e o machismo eram mais fortes e elas eram ‘do lar’.
Hoje estão na Presidência da Petrobrás, estão no Supremo Tribunal Federal, hoje jogam futebol, são agricultoras, ministras, hoje são juízas de direito e de futebol, engenheiras, mestres de obra, hoje são médicas, professoras, empresárias, reitoras, motoristas, deputadas, prefeitas, vereadoras, astronautas, governadoras, mecânicas, procuradoras, jornalistas, hoje são Presidenta da República, pois sim!
Hoje são do lar se assim o quiserem. Ou, como em muitos lugares e cada dia mais, do lar são os homens, ou também os homens, e por que não?  Não são mais apenas elas que cozinham ou limpam a casa, as que ficam com os filhos enquanto eles trabalham, as que levam os cachorros a passear enquanto eles tomam sua cervejinha. Como não são mais apenas eles que consertam a pia ou os canos furados, entendem o barulho dos motores, como se houvesse algum segredo inalcançável nas paredes das casas ou nos carros modernos computadorizados. Tarefas são para serem divididas. Responsabilidades são para serem partilhadas. Ninguém é dono exclusivo do saber, do conhecimento e do poder.
E não faz tanto tempo que elas são donas do seu voto e nariz. São eleitoras, votam e podem ser votadas há apenas oitenta anos. Descontadas as ditaduras, não poucas, faz pouquíssimo tempo, meia dúzia de eleições. E já chegaram lá, na garra e no voto! Coordenam, planejam, distribuem a palavra. Só falta chegarem a postos de mando em algumas igrejas. Mas isso é uma questão de espera e de luta. Não vai demorar oitenta anos.
Há muito a avançar e conquistar. Há ainda preconceitos arraigados, há ainda olhares e gestos desconfiados, há ainda muros e torres a serem derrubados. Com filhos, sem filhos, solteiras, viúvas, separadas, elas fazem parte da humanidade que busca novas luzes, que ama profundamente a vida, quer repartir utopias, vê a emancipação de todas e todos como essencial, luta por direitos a direitos, direito ao prazer, à liberdade, à felicidade e pretende construir solidariamente novas estradas e caminhos.
Este é um novo tempo, o tempo do século XXI e do terceiro milênio. Barreiras ainda existentes serão derrubadas, novos ventos soprarão, até que mulheres e homens, homens e mulheres, mulheres e mulheres olharão um no olho do outro e saberão que, acima de tudo, são companheiras e companheiros, irmãs e irmãos, dar-se-ão as mãos em espírito e em verdade.
Até onde irão essas bravas mães guerreiras, essas jovens cientistas que pensam e fazem o mundo, constroem casas, pensam campos e jardins e tornam a vida de todas e todos mais fácil e digna de ser vivida? Essas mulheres que não se entregam nunca, que lutam contra a fome, a miséria, a pobreza e a desigualdade? O que poderão ainda projetar estas trabalhadoras da palavra e do gesto, estas promotoras da paz e da justiça, estas protagonistas do amanhã e da vida, estas plantadoras de luz e utopia?
Desconfio que não há limites nem horizontes, a não ser sua imaginação, coragem e sonhos. O horizonte está sempre além e adiante. Sem perder a ternura, o charme, o sorriso, a alegria de ser e viver, e a vontade de mudar o mundo.
O tempo urge. Viva as mulheres!
* Selvino Heck é assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República

PROJETOS FLORESTAIS ESTÃO COM CORTE E TRANSPORTES PROIBIDOS EM MT



Está proibido o corte, derrubada, arraste e transporte na floresta, nos projetos de manejo florestal aprovados em Mato Grosso. A proibição vai até o dia 1 de abril. Segundo Joelson Figueiredo, diretora da Unidade Desconcentrada da SEMA em Juara, todo empresário que possui um projeto de manejo deve paralisar toda atividade no interior das matas neste período, mantendo apenas o transporte da madeira das explanadas para o pátio das madeireiras.
No período da restrição, as toras só poderão ser arrastadas da explanada principal. A comercialização e o transporte de toras da esplanada principal serão autorizadas somente após a efetiva implantação da estrutura viária prevista nos projetos de manejo, com a construção de estradas cascalhadas que permitam o pleno tráfego de caminhões dentro da propriedade no período restritivo.
As pessoas que forem flagradas infringido as regras da “Piracema da Madeira”, além de terem todo o produto apreendido, responderá por crime ambiental, será multado no valor de R$ 300,00 por metro cúbico armazenado, terá o projeto de manejo embargado  e todo o maquinário envolvido na extração confiscado.
Rádio Tucunaré com Redação 24 Horas News

EM COMARCA, MAIS DE 300 PROCESSOS PREVIDENCIÁRIOS FICAM PARALISADOS




Foto: ReproduçãoEm comarca, mais de 300 processos previdênciários ficam paralisados
Mais de 300 processos da área previdenciária paralisados na Comarca de Jaciara por falta de recursos para o pagamento de médicos para a realização de perícias. Em junho do ano passado foi elaborado um projeto pela Corregedoria Geral de Justiça, que prevê o pagamento de perícias judiciais pelo Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris), mas a decisão encontra-se ‘parada’ no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o que conseqüentemente gerou o acúmulo dos processos.
Diante disso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso, Cláudio Stábile, enviou ofícios ao presidente e ao corregedor-geral da justiça, desembargadores Rubens de Oliveira Santos Filho e Márcio Vidal, respectivamente, requerendo informações sobre o projeto.
A preocupação da Ordem em saber se o referido projeto foi ou não aprovado pelo Pleno é ainda maior, uma vez que foram constatados mais de 300 processos da área previdenciária paralisados na Comarca, aguardando a realização de perícia judicial, conforme levantamento da Subseção da OAB do município.
As últimas informações sobre o projeto repassadas pelo TJ foram em junho do ano passado, quando foi veiculada uma notícia no site do Poder Judiciário, a qual informava que o projeto foi encaminhado para o Pleno e, caso aprovado, “o desembolso do órgão deverá ocorrer ainda este ano e será direcionado aos profissionais convocados pelo juízo nas ações movidas contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e que tramitam no âmbito da justiça gratuita, com pleito à aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e indenização por conta de acidente de trabalho”.
Para o presidente da OAB mato-grossense não há justificativas para os processos estarem parados. “Queremos alguma informação se foi aprovado, ou não. É Injustificável processos que lidam com questões tão importantes estarem paralisados”, declarou Stábile, durante entrevista ao Olhar Direto.
O presidente da subseção de Jaciara, advogado Giovani Bianchi, afirmou ainda que os juízes da Comarca estão buscando formas alternativas para tentar dar andamentos nos processos. “Diante da inércia da Corregedoria os juízes estão realizando esforços pessoais”. Ele asseverou ainda que essa problemática não se restrinja a Jaciara, mas também ocorre em outros municípios de Mato Grosso.
O projeto prevê o pagamento mensal de, no mínimo, 100 perícias. Segundo a juíza auxiliar da Corregedoria, Helena Maria Bezerra Ramos, o valor máximo a ser pago a cada serviço solicitado pelo juiz será de R$ 1 mil, conforme determina a Resolução 127 de março de 2011 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o pagamento de honorários de perito, tradutor e intérprete, em casos de beneficiários da justiça gratuita, no âmbito da Justiça de primeiro e segundo graus”.
Olhardireto da Redação - Julia Munhoz

MPE OFERECEU MAIS DE MIL DENÚNCIAS DE CRIMES CONTRA A MULHER




Somente em Cuiabá e Várzea Grande, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso ofereceu no ano passado, 1485 denúncias relacionadas a crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher. Desse montante, 326 referem-se a crimes cometidos em Várzea Grande. Com o objetivo de reduzir esse tipo de violência, o Ministério Público tem fomentado políticas públicas voltadas tanto para as mulheres vítimas, como também para os agressores.
Em Cuiabá, por exemplo, desde março do ano passado, as Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica Familiar Contra a Mulher, em parceria com o governo do Estado e Assembleia Legislativa, desenvolvem o projeto 'Lá em Casa quem Manda é o Respeito”, destinado a presos provisórios e definitivos lotados no Centro de Ressocialização, o antigo Carumbé. Até o momento, dos 286 presos atendidos pelo projeto, apenas sete voltaram a cometer algum tipo de violência doméstica.
Já em Várzea Grande, será lançado nesta sexta-feira (09.03), o 'Programa de Reeducação Familiar” para condenados por crimes de violência doméstica que cumprem pena em regime aberto e semiaberto. O promotor de Justiça que atua no município, Cláudio Cesar Matteo Cavalcante, explica que a participação no curso será uma obrigatoriedade estabelecida pelo juízo da Execução Penal para o cumprimento da pena. Serão seis módulos, aplicados de forma contínua e sequencial. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.
Também como forma de implementação de políticas públicas, o Ministério Público lança em Cuiabá, nesta quinta-feira (08.03), a Cartilha Nacional -“O Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Uma Construção Coletiva”. O material foi elaborado pela Comissão Permanente de Promotores de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Copevid).
De acordo com a coordenadora da referida comissão, promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues Dalla Costa, a cartilha traz informações para quem busca o auxílio do Estado diante das agressões sofridas, além de ser uma importante ferramenta para aqueles que atuam na persecução penal contra os autores desse tipo de violência.
EVENTOS: O Ministério Público de Mato Grosso desenvolverá várias ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Nesta quinta-feira (08.03), será lançada a Cartilha da Comissão Permanente dos Promotores de Violência Doméstica (Copevid). O evento acontecerá no salão nobre Cloves Vetoratto, no Palácio PaiAguas, às 9h.
Já na sexta-feira, dia 09, às 9h, a Promotoria de Justiça de Combate à Violência Doméstica de Várzea Grande fará o lançamento do Programa de Reeducação Familiar voltado para os agressores de violência Doméstica, no Plenário do Júri do Fórum da cidade. No mesmo dia, será realizado uma mobilização nos shoppings e terminais de ônibus com adesivagem da campanha Mato Grosso pelo fim da violência contra a mulher.
O Ministério Público, por meio de assessores e estagiários, Polícia Civil e Defensoria Público também vão estar no dia 08 nos shoppings da Capital informando à população sobre os direitos da mulher e distribuindo cartilhas.

Redação 24 Horas News 
 

PRESO EM MT COM DROGAS NO QUINTAL DE CASA PERTENCE AO PCC


Um traficante preso semana retrasada pela Polícia  com 55 de quilos de maconha e 1 quilo de pasta-base, enterrados no quintal de uma casa no Jardim Araras, em Alta Floresta, no Norte do Estado,  na verdade é membro do Primeiro Comando da Capital, o  PCC, uma organização criminosa e violenta comandada por presos e foragidos principalmente do estado de São Paulo. O preso faz parte de uma  quadrilha ligada à facção que  é acusada de dominar o tráfico de droga em cidades paulista.
Durantes dias, o meliante que se dizia ser Júlio Cézar de Souza, 34, conhecido por “Polaco ou Bruxo  afirmava se garimpeiro na cidade de Apiacás. A polícia continuou investigando e descobriu que a camioneta do preso tinha fundo falso para o transporte de droga, inclusive com vestígios do produto. O marginal também revelou o seu nome verdadeiro. O meliante tinha em aberto um mandato de prisão do interior de São Paulo.
Durante dias investigadores levantaram a “capivara” do traficante. A ficha revelou que o mesmo tem “experiência” com assaltos a banco e pode estar envolvido em assaltos na região. O meliante pode ter ligação com a quadrilha que vinha aterrorizando  os garimpos Novo Astro e Juruena em Nova Bandeirantes.  O Preso é suspeito de fazer parte também de quadrilha especializada em arrombamentos de caixas eletrônicos.
O preso natural de Goioerê-Pr,  pode ser o principal fornecedor de drogas na região. A Equipe comandada pelo  delegado regional Josué de Jesus, Há alguns dias investigavam a informação do carregamento de drogas, realizaram a prisão da droga e do suspeito. Os policiais continuaram a investigar e descobriram a alta periculosidade do elemento, que esta a disposição da justiça, e deve ser recambiado para o interior de São Paulo onde tem “contas” a quitar com a lei

Luiz Bacanello
de Nova Bandeirantes

VITÓRIA DO FLUMINENSE SOBRE O BOCA JÚNIOR, EM PLENO ESTÁDIO DA BOMBONERA TEM SABOR ESPECIAL

A vitória do Fluminense sobre o Boca Junior em plena estádio da Bombonera, em Buenos Aires, trás um gosto todo especial para todos os torcedores que assistiram atentos esta grande partida, que teve lances  de um verdadeiro campeão.
Dois a um, foi o resultado da partida, sendo que para jogar neste estádio o Boca Júnior já leva a grande vantagem da torcida e mesmo por saber que este é o melhor time da Argentina que tem no seu quadro um dos melhores jogadores do mundo, o Riquelme que joga com a camisa 10 e é titular da seleção argentina.
No primeiro tempo, o FLU já saiu para o intervalo com um gol marcado aos primeiros minutos da partida. Logo no início do segundo tempo o Boca fez um gol empatando a partida, mas logo em seguida mais um gol do Fluminense para selar com chave de ouro esta vitória, importante e que tem um sabor todo especial, neste momento da Taça Libertadores da América. O comentário de torcedores é que esta é uma vitória histórica para o Fluminense e para muitos brasileiros, pela rivalidade existente entre o Brasil e Argentina em se falando de futebol. Assistimos esta partida, e nos minutos finais foi de uma espera emocionante, pelas defesas do goleiro do Fluminense.  (Bentinho - e-mail: fd.bentinho@uol.com.br)

GOVERNO ADMITE DESVIO DE "APENAS" R$ 12 MILHÕES EM ESQUEMAS DO BB PAGUE; SILVAL DETERMINOU INVESTIGAÇÃO




Governo admite desvio de 'apenas' R$ 12 milhões em esquemas do BB pague; Silval determinou investigação
O governo já admite que houve desvios da conta única do Estado, porém, de ‘apenas ‘ R$ 12 milhões e não de R$ 380, conforme denunciou o deputado Guilherme Maluf (PSDB) em sessão legislativa. Conforme apurou o Olhar Direto, o rombo foi detectado pela própria equipe econômica estadual que informou o governador Silval Barbosa (PMDB).
Os desvios ocorreram por meio do sistema BB Pague, um aplicativo online do Banco do Brasil que possibilita o gerenciamento de contas a pagar através da troca eletrônica de dados de pagamentos. Segundo apurou a reportagem, os pagamentos eram feitos de forma indevida à pessoas físicas.
A exemplo da atuação do ex-governador Blairo Maggi (PR) no caso dos maquinários, Silval determinou que a Auditoria Geral do Estado e a Delegacia Fazendária apurassem os fatos. Segundo fontes do Olhar Direto, os desvios teriam começado em 2005, ainda na gestão Maggi.
O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB), confirmou a informação à reportagem e afirmou que nesta quinta-feira (8) durante apresentação do balanço quadrimestral da Secretaria de Fazenda na Casa de Leis, o secretário Edmilson José dos Santos, deverá pormenorizar a situação aos parlamentares.
“É uma grande injustiça o que está ocorrendo. O governador assim que foi informado da suspeita dos desvios mandou a Delegacia Fazendária apurar imediatamente, e é o que está sendo feito. O governo quer punir os culpados por esse esquema”, enfatizou Romoaldo.
Apesar de o rombo não ter sido tão grande quanto Maluf denunciou, o caso demonstra a fragilidade e o quão vulnerável é sistema de controle de gastos do governo estadual.
Olhardireto da Redação - Laura Petraglia / Da Editoria - Marcos Coutinho

STJ ACATA DENÚNCIAS E MANTÉM BOSAIPO AFASTADO POR MAIS UM ANO


Foto
A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu, hoje, mais sete denúncias contra o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Humberto Bosaipo. Todas tratam de supostos crimes de peculato e lavagem de dinheiro oriundo da Assembleia Legislativa, somando R$ 4,3 milhões. Ele deve permanecer afastado da função por mais um ano. O conselheiro já está afastado desde 16 de março de 2011 por outra denúncia investigada na Operação Arca de Noé. Bosaipo responde a 20 ações penais pela suposta prática de cerca de mil crimes de peculato, lavagem de dinheiro e quadrilha, todas relacionadas à apuração. "Sem embargo de considerar que tal fato não representa, por ora, a culpabilidade do réu, que pode até mesmo ser absolvido de todas as imputações, julgo que a medida cautelar, seja pela natureza da acusação, pela quantidade de indícios em desfavor do réu ou até mesmo pelo fato de se tratar de infrações relativas a crimes praticados em detrimento do erário, se encontra perfeitamente justificada, até mesmo para preservação da respeitabilidade da Corte de Contas perante a sociedade mato-grossense", disse o relator das ações, ministro Francisco Falcão, sobre o afastamento.

Denúncia
Segundo o Ministério Público Federal, o réu teria criado uma empresa de fachada à qual eram destinados cheques emitidos pela Assembleia Legislativa. À época, Bosaipo era deputado estadual e revezava com José Geraldo Riva a presidência e primeira secretaria do órgão. Nesses postos, eram os responsáveis pela emissão dos cheques.

A empresa Prospecto Publicidade e Eventos Ltda. era a destinatária formal dos cheques. Conforme o ministro Francisco Falcão, a sociedade existe apenas formalmente, já que não recolheu tributos, não tem inscrição regular e não existe fisicamente no endereço informado ao município. A emissão de cheques de ente público em favor de pessoa jurídica nessas condições seria indício concreto de peculato.

Na outra ponta do esquema estaria a Confiança Factoring, de propriedade de João Arcanjo Ribeiro, que emprestaria dinheiro aos deputados. Os cheques serviriam para quitar os débitos. Ainda conforme o MP, servidores públicos e contadores dariam ares de regularidade aos procedimentos.

Segundo depoimentos, não submetidos ainda ao contraditório, Bosaipo assinava os cheques e os levava pessoalmente à Confiança, onde os dava em garantia de dívidas - favorecendo a si mesmo ou a terceiros indicados por ele. Relatório do Banco Central aponta Bosaipo como destinatário final de cheques emitidos pela ALMT. Para o relator, os indícios são suficientes para apontar a suposta autoria dos crimes.

Foram mantidos no STJ apenas os processos contra o conselheiro, única autoridade com tal foro privilegiado, sendo desdobrado quanto aos demais réus. O recebimento da denúncia indica que a acusação é plausível, mas tal juízo não avança quanto ao efetivo cometimento dos crimes pelo denunciado. Agora, passa-se à fase de processamento penal do réu em juízo. A denúncia pelo crime de formação de quadrilha não foi recebida.

Defesa
Bosaipo argumentou que haveria nulidade no inquérito, porque o MP instaurou procedimento civil visando apurar crimes. A defesa sustentou que não se tratava de identificação posterior de crimes em inquérito inicialmente civil, mas de "verdadeira investigação criminal travestida de inquérito civil", visando evitar as formalidades específicas do processo penal, como o controle judicial.

O ministro Falcão esclareceu, porém, que apesar de ter origem em ação penal na Justiça Federal relacionada à gestão de jogo do bicho por Arcanjo, a investigação estadual sobre a ALMT dirigiu-se à improbidade. Isso seria possível porque o ofício da vara federal mencionava indícios do ilícito civil ao lado dos indícios de crimes de peculato, lavagem de dinheiro e quadrilha.

O relator apontou que o MP estadual poderia, pela simples menção à improbidade no ofício, instaurar o inquérito civil. Ele sustentou ainda que mesmo ausente a menção, o MP não estaria vinculado às impressões originais da Justiça Federal, em respeito à sua independência funcional.

Além disso, exigir que o MP instaurasse inquérito penal para apurar condutas que poderiam ser enquadradas apenas como improbidade poderia gerar constrangimento ilegal. Não haveria impedimento, portanto, em usar os indícios levantados em procedimento civil na apuração criminal.

Falcão ressaltou, porém, que a conduta apontada pela defesa realmente seria vedada ao MP. Isto é, não haveria legitimidade na adoção pelo MP de inquérito civil apenas para disfarçar uma investigação policial. Mas, no caso concreto, tanto havia justa causa para o inquérito civil que foi apresentada ação buscando condenação por improbidade em vista da dilapidação do patrimônio público.

Prazo e competência
O ministro também afastou a nulidade da investigação por excesso de prazo. Para o relator, o estado não pode perpetuar as apurações, de modo a impedir o sossego do cidadão. Mas os prazos estabelecidos em norma interna do MP estadual não são peremptórios, e sua dilatação se justifica pelo surgimento de indícios e fatos a reforçar o caminho correto da investigação. Esse seria o caso dos autos.

Quanto à incompetência do promotor de Justiça para apurar crimes praticados por deputado estadual, Falcão classificou a conduta do MPMT como "irrepreensível". A legislação local permite que o procurador-geral de Justiça delegue a investigação a promotores.

Além disso, ao encerrar o inquérito civil, o promotor responsável encaminhou cópia dos autos ao procurador-geral, que deu seguimento ao processo penal entendendo haver indícios suficientes para denunciar o réu com base no que foi apurado no inquérito. "A partir do momento em que o próprio MP convenceu-se da existência de indícios de crime, as ações estiveram exclusivamente a cargo do procurador-geral de Justiça e, sem que este entendesse necessária qualquer outra investigação de índole criminal, ofereceu a peça deflagratória da ação penal", afirmou.
Outro lado
O advogado do conselheiro, Paulo Taques, informou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal para tentar anular a nova decisão do STJ.

Fonte: Só Notícias com assessoria (foto: Marcos Bergamasco/arquivo) 

POLICIA APREENDE US$ 599 MIL, AVIÃO E ARMAS EM MATO GROSSO


 
Foto
Policiais civis apreenderam, esta tarde, cerca de US$ 599 mil, R$ 61 mil dois revólveres, pistola e espingarda que estavam em um avião monomotor próximo a Poconé (cerca de 150 km de Cuiabá), na região pantaneira. Na aeronave havia ainda sete celulares. Havia pesos peruanos e bolivianos. Os dólares, no câmbio comercial de hoje representa cerca de R$ 1,060 milhão. As investigações iniciaram em agosto do ano passado. A região seria uma nova rota do tráfico. A grande quantidade de dinheiro seria da venda de drogas. "Pela quantidade de combustível apreendida, a gente chega a conclusão que a fazenda seria base para o tráfico", disse um delegado da Polícia Civil, que participa das investigações.
O piloto e co piloto foram presos no momento em que se preparavam para levantar voo, da pista de uma fazenda. Eles foram encaminhados para a Polícia Federal. Ainda não foi informado de onde são e para onde transportariam o dinheiro. A polícia deve apurar o plano de voo para descobrir o destino deles.
Está sendo checada a documentação do monomotor para identificar quem é o proprietário.

Fonte: Só Notícias (foto: Chico Ferreira/A Gazeta)

EDER IGNORA CRÍTICAS E VÊ CONVOCAÇÃO DA AL COMO EXCELENTE OPORTUNIDADE



Secretário Extraordinário da Copa de 2014, Eder Moraes (PR) afirmou que está pronto para responder aos questionamentos dos deputados estaduais e que não restarão dúvidas, já que considera o fato de ter sido convocado a prestar esclarecimentos à Assembleia Legislativa como uma excelente oportunidade. Quanto às ofensas pessoais por parte de alguns parlamentares, ele preferiu ignorar.
“Não recebi nenhum requerimento oficial ainda, mas assim que chegar eu tenho o dever constitucional de prestar esclarecimentos, independente de qual parlamentar tenha solicitado, além de considerar uma excelente oportunidade”, declarou Eder, durante entrevista exclusiva ao Olhar Direto.
Na sessão de terça-feira (6), além de aprovar por unanimidade a ida do secretário à Casa de Leis para prestar esclarecimentos sobre os custos do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), das desapropriações que terão que ser feitas, o valor da passagem e os custos com energia elétrica,  alguns parlamentares chegaram a fazer críticas pessoais a Moraes.
“Vou manter o respeito que tenho por todos os parlamentares, não vou entrar nessa esfera. Vou apenas socializar dúvidas e nenhum questionamento ficará sem resposta”, ponderou Moraes.
Na tribuna da Assembleia Legislativa, Eder foi chamado de engomadinho por um dos parlamentares e nos bastidores, os legisladores se referiam ironicamente ao secretário como Perfumadinho Rover.
O requerimento aprovado por unanimidade é de autoria de Zeca Viana (PDT) e a data para o encontro entre parlamentares e o secretário ainda não foi definida, pois Eder aguarda notificação oficial. 
Olhardireto da Redação - Julia Munhoz

CONSUMIDORES ESTÃO MAIS SEGUROS PARA COMPRAR CASA E CARRO


 
Os consumidores se mostraram mais confiantes agora, quando se trata de comprar uma casa ou um carro, do que há seis meses. Já a confiança para comprar itens da casa, como fogão ou geladeira, ficou estável em fevereiro.
De acordo com o INC (Índice Nacional de Confiança), divulgado nesta quarta-feira (7) pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a parcela dos que se sentem um pouco mais ou muito mais à vontade para adquirir um carro ou uma casa passou de 36% em janeiro para 39% em fevereiro deste ano. No sentido oposto, a parcela dos que se dizem um pouco e muito menos à vontade caiu de 37% para 35% no mesmo período.
O INC dos consumidores que se mostraram mais à vontade para comprar itens para casa ficou estável (52%) no período. Já a média dos brasileiros que afirmaram se sentir um pouco menos ou muito menos à vontade para comprar esse tipo de produto agora do que há seis meses ficou em 24%, frente aos 25% registrados um mês antes.
Região e classe social
Ao considerar as compras maiores, como as de um carro ou casa, a pesquisa aponta que a classe AB está mais à vontade, com 49%, contra 38% da C e 27% da DE.
A região Sul apresentou 54% da população declarando estar um pouco ou muito mais à vontade com as compras maiores. O Nordeste ficou com 41% da população dividindo a mesma opinião, seguido pelo Sudeste e Norte/Centro-Oeste, onde o índice ficou em 34% e 33%, respectivamente.
Já ao considerar compras de itens para casa, a classe AB foi novamente a que se mostrou mais à vontade, com 62%, seguida pela C (51%) e DE (41%).
Considerando a mesma compra, a região mais otimista em adquirir esses itens foi a Sul, com 63% dos entrevistados declarando estar um pouco ou mais à vontade para consumir. Na segunda posição ficou a região Nordeste, com 58%, seguida pelas regiões Sudeste e Norte/Centro-Oeste, com 47% e 42%, nesta ordem.
Fonte: Infomoney

SECRETÁRIO RECONHECE PROBLEMAS NO MT SAÚDE E PROMETE SOLUÇÃO


 
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa recebeu, hoje, o secretário de Estado de Administração, Cesar Zílio, e o presidente do MT Saúde, Gelson Esio Smorcinski, para debater a delicada situação financeira e administrativa do plano de saúde dos servidores públicos do Estado.
Representantes de sindicatos do funcionalismo público cobraram uma solução urgente para a falta de atendimento e participação efetiva na gestão. O secretário Cesar Zílio reconheceu os problemas, especialmente de ordem financeira, e adiantou que a equipe da Secretaria Estadual de Administração (SAD) e do MT Saúde já trabalha na construção de um novo modelo de gestão para que seja iniciado um processo licitatório.
Zílio, entretanto informou que ainda não existe um prazo final para o lançamento do edital que possibilitará a escolha de uma nova empresa administradora. "Hoje nós trabalhamos com recursos de cerca de R$ 9 milhões para fazer saúde. É claro que precisamos fazer algumas correções nos rumos do plano, mas com esse montante não é possível fazer saúde", reclamou o secretário de Administração.
Apesar das dificuldades relatadas, Zílio garantiu que a posição do governador Silval Barbosa é de não acabar com o MT Saúde. Respondendo aos questionamentos feitos pelas entidades sindicais, o secretário informou que de janeiro a março as empresas que administram o plano não receberam nenhum pagamento do Executivo. "Foi feito o pagamento de outubro e parte de novembro do ano passado", disse.
Presidente da Comissão de Saúde, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSBD) pontuou que a Assembleia Legislativa vai acompanhar a elaboração do novo projeto para o MT Saúde e do edital, assim como as entidades sindicais. "É a segunda reunião para discutir o MT Saúde que a Comissão realiza e a partir das informações apresentadas pelo governo vamos continuar acompanhando as ações que envolvem o futuro do plano. Os sindicatos cobram uma participação efetiva na gestão e na elaboração do edital de licitação para a escolha da nova empresa", argumentou Maluf.
Guilherme Maluf cobrou do Executivo uma solução urgente sobre os pagamentos atrasados que causaram toda a crise no plano. "O grande problema é que o dinheiro foi descontado dos servidores, mas os pagamentos não foram feitos. Defendo que o governo sente com as cooperativas de médicos, hospitais e clínicas para encontrar uma solução emergencial e retomar o atendimento", disse o deputado pelo PSDB. Presentes na reunião, os deputados Walace Guimarães (PMDB) e Ezequiel Fonseca (PP) lamentaram a situação dramática do MT Saúde, há alguns meses sem prestar atendimento digno aos servidores.
 assessoria

PREFITOS INDIGNADOS COM SUSPENSÃO DE OBRAS DA BR158



Foto: ReproduçãoPrefeitos ficam indignados com suspensão de obras da BR 158
O Grupo Executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (Gepac) suspendeu as obras de pavimentação da BR-158, no trecho entre Ribeirão Cascalheira até a divisa com o Pará e gerou insatisfação na região. Os prefeitos dos municípios que se sentiram prejudicados com a decisão estiveram na Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (06) para manifestar indignação com a decisão.
O grupo formado por seis prefeitos do Norte Araguaia esteve reunido com o deputado estadual Baiano Filho (PMDB). Segundo o parlamentar, o parecer do GEPAC advertiu que a continuidade das obras está condicionada a retomada do projeto sobre o trecho inicial, ou seja, por dentro da área indígena Marawatsede.
Além da negativa sobre a continuidade das obras, o GEPAC ainda considera a possibilidade que parte das obras federais em execução no estado seja custeada por meio de concessões, ou que tenham o aporte do Governo do Estado, sob a argumentação de Mato Grosso figurar como grande produtor nacional e por isso ter caixa para garantir parte dos recursos.
Diante do parecer, o governador Silval Barbosa está articulando para os próximos dias uma audiência com a presidente Dilma Roussef para discutir o posicionamento do grupo executivo e evitar a paralisação das obras. Paralelo ao governador, Baiano Filho já articula para o próximo dia 17 um grande movimento reunindo prefeitos, vereadores e sociedade organizada do Norte Araguaia. O encontro discutirá estratégias para cobrar da União uma solução definitiva e garantir que o Governo Federal mantenha as obras no rol de prioridades.
Revoltados, os prefeitos de Alto Boa Vista, Vanderley Perin; de Porto Alegre do Norte Edi Scorsin; de São José do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini; de Vila Ria, Naftaly Calisto; de Confresa, Gaspar Lazari; de Santa Terezinha, Domingos da Silva Neto, e o empresário Édio Bruneta do Grupo Itaquerê hipotecaram apoio ao movimento e já começam a articular o encontro para o dia 17, no Araguaia.

As informações da assessoria.

APÓS ENTERRAR IRMÃO MORTO AFOGADO, MULHER TEM FILHO ASSASSINADO A TIROS


Foto: Varlei Cordova/AgoraMTRapaz foi alvejado quando passava por uma ponte entre os bairros Padre Rodolfo e Jardim das FloresRapaz foi alvejado quando passava por uma ponte entre os bairros Padre Rodolfo e Jardim das Flores
O estudante Hamilton Lelo Fernando Lopes, 19 anos, foi assassinado com três tiros na cabeça por volta de meio-dia desta quarta-feira (07), quando passava pela ponte da Avenida Ponce de Arruda, que divide os bairros Padre Rodolfo e Jardim das Flores. Conforme as informações da polícia, os assassinos atiraram à queima-roupa e estavam esperando a vítima passar de bicicleta. O rapaz morreu na hora.
A mãe da vítima Maria Aparecida da Silva estava muito abalada. Este é o segundo filho que ela enterra por assassinato. No ano passado outro filho dela foi morto a pauladas. Ontem à tarde o irmão de Maria, Alexsandro Caetano da Silva, 28 anos, foi encontrado morto no córrego dos Macacos, na Vila Mineira, na periferia da cidade.
Para a mulher, o irmão não foi vítima de afogamento, mas de assassinato. “Mataram meu filho, eu nem tinha terminado de enterrar o meu irmão. Não sei por que isso está acontecendo”, chorou em entrevista a uma emissora de TV.
De forma preliminar, policiais disseram que uma das possibilidades para o assassinato de Hamilton é por dívidas ou drogas. Ele estava sendo alvo de ameaças e bandidos já haviam atirado na casa dele. Contudo, a PM disse que ainda não há evidências de que o jovem tinha envolvimento com drogas. Ele não tinha nenhum registro criminal.
A delegacia da Vila Operária vai investigar o caso.
Olhar direto de Rondonópolis - Débora Siqueira

terça-feira, 6 de março de 2012

SEVERINO CAVALCANTI NA PRIMEIRA LISTA DOS FICHAS SUJAS






O Congresso em Foco fez um levantamento dos políticos que ficarão inelegíveis para as eleições de 2012 pela Lei da Ficha Limpa. Veja a lista abaixo:
Benício Tavares (PMDB-DF) - Teve o mandato de deputado distrital cassado pelo TRE-DF por abuso de poder econômico e captação ilícita de votos.
Bernardo Carli (PSDB-PR) - O deputado estadual de 25 anos foi condenado à perda do mandato, em outubro passado, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por crime eleitoral.
Carlão de Oliveira (RO) - O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia é alvo de uma série de processos decorrentes da Operação Dominó, que desbaratou em 2006 uma quadrilha acusada de desviar R$ 70 milhões dos cofres públicos. O ex-deputado estadual já foi condenado em primeira instância por crimes de fraude em licitações, corrupção passiva, formação de quadrilha, peculato, advocacia administrativa e improbidade. Também tem condenação em órgão colegiado.
Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) - Dono da maior votação ao Senado pela Paraíba, o tucano teve o registro de candidatura indeferido por conta de uma condenação sofrida no TSE por abuso de poder econômico e político.
Cássio Taniguchi (DEM-PR) - O ex-deputado federal e ex-prefeito de Curitiba, foi condenado por crime de responsabilidade pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em julgamento realizado em maio.
Coriolano Sales (PSDB-BA) - O ex-deputado renunciou ao mandato em 15 de agosto de 2006, para escapar da representação movida pelo PV com base no relatório da CPI dos Sanguessugas. Coriolano foi acusado de receber propina em troca de emenda ao orçamento para a compra de ambulâncias pela empresa Planam.
Expedito Júnior (PSDB-RO) - O ex-senador teve o mandato cassado em 2006 por compra de voto e abuso de poder econômico pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Joaquim Roriz (PSC-DF) - Então senador, Roriz renunciou em 2007 depois que foi acusado de negociar uma partilha irregular de R$ 2,2 milhões com o presidente do Banco Regional de Brasília (BRB).
João Pizzolatti (PP-SC) - O deputado só assumiu o mandato em julho de 2011 após o STF decidir que a Lei da Ficha Limpa não era válida para as eleições de 2010. Pizzolatti teve seu registro de candidatura negado pela Justiça Eleitoral, naquele ano, por ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em 2007, por improbidade administrativa.
José Borba (PP-PR) - Ex-líder do PMDB na Câmara, o atual prefeito de Jandaia do Sul, no Paraná, renunciou em 2005 ao mandato de deputado federal para evitar a cassação. Ele era acusado de ser um dos beneficiários do mensalão.
José Carlos Gratz (PSL-ES) - O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo foi o primeiro candidato a questionar no STF a validade da Lei da Ficha Limpa em 2010. Ele teve sua candidatura ao Senado barrada naquele ano por causa de uma condenação por improbidade administrativa.
Júnior Brunelli (sem partido, ex-PSC-DF) - Ex-deputado distrital, foi acusado de participar do esquema de corrupção montado no governo de José Roberto Arruda. Pastor evangélico, Brunelli foi flagrado recebendo dinheiro e orando pela saúde do pivô e delator do esquema, Durval Barbosa. Conhecido como o “deputado da oração da propina”, renunciou para evitar um processo que poderia levar à cassação de seu mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Kaká Mendonça (PTB-RO) - Um dos acusados na Operação Dominó, o ex-deputado estadual foi condenado, em novembro de 2008, pelo Tribunal de Justiça de Rondônia a 8 anos e quatro meses de prisão por corrupção e formação de quadrilha.
Leonardo Prudente (sem partido, ex-DEM-DF) - Então presidente da Câmara Legislativa do DF, Prudente renunciou ao mandato em fevereiro de 2010 após ser acusado de receber dinheiro do esquema do mensalão do ex-governador José Roberto Arruda. Flagrado em vídeo enfiando dinheiro nas meias, ganhou o apelido de “deputado da meia”.
Luiz Estevão (PMDB-DF) - Primeiro senador cassado pelos próprios colegas em 2000, o empresário ficou inelegível por oito anos. Em outubro de 2010, o STJ confirmou decisão que o condenou a 31 anos de prisão pelos crimes de peculato, estelionato, corrupção ativa, uso de documentos falsos e formação de quadrilha ou bando.
Magda Mofatto (PTB-GO) - Suplente de deputada no exercício do mandato, Magda teve o mandato de prefeita de Caldas Novas (GO) cassado pela Justiça Eleitoral em 2007 por crimes eleitorais e abuso de poder econômico na eleição de 2004.
Marcelino Fraga (PMDB-ES) - O ex-deputado renunciou ao mandato em 21 de agosto de 2006, para escapar da representação movida pelo PV com base no relatório da CPI dos Sanguessugas Marcelino foi acusado de receber propina em troca de emenda ao orçamento para a compra de ambulâncias pela empresa Planam.
Marcelo Miranda (PMDB-TO) - Em 2009, o então governador do Tocantins foi cassado por abuso de poder político. Miranda foi acusado de criar cargos públicos de maneira irregular e de doar 14 mil cheques-moradia durante a campanha de 2006.
Marcos Donadon (PMDB-RO) - Presidente da Assembleia Legislativa em 1995, foi condenado a 17 anos e 10 meses de reclusão e pagamento de multa pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.
Maria de Lourdes Abadia (PSDB-DF) - A ex-deputada federal e ex-governadora do DF foi condenada em definitivo por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) nas eleições de 2006, quando tentou, sem sucesso, a reeleição para o governo local.
Mário Calixto Filho (RO) - O ex-suplente de senador foi condenado a 11 anos e 8 meses de reclusão e pagamento de multa pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, em 2011, por formação de quadrilha e outros crimes. Calixto, que chegou a exercer mandato no Senado, é acusado de participar de um esquema de desvio de dinheiro público da Assembleia Legislativa de Rondônia, mesmo caso que envolveu os irmãos Donadon.
Marlon Donadon (PRB-RO) - Condenado por abuso do poder político e econômico, em decisão transitada em julgado, pela Justiça Eleitoral de Rondônia por atos relacionados às eleições municipais de 2008.
Moreira Mendes (PSD-RO) - O Tribunal de Justiça de Rondônia negou recurso ao deputado federal em dezembro do ano passado por uma condenação por improbidade administrativa. O deputado foi condenado à perda do mandato, acusado de participar de um esquema de desvio de verbas da Assembleia Legislativa entre 1993 e 1994.
Natan Donadon (PMDB-RO) - Foi condenado a 13 anos e quatro meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2010, acusado de desviar dinheiro da Assembleia Legislativa de Rondônia por meio de uma licitação fraudada em 1995.
Paulo Octávio (sem partido, ex-DEM-DF) - Com a prisão do então governador do Distrito Federal José Roberto Arruda em fevereiro de 2010, Paulo Octávio assumiu interinamente a chefia do Executivo local. Logo depois, a seção brasiliense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) entrou com um processo por crime de responsabilidade na Câmara Legislativa. Após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa aceitar o pedido de impeachment, Paulo Octávio renunciou ao cargo em 23 de fevereiro.
Pedro Passos (PMDB-DF) - O ex-deputado distrital renunciou ao mandato em agosto de 2007 para escapar de um processo de cassação. Ele é acusado de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações desbaratado pela Operação Navalha, da Polícia Federal.
Severino Cavalcanti (PP-PE) - Então presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) renunciou ao mandato de deputado por conta da denúncia do empresário Sebastião Augusto Buani, dono do restaurante Fiorella. Buani disse que pagava um “mensalinho” de R$ 10 mil, para Severino em 2002 e 2003, quando ele ocupava a primeira-secretaria da Casa.
Silvernani Santos (RO) - O Tribunal de Justiça de Rondônia negou recurso ao ex-deputado estadual em dezembro do ano passado por uma condenação por improbidade administrativa. Silvernani foi condenado à perda do mandato, acusado de participar de um esquema de desvio de verbas da Assembleia Legislativa entre 1993 e 1994.
Tatico (PTB-GO) - Em 27 de setembro de 2010, seis dias antes das eleições, Tatico ficou conhecido nacionalmente por ser o primeiro parlamentar condenado à prisão pelo Supremo. A pena foi de sete anos de prisão em regime semiaberto – quando o apenado pode sair da cadeia para trabalhar durante o dia. O ex-deputado foi condenado por apropriação indébita previdenciária e sonegação de contribuição previdenciária.
Teresa Surita (PMDB-RR) - A deputada foi condenada em 2008 à suspensão dos direitos políticos por órgão colegiado pela prática de ato doloso de improbidade administrativa (Processo nº 2005.42.00.002589-5/RR).
Zé Gerardo (PMDB-CE) - Em maio de 2010, Gerardo tornou-se o primeiro parlamentar condenado pelo STF após a Constituição de 1988. Acusado de ter cometido crime de responsabilidade quando era prefeito do município de Caucaia (CE), o peemedebista foi condenado a dois anos e dois meses de prisão em regime aberto, mais multa.
DA REDAÇÃO

APROVADA VENDA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NA COPA DO MNDO



O texto da Lei Geral da Copa prevê que durante os jogos da Copa do Mundo e da Copa das Confederações será permitida venda e o consumo de bebidas alcoólicas. A Lei Geral da Copa será votada no plenário da Câmara amanhã (7).
O texto foi aprovado hoje (6) na comissão especial criada para analisar o projeto de lei. Atualmente, o Estatuto do Torcedor proíbe o uso de álcool pelos torcedores por causa dos constantes episódios de violência nos eventos esportivos.A retirara da lei da permissão para a venda de bebidas alcoólicas nos está
dios durante os jogos das duas copas foi o destaque que causou mais polêmica. Essa emenda proposta pelo PPS foi rejeitada pela maioria dos integrantes da comissão.
Para que a aprovação do projeto de Lei Geral da Copa ocorra sem maiores sobressaltos para o governo, a comissão especial analisou dez destaques que pretendiam alterar o texto. No entanto, só um deles foi aprovado. A emenda trata das regras para retransmissão de imagens dos jogos, entrevistas e outros eventos relacionados à competição.
Além da questão da bebida alcoólica, também ficou resolvido o impasse acerca dos ingressos que serão vendidos em meia entrada. "A meia-entrada está garantida para os idosos em todas as categorias e para os estudantes na categoria 4. Os estudantes têm um pleito de estender para a categoria 3, mas eu não consegui isso com a Fifa [Federação Internacional de Futebol]. A Fifa alega que não assumiu esse compromisso com o Brasil e que não tem essa responsabilidade", explicou o relator Vicente Cândido.
Os 300 mil ingressos da categoria 4 são os destinados preferencialmente para idosos e estudantes. Eles terão preço de US$ 50 e poderão ser adquiridos por US$ 25. Os ingressos da categoria 3 serão um pouco mais caros e não haverá reservas deles para nenhum grupo.
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), está confiante que o texto definido pela comissão será aprovado em plenário sem problemas. Na opinião dele, o desconforto provocado pelas declarações do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, não causará distúrbios na votação. "Isso não interfere no processo legislativo", declarou Vaccarezza.
Mais cedo, os líderes da base aliada haviam decidido em reunião com o presidente da comissão, deputado Renan Filho (PMDB-AL) e com o relator, deputado Vicente Cândido (PT-SP), que o projeto ocuparia o espaço deixado pelo Código Florestal, cuja votação ficou para a próxima semana.
Fonte: Agência Brasil

FILHO DO PUBLICITÁRIO GINO RONDON É ASSASSINADO EM MANAUS


O engenheiro Gino Rondon da Silva, filho do publicitário rondonopolitano Gino Rondon, foi morto depois de ter a casa onde morava em Manaus invadida por quatro homens, na madrugada desta terça-feira (6). O crime ocorreu no bairro Japiim II, Zona Sul da capital.
Segundo a polícia Gino foi vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte) durante a madrugada. Testemunhas contam que além de Gino também haviam na casa mais dois colegas de trabalho, que são do Grupo Selco- empresa terceirizada que trabalha para a Petrobrás.
Os assaltantes chegaram por volta de 3h e chamaram por Gino, foi quando ele abriu a porta e os quatro homens entraram na casa. Os dois funcionários foram amarrados e trancados dentro do banheiro. Os assaltantes ficaram dentro da residência por cerca de duas horas e levaram três aparelhos celulares, três notebooks, três veículos e dois aparelhos de ar condicionado e fugiram do local. Porém antes de fugir, eles rederam o engenheiro e o enforcaram com um fio elétrico.
Por volta de 7h da manhã, os funcionários que estavam trancados no banheiro, conseguiram se soltar e acionaram o alarme da casa, mas foram os vizinhos que chamaram a polícia e o Samu. A vítima foi encaminhada ao SPA do Coroado e lá foi verificado que ele morreu por enforcamento.
A polícia trabalha nas investigações e já tem um suspeito do crime. Seria Irley Rodrigues ex-funcionário do grupo e que foi demitido nesta segunda-feira (5). Policiais da Delegacia de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), estiveram no local e estão responsáveis por investigar o caso
Agora MT
Rondonópolis

SAIDA PARA O XINGU INTERDITADA; PONTE CEDE CO CARRETA CARREGADO DE ARROZ






Agência da Noticia

A ponte sobre o Rio Sabino, na MT 430, saída de Confresa para o Xingu, na região do Vale do Araguaia,  cedeu na manhã desta terça-feira quando uma carreta carregada de arroz, procedente de Sorriso em sentido a redenção no Pará,  passava por ela.
De acordo com testemunhas do acidente no momento em que a carreta passava o madeiramento da ponte quebrou levando a parte de traz da carreta para dentro do rio.
“A situação está complicada não há como trafegar pelas estradas aqui da região quando não é ponte é atoleiro por todas as partes nesta MT, a situação está realmente crítica colocando nossas vidas em riscos’’ disse Reginaldo Souza, também caminheiro que vinha logo atrás da carreta envolvida no acidente.
A ponte que fica na MT 430 é o principal acesso para a região do Xingu, com queda de parte da ponte a estrada está isolada uma vez que não tem como passar, 30 minutos após o ocorrido mais de 10 caminhões e Carretas além de carros estavam do outro lado da margem impedidos de passarem.
A reportagem tentou contato com a secretaria de obras de Confresa, porém até o fechamento dessa matéria não obtivemos sucesso.
O dono da carreta bastante abalado não quis gravar entrevista, e trabalha agora para tentar retirar a carga e a carreta da ponte.


Uasley Werneck
Agência da Noticia

SECOPA DIVULGA EMPRESAS VENCEDORAS DE PRIMEIRAS OBRAS LICITADAS



O consórcio Sobelltar/Secopa e a empresa Ster Engenharia LTDA venceram a concorrência pública lançada pela Secretaria Extraordinária da Copa 2014 (Secopa) para executarem os primeiros lotes de obras de mobilidade urbana previstas para o evento esportivo em Cuiabá: três trincheiras na avenida Miguel Sutil, pacote de projetos cujo valor ultrapassa os R$ 75 milhões (com isenção de ICMS).
O resultado da concorrência foi publicado na edição que circula nesta terça-feira (06) do Diário Oficial do Estado (DOE). Foram três os lote de obras licitados.
O primeiro, Lote I, diz respeito à trincheira de acesso à avenida Jurumirim e teve como classificado o consórcio Sobelltar/Secopa. O valor da construção, com isenção de ICMS, é de pouco mais de R$ 36 milhões. Segundo a Secopa, a trincheira terá 915 metros de extensão, mas as obras contemplarão também melhorias entre a rua Bela Vista (do bairro Jardim Leblon) e a entrada da avenida Marechal Deodoro.
Já os lotes III e IV serão executados pela Ster Engenharia LTDA. As obras são para as trincheiras de acesso ao bairro Santa Rosa (520 metros de extensão) e de acesso ao bairro Verdão (460 metros), com valores de R$ 23,3 milhões e R$ 19,9 milhões, respectivamente, com isenção de ICMS.
As obras desses lotes também incluem adequações e melhorias em cerca de cinco quilômetros de via urbana, entre o Centro de Eventos do Pantanal e a rua General Ramiro de Noronho e entre esta mesma rua e a rodovia Mário Andreazza.
Os descontos de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foram aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Olhar direto da Redação - Renê Dióz

VEREADOR TIRA PROPOSTA DE SALÁRIO E MANTÉM R$ 1.500 A PRESIDENTES DE BAIRROS



O vereador Carioca (PDT) mudou o projeto que previa pagamento de R$ 1.500 aos presidentes de bairros pela proposta esbarrar em uma lei que determina que o trabalho destes líderes comunitários seja voluntário. Mudando o foco, Carioca pede agora que a mesma quantia prevista no projeto original seja destinada aos presidentes na forma de auxílio comunitário.
O projeto, de acordo com o vereador, garante o pagamento de R$ 1.500 a 310 presidentes de bairros na capital. No entanto, a proposta de Carioca tem outro ponto que chama a atenção. Um dos artigos prevê a retirada de 5% do salário dos próprios vereadores para pagar parte da verba que será destinada aos presidentes de bairros.
O próprio Carioca admite a impossibilidade de uma lei retirar uma porcentagem do salário dos parlamentares para destinar a outra área. O ex-líder comunitário diz que criou tal artigo para colocar os vereadores contra a parede. A ideia populista de Carioca é mostrar quem está disposto a abrir mão de parte dos salários para beneficiar os líderes comunitários, que são peças fundamentais em campanhas de vereador.
A solução para custear o projeto está mesmo, de acordo com o vereador, em outro artigo que prevê a retirada de uma verba da Prefeitura de Cuiabá destinada à iluminação pública. “Quando você paga a conta de luz, a Cemat passa um dinheiro para a prefeitura que é para a iluminação pública. Esse projeto tira 0,25% dessa verba para pagar os presidentes de bairros”.

Olhar direto da Redação - Lucas Bólico

"CAÇADA" AO BANDO QUE ATERRORIZOU FAMÍLIA DO MAIS PODEROSO HOMEM DA POLICIA CIVEL



Apesar de identificados, a Polícia ainda não tem pistas da localização dos  quatro bandidos - três entraram e um ficou do lado de fora dando apoio -, que aterrorizaram a casa do delegado Dalton Lelis Raffa neste final de semana. A Polícia está mobilizada e caça os bandidos
Foram mais de duas hortas de terror dentro da casa de um dos homens mais poderosos da Polícia Civil e de todos os tempos. O delegado aposentado Dalton Lelis Raffa, foi amarrado na frente da esposa e filhos sem poder reagir porque os três bandidos, um deles de apenas 16 anos, chegaram de surpresa. Fizeram ameaças e não paravam de encostar as armas na cabeça de toda a família.
Depois de muita humilhação e pânico dentro da casa do delegado Raffa, ex-diretor da Polícia Civil de Mato Grosso, os bandidos roubaram jóias., dinheiro, eletroeletrônicos, duas armas, munição e um carro da família. Todos os bandidos já estão identificados e suas priões é apenas uma questão de tempo.
Armados, audaciosos, frios e brutais, os bandidos fizeram várias ameaças de morte ao delegado Lelis Raffa e à família dele. O assalto começou por volta das 23 horas deste sábado (03), e terminou depois da primeira hora, já de domingo.
.O delegado Lelis Raffa não escondeu da Polícia que os bandidos o amarraram e fizeram sua família como refém por mais de duas horas. “Os bandidos colocaram as armas de minha cabeça por diversas vezes. Na minha cabeça, da minha mulher e da minha filha”, afirmou o delegado.
Segundo a ocorrência registrada pelas Polícias Civil e Militar, confirma que o assalto com reféns começou por volta das 23 hortas, quando os três bandidos surpreenderam a família  que chegava em casa, no Jardim Paula-1, em Várzea Grande (Grande Cuiabá).
Ao ser acionada, a Polícia Militar, conseguiu deter o adolescente D.W.S.L., de 16 anos, envolvido no roubo. Ele estava na garupa de um moto-táxi que foi parado para uma abordagem de rotina.

Só que, n mochila que do garoto a Polícia Militar apreendeu uma das armas de roubadas da casa do delegado Lelis Raffa. Na sacola a PM ainda apreendeu várias munições e alguns objetos. O garoto alegou que não havia participado do assalto, pois sua “missão” era apenas mas guardas os objetos roubados.


José Ribamar Trindade
24horasnews



BÍBLIA ANTIGA ENCONTRADA NA TURQUIA






Foto: Reprodução

Na Turquia, foi encontrada uma Bíblia, cuja idade é superior a mil e quinhentos anos. É uma das mais antigas bíblias do mundo. A descoberta foi feita na Turquia depois de a polícia ter desmantelado uma rede de venda ilegal de antiguidades em 2000.
O livro está escrito na língua nativa de Jesus Cristo - o aramaico. As letras são claramente distinguíveis, embora o livro se tivesse tornado negro com o tempo.
Desde então a Bíblia, escrita em folhas de couro e que de acordo com os peritos é inteiramente original, foi mantida durante vários anos num cofre-forte de Ancara até ter sido entregue ao Museu Etnográfico de Ancara. A instituição deverá agora restaurá-la para em seguida ser exposta ao público.
O documento, que está avaliado em perto de 20 milhões de euros, é inteiramente escrito em siríaco um dialeto do aramaico, língua que terá sido falada por Jesus Cristo.
São muitas as vozes que afirmam que esta versão da bíblia é o controverso Evangelho de Barnabé, que contradiz o Novo Testamento e aproxima-se da visão de Jesus da religião islâmica.
O Vaticano já pediu às autoridades turcas para analisar o documento.
Segundo especialistas, a relíquia sobreviveu até o nosso tempo porque é feita completamente de couro especialmente tratado. A Bíblia antiga foi imediatamente declarada patrimônio cultural e colocada em exposição no museu de Ankara.
noticias cristas

MOTOCROSS - MAIS DE 200 PILOTOS ESPERADOS NO CIRCUITO DE COLIDER



Os ingressos antecipados para a abertura do Circuito Mato-grossense de Motocross, que será realizado em Colíder (160 km de Sinop) dias 17 e 18 de março, começaram a ser vendidos. O valor antecipado é R$ 15 válido para os dois dias do evento. No segundo lote custará R$ 20, a partir do dia 11. Foram definidos 3 locais de vendas - um deles é a Tv Tropical. A prova contará com mais de 120 pilotos de todo Estado de Mato Grosso, sul do Pará e Goiás.
O estadual deste ano, organizado pela Liga Independente de Motociclismo do Estado informa que o campeonato terá 13 estapas. Uma das mudanças para este ano é haverá bateria única para cada categoria, o piloto terá que se filiar a liga para poder competir no campeonato.
Os pegas serão nas categorias Mx 230 Jr, Mx Jr, Mx Intermediaria, Mx Força Livre e Mx 2 Importadas.
O Moto Clube de Colíder inicia, nos próximos dias, os ajustes na pista para a abertura do campeonato.
Fonte: Só Notícias

APARELHOS PARA CLONAR DADOS DE CONTAS ACHADOS EM TERMINAIS DE MT



A Polícia Militar de Alta Floresta registrou durante o final de semana duas ocorrências de fraude, onde foram instalados dois aparelho eletrônico próprio para clonar dados da tarja magnética ou do chip de cartões bancários e filmar a digitação da senha das vítimas, os chamados "chupa-cabras". Os equipamentos estavam instalados em duas agencias.
A presença do dispositivo ilegal foi descoberto depois que um cliente tentou fazer um saque no terminal. Ao retirar o cartão, o aparelho saiu inteiro. Os dispositivos estavam instalados na Caixa Econômica Federal e Banco Bradesco.
Ambos os casos foram registrados e serão investigados pela Polícia Civil

Redação 24 Horas News
e Nativa News

CASA DOMINGOS É REFERENCIA NA DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS EM MT


A Casa Domingos celebra o 42º aniversário neste ano com a solidez que conquistou no mercado mato-grossense. A empresa se tornou, ao longo dos anos, referência em distribuição de alimentos. Difícil encontrar um cuiabano e várzea-grandense que não conheça a logomarca: “Uma Casa de Amigos”, que também já se tornou marca registrada do empreendimento. Diante da tradicionalidade, o sócio-proprietário, empresário Toninho Domingos, explica que não mediu esforços para dar continuidade ao trabalho do pai Elias Domingos. “Estamos no mesmo endereço e com o mesmo CNPJ desde 1984. Hoje contamos com uma frota nova e modernizando toda a empresa”, garante.
     A história da Casa Domingos começou na década de 1950, quando o patriarca da família deixou Ribeirão Preto (SP), sua cidade natal, para vir a atuar em Mato Grosso como mercador ambulante. A primeira filial da empresa surgiu na antiga Praça Santa Rita, hoje Praça Rachid Jaudy, em Cuiabá. Depois, foi transferida para Várzea Grande em 1984, devido a necessidade de um espaço maior para a expansão dos negócios. Atualmente emprega cerca de 250 funcionários e gera mais 500 empregos indiretos.
     Fazendo uma avaliação dos negócios no ano passado, Toninho enfatiza que fechou com saldo positivo e com perspectivas melhores. “Somos tradicionais no Estado e acompanhamos todo o crescimento no mercado. Fico feliz em perceber que esta terra ainda está em plena expansão”, avalia.

    Logo em seguida Toninho lembra que seu pai não pensava diferente. “Meu pai viu Mato Grosso como um Estado promissor”. Para este ano, o empresário espera que vários projetos sejam concretizados. Ele adianta que está trabalhando com abertura de outros segmentos e chega a cogitar o varejo. “Todas as coisas que possam vir ao encontro com o ramo que já atuamos estão sendo cogitadas”, afirma. Entre os produtos vendidos pela empresa estão alimentos, bebidas, produtos de limpeza, perfumaria, confecção e pet shop.
    Salve o Peixe, Salve o Rio
    O projeto Salve o Peixe, Salve o Rio é encampado pela Casa Domingos há décadas e busca o repovoamento de peixes. Começou em 1994, tendo como parceiros a Polícia Florestal e o Exército Brasileiro. A campanha já passou por mais de 50 municípios e visa também a preservação dos rios. “Existe muita depredação. Com o apoio que conseguimos, mantemos a ideia viva até hoje”, pontua Toninho. A ideia foi pioneira no Brasil. Além disso, o projeto não utiliza alevinos, mas trabalha com pequenos peixes que já têm condições de chegar à fase adulta quando lançados nas águas.

Nayara Araújo

Visite