domingo, 6 de maio de 2012

ATO PÚBLICO PELA SEGURANÇA NO TRABALHO ACONTECE NESTA SEGUNDA EM CUIABÁ



Com o propósito de sensibilizar trabalhadores e empregadores para a adoção de medidas que garantam a segurança no ambiente de trabalho, um ato público pelo Trabalho Seguro será realizado segunda-feira (7), na Arena Pantanal, em Cuiabá. O evento contará com a presença do presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Oreste Dalazen, e do governador Silval Barbosa, além de outras autoridades. O jogador Rogério Ceni também confirmou presença.
As atividades terão início, às 8h, com um café da manhã, seguido de uma programação com apresentações artísticas e vídeos sobre a prevenção de acidentes. Às 10h, será realizado o ato, que inclui a visita pelo canteiro de obras da Arena. Ele é parte de um cronograma de 12 eventos semelhantes que estão sendo organizados em todo o país como parte do Programa Nacional de Prevenção encabeçado pela Justiça do Trabalho e que tem como parceiros os ministérios da Saúde, Previdência Social, Trabalho e Emprego e a Advocacia-Geral da União.
A intenção, conforme o presidente do TRT mato-grossense, desembargador Tarcísio Valente, é envolver o maior número possível de trabalhadores, não apenas os da construção da Arena Pantanal, mas também os que prestam serviços em outras obras relacionadas à Copa do Mundo de 2014. "A Justiça do Trabalho está atenta ao aumento do número de acidentes de trabalho, tema de uma campanha que está sendo desenvolvida em todo o país. Nós, de Mato Grosso, temos - além da construção civil- outros dois setores com os quais nos preocupamos: o de frigoríficos e a de madeireiras", observou.
De acordo com o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setas-MT, Jean Estevan Campos Oliveira, trata-se do início de um grande trabalho de sensibilização sobre esse tema que já vitimou milhares de pessoas."Diante do grande número de obras em execução em Mato Grosso, principalmente com o advento da Copa do Mundo de 2014, é notório o aumento da mão-de-obra no Estado. Paralelo a isso, deve se aumentar também os cuidados com os nossos trabalhadores, por meio da adoção de medidas que garantam a segurança dos nossos trabalhadores. Essa deve ser a prioridade em todos os canteiros de obras", pontuou Jean Estevan, que também preside o Conselho Estadual do Trabalho (CETb-MT). 
O ato é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), criado em 9 de abril, com objetivo de desenvolver atividades permanentes e contínuas voltadas à promoção da saúde do trabalhador e ao fortalecimento da Política Nacional de Saúde e Segurança no Trabalho. Ele será o terceiro do país. O primeiro Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil foi realizado no início de Abril nas obras de reconstrução do estádio do Maracanã, seguido de evento em Natal (RN).
Vinculado à Rede Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, o Getrin é presidido pelo TRT/MT tendo como membros as secretarias estaduais da Copa do Mundo (Secopa) e de Trabalho e Assistência Social (Setas),Ministério Público do Trabalho, OAB, Federação das Indústrias (Fiemt), Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil da Baixada Cuiabana, Consórcio Santa Bárbara e Mendes Júnior e Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho em Mato Grosso (Amatra 23)
assessoria

0 comentários:

Postar um comentário

Visite