domingo, 6 de maio de 2012

CÁCERES ABRE HOJE O MAIOR EENTO DO TURISMO E GERA 2 MIL EMPREGOS



Com a meta de gerar 2 mil empregos diretos e indiretos e injetar R$ 5 milhões de reais na economia local, a prefeitura de Cáceres abre hoje, 5, a partir das 19h, o 32º Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe). O maior evento de promoção do Turismo de Mato Grosso se estenderá até o dia 13, com sete shows nacionais e 50 shows regionais, incluindo a apresentação de grupos folclóricos de onze cidades do Estado e da Bolívia.
Segundo as informações do Jornal Oeste, além destas atrações, o FIPe terá feiras multiculturais, gastronômica e palestras com temas focados na preservação do meio ambiente e do ecossistema pantaneiro.
Também estão previstas competições esportivas, entre elas, as tradicionais competições de pesca esportiva, a maior do mundo em água doce conforme o Guinnes Book. As competições serão realizadas nos dias 12 e 13, e devem reunir cerca de 4 mil competidores, com destaque para a pesca artesanal de canoa e a pesca infanto juvenil que reúne crianças de 8 a 12 anos.
Além do número de participantes, outro item que torna o FIPe, o maior evento do gênero, é estrutura, montada em uma área de 20 mil metros quadrados, que inclui a Praça Barão do Rio Branco, onde funcionará a Feria de Artesanato e Feira Multicultural, que terá participação de aproximadamente 5 mil estudantes da rede publica e particular da cidade.
A maior estrutura foi montada na Praça de Eventos, onde foram montados dois restaurantes, 40 lanchonetes, Parque de Diversos, Feira Empresarial e o Comercio Popular. Ao todo serão 400 espaço comerciais e cem credenciais para ambulantes.
Para quem deseja assistir aos shows com mais comodidade, foram instalados camarotes e 50 banheiros químicos. Entre as inovações deste ano, está o fechamento da área que tem como objetivo dar mais segurança ao publico e garantir retorno aos investidores.
Para reforçar a segurança, a organização contratou uma empresa privada com 50 profissionais e a policias Militar e Civil terão cerca de 200 homens atuando diretamente no evento.
Neste sábado, 5, na abertura do FIPe, os destaques são para um desfile multicultural que acontece as 19h, na Praça Barão do Rio Branco e o show nacional com o pernambucano Alceu Valença que canta pela primeira vez em Cáceres.
Antes do show, acontecerá o Festival de Prêmios em Prol do Hospital O Bom Samaritano, referência no tratamento de doenças tropicais, há mais de 50 anos e que atende gratuitamente pacientes de várias regiões e da Bolívia.
O desfile multicultural e multiético, terá a presença de 1.650 pessoas que representam a cultural de várias regiões do País e da Bolívia.
Coordenador do evento, o prefeito Túlio Fontes, explica que o FIPe há muito tempo deixou de ser uma festa para ser um negocio importante para a economia de Cáceres. Ele diz que o evento, movimenta 52 elos da cadeia econômica do Turismo e incrementa diretamente a economia da cidade.
Segundo o prefeito, o FIPe também influencia a economia da região e do Estado porque é único evento gratuito voltado exclusivamente para promoção e divulgação do Turismo de Mato Grosso e de forma especial do Pantanal, já que 58% do Pantanal esta em Cáceres.
O prefeito destaca o esforço que o município faz para realizar o evento e o apoio que recebe da iniciativa privada, e lamenta que um evento com o tamanho e a importância do FIPe não tenha apoio do Estado que se prepara para sediar a Copa do Mundo, justamente por causa do Pantanal e seu imenso potencial turístico.
“Vamos fazer mais um grande evento e não tenho duvidas que ele ira superar as expectativas, mas poderia ser muito melhor se o governo do Estado nos ajudasse como deveria”, diz.
Apesar desta situação, Túlio Fontes destaca o empenho dos servidores da prefeitura, da sociedade organizada e das forças de segurança sediadas na cidade que mais uma vez estão engajadas na realização do evento.
“O FIPe continuará sendo o maior evento do turismo do Estado, porque ele é do povo de Cáceres, que além de prestigiar, ajuda na sua realização”, frisa.
Amanhã, 6, o evento começa cedo com a realização de competições esportivas na Praia do Daveron e atividades culturais e de lazer na Praça Barão do Rio Branco.
A noite, o palco da Praça de eventos será dedicado a grupos regionais com destaque para o trio Henrique, Claudinho e Pescuma.
Já na segunda-feira, 7, atendendo a uma sugestão da Diocese de Cáceres, a noite católica será animada pela banda Rosa de Saron, um fenômeno do gênero.
Na terça-feira, 8, será a vez do show gospel. Também por sugestão da maioria das denominações evangélicas, a atração principal será a cantora Fernanda Brun, que deve arrastar uma multidão à Praça de Eventos.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

Sábado 5 de maio – Alceu Valença
Domingo 6 de maio – Pescuma, Henrique e Claudinho
Segunda-feira 7 de maio – Rosa de Saron
Terça-feira 8 de maio – Fernanda Brun
Quarta-feira 9 de maio – João Bosco e Vinicius
Quinta-feira 10 de maio – Jota Quest
Sexta-feira 11 de maio – Cheiro de Amor
Sábado 12 de maio – Fagner e Zeca Baleiro
Domingo 13 de maio – 1º Encontro de Lambadeiros de Mato Grosso

As informações são do Jornal Oeste

0 comentários:

Postar um comentário

Visite