sábado, 19 de maio de 2012

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA TIREÓIDE SERÁ DIA 21 EM CUIABÁ


 
Com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção da população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de patologias da Tireóide, a Secretaria Estadual de Saúde realizará segunda-feira (21), a Campanha do Auto Exame da Tireoide, além de atividades de orientação, execução do auto exame e a distribuição de panfletos no Espaço do Ganha Tempo da Praça Ipiranga. O evento é em alusão ao Dia Mundial da Tireoide, que é comemorado no dia 25 de maio.
Endocrinologistas, nutricionista, enfermeiras e estudantes de medicina ficarão no local em período integral. "Pretendemos com essa ação mostrar a população sobre a facilidade do auto-exame bem como familiarizar sobre as principais patologias tireoidianas. Com isso é mais fácil o diagnóstico e consequentemente o tratamento dos pacientes", disse a endocrinologista da Secretaria, Luciana Abílio Diniz.
Além do auto exame, dos casos alterados, eventualmente detectados na campanha serão encaminhados para o Hospital Universitário Julio Muller para início do tratamento. "Uma equipe especializada estará a disposição no Ambulatório de Endocrinologia do Hospital para o devido atendimento e seguimento adequado de cada caso", destacou. A expectativa é que cerca de 2 mil pessoas sejam orientadas.
TIREÓIDE
A tireóide é uma glândula localizada na parte anterior do pescoço e produz os hormônios T3 (tiiodotironina) e T4 (tiroxina) que atuam em todo o nosso organismo, regulando o crescimento, digestão e o metabolismo. Quando a tireóide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). De maneira geral, quando a glândula está hiperfuncionante ocorre uma aceleração do metabolismo em todo organismo, podendo ocorrer agitação, diarréia, taquicardia, perda de peso , ao contrário, quando a glândula está hipofuncionante pode ocorrer cansaço, fala arrastada, intestino preso, ganho de peso.
Fonte: Assessoria com redação

0 comentários:

Postar um comentário

Visite