quinta-feira, 24 de maio de 2012

SECRETÁRIO DE FAZENDA AUTORIZOU PAGAMENTOS "ABSURDOS"




A servidora estadual afastada Magda Mara Curvo Muniz, presa e apontada como mentora do esquema de desvios de recursos públicos na Secretaria de Fazenda (Sefaz), afirmou à Polícia Fazendária que o titular da pasta, Edmilson José dos Santos, assinou pagamentos absurdos de quantias oriundas da Conta Única do Estado.


Em seu depoimento à delegada Cleibe Aparecida de Paula, encerrado há pouco, Curvo informou que as autorizações eram assinadas pelo secretário. 
A realização dos repasses em tese também depende da assinatura do superintendente de gestão financeira estadual, cargo ocupado, à época dos pagamentos investigados, por Mauro Nakamura Filho. Conforme depoimento de Magda, ele não assinou os repasses com autorizações "absurdas", segundo ela mesma apontou. Todavia, mesmo com esta recusa, as quantias em questão foram pagas, revelou.
Além disso, Magda admitiu que outros servidores homologavam os pagamentos com suas assinaturas mesmo com a presença de Nakamura – o que ela mesma chegou a fazer. Ela reconheceu perante a delegada algumas de suas próprias assinaturas. 
A delegada perguntou por que Magda assinava as autorizações em ocasiões em que o superintendente se encontrava, ela respondeu que "Mauro era muito complicado, pois chegava em sua sala, sentava ali e fechava a porta", segundo consta do termo de declarações do interrogatório. Magda argumento que havia necessidade de dar celeridade aos pagamentos e por isso ela mesma os assinava.
O depoimento do secretário, que, pelo menos até a semana passada, afirmava não ter sido ainda convocado a prestar esclarecimentos a respeito do rombo, possivelmente superior a R$ 12,9 milhões, na Conta Única do Estado.
A maioria dos pagamentos era determinada pela secretária adjunta do Tesouro, Avaneth Neves, ou pelo próprio secretário. A própria Magda colhia parte das assinaturas. Avaneth chegou a ser presa na Operação Vespeiro, deflagrada pela polícia fazendária no último dia 3, mas foi liberada.
A assessoria de imprensa da Sefaz informou que o secretário Edmilson está tranquilo com relação às declarações de Magda e que confia no trabalho competente da Delegacia Fazendária, pois sabe que, no final, será apurado quem realmente está falando a verdade.
Olhardireto- Renê Dióz

0 comentários:

Postar um comentário

Visite